10 Lições de Bernard Baruch para ser Bem-sucedido Investindo em Ações

Bernard Baruch
5/5 - (1 vote)
Bernard Baruch
Aprenda lições atemporais sobre comportamento do investidor, por Bernard Baruch.

“O próprio mercado de ações fornece um curso extenso sobre o comportamento do investidor”. Quem disse isso foi Bernard Baruch. Para ele, a natureza humana era a força motriz por trás dos mercados e dos erros de investimento.

Baruch aprendeu rapidamente que todo investimento traz algum risco. É sempre uma aposta.

O que podemos tentar fazer talvez seja chegar a uma melhor compreensão de como reduzir o elemento de risco em tudo o que empreendemos. Ou dito de outra forma, nosso problema é como permanecer apropriadamente arrojado e experimental sem fazer papel de idiota.

Nesse artigo você vai conhecer 10 regras listadas por Bernard Baruch para investir melhor no mercado de ações. Apesar dele ter nascido e vivo na virada do século XX, seus ensinamentos são atemporais e perfeitamente válidos até hoje.

O que você vai aprender:

  • Porque evitar dicas e pensar por si só é o melhor caminho
  • Como devemos lidar com nossas perdas
  • Porque devemos sempre ter uma reserva em caixa

Sobre Bernard Baruch

Bernard Baruch (19 de agosto de 1870 – 20 de junho de 1965) era filho de um médico da Carolina do Sul, cuja família se mudou para a cidade de Nova York quando ele tinha onze anos. Por volta dos vinte e poucos anos, foi capaz de comprar um assento de US $ 18.000 na bolsa com seus ganhos e comissões por ser um corretor.

Aos 30 anos, ele é um milionário e é conhecido em toda a rua como “O Lobo Solitário”.

10 Lições de Bernard Baruch para investir melhor

Baruch criou uma lista de regras sobre como investir. A lista foi extraída das lições que ele aprendeu ao longo da vida nos mercados.

Essas lições, ou “regras”, refletem principalmente dois aprendizados que a experiência ensinou a Baruch – que obter os fatos de uma situação antes de agir é de importância crucial e que obter esses fatos é um trabalho contínuo que requer vigilância eterna.

É certo que Baruch estava relutante em fazer essa lista. Ele duvidava de sua eficácia. Como ele disse, as pessoas não têm disciplina para segui-lo ou pensam que são a exceção que pode superar o jogo que Baruch jogou por décadas. Simplificando, a maioria das pessoas precisa cometer os próprios erros antes que as lições dolorosas sejam percebidas.

Confira!

1 – Nunca especule

Não especule, a menos que você possa fazer disso um trabalho de tempo integral.

Ele percebeu que a parte mais difícil de investir ou especular era separar as emoções das decisões.

Investir é um jogo em que decisões racionais e ponderadas costumam ficar em segundo plano em relação às ações motivadas pelas emoções.

O que impulsiona o preço das ações para cima ou para baixo não são as forças econômicas impessoais ou a mudança nos eventos, mas as reações humanas a esses acontecimentos. O problema constante do especulador ou analista é como separar os fatos econômicos frios e duros dos sentimentos bastante calorosos das pessoas que lidam com esses fatos.

Confira também:

2 – Evite dicas

A fortuna de Baruch continuou a crescer durante o mercado altista da década de 1920. Mas, por sorte, ele evitou o crash de 29.

Fora de meu antigo escritório em Wall Street, costumava haver um velho mendigo a quem eu frequentemente dava gratificações. Um dia, durante a loucura de 1929, ele me interrompeu e disse: “Tenho uma boa dica para você”.

Baruch aprendeu desde cedo que as “dicas” se tornam mais prevalentes quando os mercados estão em alta. Infelizmente, as dicas funcionam por um tempo, pelo menos, simplesmente porque o mercado está crescendo. O que atrai mais pessoas para os mercados.

Para Baruch, foi mais um sinal da loucura da época. Quando o mercado quebrou, ele já havia vendido tudo e mudou para o caixa.

Portanto, atenção: Cuidado com barbeiros, esteticistas, garçons – de qualquer pessoa – que trazem presentes de informações “privilegiadas” ou “dicas”.

3 – Faça sua própria pesquisa

Antes de comprar uma ação, descubra tudo o que puder sobre a empresa, sua administração e concorrentes, seus ganhos e possibilidades de crescimento.

Portanto, se você é um investidor que gosta de ser autossuficiente, deve considerar a possibilidade de se tornar seu próprio analista de ações. Com um grande ponto de interrogação pairando sobre a credibilidade de alguns analistas, é sempre melhor aprender você mesmo.

4 – Não tente cronometrar o mercado

Não tente comprar na baixa e vender na alta. Isso não pode ser feito – exceto por mentirosos.

Como investidor, você deve sempre manter a cabeça fora do conceito de “cronometrar o mercado”. Isso pode ajudá-lo a ficar longe de terríveis solavancos. Além disso, se você olhar para os retornos de longo prazo pequenas variações de preço não farão uma grande diferença.

Não há atalho para se tornar rico ou financeiramente estável. Então você terá que manter sua paciência. Então use as oportunidades lançadas em você no cumprimento das metas financeiras em vez de tentar quebrar o código de previsão.

Portanto, não existe nenhuma razão para cronometrar o mercado. Então atenha sua análise e invista sistematicamente.

5 – Aprenda com seus erros

Aprenda como lidar com suas perdas de forma rápida e limpa. Não espere estar certo o tempo todo. Se você cometeu um erro, corte suas perdas o mais rápido possível.

Poucas coisas são mais difíceis de fazer. O principal obstáculo está em nos desvencilharmos de nossas próprias emoções.

Baruch não estava imune ao problema. Em seu livro de memórias, Baruch: My Own Story, ele compartilha várias histórias de seus fracassos. Sua incapacidade de reduzir suas perdas é um tema recorrente.

Em vez de admitir seu erro com uma pequena perda, ele agrava o problema. Ele vende uma posição na qual ganhou dinheiro, para colocar mais dinheiro em uma aposta perdida.

Na verdade, um de seus maiores fracassos veio em 1905 – uma aposta de que os preços do café subiriam. Sua teoria se baseava no fato de que o Brasil havia limitado o plantio alguns anos antes – a oferta não acompanharia a demanda.

Acontece que ele estava errado. 1906 produziu uma safra abundante de café. O preço do café caiu.

Um dos piores erros que alguém pode cometer é segurar cegamente e se recusar a admitir que seu julgamento foi errado. Baruch falhou em dar ouvidos ao seu próprio aviso. O que é pior, ele fez sua aposta usando uma conta de margem na esperança de aumentar seus retornos. Ele só precisava do café para subir alguns centavos para fazer uma pequena fortuna. Em vez disso, agravou suas perdas.

Em vez de cortar seus prejuízos na hora, ele vendeu ações da Canadian Pacific – com um lucro razoável – para cobrir sua margem de custo crescente sobre o café. Foi só depois que ele vendeu todas as suas ações da Canadian Pacific que ele finalmente voltou a si.

Seu erro custou-lhe $ 800.000! Em 1905! Ele sabia mais e ainda fazia tudo errado.

Está gostando? Então recomendo ler:

6 – Não diversifique demasiadamente

Não compre muitos ativos diferentes. Melhor ter apenas alguns investimentos que possam ser observados.

Esse conceito é válido para alguns investidores chamados de “investidores ativos” ou “empreendedores”, ou seja, aqueles que querem obter retornos (alpha) acima da média do mercado.

Aqui eu quero chamar atenção para uma exceção. Há uma grande razão para diversificar demais: Segurança. Comprar um grande número de ações ajuda a espalhar riscos de investimento em muitos instrumentos. Isso é o que investidores defensivos costumam fazer (e eu me incluo aqui)

Se você diversificar seu portfólio com várias ações, é menos provável que você experimente grandes quedas. Isso porque a possibilidade de todas as ações terem um desempenho inferior em um determinado momento é muito menor. Quando algumas de suas ações estão passando por momentos difíceis, outras podem estar em um desempenho melhor.

Assim, a diversificação eficiente ajuda a manter um desempenho consistente do portfólio global.

Leia também:

  • Diversificação ou Concentração: Qual é a melhor estratégia ao montar uma carteira de ações?

7 – Reavalie sua carteira periodicamente

Faça uma reavaliação periódica de todos os seus investimentos para ver se os desenvolvimentos em constante mudança alteraram suas perspectivas.

Apesar de não recomendar a manutenção ativa de sua carteira, ou mesmo desinvestir para rebalancear, é importante para você acompanhar o desempenho ou alterar o curso em momentos específicos.

Por exemplo, é natural ao longo da vida que tenhamos objetivos específicos, como uma viagem, comprar um imóvel ou trocar de carro. Nesse momento, investir em renda fixa torna-se atrativo, pois é um recurso que você vai precisar em curto ou médio prazo.

8 – Evite custos e tributos desnecessários

Estude sua posição fiscal para saber quando você pode vender com maior vantagem.

Quando você fica comprando e vendendo muito você fica sujeito a custos de spread, taxas e impostos. Além desses custos diretos, tem o custo de simplesmente errar e sair de investimentos que se mostraram bons no futuro.

Aliás, particularmente eu acho complicado vender e se desfazer de ações. É mais fácil parar de aportar naquele ativo e acompanhar, com o passar dos anos, se a empresa realmente perdeu valor. Mesmo assim, vender deve ser a última coisa a se fazer.

9 – Possua uma reserva em caixa

Sempre mantenha uma boa parte do seu capital em uma reserva de caixa. Nunca invista todos os seus fundos.

Segunda Bernard Baruch, uma reserva de dinheiro era um mantra de sua filosofia depois que algumas “reversões juvenis” o colocaram em apuros. Ele foi pego muitas vezes totalmente investido, superalavancado e forçado a vender posições para cobrir sua margem.

A posição de caixa deu-lhe opções para cobrir erros e deixá-lo dormir melhor à noite.

10 – Atenha-se ao que você entende

Não tente ser um macaco de todos os investimentos. Atenha-se ao campo que você conhece melhor.

Investir no que você sabe significa escolher empresas com produtos e modelos de negócios que você entende. Isso não exige que você tenha um MBA, no entanto. Procure na internet por Ronald Read e você entender. Read era um zelador sem educação financeira formal. Quando ele morreu, ele possuía uma carteira que valia milhões de dólares, e só tinha isso porque ele tinha investido por décadas em empresas blue-chips cujos nomes ele reconhecia.

É muito mais fácil avaliar produtos e serviços que você conhece em comparação com aqueles que você não conhece. Como usuário de produto, você tem uma perspectiva importante: você sabe quando um produto cumpre suas promessas de marketing e quando não cumpre. Você já tem uma opinião sobre como esse produto agrega valor à sua vida, quantas vezes você compraria e quanto você está disposto a pagar por ele.

Investir em produtos e serviços familiares não substitui pesquisar sobre empresas, fazer escolhas lógicas e acompanhar o desempenho ao longo do tempo. Um complementa o outro.

Confira mais artigos sobre filosofias de investimento:

Conclusões

Neste artigo vimos 10 lições de Bernard Baruch para investir em empresas bem sucedidas Foram elas:

  1. Nunca especule
  2. Evite dicas
  3. Faça sua própria pesquisa
  4. Não tente cronometrar o mercado
  5. Aprenda com seus erros
  6. Não diversifique demasiadamente
  7. Reavalie sua carteira periodicamente
  8. Evite custos e tributos desnecessários
  9. Possua uma reserva em caixa
  10. Atenha-se ao que você entende

A vida de todo grande investidor nem sempre é recheada de sucessos e grandes retornos. Na verdade, eles fracassaram em muitas decisões também. Aprender com os grandes investidores é uma chance única para que nós, pequenos investidores, possamos evoluir e nos desenvolver para ter sucesso no longo prazo.

Bons investimentos!

Fontes de consulta

  • https://novelinvestor.com/bernard-baruchs-investing-rules
  • https://thereformedbroker.com/2013/02/17/bernard-baruchs-10-rules-of-investing/

Leitura recomendada

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de