Porque Investir em Ações na Bolsa de Valores?

5/5 - (6 votes)
Porque Investir na Bolsa de Valores
Investir na bolsa não é nenhum bicho de sete cabeças – contanto que você saiba o que está fazendo.

Quando algumas pessoas ouvem falar na bolsa de valores, ações, renda variável logo ficam com medo.

A bolsa é vista como um local em que predomina a sorte ou, pior ainda, a informação privilegiada, o ganho fácil para poucos, o jogo pesado e resultados incertos.

A maioria das pessoas relacionam o investimento em ações com perdas financeiras e dores de cabeça. É claro que todo esse medo dessas pessoas é gerado pela sua ignorância referente ao mercado e a Bolsa de Valores.

A visão de um mercado organizado, servindo ao interesse mútuo de poupadores e investidores e com retornos no longo prazo, é pouco disseminada.

Também é pouco disseminado o importante papel do mercado para as empresas, para os poupadores e para o desenvolvimento econômico do país.

Mas, antes de explicar porque você deveria investir em ações na bolsa de valores, é necessário explicar o que é a bolsa e o que é renda variável.

Vamos lá!

O que é a Bolsa de Valores?

Pense na Bolsa de Valores como uma grande feira, um grande mercado. É o local onde compradores e vendedores se reúnem para comprar ou vender fatias de empresas, ou seja, negócios.

O objetivo das Bolsas de Valores é o de criar um ambiente de negócios que estimule o interesse dos investidores em ações e promova ainda uma valorização dos papéis negociados.

Os mercados de ações costumam obedecer a lei da oferta e procura: quando a demanda superar a oferta, os preços sobem; ao contrário, quando o interesse pelas ações caírem o desejo de venda aumenta e os preços se desvalorizam.

O mecanismo de oferta e procura por ações é determinado pelo ambiente de negociação dos papéis em bolsa, pelas condições da economia (juros, taxa de crescimento econômico etc.) e percepções dos investidores com relação ao risco e desempenho da empresa.

Leia também:

O que é Renda Variável?

Um tipo de investimento é dito como investimento em renda variável quando não se conhece a sua taxa de rentabilidade e nem o seu prazo de resgate.

Porém, se a escolha for criteriosa, diante de opções bem avaliadas e no momento certo, a aplicação em renda variável poderá proporcionar ao investidor um retorno maior do que o obtido em aplicações de renda fixa.

Geralmente os investimentos em renda variável são recomendados para prazos mais longos e para investidores com maior tolerância às variações de preço dos títulos, muito comuns nesse mercado.

A grande verdade é que aprender a operar no mercado custa tempo e dinheiro, assim como qualquer outra atividade que se queira desenvolver de forma profissional.

Porque Investir em Ações?

Comprar em ações é uma das várias formas de investimento que permite o indivíduo acumular patrimônio e riqueza, tais como comprar imóveis, títulos públicos, debêntures, LCA, fundos imobiliários, etc.

Comprar ações é comprar fatias de empresas, e portanto negócios.

Pode-se dizer que ao comprar ações de um determinado país, você acredita (baseado em seus critérios de investimento) , que a economia e situação financeira do país irá melhorar no futuro.

Em real, quando você compra ações, você na verdade está comprando o perspectivas financeiras boas no futuro dessa empresa.

Como investidor sério, você não deveria investir em uma empresa só porque ela é grande apenas, ou mesmo muito conhecida.

Você deve investir porque fez uma análise adequada de seu negócio, de sua saúde financeira, e consegue detectar um futuro próspero para essa empresa.

As ações possuem um viés natural de alta, porque no longo prazo uma empresa deve apresentar melhores retornos que investimentos em renda fixa, senão não faria sentido ela existir.

Retorno anualizado de diversas classes de ativos: ações, títulos, letras financeiras, ouro e dólar. Esse estudo foi feito para o período de 1802 a 2012 usando dados do índice de mercado norte-americano. Fonte: Stocks For The Long Run.

Como São Formados o Preço das Ações na Bolsa de Valores?

Os preços das ações na bolsa são formados por uma combinação de diversos fatores e eventos.

Aqui está uma lista dos principais motivos que contribuem para a formação dos preços das ações:

  1. Oferta e Demanda: O preço de uma ação é influenciado pela relação entre a quantidade de ações disponíveis no mercado (oferta) e a quantidade de investidores dispostos a comprá-las (demanda).
  2. Desempenho Financeiro da Empresa: Os resultados financeiros, lucratividade, crescimento de receita e perspectivas futuras de uma empresa afetam diretamente o preço de suas ações.
  3. Eventos Econômicos e Políticos: Eventos macroeconômicos, políticos e regulatórios, como taxas de juros, eleições, mudanças na legislação e políticas governamentais, podem impactar os preços das ações.
  4. Notícias e Eventos Corporativos: Anúncios de ganhos, fusões, aquisições, lançamentos de produtos, escândalos e outros eventos relacionados a uma empresa podem causar flutuações nos preços das ações.
  5. Sentimento do Mercado: A psicologia dos investidores desempenha um papel importante. O otimismo e o pessimismo coletivos podem influenciar as decisões de compra e venda, afetando os preços.
  6. Indicadores Técnicos: Análises gráficas e indicadores técnicos, como médias móveis e níveis de suporte/resistência, são usados por traders para tomar decisões de compra e venda.
  7. Dividendos e Rendimentos: Empresas que pagam dividendos atraem investidores em busca de renda passiva, afetando os preços das ações.
  8. Condições do Setor: O desempenho do setor em que uma empresa opera pode impactar suas ações. Setores em crescimento tendem a ter ações valorizadas.
  9. Condições Econômicas Globais: A situação econômica global, como recessões ou períodos de crescimento, pode influenciar o comportamento dos investidores e, consequentemente, os preços das ações.
  10. Fluxos de Investimento: Entradas e saídas de investidores institucionais, fundos mútuos e ETFs podem afetar os preços das ações.
  11. Expectativas de Inflação e Taxas de Juros: Mudanças nas expectativas de inflação e nas taxas de juros podem afetar o valor presente dos fluxos de caixa futuros das empresas e, portanto, seus preços de mercado.
  12. Desempenho do Mercado Internacional: A interligação dos mercados globais faz com que eventos e movimentos em outras bolsas também impactem os preços das ações locais.

É importante observar que a formação de preços das ações é complexa e muitas vezes envolve a interação dinâmica de vários desses fatores. Por isso, a análise e o entendimento abrangente do mercado de ações são essenciais para tomar decisões de investimento informadas.

E no Brasil? Vale a pena investir em ações?

Mesmo no Brasil, em que as taxas de juro desde o início do Plano Real (1994) mantiveram-se em patamares extremamente altos, as ações de muitas companhias bateram com folga o retorno do CDI (taxa de juro praticada entre os bancos, que serve de referência para aplicações em renda fixa).

É claro que o preço da ação pode oscilar muito, mas em geral essas oscilações no preço das ações não alteram o desempenho da empresa e nem tampouco seus lucros e consequentemente seus dividendos.

Além disso, apenas uma parte dos lucros é distribuída nos dividendos, outra parte é usada para reinvestir na empresa, contribuindo para um crescimento futuro ainda maior (possibilitando dividendos futuros ainda maiores).

Recomendo a leitura:

Conclusões

Quando se fala em investimento em ações a maioria sempre associa com cassino, local de sorte e azar, onde todos só querem roubar seu dinheiro.

A verdade é que o nosso país não tem a cultura de consumir de forma inteligente, de gastar menos do que se ganha e muito menos de investimentos.

Neste artigo você aprendeu que a Bolsa de Valores nada mais é que o local onde compradores e vendedores se reúnem para comprar ou vender fatias de empresas, ou seja, negócios.

Você também aprendeu o que é renda variável, categoria de investimentos recomendado para prazos mais longos e para investidores com maior tolerância às variações de preço dos títulos, muito comuns nesse mercado.

Ao investir parte do seu capital em ações (um ativo de renda variável) você está participando do capital de uma empresa, se tornando sócio e, de certa forma, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.

As ações possuem um viés natural de alta. Se os empresários e empreendedores, que criam empresas, não tivessem retornos maiores do que as taxas de renda fixa, ninguém abriria empresas.

No longo prazo uma empresa deve apresentar melhores retornos que investimentos em renda fixa, senão não faria sentido ela existir. 

Obviamente, o desempenho das ações no mercado vão depender, no longo prazo, do desempenho das atividades da empresa.

Se a empresa for lucrativa e gerar riqueza a seus acionistas, o preço de mercado de suas ações irão se valorizar.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

1 Comment

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.