Joel Greenblatt

5/5 - (1 voto)
Joel Greenblatt
Criador da Fórmula Mágica, Greenblatt é um famoso investidor em valor.

Antes de completar 30 anos, Greenblatt fundo de hedge da Gotham Capital em 1985 e o dirigiu até 2006, quando devolveu o dinheiro dos investidores e se afastou.

Ele agora é professor na Columbia Business School e é o co-fundador do site do Value Investors Club. O que chamou a atenção dos investidores de valor ávido, no entanto, são seus livros; mais notavelmente, o best-seller The Little Book That Beats the Market.

Joel Greenblatt: Filosofia de Investimento

No livro, depois de explicar o básico do investimento em valor, Greenblatt afirma ter uma “fórmula mágica” que vencerá o mercado.

O grande segredo?

Classificar as empresas por seus rendimentos de lucro e em seu retorno sobre o capital, combinar os rankings e comprar as dezenas principais ou mais empresas.

O rendimento de uma ação é calculado invertendo a relação P/E. Em vez de dividir o preço por EPS, divida o EPS pelo preço da ação. O resultado, quando expresso em percentagem, é o rendimento dos ganhos.

Essa porcentagem pode ser facilmente comparada aos rendimentos dos títulos, assegurando aos investidores que estão aceitando um maior potencial de recompensas investindo em ações, uma classe de ativos mais arriscada do que títulos. O retorno sobre o capital busca quanto as empresas têm que pagar para comprar os ativos que criaram seus ganhos.

Essa fórmula simples, insiste Greenblatt, é o segredo para investimentos bem sucedidos e simples.

Durante as duas décadas em que Greenblatt gerenciou a Gotham Capital, o fundo devolveu uma taxa anualizada de 40%. Esse retorno é simplesmente impressionante e é mais do que Buffett teve em média em qualquer período de duas décadas.

Joel Greenblatt: Lições para investidores

Embora haja várias lições que tirei pessoalmente de Greenblatt ao longo dos anos, uma das minhas epifanias mais profundas foi quando percebi por que Greenblatt era tão alto em empresas que tinham altos retornos sobre o capital.

Foi uma forma de quantificar o fosso de uma empresa, uma vantagem competitiva que um negócio detém sobre sua concorrência e um dos fatores singulares aos quais Buffett busca em seus investimentos.

Em O Pequeno Livro, Greenblatt explica:

Para obter um alto retorno sobre o capital mesmo por um ano, é provável que, pelo menos temporariamente, haja algo especial sobre os negócios dessa empresa. Caso contrário, a concorrência já teria reduzido os retornos sobre o capital para níveis mais baixos.

Pode ser que a empresa tenha um conceito de negócio relativamente novo (talvez uma loja de doces que vende apenas chiclete), ou um novo produto (como um videogame quente), ou um produto melhor (como um iPod menor e mais fácil de usar do que os produtos de um concorrente), uma boa marca, … ou uma empresa poderia ter uma posição competitiva muito forte…

Em suma, as empresas que alcançam um alto retorno sobre o capital provavelmente terão uma vantagem especial de algum tipo. Essa vantagem especial impede que os concorrentes destruam a capacidade de obter lucros acima da média.”

Joel Greenblatt

Outros Ensinamentos de Joel Greenblatt

  • Greenblatt começou em Wall Street com um emprego de verão na Bear Stearns. Ele fez negociações de arbitragem sem risco por meio de opções.
  • Fundou a Gotham Capital com US$ 7 milhões em ativos. Média de 50% ao ano nos primeiros 10 anos e média de 40% ao ano nos primeiros 20 anos.
  • Cerca de 80% do fundo estava em 6 a 8 posições. Muitas foram spinoffs, reestruturações, empresas saindo da falência, small caps ilíquidas.
  • Ele propositalmente manteve o fundo pequeno (todo o dinheiro do investidor foi devolvido após 10 anos).
  • Procurava um valor oculto que ninguém queria.
  • Investir tem um problema de complexidade. Evita a simplicidade. Seja no número de opções de investimento para escolher, nas estratégias disponíveis, nas fórmulas e índices do MPT ou no comportamento, as pessoas gravitam em torno do complexo sobre o simples.
  • “Por que é tão valioso reduzir o investimento a alguns princípios fundamentais? Para começar, isso nos obriga a pensar no que realmente acreditamos.”
  • “Eu tenho uma maneira simples de olhar para as coisas que faz sentido para mim e que eu vou manter através de grosso e fino. É isso.” — Greenblatt
  • Investir (e viver) deve ser um processo de subtração e simplificação. Remover o que não é importante e desnecessário para se concentrar nos princípios-chave.
  • Sobre o Noise: “A maneira como eu vejo é que, se eu tenho uma rede de lojas no Centro-Oeste, de repente vou vendê-la pela metade do que vale porque algo ruim aconteceu na Grécia? Eu não acho! Mas é isso que você lê no jornal, e é isso que todo mundo está olhando. Se você tem um contexto para dizer: ‘Bem, isso importa ou não importa?’ —é muito útil.” — Greenblatt
  • “As pessoas são loucas e emotivas. Eles compram e vendem as coisas de uma forma emocional, não de uma forma lógica, e essa é a única razão pela qual temos alguma oportunidade… Então, se você tem uma maneira de valorizar os negócios que é disciplinada e faz sentido, você deve ser capaz de aproveitar as emoções de outras pessoas.” — Greenblatt
  • 4 Técnicas de Avaliação:
    • Fluxo de Caixa Descontado: pegue o valor presente do lucro futuro estimado e compare com o valor de mercado da empresa.
    • Valor Relativo: compara o valuation de uma empresa com negócios similares.
    • Valor de Aquisição: uma estimativa do que outra empresa pode pagar por isso.
    • Valor de Liquidação: valor estimado se a empresa for fechada, os ativos forem vendidos, as dívidas forem pagas e o que sobrar for distribuído aos acionistas.
  • “Gosto de calcular as probabilidades. Consciente ou inconscientemente, estou calculando as probabilidades de cada investimento. Qual é o lado positivo? Qual é a desvantagem?… Não acho que você possa ser um bom investidor sem pensar dessa maneira.” — Greenblatt
  • “É mais fácil encontrar pechinchas fora do caminho comum ou em situações extraordinárias que outras pessoas não estão olhando.” — Greenblatt
  • “Você dimensiona suas posições com base em quanto risco está correndo. Eu não compro mais dos que eu posso ganhar mais dinheiro. Compro mais daqueles em que não posso perder dinheiro.” — Greenblatt
  • “Praticamente tudo o que já possuímos, vendemos muito cedo. Se você é muito barato em comprar, é difícil ficar tão confortável quando algo dobrou ou triplicou, mesmo que ainda seja bom.” — Greenblatt
  • “Uma das belezas da dor que as pessoas têm que suportar no baixo desempenho é que, se não existisse, todos fariam o que fazemos.” — Greenblatt
  • A melhor estratégia é aquela que você pode manter nos bons e maus momentos.

Fontes de consulta

  • https://www.fool.com/investing/2018/05/02/the-greatest-value-investors-of-all-time.aspx
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais: