Investidor em Valor – Educação para investidores

4.8/5 - (37 votes)
Investidor em Valor
Investidor em valor: jornada de aprendizado para investimentos inteligentes.

Olá, tudo bem?

Me chamo Bruno e sou editor do Investidor em Valor, um blog dedicado a promover a educação financeira na área de investimentos.

O meu objetivo com esse blog é participar na formação adequada da mentalidade e desenvolvimento em finanças dos pequenos investidores.

São pessoas comuns que, assim como eu, buscam remunerar o seu capital em aplicações financeiras na bolsa de valores.

Motivação

A minha motivação com este blog é compartilhar com as pessoas o que aprendi (e continuo aprendendo) sobre finanças e investimentos.

Acredito que através da educação e internet as pessoas possam aprender conceitos do básico ao avançando em investimentos, bem como desenvolver uma mentalidade adequada para serem bem sucedidos como investidores.

Além disso, escrever é uma ferramenta que ajuda a esclarecer meus pensamentos.

O processo de colocar pensamentos em palavras me obriga a desenvolver ideias e construir um quadro mais concreto para o assunto particular sobre o qual estou escrevendo.

Acredito firmemente que escrever sobre economia, negócios e investimentos me ajuda a melhorar como investidor de longo prazo.

Minha esperança para este blog é que os leitores encontrem algum valor na leitura de meus artigos e que juntos possamos extrair benefícios do conteúdo e melhorar nossas habilidades de investimento.

O que posso falar sobre mim?

Sou uma pessoa normal que, assim como você, se preocupa com qualidade de vida, saúde financeira e o futuro.

A diferença é que resolvi deixar a zona de conforto.

Ao invés de deixar as decisões na mão de terceiros (como o gerente de banco), decidi estudar mais sobre educação financeira, economia e investimentos. Comecei a ler livros, assistir vídeos, cursos e fóruns na internet.

Porém, tive resultados nada animadores. Segui mentalidades erradas, estratégias furadas e tive muitos prejuízos (financeiros e emocionais). Mas, não desisti.

Continuei estudando e me aprimorando, dessa vez lendo muito sobre a filosofia do investimento em valor. Minha visão mudou completamente.

Me tornei um investidor mais consciente, racional e, principalmente, mais tranquilo e confiante. Hoje busco acumular patrimônio em ativos de valor que gerem renda passiva, permitindo que eu e minha família possa usufruir de uma vida mais tranquila.

Escolhi acumular patrimônio através de investimentos no mercado financeiro, mais especificamente na bolsa de valores com foco para o longo prazo. Tenho consciência que  o valor dos meus ativos, tempo e os juros compostos serão os maiores aliados na minha jornada.

Porque investir dinheiro?

Muita gente faz a seguinte pergunta em algum momento da sua vida:

Qual o caminho da riqueza e liberdade financeira?

Se você não nasceu em berço de ouro, é herdeiro de um patrimônio milionário, se tornou um grande empreendedor ou mesmo teve sorte na loteria, não se desespere. Ainda é possível ficar rico.

A solução é investindo dinheiro.

Mas, esse caminho envolve estudo, dedicação, consistência e paciência.

O pequeno investidor deve focar na formação de uma carteira de investimentos com o objetivo de acumular patrimônio em ativos de valor.

A renda passiva advinda dos ativos da carteira de investimentos, tais como dividendos e juros de capital próprio, alugueis de imóveis, rendimentos de fundos imobiliários e juros de títulos, juntamente com o dinheiro advindo de renda ativa (trabalho, negócios, empresas, etc) devem ser reinvestidos periodicamente em ativos de valor.

Graças ao poderoso efeito dos juros compostos, o capital acumulado do investidor crescerá de forma exponencial com o tempo, permitindo que no longo prazo, possa retirar parte desse capital para financiar seu consumo pessoal e familiar.

Portanto, o segredo do acúmulo patrimônio está em poupar (gastar menos do que se ganha), investir em ativos (ações, títulos, fundos imobiliários, imóveis, etc) e ter foco, disciplina e paciência, para que no futuro consiga alcançar uma independência financeira.

Porque “investidor em valor”?

Porque o blog tem como objetivo ensinar a se tornar um investidor melhor através dos princípios do investimento em valor.

O termo investimento em valor (do inglês Value investing) não é um conjunto de regras rígidas. É um conjunto de princípios que formam uma filosofia de investimento.

A filosofia do value investing foi formulada desde os anos 30, por Benjamim Graham e desenvolvida por diversos outros grandes investidores, tais como Warren Buffett, Charlie Munger, Walter Schloss, Philip Fisher, Bill Ruane, Peter Lynch, dentro diversos outros.

Essa metodologia oferece um modelo com o qual é possível avaliar um ativo de investimento através de seus fundamentos, e não nos preços, oscilações ou notícias de mercado.

Apesar de originalmente estar relacionada a uma estratégia de investimento baseada na análise de preço x valor, comprando ativos subvalorizados (quando o preço de mercado é menor que o valor intrínseco) e vendendo quando for o contrário, o value investing é muito mais que isso.

O investimento em valor fornece-lhe as diretrizes, mentalidade e ensinamentos que lhe apontam boas ações e, mais importantes, o afastam das más.

Investidores em valor comumente fazem sua própria investigação e análise fundamentalista, baseando-se na análise de demonstrações financeiras, indicadores e qualidade do negócio para escolher ações individuais para investirem.

Se você já é um pensador independente, uma pessoa dedicada e paciente, você provavelmente tem o que é preciso para se tornar um investidor em valor bem sucedido.

5 Pilares da Educação para Investidores

Aqui no blog eu separei 5 pilares que eu considero essenciais para a educação, formação e desenvolvimento de investidores de longo prazo bem sucedidos. São eles:

  • CONCEITOS: princípios básicos sobre economia, finanças e investimentos que formam os alicerces do investidor.
  • COMPORTAMENTO: emoções, hábitos e armadilhas mentais que você deve evitar para ser bem sucedido como investidor.
  • FILOSOFIA: fundamentos, mentalidade e princípios orientadores que formarão sua tese de investimentos.
  • ANÁLISE: métodos e ferramentas para avaliação dos ativos que formarão sua carteira de investimentos.
  • ESTRATÉGIA: métodos e ferramentas para tomadas de decisão, construção  e manutenção da sua carteira de investimentos.

Seja muito bem-vindo. Espero que goste do conteúdo e que ele sirva para auxiliar em seu desenvolvimento como investidor.

Bons investimentos!

Siga-me nas Rede Sociais

Confira os últimos artigos


DISCLAIMER

No InvestidorEmValor.com, não somos consultores ou profissionais de investimento licenciados. Este site deve ser visualizado apenas para fins educacionais e/ou de entretenimento. Não nos responsabilizamos por perdas sofridas por terceiros.

DISCLOSURE

Podem haver links afiliados em todo o blog que são fornecidos por parceiros afiliados com os quais podemos ter relações financeiras. Esses links de afiliados serão claramente especificados quando aplicáveis e/ou disponíveis diretamente ou por um parceiro.

COPYRIGHT

É expressamente proibido a comercialização do conteúdo do InvestidorEmValor.com em sites, videos, cursos ou qualquer outro meio de comunicação sem autorização expressa do proprietário.

PRIVACIDADE

Este blog não coleta informações pessoais, exceto aquelas que são compartilhadas livremente publicamente por meio de comentários ou outros meios.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais: