5 Vídeos Sobre Capitalismo, Dinheiro e Economia Que Todo Investidor Deve Assistir

4.9/5 - (8 votes)
capitalismo-e-economia

Não importa se é novato ou veterano, jovem ou idoso, homem ou mulher. Todo investidor precisa adquirir conhecimento sobre capitalismo, dinheiro e economia.

Seja através da leitura de livros, participação de cursos e palestras, aulas, áudios ou vídeos, o investidor precisa estudar e se desenvolver continuamente.

Neste artigo trago 5 vídeos que estão disponíveis no Youtube que eu considero muito importantes para o desenvolvimento como investidor.

Além de ensinar história e princípios fundamentais do capitalismo e economia, assistir esses videos fortalecerá sua mente para encarar seus investimentos de forma racional –  ajudando a diminuir os riscos em suas tomadas de decisão.

Recomendo assistir os maiores por partes. Já os videos menores devem ser assistidos mais de uma vez. Salve-os em sua lista de favoritos no youtube, assim pode acessar sempre quando precisar.

Vamos a lista!

1 – Gigantes do Brasil

Gigantes do Brasil é uma minissérie que conta a história dos principais empreendedores que revolucionaram a indústria no país: Francesco Matarazzo, Percival Farquhar, Giuseppe Martinelli e Guilherme Guinle.

Esses 4 personagens ajudaram a construir a história do Brasil, ao transformar o Brasil rural em uma potência econômica e industrializada. Realizada pela Boutique Filmes, junto com o History Channel, em 2016, Gigantes do Brasil retrata as primeiras indústrias, ferrovias, urbanização das cidades, exploração de petróleo.

Gigantes do Brasil é uma minissérie baseada na série americana, Gigantes da Indústria.

2 – Money as Debt

Money as Debt, ou Dinheiro como Dívida, é um filme documentário animado de 2006 do artista canadense e do cineasta Paul Grignon sobre os sistemas monetários praticados através dos bancos modernos.

O filme apresenta a visão de Grignon sobre o processo de criação de dinheiro pelos bancos e seu histórico, e adverte de sua crença em sua subsequente insustentabilidade.

Houveram mais outros dois vídeos que foram a continuação do primeiro, foram eles Money as Debt II Promises Unleashed (2009) e Money as Debt III: Evolution Beyond Money (2011).

3 – How Economic Machine Works

Como a economia realmente funciona?

Neste vídeo, Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, mostra as forças motrizes básicas por trás da economia, e explica por que os ciclos econômicos ocorrem quebrando conceitos como crédito, taxas de juros, alavancagem e desalavancagem.

O desenvolvimento do capitalismo e do sistema financeiro mundial que conhecemos hoje não existiria sem os conceitos chaves definidos nesse video.

É um vídeo curto, de apenas 30 minutos. Vale a pena assistir!

4 – Crise de 1929: O Grande Crash

Neste vídeo de quase 1 hora é explicado como surgiu e se desenrolou o maior Crash da história dos mercados financeiros e do capitalismo.

A corrida pela compra de ações norte-americanas na década de 1920  criou uma bolha especulativa no mercado financeiro. A esperança no lucro certo das empresas e negócios estadunidenses incentivava a população a investir sua renda na compra de ações.

Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes.

Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.

O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.

A crise de 1929 arrasou a economia americana e se alastrou por todo mundo. Não é a toa que ficou conhecido como A Grande Depressão.

Esse vídeo traz uma explicação muito mais ampla. Ele exibe imagens da época que retratam de forma fidedigna o desespero que tomou conta do mercado e economia.

5 – Crise de 2008: A Crise de Crédito do Subprime

Neste vídeo de curta duração é explicado crise de crédito que assolou os mercados financeiros em 2008.

O vídeo é um ensaio expositivo que define uma linguagem visual, com camadas e remixes para ajudar o público a compreender uma ampla gama de idéias complexas relacionadas a alavancagem das hipotecas sub-prime.

Conceitos que não são fáceis de compreender são anexados a formas gráficas simples, como uma caixa ou uma bomba.

O vídeo é em inglês e sem legendas. Existem versões legendadas no Youtube, porém eu encontrei apenas esse em alta definição.

Sem sombra de dúvidas a crise de 2008 foi a pior da história do capitalismo e mercado financeiro mundial, perdendo só para a crise de 1929 (conforme vimos anteriormente).

Extra: Gigantes da Indústria (Somente no History Chanel)

A América não foi descoberta, foi construída.

Os nomes Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Astor, Ford e Morgan são sinônimos do chamado “sonho americano”.

Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias que foram base para o progresso no mundo.

São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças.

Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável.

Nesta série do History com 8 episódios, você poderá entender mais sobre os grandes capitalistas que surgiram no início do século 20 e mudaram completamente os Estados Unidos da América.

Mais que recomendo a todos os investidores assistirem essa série fantástica.


Espero que tenha gostado a pequena lista de vídeos recomendados.

Compartilhe com outras pessoas! Assim elas poderão aprender também.

Se você tem outros vídeos que acha interessante, deixe aqui seus comentários!

Bons investimentos!

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.