Investimento em Valor: Princípios e fundamentos para investimentos racionais

4.7/5 - (27 votes)
Investimento em valor
Investimento em Valor: Forma racional de investir no longo prazo.

O único  investimento sensato, misto de arte e ciência, é o investimento em valor.  

Não é tão complexo e  pessoas com um QI médio conseguem entender e aplicar.

E há boas razões para estudar e seguir essa filosofia.

Os mercados de capitais mundiais cresceram à medida que cada vez mais pessoas abraçaram os benefícios do capitalismo com vista a aumentarem a sua riqueza.

No entanto, quantas pessoas dedicaram o seu tempo a tentar compreender o que significa investir?

Suspeito que muito poucas.

A tomada de decisões de investimentos pode ter um impacto significativo na sua vida. Pode assegurar uma reforma confortável, pagar a educação dos seus filhos e proporcionar-lhe a liberdade financeira necessária a realização dos mais variados desejos.

E a filosofia do investimento em valor tem muito com o que contribuir para a formação, desenvolvimento e sucesso dos investidores individuais. Afinal, trata-se de investir de forma racional para o longo prazo.

Neste artigo você vai aprender:

  • O que é investimento em valor?
  • Quais os princípios orientadores dessa filosofia?
  • Porque você deveria considerar essa mentalidade ao investir no longo prazo?

A Filosofia do Investimento em Valor

O investimento em valor (do inglês Value Investing) existe como filosofia de investimento desde o inicio dos anos 30.

Os princípios do investimentos em valor foram articulados pela primeira vez em 1934 quando Benjamin Graham  um professor de investimentos na Columbia Business School, escreveu um livro chamado Security Analysis“, o primeiro e, ainda hoje, o melhor livro sobre investimentos.

Já foi lido por milhões de pessoas ao longo dos anos. Esta abordagem ao investimento é fácil de compreender, apela fortemente ao senso comum e produziu, ao longo dos anos, retornos superiores a qualquer outra estratégia de investimento.

O investimento em valor não é um conjunto de regras rígidas, mas um conjunto de princípios que formam uma filosofia de investimento. Esses princípios fornecem diretrizes que apontam boas ações e, mais importantes,  afastam das más.

O investimento em valor oferece um modelo e uma mentalidade racional com o qual permite avaliar qualquer ativo.

Essa filosofia (ou mindset) auxilia o investidor a analisar ativos e empresas no qual se pretende investir pela ótica da análise fundamentalista, de maneira qualitativa, no intuito de, ao adquirir ações destas empresas, esteja se tornando sócio das mesmas e participando de seus resultados.

Porque o Investimento em Valor?

Porque funciona desde que existem registro de retornos.

Uma montanha de dados comprova que aqueles que seguiram a filosofia do investimento em valor conseguiram retornos que batem os mercados ao longo de largos períodos de tempo.

Os registos de alguns dos investidores em valor mais bem sucedidos do mundo demonstram a eficácia da filosofia. Entre esses investidores estão: Warren Buffett, Charlie Munger, Walter Schloss, William J. Ruane, Irving Kahn, Charles Brandes, Mario Gabelli, Bruce Greenwald, Seth Klarman, John Templeton, Joel Greenblatt, Martin J. Whitman, e Max Heine – muitos dos quais seguiram Graham em seus princípios de investimento.

Como Buffett disse uma vez, “Siga Graham, e você vai lucrar com a loucura, em vez de participar dela.”

O investimento em valor trabalha no reino da fácil compreensão.

No entanto, mesmo confrontados com provas contundentes, poucos investidores e gestores profissionais compreendem os fundamentos do investimento em valor.

Segundo algumas estimativas, nos Estados Unidos apenas 5 a 10% dos gestores profissionais aderem a estes princípios. Como Warren Buffett também já disse uma vez, não são necessários mais de 125 pontos de QI. Mais do que isso é um desperdício.

Qualquer forma de investimento inteligente é investimento em valor.”

Charlie Munger

4 Princípios do Investimento em Valor

Benjamin Graham – o pai do investimento em valor.

Existem vários princípios e conceitos que sustentam a mentalidade  do investimento em valor e são centrais para a filosofia defendida por Graham e seus discípulos. Muitos deles estão registrados em seu clássico livro O Investidor Inteligente.

Dois princípios em particular se destacam: em primeiro lugar, o investidor em valor sempre toma a perspectiva de um proprietário do negócio ao analisar uma empresa. Em segundo lugar, o investidor em valor sempre conta com a irracionalidade dos mercados no curto prazo (Sr. Mercado).

Uma vez que estes dois princípios são estabelecidos durante a avaliação, o investidor em valor deve seguir os abordagens quantitativas e/ou qualitativas para a determinação do valor intrínseco e uma margem de segurança.

Em suma, os 4 princípios básicos do investimento em valor são:

Princípio #1 – Pense como Proprietário

A avaliação de ações deve ser feita através da ótica de um proprietário do negócio.

Imagine que você já possui o negócio – você vai se você comprar uma ação, como uma fatia de propriedade da empresa emissora.

Quando você gira a chave e começa a pensar como proprietário de um negócio real, que possui ativos, passivos, geração de fluxo e caixa e investimentos, a sua mentalidade muda.

Você não vai simplesmente encarar ações como um ticker no monitor do seu smartphone ou computador. Você vai encará-la como um pedaço de um negócio! E isso, meu amigo, faz muita diferença.

O investimento é mais inteligente quando mais se parece com negócios.”

Warren Buffett

Princípio #2 – Entenda que o Mercado pode ser Irracional

O Senhor Mercado, Sr. Mercado ou Mr. Market, é um personagem fictício inventado por Benjamin Graham e apresentado no livro O Investidor Inteligente. Quase no final do capítulo 8, Graham explica sobre o funcionamento do Senhor Mercado.

O Senhor Mercado se propõe a comprar sua participação ou a te vender uma participação adicional na empresa. Sendo que o humor do Sr. Mercado varia bastante. Sendo assim, por vezes ele pode estar mais equilibrado e a avaliação que ele faz da sua participação no mercado parece plausível e condizente com a evolução do negócio e pela forma com que você enxerga a companhia.

Em contrapartida, às vezes ele é tomado por um entusiasmo exagerado e avalia a sua participação muito acima do que vale. Por fim, o Senhor Mercado também pode estar desacreditado e oferecer um valor muito baixo por sua participação.

Portanto, o Sr. mercado pode irracionalmente derrubar o preço das ações, e isso não tem qualquer relação com valor real do negócio.

Nestes momentos de queda irracional no mercado, o investidor em valor deverá ficar atento para selecionar excelentes empresas que estejam negociadas a preços muito abaixo do valor intrínseco.

Recomendo a leitura:

Na maioria das vezes, as ações estão sujeitas a flutuações de preços irracionais e excessivas em ambas as direções, como consequência da tendência arraigada da maioria das pessoas a especularem ou apostarem, para dar lugar à esperança, ao medo e à ganância.”

Benjamin Graham

Princípio #3 – Encontre o Valor Intrínseco do Negócio

O Senhor Mercado, descrito anteriormente, tem apenas a função de oferecer preços. Já o investidor precisa conhecer o valor intrínseco dos seus ativos para saber se deve aceitar as propostas do Senhor Mercado ou ignorar.

É aí que entra o princípio #3, a estimativa do valor intrínseco, a pedra angular do investimento em valor.

A ideia é que, se você souber o verdadeiro valor de alguma coisa, poderá economizar muito dinheiro se comprá-lo quando for oferecido no mercado.

Vou dar um exemplo didático: compra de TVs.

A maioria das pessoas concorda que, ao comprar uma nova TV quando ela está à venda em uma queima de estoque ou quando ela está no preço normal de mercado, você está recebendo a mesma TV com o mesmo tamanho de tela e a mesma qualidade de imagem. (A suposição óbvia que temos de fazer é que o valor da TV não será depreciado com o tempo conforme a nova tecnologia se tornar disponível) .

Com as ações é a mesma coisa: o preço das ações da empresa pode mudar mesmo quando o valor intrínseco da empresa é o mesmo. As ações, como as TVs, passam por períodos de maior e menor demanda. Essas flutuações mudam os preços, mas não mudam o que você está recebendo.

Muitos compradores experientes argumentam que não faz sentido pagar o preço integral por uma TV, já que as TVs são vendidas várias vezes por ano. Advinha só, com as ações funcionam da mesma maneira! A única diferença é que, ao contrário das TVs, as ações não estarão à venda em períodos previsíveis do ano, como a Black Friday, e seus preços de venda não serão anunciados.

Se fossem, as ações à venda seriam uma barganha menor porque mais pessoas saberiam sobre a venda e aumentariam o preço. Se você estiver disposto a fazer o trabalho de detetive para encontrar essas vendas secretas, poderá obter ações a preços de barganha que outros investidores não perceberão.

Portanto, tenha em mente em relação ao investimento em valor:

  • O investidor deve tentar encontrar o valor intrínseco da ação, que pode ser uma faixa de valores, e geralmente é uma estimativa, porque o cálculo do valor intrínseco não é de forma alguma uma ciência exata.
  • A avaliação do valor intrínseco do negócio pode ser feita através de diversos métodos e não é apenas uma medida quantitativa.
  • O valor do negócio deve ser avaliado observando também características qualitativas, como vantagem competitiva, qualidade da administração, governança corporativa, para citar alguns.

Existem muitos métodos de investimento disponíveis, mas tive o maior sucesso ao comprar ações com preços muito baixos em relação ao seu valor intrínseco.”

Sir John Templeton

Princípio #4 – Tenha uma Margem de Segurança

Compra de ações a preços de barganha dá-lhe uma melhor chance de ganhar um lucro mais tarde quando você vendê-los. Também diminui a probabilidade de você perder dinheiro se as ações não tiver o desempenho esperado.

Esse princípio, chamado de margem de segurança, é uma das chaves para um investimento de valor bem-sucedido.

Ao contrário das ações especulativas, cujo preço pode despencar, é menos provável que as ações de valor continuem a sofrer quedas de preço graças aos fortes registros das empresas por trás delas.

Você já pode aplicar este princípio de ter uma margem de segurança quando faz compras.

Vamos dar um exemplo quando você vai comprar roupas novas.

Talvez não goste de pagar o preço integral porque, às vezes, uma peça de roupa simplesmente não dá certo. Ele pode parecer bom e se sentir confortável na loja, mas quando você o usa na vida real, ele se sente muito apertado ou muito solto ou se desvanece e encolhe na máquina de lavar.

Se você comprar uma camiseta à venda por R$ 40 em vez de comprá-la pelo preço total por R$ 130, você só perderá R$ 90 em uma compra de camisa ruim. Se você pagar R$ 130, sua perda será significativamente maior. Ao comprar a camisa à venda por R$ 40, você limita sua perda potencial.

Por outro lado, você pode acabar vestindo a camiseta uma centena de vezes, tornando-se uma grande barganha em apenas R$ 40. De qualquer forma, é melhor comprar a camiseta por R$ 40 do que por R$ 130. É claro que, ao contrário das ações, suas roupas não se valorizarão e você não as venderá com lucro depois.

Os investidores em valor usam o mesmo tipo de raciocínio!

Se uma ação vale R$ 100 e você a compra por R$ 66, você terá um lucro de R$ 34, esperando que o preço da ação suba para R$ 100 que realmente vale. Além disso, a empresa pode crescer e se tornar mais valiosa, dando a você a chance de ganhar ainda mais dinheiro. Se o preço da ação subir para R$ 110, você ganhará R$ 44 desde que comprou a ação à venda. Se você o tivesse comprado pelo preço total de R$ 100, você só teria um lucro de R$ 10.

Benjamin Graham, o pai do investimento em valor, só comprou ações quando tinha um preço de dois terços ou menos do seu valor intrínseco. Esta foi a margem de segurança que ele sentiu ser necessária para obter os melhores retornos, minimizando o lado negativo do investimento.

O investidor precisa de uma margem de segurança – em outras palavras, as ações estão suficientemente desvalorizadas para enfrentar qualquer incerteza ou recessões – e decida se seus estudos e análises apontam para um investimento rentável.

Pelo fato de poderem cometer erros ao longo da jornada como investidor, ao adotar uma margem de segurança o investidor poderá se proteger caso tenha cometido erros de avaliação.

Recomendo a leitura:

O conceito central de investimento em valor é a margem de segurança. A ideia de investimento em valor deve ser antes de tudo sobre a redução de risco. Se você reduzir o risco, os retornos cuidarão de si mesmos.”

C. T. Fitzpatrick

7 Características do Investidor em Valor

Investimento em Valor
Saiba quais são as características e orientações do investimento em valor.

O investimento em valor é uma filosofia e estratégia poderosa para vencer o mercado no longo prazo.

Para entender melhor, vou selecionar alguns tópicos de interesse nessa área que serão melhor abordados em artigos futuros.

1 – Não acredita na Hipótese de Mercado Eficiente

Um investidor em valor não acredita na Hipótese de Mercado Eficiente (HME).

De acordo com a HME, o preço atual das ações já possui preços em todas as informações sobre a empresa. Pelo contrário, o investidor em valor acredita que as ações podem ser subestimados ou sobrevalorizados.

Por exemplo, uma ação pode estar subestimada devido à venda de pânico pelos investidores durante uma tendência de baixa na economia (como durante a Grande Recessão na década de 1930).

Da mesma forma, uma ação pode ter ficado sobrevalorizada por causa da excitação dos investidores sobre a nova tecnologia que ainda não foi comprovada (como a Bolha das empresas ponto.com na década de 1990).

Eu discuto melhor sobre essa teoria no artigo:

Se os mercados fossem eficientes, eu estaria pedindo esmola na rua.”

Warren Buffett

2 – Não segue a Mentalidade de Manada

A mentalidade de manada tem predominado entre os investidores no mercado de ações.

No entanto, os investidores em valor valor não seguem o rebanho. Na verdade, eles têm muitas características de contrários, ou seja, quando todos os outros estão comprando, eles geralmente estão vendendo ou ficando de volta.

Aqueles que seguem a filosofia do investimento em valor não apenas rejeitam a hipótese do mercado eficiente, mas quando todo mundo está comprando, muitas vezes estão esperando ou até vendendo. Quando todo mundo está vendendo, eles estão comprando ou retendo.

Os investidores em valor geralmente não compram as ações mais populares, porque elas estão muito caros. Eles são cautelosos sobre investir em empresas que são nomes de famílias e dão uma segunda olhada nestas ações apenas quando os preços das ações caíram.

Como já visto no princípio #1 o investidor em valor compram negócios, não ações. Em outras palavras, os investidores devem considerar os fundamentos da empresa que possuem negócios sólidos e financeiros sólidos.

Eles não compram ações, mas uma porcentagem de propriedade em uma empresa.

Investidores em valor não compram ações mais populares do dia (porque eles normalmente estão muito caras), mas eles estão dispostos a investir em empresas que não tem nomes tão familiares se as finanças forem sólidas e os negócios tiverem vantagem competitiva durável.

Isso não quer dizer que eles não observem essas empresas bem-conhecidas. Quando os preços das ações despencam, e em algum momento o Sr. Mercado vai fazer isso acontecer, é o momento certo de investir.

Os investidores em valor acreditam que as empresas que oferecem aos consumidores produtos e serviços valiosos podem se recuperar de contratempos se seus fundamentos permanecerem fortes.

Portanto, os investidores em valor só se importam com o valor intrínseco de uma ação. Eles pensam em comprar uma ação pelo que ela realmente é: um percentual de participação em uma empresa.

Eles querem ter empresas que eles sabem ter princípios sólidos e finanças sólidas, independentemente do que todo mundo esteja dizendo ou fazendo.

3 – Investe apenas no que entende

Peter Lynch, um grande investidor em valor e autor do O Jeito Peter Lynch de Investir, defendia uma estratégia em que os investidores individuais podem superar os institucionais simplesmente por investirem no que eles conhecem sobre o setor ou negócio.

As empresas que você entende muito provavelmente serão aqueles nas indústrias em que você trabalha ou vendem produtos de bens de consumo que você está familiarizado.

Se você já trabalhou para uma empresa de biotecnologia por vários anos, você provavelmente tem uma compreensão melhor do que a média no negócio de biotecnologia.

Se você comprar itens básicos como carros, roupas, eletrodomésticos e alimentos, você sabe uma coisa ou duas sobre bens de consumo.

Portanto, é importante comprar empresas que você entenda.

Recomendo a leitura:

4 – Entende a diferença entre Preço e Valor

Está tudo no nome. Acima de tudo, os investidores em valor focam no preço que pagam e na sua relação com o valor que estão recebendo em troca.

Muitas pessoas esquecem que uma ação é uma propriedade parcial real em um negócio e não apenas um certificado de papel. Como tal, o verdadeiro valor de uma ação está no dinheiro e no valor econômico que o negócio é capaz de gerar ao longo do tempo e não no preço cotado do mercado.

Em O Investidor Inteligente, Benjamin Graham introduziu uma metáfora para este princípio: o Sr. Mercado.

O Sr. Market é um bom vizinho que passa em sua casa todos os dias, oferecendo-se para comprar ações de você. Às vezes o Sr. Mercado está de bom humor e faz uma oferta generosa. Outras vezes o Sr. Mercado está irritado e oferece-lhe um preço ridiculamente baixo.

O Sr. Market também se oferece para vender ações de negócios para você, e sempre a um preço que depende do seu humor naquele dia. Você está sempre livre para aceitar ou recusar sua oferta, pois ele estará de volta na manhã seguinte.

Os investidores em valor não prestam muita atenção às flutuações de curto prazo do mercado, sabendo que o verdadeiro valor de uma ação está na própria empresa, e não nas mãos de um corretor de ações.

Warren Buffett também deu conselhos sábios sobre este assunto: “Eu nunca tento ganhar dinheiro no mercado de ações. Eu acredito na suposição de que eles poderiam fechar o mercado no dia seguinte e não reabri-lo por cinco anos.”

Investidores em valor, acima de tudo – e em seu núcleo muito primitivo, sabem o preço de tudo, e o valor de tudo, e eles só compram quando o preço está certo.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

5 – Possui Diligência e Paciência

O investimento em valor é uma estratégia de longo prazo, em oposição ao trading.

Isso requer diligência e paciência, pois às vezes pode levar anos para obter o benefício da estratégia.

Portanto, lembre-se: investimento em valor é uma estratégia de longo prazo, não fornece gratificação instantânea.

Você não pode esperar comprar uma ação por R$ 66 na segunda-feira e vendê-la por R$ 100 na sexta-feira. Na verdade, você pode ter que esperar anos antes de seus investimentos em ações terem um bom retorno.

Além disso, o investimento em valor é uma forma de arte, não uma ciência exata.

Você não pode simplesmente usar uma fórmula de investimento em valor para escolher as ações corretas que se encaixam nos critérios desejados. Como todas as estratégias de investimento, você deve ter paciência e diligência para manter sua filosofia de investimento, mesmo que ocasionalmente perca dinheiro.

Às vezes, você decide investir em uma determinada empresa porque seus fundamentos são sólidos, mas você terá que esperar porque ela está superfaturada.

Pense em quando você vai à loja comprar papel higiênico: você pode mudar de ideia sobre qual marca comprar com base na marca que está à venda.

Da mesma forma, quando você tem dinheiro economizado para investir em ações, não quer comprar uma ação apenas porque ela representa uma parte da participação em sua empresa favorita. Você vai querer comprar as ações com o preço mais atraente naquele momento.

E se nenhuma ação tiver um preço particularmente bom no momento, talvez você precise esperar e evitar comprar qualquer coisa.

Felizmente, as compras de ações, ao contrário das compras de papel higiênico, podem ser adiadas até o momento certo.

6 – São Investidores Inteligentes

Warren Buffet disse, se você tem um QI de 160, é melhor vender 30 pontos para outra pessoa porque você não vai precisar deles. Este conceito, introduzido em The Intelligent Investor, de Ben Graham, é mais sobre gerenciar a si mesmo do que sobre gerenciar seu portfólio.

As principais características do investimento inteligente são:

  • Desprendimento de suas próprias emoções das vicissitudes do mercado;
  • Focar em fatos concretos e desempenho histórico em vez de projeções esperançosas e adivinhação;
  • Sempre ter “margem de segurança”, que é a diferença entre o valor intrínseco de uma ação e seu preço de mercado.

Investidores em valor buscam grandes margens de segurança ao investir.

“Você não dirige um caminhão que pesa 9.900 libras através de uma ponte que diz ‘Limite 10.000 libras’ porque você não pode ter certeza. Se você vir algo assim, vá um pouco mais abaixo na estrada e encontre um que diga: “Limite 20.000 libras.” Essa é uma que você atravessa.”

Ben Graham diz: “Você não precisa saber o peso de um homem para dizer que ele é gordo.” 

Em outras palavras, a maior margem de segurança que você pode ter ao analisar uma ação é quando você nem precisa fazer nenhum cálculo para saber que é um bom investimento.

7 – Não é só estratégia, é estilo de vida

Investir em valor não é uma estratégia, como a definição comum faria você acreditar.

É uma filosofia. É um estilo de vida. 

Os investidores em valor acreditam na relação P/VP e na importância de ter uma margem de segurança, e essa crença é evidente em todos os aspectos de suas vidas.

Podemos dizer que tem haver com frugalidade e minimalismo.

Warren Buffett ainda vive na mesma casa que comprou em 1958 por US$ 31.500 e trabalhou no mesmo modesto prédio de escritórios por mais de 50 anos. No início de sua carreira, quando tinha negócios para fazer em Nova York, ele ficava com amigos, às vezes por várias semanas de cada vez, para evitar pagar por um quarto de hotel – apesar do fato de que ele era um multimilionário neste momento.

O famoso investidor em valor Leon Cooperman dirige seu próprio carro (assim como Warren), compra seu próprio jornal todas as manhãs, e fica na casa de um amigo em vez de um hotel quando visita os Hamptons.

Muitos investidores em valor montam suas lojas de investimento como máquinas enxutas com poucos funcionários e pouca sobrecarga – tudo em um esforço para evitar o desperdício.

É difícil dizer com certeza se os indivíduos são levados a valorizar o investimento por causa de suas personalidades ou se desenvolvem essas características por causa do investimento em valor – mas eu costumo acreditar no primeiro.

Se já faz parte da sua personalidade – se está no seu DNA – então o conceito de investimento em valor é algo natural.

Os investidores em valor são capazes de ajustar o ruído do mercado e manter seu juízo enquanto todos os outros sucumbem ao medo e à ganância porque é uma parte de quem eles são.

Investimento em Valor e Análise fundamentalista

Investimento em Valor Análise Fundamentalista
A análise fundamentalista são as ferramentas e métodos de avaliação de investidores em valor.

O investimento em valor se utiliza das ferramentas e métodos da análise fundamentalista, análise de balanços e avaliação de empresas.

Confira a seguir uma lista com cinco indicadores fundamentalistas muito utilizados por investidores em valor para selecionar ações.

Índice Preço/Lucro (P/L)

É um dos principais índices fundamentais e é calculado dividindo o preço das ações pelo lucro por ação para chegar a um valor que indica o quanto os investidores estão dispostos a pagar por cada dólar dos ganhos da empresa.

Uma ação com menor índice de P/L custa menos por ação para o mesmo nível de desempenho financeiro do que aquele com maior P/L.

Índice Preço/Valor Patrimonial (P/VP)

Como relação P/L, a relação P/VP é outro bom indicador do que os investidores estão dispostos a pagar por cada real dos ativos da empresa. A relação P/VP é calculada dividindo o preço das ações com o patrimônio líquido da empresa por ação.

Razão Dívida/Patrimônio Líquido (D/PL)

Esta relação indica qual porcentagem do financiamento da empresa é recebida da dívida e qual a porcentagem do patrimônio líquido. Uma relação D/PL de uma empresa maior do que seus pares em do setor é um sinal de alerta.

Fluxo de caixa livre (FCL)

Esta é uma medida importante, pois significa quanto dinheiro real a empresa está gerando após investimentos de capital. O lucro líquido da empresa pode ser negativo, mas pode gerar fluxo de caixa significativo e significativo, o que é um sinal positivo.

Para entender como se obter o fluxo de caixa livre, acesse:

Índice de Preços / Crescimento do Lucro (PEG)

Esta relação é calculada dividindo o P/L por uma taxa anual de crescimento do Lucro por Ação. Em geral, o P/L é maior para uma empresa com maior taxa de crescimento.

Assim, usando apenas a relação P/L, as empresas de alto crescimento parecem sobreavaliadas em relação aos demais.

Ao dividir a relação P/L com a taxa de crescimento do lucro, o índice resultante seria melhor para empresas com diferentes taxas de crescimento.

Recomendo a leitura dos artigos:

Análise Qualitativa: O segredo de encontrar excelentes empresas com vantagens competitivas

Embora os índices acima sejam as métricas quantitativas chave, o investimento em valor é mais uma arte, e os índices acima devem ser combinados com senso comum e pensamento crítico.

Um investidor em valor precisa fazer uma série de perguntas para analisar as perspectivas futuras da empresa. Ao contemplar um investimento, o investidor Christopher H. Browne da Tweedy & Browne Co., recomenda realizar para si mesmo as seguintes perguntas:

  • Como uma empresa pode aumentar suas receitas?
    • Elevando os preços?
    • Aumentando as vendas?
    • Reduzindo os custos?
    • Ou vendendo ou fechando divisões não rentáveis?
  • Quem são concorrentes da empresa e quão fortes são?
  • Existem alguns riscos regulatórios, como o governo colocando um limite para elevar os preços da energia?

Essas e diversas outras perguntas precisam ser respondidas para aumentar o círculo de competência do investidor e assim diminuir os riscos ao investir em ações de uma determinada empresa.

Escrevi um artigo que discute sobre como analisar a vantagem competitiva de uma empresa. Confira:

Governança Corporativa e o Investimento em Valor

A administração e a gestão de uma empresa pode fazer uma grande diferença no funcionamento de uma empresa.

Um bom gerenciamento adiciona valor, enquanto uma gestão incorreta pode destruir os financeiros mais sólidos. Os melhores gerentes ignoram o valor de mercado da empresa e se concentram no crescimento do negócio, criando assim o valor de longo prazo para os acionistas.

Nas palavras de Warren Buffett, “procure três qualidades: integridade, inteligência e energia. E se eles não tiverem o primeiro, os outros dois vão te matar “.

Um investidor em valor pode ter uma sensação de honestidade da administração lendo os dados financeiros da empresa anteriores que indicam como eles entregaram suas promessas passadas.

Além disso, o tamanho e o relatório da remuneração da administração dão uma boa ideia sobre a governança corporativa da empresa.

A gestão que tem um salário fixo razoável e depende dos ganhos na participação nas ações é um bom exemplo. Além disso, pelo menos, a empresa deve custear suas opções de compra de ações.

Aplicações do Investimento em Valor

A ideia tradicional e comum de “investimento em valor” (como discutimos anteriormente) é a estratégia de selecionar ações com baixos índices múltiplos de mercado e abaixo do valor intrínseco. Mas existem muitas outras estratégias disponíveis, como as seguintes:

  • Liquidação: Encontrar ações que estão sendo negociadas por menos do que seu “capital de giro líquido líquido“, ou por menos do que seus ativos atuais menos passivo total.
  • Valor profundo: Encontrar ações com grande margem de segurança.
  • Estressados: Investir em ações ou títulos de empresas que estão estressados ou em meio à falência.
  • Controle: Comprar uma posição de controle em uma empresa para efetivar mudanças operacionais ou eficiências, uma estratégia de algumas lojas de private equity.
  • Ativista: Investidores como Carl Icahn, que adquirem grandes participações em empresas e, em seguida, fazem lobby por mudanças no Conselho de Administração, aumentaram os pagamentos de dividendos e/ou recompras de ações em um esforço para liberar valor inexplorado.
  • Valor & crescimento: Comprar empresas incríveis a bons preços. “Crescimento a um preço razoável”: a estratégia de Peter Lynch de comprar empresas de alto crescimento a um preço adequado.
  • Pechinchas no dia a dia: O investimento em valor também pode ser encontrado fora do mundo financeiro, como neste programa de TV do History Channel onde uma loja de penhores de Las Vegas tenta encontrar, pechinchar e, finalmente, comprar itens por menos do que seu verdadeiro valor.
  • Jogos esportivos: O investimento em valor chegou até mesmo aos esportes. A estratégia de Billy Beane de usar certas estatísticas, como porcentagem na base e porcentagem de slugging para encontrar jogadores de beisebol que foram “subvalorizados” por outros times (em vez das estatísticas mais populares e manchetes, como número de home runs e bases roubadas) permitiu que o Oakland Athletics para se tornar um dos melhores times de beisebol em uma folha de pagamento que era apenas um terço do tamanho de muitos outros times. Isso tudo é retratado no filme Moneyball.

Conclusões

Investimento em valor é basicamente um conjunto de princípios introduzidos por Graham quando escreveu Security Analysis em 1934.

Neste artigo vimos 4 Princípios fundamentais dessa filosofia:

  1. Pense como Proprietário
  2. Entenda que o Mercado pode ser Irracional
  3. Encontre o Valor Intrínseco do Negócio
  4. Tenha uma Margem de Segurança

Vimos também 7 Características do investidor em valor:

  1. Não acredita na Hipótese de Mercado Eficiente
  2. Não segue a Mentalidade de Manada
  3. Investe apenas no que entende
  4. Entende a diferença entre Preço e Valor
  5. Possui Diligência e Paciência
  6. São Investidores Inteligentes
  7. Não é só estratégia, é estilo de vida

Fundamentalmente, investimento em valor envolve a compra de ações (ou qualquer outo ativo) cujo os preços de mercado que estejam abaixo do valor intrínseco devido à irracionalidade dos investidores. Esta irracionalidade, no extremo, muitas vezes pode empurrar o preço de uma ação bem abaixo do seu valor real.

Um investidor em valor astuto procura determinar o verdadeiro valor de tais ações, aproveitando assim este tipo de irracionalidade do mercado.

Existem vários princípios e conceitos que sustentam a mentalidade  do investimento em valor e são centrais para a filosofia defendida por Graham e seus discípulos.

Aqui no blog pretendo compartilhar diversos desses princípios e filosofias através do estudo de grandes investidores que obtiveram retornos excepcionais ao longo dos anos.

Bons investimentos!

Livros recomendados

Como funciona o investimento em valor?

O investimento em valor (do inglês “value investing”) é uma filosofia e estratégia de investimento onde o investidor seleciona ações para investir quando o preço de mercado está abaixo do seu valor intrínseco naquele momento.

O que é ser um investidor em valor?

O investidor em valor (do inglês “value investor”) só se preocupam com o valor intrínseco de uma ação. Eles pensam em comprar uma ação pelo que ela realmente é: uma porcentagem da propriedade de uma empresa. Eles querem ser donos de empresas possuem fundamentos e princípios sólidos, independentemente do que as outras pessoas estejam dizendo ou fazendo.

O que é uma ação de valor?

Uma ação de valor refere-se às ações de uma empresa que estão negociadas a um preço mais baixo em relação aos seus fundamentos e ao valor intrínseco, tornando-a atraente para investidores em valor.

Como me tornar um investidor em valor?

  • Compre empresas, não ações
  • Encontre empresas bem gerenciadas
  • Entenda os demonstrativos financeiros da empresa
  • Invista em empresas que você entenda
  • Invista com margem de segurança
  • Controle suas emoções e seja paciente
  • Ignore o mercado 99% do tempo
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

2 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.