10 Atributos de Grandes Investidores por Michael Mauboussin

Michael Mauboussin
4.5/5 - (4 votes)
Michael Mauboussin
Descubra os 10 atributos indispensáveis para todos investidores, por Michael Mauboussin.

Michael Mauboussin, é uma das mentes brilhantes que há muito decifrou o código dos investidores de sucesso.

Segundo Mauboussin, os grandes mestres muitas vezes parecem possuir uma varinha mágica que lhes permite tomar decisões sábias e colher recompensas substanciais.

O que os diferencia do resto de nós?

A resposta pode estar nos atributos que eles cultivam e aprimoram ao longo do tempo.

Em seu trabalho notável “Reflexões sobre os Dez Atributos dos Grandes Investidores”, Mauboussin destila décadas de sabedoria em uma série de princípios que moldam a jornada dos investidores notáveis.

Mauboussin é um investidor em valor altamente bem-sucedido e, portanto, o processo que ele expôs em sua nota é uma grande ajuda para qualquer investidor sério que busque um processo de investimento vencedor.

Sobre Michael Mauboussin

Michael Mauboussin é um estrategista de investimentos, autor e professor de finanças na Columbia Business School. Ele é atualmente o chefe de pesquisa da Consilient Research na Counterpoint Global, Morgan Stanley Investment Management.

Mauboussin já foi diretor de pesquisa na BlueMountain Capital, chefe de estratégias financeiras globais no Credit Suisse e estrategista-chefe de investimentos na Legg Mason Capital Management.

Mauboussin escreveu famosos livros, dentre eles Expectation Investinge More Than You Know: Finding Financial Wisdom in Unconventional Places, que foi nomeado um dos 100 melhores livros de negócios de todos os tempos pela 800-CEO-Read.

Ele é um dos principais especialistas em teoria de sistemas complexos e é presidente emérito do conselho de administração do Santa Fe Institute, um centro líder de pesquisa multidisciplinar em teoria de sistemas complexos.

10 Atributos de Grandes Investidores por Michael Mauboussin

O yoga ensina muito sobre investimentos.

Como um grande mestre de yoga explicou uma vez “yoga não é sobre movimentos rápidos, mas longas pausas. Desacelere, acalme-se, não se apresse e confie no processo.”

A coisa sobre yoga – ou qualquer exercício – é que não há uma zona de conforto.

Mas se você tem um processo sólido e o pratica diligentemente, com o tempo ele começa a funcionar para você.

O ato de investir seu dinheiro, como eu percebo, não é muito diferente de praticar yoga.

Um processo superior e grandeza muitas vezes andam de mãos dadas no yoga e também no investimento. Para investidores sérios, portanto, é aconselhável aprender a confiar no processo que gera resultados de investimento vencedores.

Uma dessas estruturas de processo testadas pelo tempo está destilada na obra Reflexões sobre os Dez Atributos dos Grandes Investidores“, de Michael Mauboussin.

O investidor e blogueiro Safal Niveshak escreveu um artigo onde traz uma resenha dos dez atributos que Mauboussin expôs em suas notas.

Vamos conferir então.

1 – Entenda de Contabilidade e Seja Capaz de Trabalhar com Números

Um dos atributos mais cruciais para o sucesso de um investidor é a capacidade de lidar com números de forma eficaz.

Para atingir essa habilidade, é fundamental possuir um conhecimento sólido em contabilidade e a aptidão para analisar as demonstrações financeiras essenciais.

Não é necessário ser um contador profissional, mas ter uma noção dos números é fundamental.

Afinal, os números não se limitam a fornecer informações sobre o passado e o presente de uma empresa; eles também revelam sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes e indicam a direção que ela provavelmente tomará no futuro.

Iniciar sua jornada com um livro de contabilidade de nível básico pode ser um excelente ponto de partida para adquirir fluência nessa linguagem empresarial. Segue algumas sugestões de livros:

2 – Entenda o Valor

O investimento bem-sucedido requer uma estimativa do valor intrínseco do negócio. Sem isso, qualquer esperança de sucesso consistente como investidor é apenas isso: esperança.

Uma das regras indiscutíveis do investimento é que o valor presente do fluxo de caixa livre futuro determina o valor de um ativo financeiro.

Isso é verdade para ações, títulos e imóveis.

Agora, apesar do fato de que a avaliação é um exercício desafiador para os investidores, porque cada fator de valor – fluxos de caixa, seu momento e risco – é baseado em expectativas.

Mas você pode tornar o processo melhor fazendo o que Mauboussin sugere – Grandes investidores em valor se concentram em entender a magnitude e a sustentabilidade do fluxo de caixa livre.

Os fatores que um investidor deve considerar incluem:

  • Ciclo de vida da indústria
  • Posição competitiva de uma empresa dentro de sua indústria
  • Barreiras à entrada
  • Economia do negócio
  • Habilidade da administração em alocar capital

3 – Entenda Como a Empresa Ganha Dinheiro

Os investidores que conquistam o sucesso têm um truque na manga: eles compreendem profundamente as empresas nas quais investem.

Em outras palavras, eles podem explicar em detalhes como uma empresa gera receita, o que impulsiona sua lucratividade e se ela mantém uma vantagem competitiva sustentável.

Isso é um verdadeiro contraste em relação à maioria, que busca dicas prontas em vez de investir tempo e esforço na compreensão das empresas que desejam ter em sua carteira.

Para entender como uma empresa lucra, tudo o que você precisa fazer é responder a algumas questões essenciais:

  • A operação da empresa é fácil de entender e executar? Empresas complexas muitas vezes enfrentam desafios difíceis de superar para seus gestores.
  • A empresa registrou um histórico de aumento consistente nas vendas e nos lucros por ação (EPS) nos últimos 5-10 anos? A consistência é mais valiosa do que o crescimento rápido.
  • É possível prever que a empresa estará lucrativa e ativa daqui a 10 anos? Isso sugere que há uma demanda contínua por seus produtos ou serviços.
  • A empresa possui uma vantagem competitiva sustentável? Isso inclui poder de precificação, margens brutas saudáveis, liderança em relação aos concorrentes e barreiras sólidas para novos entrantes no mercado.
  • Como é a gestão, considerando os recursos disponíveis? Avalie a alocação de capital, o retorno sobre o patrimônio líquido, a governança corporativa e o desempenho em comparação com a concorrência.
  • A empresa depende constantemente de despesas em investimentos de capital (capex) e capital de giro para expandir seus negócios? Empresas que têm que gastar continuamente nesses setores são como correr em uma esteira, o que não é uma posição vantajosa.
  • A empresa gera mais caixa do que consome? Empresas geradoras de caixa têm uma maior probabilidade de sobreviver e prosperar, mesmo em condições econômicas adversas.

Ao responder a essas perguntas, mantenha a simplicidade como sua aliada.

Se você não consegue entender como uma empresa gera receita, não perca seu precioso tempo e energia com ela; siga em busca de uma empresa que você possa realmente compreender.

Investir é como desvendar um quebra-cabeça fascinante, e cada empresa é uma peça desse quebra-cabeça – escolha sabiamente!

Recomendo a leitura:

4 – Compare Expectativas versus Fundamentos

Mauboussin sugere que o que realmente separa os grandes investidores de todos os outros é sua habilidade em comparar os “fundamentos” de uma determinada empresa (ou seja, crescimento de vendas, margens de lucro, estrutura de capital, etc.) com as “expectativas” implícitas pelo preço de suas ações.

Os fundamentos capturam uma noção do desempenho financeiro futuro de uma empresa.

Os impulsionadores de valor, incluindo o crescimento das vendas, as margens de lucro operacional, as necessidades de investimento e o retorno sobre o investimento, moldam os fundamentos.

As expectativas refletem o desempenho financeiro implícito no preço das ações.

Uma maneira de fazer isso é realizando uma análise reversa do Fluxo de Caixa Descontado, cujo objetivo é obter o valor intrínseco para corresponder ao preço atual da ação – para descobrir quais são as estimativas de crescimento do fluxo de caixa livre (FCL) que o mercado de ações está precificando na ação.

Então, em vez de tentar estimar como os FCLs futuros podem parecer nos próximos dez anos, a ideia é estimar o nível de crescimento atualmente implícito no preço das ações e, em seguida, antecipar corretamente quaisquer mudanças que ainda não estejam totalmente refletidas nesse preço.

5 – Pense Probabilisticamente

Agora, este não é um hábito fácil de formar.

Uma importante qualidade que os investidores atribuem ao seu sucesso é a capacidade de considerar constantemente as probabilidades de vários resultados.

Quando se trata de investir, nada é certo.

O psicólogo matemático e colaborador de Daniel Kahneman, Amos Tversky disse uma vez que, ao lidar com probabilidades, a maioria das pessoas só tem três configurações – “vai acontecer”, “não vai acontecer” e “talvez”.

Agora, você não será capaz de alcançar muito sucesso como investidor se considerar as probabilidades de resultados futuros usando apenas essas três configurações.

De acordo com Mauboussin, deve-se buscar constantemente uma vantagem, que pode vir de um processo sólido de tomada de decisões, em vez do resultado sozinho.

A razão é que um determinado resultado pode não ser indicativo da qualidade da decisão.

Boas decisões às vezes resultam em maus resultados e más decisões levam a bons resultados. A longo prazo, no entanto, boas decisões pressagiam resultados favoráveis, mesmo que você esteja errado de tempos em tempos.

Um atributo importante que Mauboussin fala sobre grandes investidores e seu pensamento probabilístico é o seguinte:

Grandes investidores reconhecem outra realidade desconfortável sobre a probabilidade: a frequência da correção realmente não importa (média de rebatidas), o que importa é quanto dinheiro você ganha quando está certo versus quanto dinheiro você perde quando está errado (magnitude do evento).

Este conceito é muito difícil de colocar em operação por causa da aversão à perda, a ideia de que sofremos perdas aproximadamente duas vezes mais do que desfrutamos de ganhos de tamanho comparável. Em outras palavras, gostamos de estar certos muito mais do que de estar errados.

Mas se o objetivo é aumentar o valor de uma carteira, a magnitude do evento é o que importa.

Michael Mauboussin

Quando você tem um processo de investimento sólido e é capaz de entender bem o negócio subjacente, é quando você pode tomar melhores decisões probabilísticas.

E isso conta muito.

6 – Quando os Fatos Mudarem, Mude de Ideia

Certa vez perguntaram ao economista inglês John Maynard Keynes o que ele faria se os fatos mudassem. Ele respondeu:

Quando os fatos mudam, eu mudo de ideia. E você, o que faz?

John Maynard Keynes

É fácil se apaixonar tanto por suas ideias e é isso que o mantém preso em uma causa perdida.

A ação não sabe que você a possui.

Às vezes, os investidores levam a ideia de investimento de longo prazo ao extremo.

Eles esquecem que precisam reavaliar constantemente suas posições e mudá-las à medida que as situações exigem e novos dados se tornam disponíveis.

Os insights de Charlie Munger sobre isso são inestimáveis:

A capacidade de destruir suas ideias rapidamente em vez de lentamente é uma das coisas mais valiosas. Você tem que trabalhar duro nisso.

Pergunte a si mesmo quais são os argumentos do outro lado.

É ruim ter uma opinião da qual você se orgulha se não puder expor os argumentos para o outro lado melhor do que seus oponentes. Esta é uma grande disciplina mental.

Charlie Munger

Mauboussin escreve em sua nota:

Grandes investidores também atualizam seus pontos de vista à medida que novas informações chegam. A ideia é que você possa representar seu grau de crença sobre algo por uma probabilidade.

Quando novas informações chegam, você atualiza essa probabilidade.

A maneira formal de fazer isso é usar o Teorema de Bayes, que informa a probabilidade de que uma teoria ou crença seja verdadeira condicionada a algum evento acontecer.

Os melhores investidores entre nós reconhecem que o mundo muda constantemente e que todas as visões que temos são tênues. Eles buscam ativamente pontos de vista variados e atualizam suas crenças à medida que novas informações surgem.

O bom pensamento requer manter uma visão tão precisa do mundo quanto possível.

Michael Mauboussin

7 – Minimize os Erros devido a Vieses Comportamentais

O investimento bem-sucedido é 1% sobre o que você sabe e o que você compra, e 99% sobre como você se comporta.

Mas então, nós, humanos, não estamos programados para nos comportarmos bem, especialmente em áreas de incerteza (como investir).

Sofremos de inúmeros vieses cognitivos.

Curiosamente, por mais que leiamos sobre esses preconceitos e como eles enganam nossos cérebros com frequência, ainda nos apaixonamos por eles (culpe seu cérebro).

Portanto, a ideia de lidar com esses vieses não é tentar eliminá-los (ninguém não pode), mas tentar minimizar os erros causados por eles.

Verificar os preços das ações diariamente, concentrar-se no curto prazo, ler muitas notícias e entregar-se ao investimento em “mídia social” desencadeia muitos desses vieses.

Portanto, evitar ou minimizar essas atividades, ou seja, o ruído, minimizará automaticamente seus erros comportamentais. Posso garantir isso a partir da minha experiência pessoal ao longo dos anos.

Mauboussin escreve:

Grandes investidores são aqueles que geralmente são menos afetados pelo viés cognitivo do que a população em geral, aprendem sobre preconceitos e como lidar com eles e se colocam em um ambiente de trabalho que lhes permite pensar bem.

Michael Mauboussin

Alguns excelentes livros que lidam sobre finanças comportamentais são:

8 – Saiba a Diferença entre Informação e Influência

Mauboussin explica:

Investir é um exercício inerentemente social.

Como resultado, os preços podem passar de uma fonte de informação para uma fonte de influência. Isso já aconteceu muitas vezes na história dos mercados.

Tome o boom das pontocom como exemplo.

À medida que as ações da internet subiam, os investidores que possuíam as ações ficavam ricos no papel.

Isso exerceu influência sobre aqueles que não possuíam as ações e muitos deles acabaram suspendendo a crença e comprando também. Isso alimentou o processo.

A rápida ascensão do setor pontocom foi menos sobre expectativas fundamentadas sobre como a Internet mudaria os negócios e mais sobre como embarcar na onda.

Michael Mauboussin

Ele então sugere o que os grandes investidores fazem para superar isso:

Grandes investidores não são sugados para o vórtice da influência.

Isso requer a característica de não se importar com o que os outros pensam de você, o que não é natural para os seres humanos.

De fato, muitos investidores bem-sucedidos têm uma habilidade que é muito valiosa em investir, mas não tão valiosa na vida: um desrespeito flagrante pelas opiniões dos outros.

O sucesso implica considerar vários pontos de vista, mas, em última análise, moldar uma tese que seja ponderada e distante do consenso.

A multidão muitas vezes está certa, mas quando está errada você precisa da força psicológica para ir na contramão.

Michael Mauboussin

9 – Dimensione suas Posições Adequadamente

O sucesso em investir tem duas partes: encontrar sua vantagem e aproveitá-la totalmente através do dimensionamento adequado da posição (alocação).

Então, se você tem duas ideias com o mesmo retorno esperado, mas uma está em uma empresa financeira altamente alavancada e outra é uma empresa de produtos de consumo muito estável, você deve alocar substancialmente mais dinheiro para a última, porque deve haver um prêmio para a certeza.

Quase todos os investidores se concentram em encontrar essa vantagem, enquanto o dimensionamento da posição geralmente recebe muito menos atenção.

Mas, além de encontrar uma boa ideia com um alto grau de convicção, é preciso maximizar o retorno do mesmo para mover a agulha em um portfólio.

E isso só pode ser feito por meio de um dimensionamento de posição apropriado.

10 – Leia e Mantenha a Mente Aberta

Não posso enfatizar demais a importância da leitura aqui, pois já escrevi muito sobre isso.

Mauboussin escreve em sua nota:

Charlie Munger, da Berkshire Hathaway, disse que realmente gostou do ponto de Albert Einstein de que “o sucesso vem da curiosidade, concentração, perseverança e autocrítica. E por autocrítica, ele quis dizer a capacidade de mudar de ideia para que ele destruísse suas próprias ideias mais amadas.

Michael Mauboussin

A leitura é uma atividade que tende a promover todas essas qualidades.

Munger também disse:

Em toda a minha vida, não conheci pessoas sábias (em uma ampla área de assunto) que não lessem o tempo todo – nenhuma, zero.

Charlie Munger

Mauboussin explica:

Grandes investidores geralmente praticam alguns hábitos em relação à sua leitura.

Primeiro, eles alocam tempo para isso. Warren Buffett sugeriu que ele dedica 80% de seu dia de trabalho à leitura.

Observe que, se você está gastando tempo lendo, você não está fazendo outra coisa. Há trade-offs. Mas muitas pessoas bem-sucedidas estão dispostas a fazer da leitura uma alta prioridade.

Em segundo lugar, bons leitores tendem a assumir material em um amplo espectro de disciplinas. Não leia apenas nos negócios ou nas finanças.

Expanda o escopo para novos domínios ou campos. Siga sua curiosidade. É difícil saber quando uma ideia de um campo aparentemente díspar pode vir a calhar.

Por fim, faça questão de ler o material com o qual você não necessariamente concorda.

Encontre uma pessoa atenciosa que tenha uma visão diferente da sua e, em seguida, leia seu caso com cuidado. Isso contribui para ter a mente ativamente aberta.

Michael Mauboussin

Recomendo complementar sua leitura com:

Conclusões

Investir frequentemente coloca você na posição de enfrentar o equilíbrio delicado entre sorte e habilidade, e, em muitos casos, você se encontra mais perto do lado “sorte” desse espectro.

No entanto, isso de modo algum deve ser um motivo para desistir de investir, pois o acaso é uma variável inerente.

O segredo está em adotar uma mentalidade de longo prazo e aproveitar as probabilidades a seu favor. Aqui, no mundo dos investimentos, a chave para mudar sua “sorte” e trilhar o caminho seguro para o sucesso a longo prazo é um processo sólido.

Entretanto, mesmo com um processo sólido, é crucial exercer paciência e disciplina.

Ao fixar sua atenção apenas no resultado final, as chances de alcançá-lo diminuem. Em vez disso, ao concentrar-se no processo em si, você permite que os resultados se desdobrem naturalmente.

Portanto, uma lição crucial das notas de Mauboussin é que não se deve julgar as decisões, particularmente as suas próprias, com base apenas nos resultados obtidos.

O processo pelo qual essas decisões foram tomadas também desempenha um papel fundamental na trajetória do investidor rumo ao sucesso.

É a combinação do processo sólido e da perspicácia que molda os grandes investidores e os distingue na busca pela grandeza financeira.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

1 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.