Charlie Munger

Charlie Munger, investidor de valor, advogado, filantropo, vice-presidente da Berkshire Hathaway Corporation e Warren Buffett do braço direito.

Ele também é presidente da Daily Journal Corporation e diretor da Costco Wholesale Corporation.

Charlie Munger: Biografia

De origens humildes, Charlie Munger tornou-se um dos números mais reconhecidos do mundo financeiro ao longo das últimas cinco décadas. E tudo começou em 1 de janeiro de 1924, quando Charles Thomas Munger nasceu em Omaha, Nebraska.

Enquanto crescia Omaha, Charlie Munger teve seu primeiro run-in com a família Buffett, embora ele não conheceu Warren até vários anos mais tarde. Durante sua adolescência, Charlie trabalhou na Buffett & Son, um supermercado de propriedade do avô de Warren Buffett. Os próximos anos da vida de Charlie Munger estavam cheios de trabalho duro, amor e tragédia.

Charlie deixou Omaha para assistir à Universidade de Michigan em 1941, e deixou a escola em 1943 para alistar-se no Exército Air Corps. Durante este tempo ele conheceu e se casou com Nancy Huggins. O casal mudou-se para Boston para que Charlie pudesse freqüentar Harvard Law School, onde Charlie se formou com honra apesar de não ter nenhum diploma de graduação. Durante 1949, Charlie, Nancy e seus três filhos se mudaram para a Califórnia, onde Charlie se juntou ao escritório de advocacia Wright & Garrett.

Em 1953, os Mungers se divorciaram. Munger fez sua primeira incursão no mundo dos negócios neste momento. Um de seus clientes legais possuía uma empresa transformadora problemática e Charlie trouxe parte do negócio. O início da vida de Charlie Munger está cheio de tragédias.

Na idade de 21, ele se casou, mas depois de 8 anos, eles se divorciaram. Sua esposa guardou tudo e saiu de casa com seus filhos em condições patéticas. Depois de um ano de que seu filho de 9 anos Teddy Munger morreu de câncer. Mais tarde, por causa da dor crescente, os médicos removeram um dos seus olhos. Cerca de 35 anos de idade, ele novamente se casou e agora tem 8 filhos e muitos netos.

Charlie Munger: Parceria de investimento

Charlie Munger voltou para Omaha durante 1959 e logo foi apresentado a Warren Buffett. Os dois imediatamente se tornaram amigos. Os dois amigos começaram a falar por horas a cada semana discutindo idéias de investimento potenciais e eventualmente em 1962, Buffett convencido Munger para parar seu trabalho de lei e começar sua própria parceria de investimento.

A parceria de investimento de Charlie Munger abriu-se para o negócio durante 1962 e começou imediatamente a outperform. Ao longo de sua vida, de 1962 a 1975, a parceria retornou uma média de 24,3% ao ano para os parceiros, em comparação com o DJIA, que retornou 6,4% no mesmo período.

Charlie Munger abandonou o negócio de gestão de dinheiro durante 1978 e mudou-se para unir forças com Buffett em tempo integral, tornando-se vice-presidente da Berkshire Hathaway Inc.

Charlie Munger: Filosofia de investimento

Charlie Munger não tinha tal apego a Benjamin Graham, ou o seu estilo de cigarro de investir.

Em vez de buscar um valor profundo, Munger buscou qualidade e, durante 1965, convenceu Warren Buffett a adotar o mesmo estilo.

Na verdade, naquele ano ele incentivou Buffett a fazer uma de suas mais famosas aquisições para Berkshire; Veja Doces.

See’s era um lendário fabricante da West Coast e varejista de chocolates em caixa, ganhando anualmente cerca de US $ 4 milhões antes de impostos, utilizando apenas US $ 8 milhões de ativos tangíveis líquidos. Ao lado do saldo de ativos tangíveis, a See tinha um enorme ativo que não aparecera em seu balanço patrimonial: uma vantagem competitiva ampla e duradoura que lhe conferia poder de precificação significativo.

No início, Buffett estava relutante em pagar mais do que o valor contábil, porque ele foi educado em investimento de valor. No entanto, Munger foi inflexível que ele fazer o negócio.

Como se vê o negócio tem sido extremamente bem sucedido, produzindo mais de US $ 1 bilhão em lucros antes de impostos desde, um retorno de mais de 4.000%.

Mesmo que Munger estivesse influenciando a decisão de investimento de Buffett no início, ele continuou a administrar sua própria parceria até o final dos anos 70. Seu estilo na época era procurar oportunidades de arbitragem e procurar pontas de charutos.

No final da década de 1990 / início de 2000 Charlie Munger qualidade sobre a inclinação do valor começou a realmente brilhar através de ambos os seus escritos e Warren.

Então durante 2003, Warren Buffett fêz a seguinte indicação a respeito de Coca-Cola, doces de See, e de notícia do búfalo na reunião 2003 de Berkshire Hathaway:

“O negócio ideal é aquele que gera retornos muito altos no capital e pode invest esse capital para trás no negócio em taxas ingualmente elevadas. Imagine um negócio de US $ 100 milhões que gere 20% em um ano, reinvestirá o lucro de US $ 20 milhões e no próximo ano ganha 20% de US $ 120 milhões e assim por diante. Mas há muito, muito poucas empresas como esta. O coque tem retornos elevados no capital, mas o capital incremental não ganha qualquer coisa como seus retornos atuais.

Nós amamos os negócios que podem ganhar taxas elevadas em ainda mais capital do que ganha. A maioria de nossos negócios gera muito dinheiro, mas não pode gerar altos retornos sobre o capital incremental – por exemplo, See’s e Buffalo News. Nós os procuramos [áreas para reinvestir o capital com sabedoria], mas elas não existem.

Então, o que fazemos é pegar dinheiro e movê-lo para outras empresas. O negócio de jornal ganhou grandes retornos mas não em capital incremental. Mas as pessoas na indústria só sabia como reinvesti-lo [então eles desperdiçaram um monte de capital]. Mas nossa estrutura nos permite tirar o excesso de capital e investi-lo em outros lugares, onde ele faz mais sentido. É uma enorme vantagem. ”

Essa mentalidade teve um efeito dramático sobre o desempenho de Berkshire Hathaway ao longo dos anos. Tudo o que você precisa fazer é olhar para a aquisição de Buffett’s See’s Candies no final dos anos 1960, para perceber que, sem Charlie Munger de qualidade sobre a influência de valor em Buffett, Berkshire não teria se tornado o gigante corporativo americano é hoje.

Charlie Munger: Diário

Charlie Munger é mais conhecido por sua carreira como vice-presidente da Berkshire Hathaway Corporation e por ser o braço direito de Warren Buffett. Ele também é presidente da Corporação Daily Journal e tem sido instrumental no crescimento da revista nos últimos seis anos.

O jornal diário é um publisher que especializa-se no texto legal. The Daily Journal fornece notícias de interesse para os membros da profissão de advogado, especializada em publicidade de aviso público, publicação de notificações mandatadas pelo estado de morte, nomes comerciais fictícios e vende software usado para administrar casos judiciais. Charlie Munger começou sua vida profissional como advogado, então o Diário é um ajuste natural para ele.

The Daily Journal foi um negócio forte até a crise financeira. Retorno sobre o capital médio em média de 25% a 30% ao ano; A conversão de caixa foi de 70% ao ano, em média, eo valor contábil dobrou entre 2005 e 2008. No entanto, desde 2010 o crescimento da receita desacelerou para cerca de 2,6% ao ano eo lucro líquido caiu 75%. EBITDA tem mais de metade.

Felizmente, durante o primeiro trimestre de 2009, Charlie Munger usou US $ 15,5 milhões do dinheiro do diário para comprar um número de títulos para a empresa. No início, nem Charlie Munger nem o Journal revelaram essas posições (embora com Munger e Rick Gurin trabalhando no Journal, essas posições certamente teremos um valor orientado e de baixo risco).

Charlie Munger: 10 Ensinamentos de investimento

  1. Durante a realização de qualquer avaliação de investimento, primeiro calcule o risco.
  2. Tomar decisões por conta própria e ser auto-determinante. Depois de listar os riscos, você toma decisões com base nos riscos envolvidos. O que quer que você decide, você deve ser auto-determinante a respeito de suas decisões e ações
  3. Planejo para abranger algumas complicações iminentes, possíveis.
  4. Ser humilde e admitir onde você está deficiente o primeiro passo para a percepção. Cometer erros é humano, e admitir seus erros é parte de ser humilde.
  5. A fim de reduzir erros e erros, investigar minuciosamente. Aceitar erros é bom, mas nada é tão bom quanto evitar erros.
  6. Ao fazer qualquer capital de investimento é atribuído, alocação de capital e ativos inteligentemente é uma obrigação.
  7. Opere a inclinação normal para fazer algo e ter paciência.
  8. Em situações apropriadas, ser determinado e confiante.
  9. Aceite a alteração. A mudança é um fenômeno comum de qualquer negócio e investimento para reconhecer, aceitar e reconhecer, em vez de combater dente e unha.
  10. Preste atenção. Quando você falta atenção e concentração, você tomou seu primeiro passo para o fracasso.

Charlie Munger: Filantropia

Charlie Munger doou e financiou muito na forma de dinheiro duro ou em uma forma de suas ações. Ele era muito jovem quando ele deixou sua profissão de advogado, mas ele ajudou muitas instituições jurídicas para prestar bons serviços aos estudantes de direito. Stanford Law School é um deles.

Ele contribuiu generosamente com ações de US $ 43,5 milhões, para a Stanford University, para a Construção de Residências para a Stanford Law School. Outro exemplo de sua generosidade é suas doações de três milhões de dólares para a University of Michigan Law School no ano de 2007, para atualizar a iluminação em Hutchins Hall e William W. Cook Legal Research.

Portanto, esses alunos podem estudar livros sem ter tensão em seus olhos. Ele ainda contribuiu com US $ 23 milhões para Lawyer School para a restauração de suas Residências de Clube de Advogados no ano de 2011. Essas residências são nomeadas em seu nome.

Sua generosidade e filantropia não é limitada apenas para advogados, ele também contribuiu para a reconstrução da Biblioteca Verde. Especificamente ele fez as seguintes doações.

  • Para a Construção de Residências para Stanford Law School, ele contribuiu com ações iguais a US $ 43,5 milhões, para a Universidade de Stanford.
  • Ele contribuiu para a renovação da Green Library, após grande dano causado pelo terremoto de Loma Prieta.
  • Para melhorias de iluminação em Hutchins Hall e William W. Cook Legal Research, Charlie Munger doou US $ 3 milhões para a Universidade de Michigan Law School em 2007.
  • Para a restauração de Residências de Clube de Advogados, Charlie Munger doou $ 23 milhões, para a Escola de Advogados em 2011.

Charlie Munger: Frases

“All intelligent investing is value investing – acquiring more than you are paying for. You must value the business in order to value the stock.”

“The best thing a human being can do is to help another human being know more.”

“Acquire worldly wisdom and adjust your behavior accordingly. If you are new, behavior gives you a little temporary unpopularity with your peer group then to hell with them.”

“In my whole life, I have known no wise people (over a broad subject matter area) who did not read all the time – none, zero.”

“Experience tends to confirm a long-held notion that being prepared, on a few occasions in a lifetime, to act promptly in scale, in doing some simple and logical thing, will often dramatically improve the financial results of that lifetime. A few major opportunities, clearly recognizable as such, will usually come to one who continuously searches and waits, with a curious mind that loves diagnosis involving multiple variables. Then all that is required is a willingness to bet heavily when the odds are extremely favorable, using resources available because of prudence and patience in the past.”

“I find it quite useful to think of a free-Market economy – or partly free Market economy – as sort of the equivalent of an ecosystem. Just as animals flourish in niches, people who specialize in some narrow niche can do very well.”

“The number one idea is to view a stock as an ownership of the business and to judge the staying quality of the business in terms of its competitive advantage. Look for more value in terms of discounted future cash flow than you are paying for. Move only when you have an advantage.”

“Over the very long term, history shows that the chances of any business surviving in a manner agreeable to a company’s owners are slim at best.”

“It is not given to human beings to have such talent that they can just know everything about everything all the time. However, it is given to human beings who work hard at it. Who look and sift the world for a mispriced bet – that they can occasionally find one.”

“In addition, the wise ones bet heavily when the world offers them that opportunity. They bet big when they have the odds. And the rest of the time they don’t. It is just that simple.”

“Mimicking the herd invites regression to the mean.”

“Develop into a lifelong self-learner through voracious reading; cultivate curiosity and strive to become a little wiser every day.”

“Acknowledging what you do not know is the dawning of wisdom.”

“Above all, never fool yourself, and remember that you are the easiest person to fool.”

“Determine value apart from price; progress apart from activity; wealth apart from size.”

“Recognize reality even when you do not like it – especially when you don’t like it.”

“Remember that reputation and integrity are your most valuable assets – and can be lost in a heartbeat.”

“I think records of accomplishment are very important. If you start early trying to have a perfect one in some simple thing like honesty, you are well on your way to success in this world.”

“We try more to profit from always remembering the obvious than from grasping the esoteric.”

“Intelligent people make decisions based on opportunity costs.”

“If all you succeed in doing in life is getting rich by buying little pieces of paper, it is a failed life. Life is more than being shrewd in wealth accumulation.”

“Someone will always be getting richer faster than you. This is not a tragedy.”

“Over the long term, it’s hard for a stock to earn a much better return that the business which underlies it earns. If the business earns six percent on capital over forty years and you hold it for that forty years, you are not going to make much different than a six percent return – even if you originally buy it at a huge discount. Conversely, if a business earns eighteen percent on capital over twenty or thirty years, even if you pay an expensive looking price, you will end up with one hell of a result.”

“You must have the confidence to override people with more credentials than you whose cognition is impaired by incentive-caused bias or some similar psychological force that is obviously present. Nevertheless, there are also cases where you have to recognize that you have no wisdom to add – and that your best course is to trust some expert.”

“The safest way to try to get what you want is to try to deserve what you want. It is such a simple idea. It is the golden rule. You want to deliver to the world what you would buy if you were on the other end.”

“I am not entitled to have an opinion unless I can state the arguments against my position better than the people who are in opposition. I think that I am qualified to speak only when I have reached that state.”

“Thinking that what is good for you is good for the wider civilization, and rationalizing foolish or evil conduct, based on your subconscious tendency to serve yourself, is a terrible way to think.”

“If you do not allow for self-serving bias in the conduct of others, you are, again, a fool.”

“Avoid working directly under somebody you do not admire and don’t want to be like.”

“Intense interest in any subject is indispensable if you are really going to excel in it.”

“Never, ever, think about something else when you should be thinking about the power of incentives.”

“Fixable but unfixed bad performance is bad character and tends to create more of it, causing more damage to the excuse giver with each tolerated instance.”

“Good businesses are ethical businesses. A business model that relies on trickery is doomed to fail.”

“In my whole life, I have known no wise people who did not read all the time-none, zero. You would be amazed at how much Warren reads-and at how much I read. My children laugh at me, they think I’m a book with a couple of legs sticking out.”

 

“Spend each day trying to be a little wiser than you were when you woke up. Discharge your duties faithfully and well. Systematically you get ahead, but not necessarily in fast spurts. Nevertheless, you build discipline by preparing for fast spurts. Slug it out one inch at a time, day by day. At the end of the day – if you live long enough – most people get what they deserve.”

— Charlie Munger

 

 

Fontes de consulta

  • http://www.valuewalk.com/charlie-munger-page/
Charlie Munger
Avalie o conteúdo