Estratégias de investimento

13 Grandes Investidores com Diferentes Estratégias de Investimento

A diversidade de estratégias de investimento adotadas pelos grandes investidores é tão vasta quanto a amplitude dos mercados financeiros. Desde os mestres das finanças que seguem uma abordagem de longo…

Leia mais »
Checklist de investimentos

Checklist de Investimentos: Guia para Investir de Forma Racional no Longo Prazo

No mundo complexo e dinâmico das finanças, o uso de checklists de investimentos emerge como uma poderosa ferramenta para orientar investidores a tomar decisões racionais e fundamentadas. O objetivo de…

Leia mais »
Estratégia de Investimentos

Estratégia de Investimentos: Qual sua importância para o sucesso financeiro de longo prazo

Investir é uma jornada que exige mais do que simplesmente colocar dinheiro em diferentes ativos. É necessário ter uma estratégia de investimentos. O conceito de estratégia de investimento representa um…

Leia mais »

Construção de carteiras: Qual o melhor processo para criar uma carteira de investimentos para o longo prazo

No mundo dos investimentos, poucos conceitos importam mais do que a construção de carteiras. O delicado equilíbrio entre busca e prevenção de riscos determinará não apenas os tipos de ativos…

Leia mais »
Gerenciamento da Carteira

11 Dicas Essenciais para o Gerenciamento da Carteira de Investimentos

O gerenciamento da carteira de investimentos deve se uma prática fundamental para investidores em busca de resultados financeiros sólidos. Independentemente do grau de diversificação alcançado em seus investimentos, é de…

Leia mais »
Ações ou ETFs

Ações x ETFs: Investir em ações individuais ou fundos passivos de índices?

Ao entrar no mundo dos investimentos, é comum encontrar a dúvida sobre qual abordagem seguir: investir em ações individuais ou optar por fundos passivos de índices, também conhecidos como ETFs…

Leia mais »

Gestão de Riscos: Como podemos identificar e diminuir os riscos nos investimentos

A arte do investimento a longo prazo é sobreviver a curto prazo. É a chamada gestão de riscos. Este é um lembrete amigável de que todo investimento traz a possibilidade…

Leia mais »
Day-Trading

Day-Trading: Porque essa estratégia não é sustentável (além de ser altamente prejudicial)

O Day-Trading é uma técnica de investimento que consiste em comprar e vender ações no mesmo dia, com o objetivo de obter lucros a curto prazo. No entanto, apesar de…

Leia mais »
Investimento em Crescimento de Dividendos

Investimento em Crescimento de Dividendos: Estratégia para investir em empresas que pagam dividendos estáveis e crescentes

O investimento em crescimento de dividendos é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais popular entre muitos investidores (principalmente nos Estados Unidos). Implica a compra de ações de…

Leia mais »
Volatilidade

Volatilidade: Como a alocação de ativos e diversificação podem ajudar a lidar com ela

Volatilidade, na área financeira, é uma medida de dispersão dos retornos de um título ou índice de mercado. Quanto mais o preço de um ativo varia em um período curto…

Leia mais »
Valuation Investidores

10 Investidores de Sucesso que Utilizam o Valuation em suas Estratégias de Investimentos

Você já ouviu falar sobre valuation ao investir em ações? Eu aposto que sim. Se você é um investidor iniciante ou experiente, entender como encontrar o valor de um ativo…

Leia mais »
Joel Greenblatt

Fórmula Mágica de Greenblatt: é uma estratégia viável para investir em ações?

Fórmula Mágica é uma estratégia que busca bons negócios quando eles estão disponíveis a preços de pechincha.

Leia mais »

Margem de Segurança: O colchão de segurança do investidor em valor

A margem de segurança é um princípio de investimento muito conhecido e utilizado por investidores em valor em todo mundo. Basicamente é uma estratégia de investimento onde o investidor só…

Leia mais »
Teoria dos Jogos

Teoria dos Jogos: O que ela pode ensinar ao investidor sobre estratégia

Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Investir não é realmente um jogo,…

Leia mais »
Perfil de Investidor

Perfil de Investidor: Entenda porque seu perfil pode ajudar a construir sua carteira de investimentos

“Perfil de investidor” certamente faz você pensar naquelas definições chatas de bancos e corretoras, onde você preenche um formulário padronizado, com perguntas pasteurizadas e algumas vezes sem sentido. Eu concordo….

Leia mais »
custo médio unitário

Custo Médio Unitário: Como compras regulares podem diminuir o risco (e porque você deveria considerar essa estratégia)

O Custo Médio Unitário é uma estratégia em que o investidor coloca um valor fixo de dinheiro em um veículo de investimento (ações, títulos, etc.) seguindo um cronograma regular recorrente. Digamos que você tenha…

Leia mais »

10 Grandes Vantagens da Estratégia Buy and Hold (a #6 é minha predileta)

Buy and hold é uma estratégia de investimento em que o investidor compra ações e as mantém por longos períodos de tempo, ignorando as flutuações do mercado. Conforme visto neste artigo, com um…

Leia mais »

Buy and Hold: A melhor estratégia para investir em ações no longo prazo

Buy and Hold significa literalmente “Comprar e Segurar”. O  Buy and Hold é uma estratégia de investimento onde o investidor compra ações e as segura por um tempo muito longo (ou até mesmo, sem…

Leia mais »

Diversificação ou Concentração: Qual a melhor estratégia ao montar uma carteira de ações

Se existe uma dúvida que persegue todo investidor, independente se é novato ou não, é se deve praticar a diversificação ou concentração de ativos em sua carteira de investimentos. A…

Leia mais »
Alocação de Ativos

Alocação de Ativos e Diversificação: Métodos inteligentes para construir e gerenciar sua carteira de investimentos

Alocação de ativos e diversificação parecem muito semelhantes e um monte de gente confunde as duas coisas. Basicamente a alocação de ativos estabelece a base para a estrutura de seu…

Leia mais »