Investimento em Crescimento de Dividendos: Estratégia para investir em empresas que pagam dividendos estáveis e crescentes

Investimento em Crescimento de Dividendos
4.3/5 - (3 votes)
Investimento em Crescimento de Dividendos
Aprenda o que é e como começar a e investir em empresas que pagam dividendos crescentes

O investimento em crescimento de dividendos é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais popular entre muitos investidores (principalmente nos Estados Unidos).

Implica a compra de ações de empresas com registro de pagamento regular e aumento de dividendos (note que são duas características importantes). Essa estratégia se torna uma bola de neve quando o investidor reinveste os dividendos nas ações da empresa — ou ações de outras empresas com registros de dividendos semelhantes.

Essa estratégia também trabalha com Buy & Hold e acumulo de patrimônio, porém foco dos ativos na carteira são de empresas pagadores de dividendos crescentes, de forma a potencializar o retorno composto da carteira ao longo de anos.

O que você vai aprender:

  • O que é a estratégia de investimento em crescimento de dividendos
  • Como analisar empresas para investir em dividendos crescentes
  • Quais armadilhas o investidor deve evitar ao seguir essa estratégia

Investimento em Crescimento de Dividendos: O que é e porque funciona no longo prazo

A estratégia de crescimento de dividendos, ou Dividend Growth Investing em inglês, consiste em investir em empresas que possuem um histórico comprovado de aumentos constantes em suas taxas de dividendos.

Em vez de se concentrar em empresas que oferecem o maior dividend yield (taxa de dividendos) no momento, nessa estratégia os investidores procuram empresas que tenham uma história de crescimento consistente de dividendos, indicando que a empresa está saudável financeiramente e tem uma perspectiva positiva para o futuro.

A ideia por trás da estratégia do investimento de crescimento de dividendos é que, ao investir em empresas com histórico comprovado de crescimento de dividendos, os investidores recebem uma renda crescente ao longo do tempo, que pode ser reinvestida para compor uma carteira diversificada e aumentar a rentabilidade ao longo do tempo.

Além disso, as empresas que pagam dividendos crescentes são geralmente consideradas mais estabelecidas e financeiramente saudáveis, o que pode aumentar a segurança do investimento.

Recomendo o artigo:

  • Buy and Hold: A melhor estratégia para investir em ações no longo prazo

Investir para Renda

Investir para obter renda significa investir em ações que fornecerão pagamentos regulares em dinheiro (dividendos).

As ações que pagam dividendos podem não oferecer um crescimento espetacular, mas são boas para uma infusão constante de dinheiro.

Que tipo de pessoa é mais adequada para ações de renda?

As ações de renda podem ser apropriadas para muitos investidores, mas são especialmente adequadas para os seguintes indivíduos:

  • Conservadores e iniciantes: esses investidores gostam de ver uma abordagem lenta, mas constante, para aumentar seu dinheiro enquanto recebem cheques regulares de dividendos. Investidores iniciantes que querem começar devagar também se beneficiam de ações de renda.
  • Aposentados: o investimento em crescimento é mais adequado para necessidades de longo prazo, enquanto o investimento em renda é mais adequado para as necessidades atuais. Os aposentados podem querer algum crescimento em suas carteiras, mas estão mais preocupados com a renda regular que pode acompanhar a inflação.

Lembrando que o acionista pode ser remunerado não só com dividendo, mas também com Juros Sobre Capital Próprio (no Brasil apenas), bonificação de ações, recompra de ações e até mesmo bônus de subscrição de novas ações.

Estratégia de investimento em crescimento de dividendos

Para investir em empresas com crescimento de dividendos, é possível seguir algumas características importantes:

  • Crescimento: Escolher empresas com histórico consistente de crescimento de rendimento de dividendos.
  • Proteção contra inflação: Optar por empresas cujo crescimento de dividendos seja igual ou superior à taxa de inflação.
  • Fundamentos saudáveis: Investir em empresas que possuam uma política de pagamento de dividendos eficiente, que não acumulem dívidas ou capital.
  • Diversificação: Diversificar em empresas de diferentes indústrias, para evitar impactos negativos em caso de queda em um setor específico.
  • Buy & Hold: Adotar a estratégia de Buy & Hold, reinvestindo os dividendos para aumentar os retornos no longo prazo.

É importante lembrar que cada investidor tem suas metas individuais, situação financeira e tolerância ao risco, o que pode levar a diferentes abordagens para a estratégia de investimento.

Embora as empresas com crescimento de dividendos sejam conhecidas por sua baixa volatilidade, é preciso ter em mente que nenhum investimento (nem mesmo o pagamento de dividendos) é garantido.

Rendimento x Crescimento de dividendos

O rendimento de dividendos de uma ação pode dizer aos investidores quanto a empresa oferece em dividendos em comparação com o preço das ações.

Tanto o dividend yield quanto a taxa de crescimento são importantes para os investidores por diferentes razões.

O dividend yield indica quanto uma ação está pagando atualmente em dividendos em comparação com o preço das ações, enquanto a taxa de crescimento ajuda os investidores a analisar as tendências de dividendos de uma empresa ao longo do tempo.

Você deve procurar investir em empresas que aumentem os dividendos como tempo.

Para encontrar ações de crescimento de dividendos pode envolver a análise de empresas estáveis com histórico de crescimento, bem como calcular (ou encontrar) sua taxa de crescimento de dividendos.

Índice de Aristocratas de Dividendos, que acompanha as empresas americanas que ofereceram dividendos crescentes nos últimos 25 anos consecutivos, é um recurso útil para rever ações pagadoras de dividendos com potencial de crescimento.

De acordo com o índice, as empresas assim provaram que podem navegar com sucesso em bolhas imobiliárias, crises econômicas, recessões, crises financeiras, volatilidade e até mesmo pandemias sem interromper os avanços.

Calculando a taxa de crescimento de dividendos

A taxa de crescimento de dividendos de uma ação é uma equação baseada em porcentagem que diz aos investidores o quanto os dividendos dessa ação cresceram ao longo de um período de tempo. À medida que uma empresa cresce, pode aumentar os dividendos pagos aos investidores, o que pode indicar estabilidade.

A taxa de crescimento de dividendos é calculada dividindo o dividendo anual de uma ação em qualquer ano pelo dividendo anual do ano anterior, subtraindo 1.

Taxa de crescimento de dividendos = [Dividendo anual atual / dividendo anual do ano anterior] – 1

Por exemplo, digamos que o dividendo anual atual de uma empresa é de R$ 2,20 por ação, mas no ano passado a empresa ofereceu R$ 2,05 por ação. A taxa de crescimento de dividendos seria de 7,3%.

Para encontrar a taxa de crescimento de dividendos ao longo de uma série de anos, basta utilizar a média da variação da taxa de crescimento de dividendos individual para cada ano em questão.

Recomendo a leitura:

  • Gestão de Risco: Como podemos identificar e diminuir os riscos nos investimentos
  • Volatilidade: Como a alocação de ativos e diversificação podem ajudar a lidar com ela

Riscos de investimento em crescimento de dividendos

Nenhuma estratégia de investimento é sem risco, e isso inclui o investimento em crescimento de dividendos.

Nada é garantido. Não há nada que garanta que os dividendos não serão cortados no futuro ou que os preços das ações não cairão.

Se os investidores optarem por reinvestir dividendos e comprarem ações adicionais, em vez de colocar esse rendimento passivo para trabalhar em outro lugar, os impactos de uma queda inesperada no preço das ações poderiam ser amplificados. 

Investimentos em crescimento de dividendos são investimentos de longo prazo. 

Para os investidores que procuram reconhecer um crescimento significativo em um curto período de tempo, as ações de crescimento de dividendos podem não ser o ajuste certo. Os investimentos em crescimento de dividendos são geralmente populares entre os investidores de longo prazo.

Analisando Ações que Pagam Dividendos

Investimento em Dividendos Crescentes

Se você está pensando em ganhar renda com ações, provavelmente está pensando em dividendos.

Sendo assim, é importante criar alguns checklists e fazer análises adequadas de quais empresas deve se investir.

Examine a Regularidade dos Dividendos

Ao investir em ações que pagam dividendos, é importante examinar a regularidade do pagamento desses dividendos.

No mercado americano, é normal receber um fluxo constante de dividendos trimestrais. Essa constância e regularidade no pagamento de dividendos é o que torna as empresas americanas escolhas óbvias para se investir.

Isso pode ser um privilégio para o investidor, mas é preciso estar ciente de que as taxas de dividendos não são garantidas e podem variar. Algumas empresas podem até interromper o pagamento de dividendos em casos extremos, o que pode ser prejudicial para o investidor que depende desse fluxo de renda.

No entanto, a maioria das empresas que emitem dividendos os mantém indefinidamente e, na verdade, aumentam os pagamentos de dividendos de tempos em tempos.

Além disso, historicamente, os aumentos de dividendos igualaram ou excederam a taxa de inflação, o que significa que os investidores podem esperar um crescimento contínuo em seu fluxo de renda.

Em resumo, as ações que pagam bons dividendos são uma opção atraente para investidores que buscam renda passiva e estabilidade financeira. Mas é preciso ficar atento aos riscos e monitorar constantemente a saúde financeira das empresas em que se investe.

Examine o Dividend Yield

A principal coisa a procurar na escolha de ações de renda é o dividend yield (rendimento dos dividendos): a taxa percentual de retorno paga em uma ação na forma de dividendos.

Observar o rendimento de dividendos de uma ação é a maneira mais rápida de descobrir quanto dinheiro você ganhará com uma determinada ação de renda versus outras ações que pagam dividendos (ou mesmo outros investimentos, como uma conta bancária).

O dividend yield é calculado da seguinte forma:

Dy = Dividendo Pago / Valor da Ação

É muito comum páginas de informações financeiras mostrarem o dividend yield junto com o preço da ação e o dividendo anual. O dividend yield mostrado é sempre calculado como se você tivesse comprado a ação naquele determinado dia.

Com base na oferta e na demanda, os preços das ações mudam todos os dias (quase a cada minuto!). Se o preço das ações muda todos os dias, o rendimento também muda.

Se você deveria ter ações da Companhia XYZ um mês atrás a R$ 20 por ação com um dividendo anual de R$ 1, seu rendimento é de 5%. Mas se a Companhia XYZ está sendo vendida por R$ 40 por ação hoje, o rendimento cotado seria de 2,5%.

O dividendo foi cortado pela metade?! Na verdade, não. Você ainda está recebendo 5% porque comprou a ação a R$ 20 em vez dos atuais R$ 40; o dividend yield é cotado para investidores que compram a Companhia XYZ hoje.

Os investidores que compram ações da Companhia XYZ hoje pagariam R$ 40 e receberiam o dividendo de R$ 1; o rendimento mudou para 2,5%, que é o rendimento que eles mantêm.

Portanto, embora a Companhia XYZ possa ter sido um bom investimento de renda para você há um mês, não é uma escolha tão boa hoje porque o preço das ações dobrou, reduzindo o rendimento pela metade.

Novamente, embora o dividendo não tenha mudado, o rendimento mudou drasticamente por causa da mudança no preço das ações.

Você não deve parar de acompanhar as empresas de dividendos depois de adquiri-las. Você pode ter feito uma ótima escolha que lhe dá um ótimo dividendo, mas isso não significa que será assim indefinidamente.

Monitore o progresso da empresa enquanto estiver em seu portfólio.

Examine o Payout Ratio

O pay-out ratio (ou taxa de pagamento, em português) é simplesmente uma maneira de descobrir qual porcentagem dos lucros da empresa está sendo paga na forma de dividendos.

As pessoas preocupadas com a segurança de sua receita de dividendos devem observar regularmente o índice de pagamento. Geralmente, um índice de pagamento de dividendos de 60% ou menos é seguro.

Obviamente, quanto menor a porcentagem, mais seguro é o dividendo. Digamos que a empresa tenha um faturamento anual de R$ 1 milhão de reais. Dividendos totais de R$ 500.000 devem ser pagos, e a empresa tem 1 milhão de ações em circulação.

Usando esses números, você sabe que a UMC tem lucro por ação (EPS) de R$ 1,00 (R$ 1 milhão em lucro dividido por 1 milhão de ações) e que paga um dividendo anual de 50 centavos por ação (R$ 500.000 dividido por 1 milhão de ações).

O índice de pagamento de dividendos é de 50% (o dividendo de 50 centavos é 50% do EPS de R$ 1,00). Essa é uma proporção saudável de pagamento de dividendos porque, mesmo que os lucros da empresa caíssem 10% ou 20%, ela ainda teria muito espaço para pagar dividendos.

Tenha em mente que os ganhos de uma empresa não são necessariamente dinheiro. Observar o fluxo de caixa das operações versus os lucros é outra maneira de medir a segurança dos dividendos.

Exame os Fundamentos da empresa

Ao avaliar as ações que pagam dividendos, é importante considerar não apenas a taxa de pagamento de dividendos, mas também a saúde financeira da empresa.

Se a empresa não estiver em uma posição financeira forte, pode ser que ela não consiga pagar dividendos consistentes no futuro.

Se você está buscando investir em ações que pagam dividendos, certifique-se de monitorar regularmente a solidez financeira das empresas em que está investindo.

Essa é a melhor maneira de garantir que você possa receber renda passiva regular e estável ao longo do tempo.

Examine a classificação do rating de uma empresa

A classificação do rating de uma empresa é muito importante para os investidores em ações que pagam dividendos. A classificação de títulos oferece informações sobre a solidez financeira da empresa.

Os títulos são avaliados pela qualidade pelas mesmas razões que as agências de consumo avaliam produtos como carros ou torradeiras.

A Standard & Poor’s (S&P) é a principal agência de classificação independente que analisa os emissores de títulos. Ele analisa o emissor de um título e faz a pergunta “O emissor do título tem força financeira para pagar o título e os juros conforme estipulado na escritura do título?”

Se a classificação do título for boa, a empresa é forte o suficiente para pagar suas obrigações, que incluem despesas, pagamentos de dívidas e dividendos. Se uma agência de classificação de títulos der à empresa uma classificação alta (ou se ela aumentar a classificação), isso é um ótimo sinal para qualquer pessoa que detenha a dívida da empresa ou receba dividendos.

Por outro lado, uma classificação rebaixada indica que a saúde financeira da empresa está se deteriorando, enquanto uma classificação ruim de títulos significa que a empresa está tendo dificuldades para pagar suas obrigações.

A classificação mais alta emitida pela S&P é AAA. As notas AAA, AA e A são consideradas “grau de investimento” ou de alta qualidade. Bs e Cs indicam uma nota ruim, enquanto qualquer coisa abaixo disso é considerada muito arriscada (os títulos são chamados de junk bonds).

Procure setores propícios ao pagamento de dividendos

Empresas que pagam generosos dividendos tendem a estar em indústrias consolidadas com fluxos de caixa estabelecidos e menos ênfase no financiamento ou na criação de novos produtos e serviços.

Comece procurando por empresas de utilidade pública (energia elétrica e saneamento), financeiras e fundos imobiliários/REITs – duas indústrias estabelecidas com histórico comprovado – para ações de alto dividendo.

Você não encontrará muitas ações que pagam dividendos na indústria de tecnologia ou biotecnologia; as chances são de que você nem vai encontrar um!

A razão é que esses tipos de empresas precisam de muito dinheiro para financiar projetos caros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para criar novos produtos. Sem P&D, a empresa não pode criar novos produtos para impulsionar as vendas, o crescimento e os lucros futuros.

Tecnologia da Informação, biotecnologia e outras indústrias inovadoras são melhores para investidores em crescimento, pois geralmente essas empresas não distribuem seus dividendos, pois estão preocupadas em reinvestir seu negócio e crescer.

Alguns setores que historicamente têm oferecido dividendos crescentes no Brasil incluem:

  1. Energia elétrica: As empresas de energia elétrica têm uma base de receita estável e são conhecidas por pagarem dividendos consistentes aos seus acionistas.
  2. Financeiro: As instituições financeiras, incluindo bancos, corretoras de valores e seguradoras, têm uma base de receita diversificada e são conhecidas por pagarem dividendos regulares aos seus acionistas.
  3. Telecomunicações: As empresas de telecomunicações têm uma base de receita estável e são conhecidas por pagarem dividendos regulares aos seus acionistas.

As concessionárias geram um grande fluxo de caixa, que inclui o dinheiro da receita (venda de produtos e/ou serviços) e outros itens (como a venda de equipamentos, por exemplo). Esse fluxo de caixa é necessário para cobrir despesas, incluindo dividendos.

Empresas de utilidades pública são consideradas o tipo mais comum de ações para dividendos, e muitos investidores têm pelo menos uma em suas carteiras.

Investir em sua própria concessionária local não é uma má ideia. Pelo menos você sabe que, ao pagar sua conta de energia, está ajudando pelo menos um investidor.

Empresas com Forte Vantagem Competitiva

Grandes empresas com fortes vantagens competitivas tendem a ser capazes de gerar fluxos de caixa mais fortes durante recessões. Isso permite que eles ganhem participação de mercado enquanto as empresas mais fracas lutam para permanecer vivas.

Acreditamos que as ações pagadoras de dividendos superam as ações que pagam não-dividendos por três razões:

  1. Fluxo de caixa estável e crescente: Uma empresa que paga dividendos provavelmente estará gerando lucros ou fluxos de caixa para que possa pagar dividendos aos acionistas. Isso exclui start-ups que não geram receitas e empresas falidas. Em suma, exclui ações de empresas mais arriscadas.
  2. Excelente retorno sobre o capital investido: Uma empresa que paga dividendos consistentes deve ser mais seletiva com os projetos de crescimento que assume porque uma parte de seus fluxos de caixa estão sendo pagos como dividendos. Examinar sobre decisões de alocação de capital provavelmente aumenta o valor dos acionistas.
  3. Dividendos crescentes e ininterruptos: Ações que pagam dividendos estão dispostas a recompensar os acionistas com pagamentos em dinheiro. Isso é um sinal de que a administração é amigável aos acionistas.

Os Aristocratas de Dividendos historicamente superaram o mercado e outras ações pagadoras de dividendos porque são, em média, negócios de maior qualidade.

Um negócio de alta qualidade deve superar um negócio medíocre durante um longo período de tempo, sendo todas as outras coisas iguais.

Fundos de investimento imobiliário (FIIs e REITs)

FIIs (Fundos Imobiliários) e REITs (Real Estate Investment Trusts) são instrumentos financeiros que permitem aos investidores investir em imóveis. O primeiro ocorre no Brasil, enquanto o segundo nos Estados Unidos.

Ambas as opções podem ser fontes de renda por meio de dividendos. Porém, existem algumas diferenças importantes entre os dois:

  1. Jurisdição: FII são comumente encontrados no Brasil, enquanto REITs são mais comuns nos Estados Unidos e em outros países.
  2. Propriedade Imobiliária: FII investe em uma ampla gama de imóveis, incluindo edifícios comerciais, residenciais e de escritórios. REITs, por outro lado, normalmente se concentram em imóveis comerciais, como shoppings centers, prédios corporativos e imóveis de renda.
  3. Tributação: FII estão sujeitos a tributação de renda, enquanto REITs normalmente são isentos de impostos, desde que distribuam pelo menos 90% de seus lucros em forma de dividendos aos investidores.
  4. Estruturação: FII são estruturados como fundos de investimento, enquanto REITs são estruturados como empresas com ações negociadas publicamente. Isso significa que REITs possuem uma estrutura de governança mais formal e são sujeitos a regulamentações mais rigorosas.

FIIs e REITs são opções de investimento em imóveis diferentes, cada uma com suas próprias características e implicações fiscais. É importante que os investidores compreendam essas diferenças antes de escolher uma opção de investimento.

Você quer investir em crescimento de dividendos?

Investimento em Dividendos Crescentes.

Conforme vimos empresas que pagam dividendos crescentes, de maneira geral, tendem a ser líderes em seus setores, possuem fluxo de caixa resiliente e histórico consistente de retornos aos seus acionistas. 

Por outro lado, é normal de tempos em tempos as ações de empresas orientadas para o crescimento ganharem espaço e apresentarem maior performance em comparação às mais tradicionais.

Há muitas ações que não pagam dividendos que apresentaram um tremendo desempenho superior durante longos períodos de tempo, incluindo a Berkshire Hathaway e empresas de tecnologia como a Amazon.

De toda forma, dado perfil mais estável das empresas que pagam dividendos a anos, é razoável supor ou estimar um menor retorno esperado, afinal risco e retorno andam juntos no mercado.

Vantagens e desvantagens da investimento em crescimento de dividendos

A estratégia de investimento em crescimento de dividendos apresenta diversas vantagens, dentre as quais destacam-se:

  1. Renda passiva: os investidores podem receber uma renda regular por meio dos dividendos distribuídos pelas empresas investidas;
  2. Crescimento potencial: as empresas que adotam essa estratégia normalmente têm um histórico de crescimento sustentável e perspectivas positivas para o futuro, o que pode levar a um aumento no valor das ações;
  3. Estabilidade: empresas que pagam dividendos consistentes geralmente possuem uma estrutura financeira sólida e são líderes em seus setores, o que reduz o risco de perdas significativas;
  4. Foco no longo prazo: essa estratégia é mais adequada para investidores que buscam retornos a longo prazo e estão dispostos a esperar para colher os frutos do investimento;
  5. Mitigação de riscos: a combinação de renda passiva e potencial de crescimento pode ajudar a mitigar os riscos associados ao investimento em ações, tornando-o mais adequado para investidores conservadores ou moderados.

Contudo, é importante ficar atento as seguintes desvantagens:

  1. Risco de redução de dividendos: Embora as empresas possam ter um histórico de pagamento de dividendos consistentes, não há garantia de que isso continuará no futuro. As empresas podem enfrentar dificuldades financeiras ou decidir reinvestir seus lucros em vez de distribuí-los aos acionistas.
  2. Retornos menores em comparação com ações de crescimento: Empresas que pagam dividendos consistentes são frequentemente maduras e estabelecidas, o que pode limitar seu potencial de crescimento em comparação com ações de empresas em fase de crescimento.
  3. Dependência de setores específicos: Algumas indústrias podem ter uma tradição de pagar dividendos consistentes, enquanto outras podem preferir reinvestir seus lucros. Isso significa que a disponibilidade de ações de crescimento de dividendos pode ser limitada a setores específicos.
  4. Aumento da taxa de juros: Quando as taxas de juros aumentam, os investidores podem preferir investir em títulos de renda fixa em vez de ações que pagam dividendos, reduzindo a demanda e o valor das ações de crescimento de dividendos.
  5. Foco no curto prazo: Alguns investidores podem estar mais interessados ​​no pagamento de dividendos a curto prazo em vez de no crescimento sustentável a longo prazo da empresa. Isso pode levar a uma pressão indevida sobre as empresas para distribuir lucros em vez de reinvesti-los em crescimento futuro.

Dividendos crescentes é para você?

Há algo para chamar atenção aqui.

O investidor precisa entender que o dinheiro sai do caixa da empresa, ele não “surge do nada”. Ele é parte do capital da empresa que poderia ter sido reinvestido no negócio, para quitar dívidas ou mesmo adquirir concorrentes.

De toda forma, para quem busca menos emoções, investir com foco em dividendos , usando métricas adequadas, pode ser uma boa estratégia para o longo prazo. Lembrando sempre que não há garantia de retorno em renda variável.

Dito tudo isso, você deve sempre fazer suas analises ao investir, independe se o foco é dividendos ou não. Você não pode delegar essa responsabilidade e a ninguém.

Para ter algumas ideias de onde começar, você pode encontrar ações de crescimento de dividendos de alta qualidade no mercado americano usando as listas abaixo:

Se você chegou até aqui certamente se interessou pelo assunto e está pensando em investir seguindo essa estratégia.

Os dividendos são uma indicação de que a empresa é de alta qualidade e tem uma postura favorável aos acionistas. Isso significa que os executivos da empresa estão focados em criar valor para os acionistas e reconhecem que são eles – e não os executivos – que são os verdadeiros proprietários da empresa.

Essa crença é corroborada por muitos investidores em valor, incluindo Benjamin Graham, que escreveu o seguinte em seu livro “O Investidor Inteligente“:

Um dos testes mais persuasivos de alta qualidade é um registro ininterrupto de pagamentos de dividendos que remontam a muitos anos. Acreditamos que um registro de pagamentos contínuos de dividendos nos últimos 20 anos ou mais é um fator positivo importante no rating de qualidade da empresa. De fato, o investidor defensivo pode ser justificado em limitar suas compras àqueles que cumprem este teste.”

Benjamim Graham

Conclusões

A estratégia de investimento em crescimento de dividendos é uma abordagem de investimento de longo prazo que visa combinar a possibilidade de crescimento de capital com o recebimento de fluxo de caixa regular em forma de dividendos.

Neste tipo de estratégia, os investidores procuram empresas que possuam uma combinação de crescimento sustentável e pagamento de dividendos consistentes. Eles normalmente procuram por ações de empresas com uma história de crescimento de lucros, receitas e dividendos, bem como uma perspectiva positiva para o futuro.

Além disso, os investidores que seguem essa estratégia também consideram fatores como a qualidade da gestão, a estrutura financeira da empresa, o setor em que a empresa atua e sua vantagem competitiva de longo prazo.

O objetivo dessa estratégia é aproveitar o potencial de crescimento da empresa, enquanto se recebe uma renda regular de dividendos.

Embora a estratégia seja de longo prazo, os investidores tem o benefício adicional de reinvestir os dividendos, potencializando os retornos (pois deixam os juros compostos agirem). Isso pode levar tempo para produzir resultados.

É importante lembrar que o investimento em dividendos não é livre de riscos, pois empresas com histórico de pagamento crescente de dividendos podem enfrentar problemas e precisar cortar seus pagamentos.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://www.titan.com/articles/what-is-dividend-growth-investing
  • https://www.investopedia.com/articles/basics/04/072304.asp

*Créditos das imagens: kstudio no Freepik

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

1 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.