Índices de Liquidez: Como avaliar a capacidade de pagamento de uma empresa

Índices de Liquidez
4.8/5 - (11 votes)
Índices de Liquidez
Aprenda como utilizar os índices de liquidez em análise de empresas.

Os índices de liquidez mostram a base da situação financeira da empresa.

São índices que confrontam os Ativos Circulantes com Passivos Circulantes, procurando medir quão sólida é a base financeira da empresa. Seu principal objetivo é ajudar o investidor a avaliar se a empresa possui capacidade de honrar seus compromissos (passivos) com base em seus ativos mais liquidez (por isso os ativos circulantes).

Para uma empresa ter boas condições de pagar suas dívidas ela deve ter bons índices de liquidez, os quais permitem avaliar a relação entre os ativos (bens) e os passivos (dívidas).

Neste artigo você vai aprender:

  • O que são índices de liquidez
  • Quais os quatro tipos de índices
  • Como analisar esse indicador financeiro

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações.

A liquidez de uma empresa é medida pela sua capacidade de cumprir as obrigações à medida que vencem. Esses índices são de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.

As informações para o cálculo dos índices de liquidez são retiradas unicamente do Balanço Patrimonial, demonstrativo financeiro que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise.

ATENÇÃO: Não confundir liquidez com solvência!

Com exceção do índice de liquidez geral (veja adiante), os índices de liquidez se preocupam com a capacidade de pagamento da empresa em relação às suas obrigações de curto prazo; ja solvência preocupa-se com a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações de longo prazo.

Está gostando? Recomendo a leitura:

Confira abaixo os quatro índices de liquidez mais utilizados na análise financeira e avaliação de empresas.

Índice de Liquidez Geral (ILG)

Representa a capacidade que a empresa tem em pagar suas obrigações a longo prazo sem fazer uso do Ativo Permanente. O Índice de Liquidez Geral (ILG) pode ser calculado como:

ILG = (AC + ARLP) / (PC + PNC)

Onde:

O ARLP compreende itens como duplicatas a receber de longo prazo, IR a recuperar, aplicações financeiras de longo prazo. Observe que não entra o Ativo Total pois existem itens no ativo que não serão convertidos em dinheiro de forma rápida, que são os ativos permanentes, como por exemplo: investimentos, imobilizado e intangível.

Esse índice mostra quanto a empresa possui no ativo circulante e no ativo realizável a longo prazo (mais de 1 ano) para cada R$1,00 de dívida total. Possibilita ver toda a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo, considerando tudo que ela pode converter em dinheiro, relacionando-se com tudo que a empresa já assumiu de divida.

É um indicador mais abrangente, pois leva em consideração ativos e passivos de curto e de longo prazo. Quanto maior for a liquidez geral melhor será para a empresa.

Índice de Liquidez Corrente (ILC)

Representa a capacidade que a empresa tem em pagar suas obrigações de curto prazo (até 1 ano). O Índice de Liquidez Corrente (ILC) pode ser calculado como:

ILC = AC/PC

Onde:

  • AC: Ativo Circulante
  • PC: Passivo Circulante

Representa quanto a empresa tem no ativo circulante para cada real de passivo circulante.

Assim, indica a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo, ou seja, quanto a empresa dispõe em recursos de curto prazo (disponibilidades, clientes, estoques, etc) para honrar suas dívidas circulantes (fornecedores, empréstimos e financiamentos de curto prazo).

Quanto maior for a liquidez corrente maior será a margem de segurança financeira da empresa para equilibrar as entradas e saídas de caixa, podendo se aproveitar de melhores prazos e condições de financiamento de curto prazo.

Índice de Liquidez Seca (ILS)

Semelhante ao índice de liquidez corrente, o índice de liquidez seca diferencia-se por por excluir os estoques. O Índice de Liquidez Seca (ILS) pode ser calculado como:

ILS = (AC – Estoques) / PC

Onde:

  • AC: Ativo Circulante
  • PC: Passivo Circulante

Esta análise não faz muito sentido se a empresa não trabalha com estoques relevantes, como por exemplo, empresas de serviços ou de tecnologia. Mas, se a empresa trabalha com estoques valiosos é interessante retirá-los na análise da liquidez. Tirar o estoque da análise significa desconsiderar a possibilidade de não vender os produtos acabados.

Índice de Liquidez Imediata (ILI)

Esse índice é extremamente conservador. Ele leva em conta apenas o disponível da empresa e o compara com o passivo circulante. O Índice de Liquidez Imediata (ILI) pode ser calculado como:

ILI = Disponíveis / PC

Onde:

  • Disponíveis: Caixa e Equivalentes de Caixa
  • PC: Passivo Circulante

Este índice reflete a capacidade de pagamento da empresa apenas com aquilo que já é dinheiro ou é convertido em dinheiro de forma extremamente rápida (equivalentes de caixa, que representam aplicações de curto prazo com resgate em até 90 dias).

Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é aconselhável o estudo dos quatro índices de forma simultânea e comparativa, sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices.

O primeiro passo para a obtenção de indicadores de qualidade é ter os demonstrativos da empresa (Demonstrativo de Resultados,  Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa) bem estruturados, com a correta classificação de cada conta.

Desta forma às empresas melhoram as informações que dão base para uma melhor tomada de decisão dos gestores, levando a uma grande redução de riscos em relação ao futuro da empresa.

Os índices de liquidez em geral deve possuir valores próximo a 1 ou acima disso. Valores muito abaixo de 1 acendem um sinal amarelo. Se estiver abaixo de 0,2 então, acendem sinal vermelho. Índice de liquidez muito acima de 1 demonstra que a empresa possui capacidade de honrar seus compromissos de posse de seus ativos mais líquidos.

Para evitar ciclos do negócio ao longo do ano, é recomendável utilizar uma escala anual invés da trimestral. Entretanto, esse indicador financeiro utiliza itens dentro do Balanço Patrimonial, que é uma foto do momento atual da empresa, não tem tanta distorção quanto seria usando um Demonstrativo do Resultado do Exercício ou Fluxo de Caixa.

Esse indicador pode não ser adequado para todas as empresas em todos os setores e segmentos. Dessa forma é importante o investidor compará-los com empresas concorrentes dentro do mesmo segmento de atuação, para evitar confusão.

Confira outros índices para avaliação de empresas:

Os índices de liquidez representam a capacidade de uma empresa ou negócio de pagar suas obrigações (como dívidas de curto e longo prazo). Vimos neste artigo 4 índices de liquidez muito utilizados:

  • Índice de Liquidez Geral (ILG)
  • Índice de Liquidez Corrente (ILC)
  • Índice de Liquidez Seca (ILS)
  • Índice de Liquidez Imediata (ILI)

De posse desses índices o investidor pode analisar se a empresa tem ou não capacidade de honrar seus compromissos de curto prazo ou longo prazo. O investidor deve observar a variação desses índices ao longo do tempo, se possível em variações anuais (para evitar distorções causada pelo ciclo do negócio entre os trimestres).

O investidor deve ficar atento a queda desse índice, principalmente para valores muito abaixo de 1 (o que pode indicar baixa liquidez). Valores muito acima de 1 indicam solidez financeira, o que é um sinal bastante positivo em empresas bem administradas e boa qualidade.

Finalmente, para uma análise ser mais completa, o investidor precisa comparar com outros pares da empresa dentro do mesmo setor e segmento de atuação.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • http://www.capitalevalor.com.br/artigo.php?id=118
  • http://www.wrprates.com/o-que-e-indice-de-liquidez-geral-corrente-seca-e-imediata/
  • http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/indices-de-liquidez.htm
  • https://www.treasy.com.br/blog/indicadores-de-liquidez-corrente-seca-imediata-e-geral
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

1 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.