10 Dicas de Nick Sleep para Investir Melhor (A Número #8 é a Mais Importante)

Nick-Sleep
5/5 - (2 votes)
Nick Sleep
Confira 10 dicas de Nicks Sleep para investir melhor.

É muito raro ver um verdadeiro sucesso de investimento de longo prazo, onde os retornos de um investidor superam o índice ano após ano. Mas Nicholas Sleep (mais conhecido como Nick Sleep) entre 2009 e 2021 retornou uma média de 18,4% ao ano.

O nome Sleep pode não encontrar lugar entre as lendas de investimentos que o mercado fala o tempo todo, mas ele tem um excelente histórico de investimentos e é considerado um dos homens mais bem-sucedidos em investir.

Sleep gerenciou a Nomad Investment Partnership por mais de uma década, juntamente com seu parceiro Qais Zakaria, entregando retornos de 921% contra 117% do MSCI World Index entre setembro de 2001 e dezembro de 2013.

No entanto, ele sempre manteve um perfil baixo. Ele começou a ganhar reconhecimento recentemente após a publicação das cartas da Nomad Investment Partnership, que ganharam muito reconhecimento no círculo de investimentos.

Como muitos dos maiores investidores do mundo, Nick Sleep teve um início pouco ortodoxo em sua carreira de investidor. Ele não assumiu negócios ou finanças, mas estudou geografia, ao qual credita seu amor por fazer perguntas.

Em 2001, após uma década na indústria, Sleep e seu parceiro Qais Zakaria lançaram a Nomad Investment Partnership. Depois de bater o índice por 13 anos [20,8% ao ano versus 6,5% de retorno do índice ao ano], o Nomad foi fechado em 2014, pois o Sleep buscava mais ‘atividades mais cautelosas’.

10 Ensinamentos de Nick Sleep

Eu particularmente conheci Nick Sleep ao ler o fantástico livro Ricos, Sábios e Felizes, de William Green (a propósito, um excelente livro!).

Os insights e conhecimento de Nick sobre como alcançar o sucesso no investimento são inigualáveis. Suas pérolas de sabedoria ajudaram os investidores a entender intimamente os pensamentos e modelos mentais de muitos grandes investidores.

Muitos veteranos de investimentos concordam que as cartas da Sleep aos sócios continham insights raros e podem ajudar muito as pessoas a alcançar o sucesso de investimento de longo prazo.

Aqui estão algumas de seus ensinamentos:

1 – Pese suas informações corretamente

Sleep diz que antes de investir em uma empresa, os investidores tendem a se concentrar apenas no que pode ser medido, o que é principalmente auxiliado por analistas e, em certa medida, por sua própria preguiça.

É possível obter uma riqueza de informações sobre uma empresa concentrando-se em sua publicidade, marketing e pesquisa e desenvolvimento, integridade do produto, ciclo de vida do produto, participação de mercado e caráter da administração.

A informação, como a comida, tem um prazo de validade. Afinal, os ganhos do próximo trimestre são inúteis após o próximo trimestre. E é por essa razão que as informações que Zak e eu mais pesamos ao pensar em uma empresa são aquelas que têm a vida útil mais longa.”

Nick Sleep – Nomad Investment Partnership

2 – Seja paciente e pense a longo prazo

Sleep diz que o truque para ser um bom investidor a longo prazo é manter uma disciplina orientada a longo prazo. Ele diz que a paciência desempenha um papel fundamental na manutenção dessa disciplina, pois às vezes as emoções podem tirar o melhor das pessoas.

Sleep diz que, para obter retornos melhores do que outros investidores, é essencial que alguém faça as coisas de maneira diferente da multidão. “Todos podemos investir em impulso, mas é um investimento emocional e não acho que seja tão inteligente ou lucrativo”, afirma Sleep.

O bom investimento é um esporte minoritário, o que significa que, para obter retornos melhores do que todos os outros, é preciso fazer as coisas de maneira diferente da multidão. E uma das coisas que a torcida não tem é paciência.”

Nick Sleep

Recomendo a leitura:

3 – Crie o ambiente de investimento certo

Sleep diz que, para tomar a decisão certa, é importante que os investidores pensem racionalmente.

Temos o ambiente certo para pensar sobre as coisas, pensar racionalmente e chegar a insights significativos de longo prazo. Se nossos insights são econômicos ou não, será nossa culpa; não será pelo ambiente em que trabalhamos”, afirma.

Sleep acredita que às vezes é importante apenas segurar e não fazer nada quando o ambiente não é propício para investir.

Contudo, para ele os investidores podem investir em oportunidades de investimento atraente quando elas surgirem.

Muitos grandes negócios estão disponíveis a preços que parecem sensatos, mas, a nosso ver, não se comparam favoravelmente com o que já possuímos, e por isso passamos constantemente a comparar o que temos com as alternativas, mas muitas vezes, até o portfólio está preocupado, sem fazer nada.”

Nick Sleep

4 – Concentre-se em encontrar o valor do negócio

Sleep diz que os investidores devem se concentrar no valor do negócio subjacente, que podem derivar de sua pesquisa completa, em vez de basear suas decisões na última cotação de preço das ações da empresa.

Nós possuímos ações por períodos de vários anos. Portanto, nosso sucesso contínuo de investimento tem muito mais a ver com a economia dos negócios subjacentes do que com a última cotação de preço de suas ações. O truque, parece-nos, é que, para ser um investidor de longo prazo bem-sucedido, é preciso reconhecer as fontes de sucesso duradouro dos negócios, entrar cedo e possuir o suficiente para fazer a diferença.”

Nick Sleep

Leia mais em:

5 – Identifique grandes negócios

Sleep acredita que as empresas que se destacam ao fazerem várias coisas um pouco melhor do que seus concorrentes podem ser a chave para o sucesso.

Com um futuro mais previsível, essas empresas são verdadeiras joias no mercado financeiro.

A realidade simples e profunda para muitas de nossas empresas é a espiral virtuosa estabelecida quando as empresas mantêm seus custos baixos, margens baixas e, ao fazê-lo, compartilham sua escala crescente com seus clientes. No longo prazo, isso será mais importante para determinar o destino de nossas empresas do que as distrações do dia.”

Nick Sleep

6 – Não diversifique demais

Sleep diz que a maioria dos analistas e especialistas sugere que os investidores diversifiquem seus portfólios com muitas ações, pois isso pode lhes dar um seguro contra a volatilidade do mercado.

Mas é melhor ter um portfólio bem fundamentado de apenas algumas ações e ter um bom conhecimento sobre elas, em vez de ter uma carteira diversificada de muitas ações compradas após realizar pesquisas limitadas.

A igreja da diversificação, em cujos bancos se senta a indústria de gestão de fundos profissional, propõe muitas participações. Eles fazem isso não porque os gerentes têm tantos insights, mas tão poucos! A diversidade, nesse contexto, é vista como um seguro contra qualquer ideia errada. Como Darwin, nos encontramos discordando da teocracia. Propomos que, se o conhecimento é uma fonte de valor agregado, e poucas coisas podem ser conhecidas com certeza, então, logicamente, ter mais ações não diminui o risco, mas o aumenta.”

Nick Sleep

Particularmente eu não concordo com concentração e discuto um pouco mais esse tema no artigo:

  • Diversificação ou Concentração: Qual é a melhor estratégia ao montar uma carteira de ações?

7 – Tenha uma ‘vantagem’ sobre os outros

Sleep diz que existem três fontes de vantagens competitivas no investimento, que podem ajudar a alcançar o sucesso e ficar à frente de seus pares.

“Existem três vantagens competitivas no investimento: informacional (eu conheço um fato significativo que ninguém mais conhece); analítico (cortei a informação pública para chegar a uma conclusão superior); e psicológico (ou seja, comportamental)… mas as vantagens duradouras são principalmente psicológicas”, diz ele.

Siga um bom processo de investimento

Sleep diz que se os investidores seguirem um bom processo de investimento, certamente obterão sucesso a longo prazo, embora seu efeito possa não ser visível imediatamente.

Um bom processo de investimento não é aparente em um quarto de cotações transitórias de preços de ações, ou um ano para esse assunto!”.

Nick Sleep

Leia também:

8 – Continue aprendendo com os erros

Sleep diz que os investidores devem considerar os erros que cometem como oportunidades de aprendizado.

Ele diz que os investidores muitas vezes cometem o erro de manter uma visão estática de uma empresa formada no momento da compra de uma ação, que não evolui à medida que os fatos mudam.

Esse erro é reforçado por erros de julgamento como negação (os fatos mudaram) e ego (não podemos estar errados). Há também uma dependência excessiva da análise do tipo relação preço-valor, o que pode incentivar uma gama mais estreita de resultados do que ocorre na realidade.

Existe um argumento filosófico de que um erro é apenas um erro se você o chama assim. Caso contrário, é uma oportunidade de aprendizado. Esse parece ser o espírito certo para nós. Em termos de investimento, uma vez que as lições tenham sido aprendidas, erros podem ser colocados na relação preço-lucro de um e o bom comportamento resultante em uma relação de mais de um. Em outras palavras, os erros tornam o valor presente líquido positivo.”

Nick Sleep

Recomendo a leitura:

9 – Ignore o barulho

Sleep defende que os investidores devem ignorar o barulho e o barulho do mercado ao seu redor e confiar em suas próprias pesquisas antes de escolher ações.

A indústria de investimentos, assim como muitos comentaristas econômicos, passam muito tempo gritando. Tantos comentários defendem a certeza sobre uma infinidade de questões, e tão pouco do que é dito é, pelo menos em nossa opinião, cognoscível. A certeza absoluta na voz do proponente muitas vezes procura mascarar a fraqueza do argumento. Se eu detectar isso, eu metaforicamente me desligo. Em nossa opinião, apenas algumas coisas importantes na vida são cognoscíveis.”

Nick Sleep

10 – Busque o caminho para a “sabedoria mundana”

Sleep acredita que as verdadeiras emoções do processo de investimento são a descoberta e o aprendizado, que podem levar os investidores a alcançar a “Sabedoria do Mundo”.

“A sabedoria mundana é uma boa frase para o capital intelectual com o qual as decisões de investimento são tomadas e, no final das contas, é a fonte de quaisquer resultados de investimento superiores que possamos desfrutar”, disse ele.

Sleep nunca confiou em modelos complexos, informações não públicas ou relações comerciais para obter seus retornos. Em vez disso, ele usa os aprendizados de outras disciplinas e aplica ao seu pensamento ao longo dos anos.

Ele sempre gostou de fazer perguntas, pensar com paciência, virar ideias de cabeça para baixo e desafiar a sabedoria convencional que o ajudava a obter insights que outros investidores não conseguiam ver.

Nick manteve sua competência essencial, gostava de manter as coisas simples e reconhecia a natureza básica dos negócios que possuía, o que lhe deu paciência para continuar investindo em multibaggers.

Conclusões

Nick Sleep é um investidor renomado e fundador da Sleep Brothers LLC. Ele é conhecido por seu enfoque em ações de dividendos e sua filosofia de investimento baseada em longo prazo.

Nick Sleep é um palestrante frequente sobre investimentos e tem sido citado em vários meios de comunicação financeiros. Além disso, ele é autor de vários artigos e livros sobre investimentos e compartilha suas idéias e estratégias através de seu site e plataformas de mídia social.

Nesse artigo vimos 10 ensinamentos de Nick Sleep para investir melhor. Foram eles:

  1. Pese suas informações corretamente
  2. Seja paciente e pense a longo prazo
  3. Crie o ambiente de investimento certo
  4. Concentre-se em encontrar o valor do negócio
  5. Identifique grandes negócios
  6. Não diversifique demais
  7. Tenha uma ‘vantagem’ sobre os outros
  8. Continue aprendendo com os erros
  9. Ignore o barulho
  10. Busque o caminho para a “sabedoria mundana”

Nick Sleep também defende que os investidores podem comparar uma oportunidade de investimento atraente com seu portfólio já existente para decidir se devem investir ou apenas ficar parados.

Contudo, para ele, o mais importante é apenas fazer Buy & Hold quando o ambiente não é propício para investir.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://economictimes.indiatimes.com/markets/stocks/news/tips-from-nicholas-sleep-why-good-investing-is-a-minority-sport-and-over-diversification-is-a-bad-idea/articleshow/82654772.cms
  • http://mastersinvest.com/newblog/2020/9/16/learning-from-nicholas-sleep
  • https://einvestingforbeginners.com/investing-lessons-from-nick-sleep-daah/
  • https://einvestingforbeginners.com/investing-lessons-from-nick-sleep-daah/
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

1 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.