O que é investir

O que é Investir? Entenda a Importância dos Investimentos em Nossa Vida

O que é Investir? Qual seu significado? Parece uma pergunta besta, mas seu significado é essencial. Investir é muito mais do que simplesmente aplicar dinheiro em ativos financeiros. É um…

Leia mais »
Setor de Utilidade Pública

Setor de Utilidade Pública: Pilares para o funcionamento da sociedade moderna

O setor de utilidade pública desempenha um papel crucial no fornecimento dos serviços essenciais que sustentam o conforto e o funcionamento da sociedade moderna. Responsável por abastecer água potável, fornecer…

Leia mais »

Setor de Materiais Básicos: Explorando as empresas que sustentam a infraestrutura global

O setor de materiais básicos desempenha um papel fundamental na construção e manutenção da infraestrutura necessária para o funcionamento da sociedade moderna. Responsável por fornecer os elementos essenciais para a…

Leia mais »
setor energético

Setor Energético: Por dentro das empresas que produzem energia para mover a civilização

O setor energético desempenha um papel fundamental no funcionamento da sociedade moderna. O setor energético é responsável por fornecer a energia necessária para mover a civilização, impulsionar o desenvolvimento econômico…

Leia mais »
Juros sobre Capital Próprio

Juros sobre Capital Próprio x Dividendos: Entenda as Diferenças e Implicações

No mundo financeiro, muitos termos e conceitos podem parecer confusos à primeira vista, especialmente para aqueles que estão começando a investir ou administrar uma empresa. Dois termos comuns que frequentemente…

Leia mais »
Títulos Públicos

Como Funciona a Dinâmica dos Títulos Públicos

Compreender a dinâmica dos Títulos Públicos é fundamental para qualquer investidor interessado em diversificar seus investimentos ou mesmo criar objetivos específicos. Ao investir em Títulos Públicos, os indivíduos podem desfrutar…

Leia mais »
Investimentos e Inflação

Inflação e Investimentos: Como e por que ela pode afetar seus resultados financeiros

A inflação é um fenômeno econômico que exerce um impacto significativo em diversos aspectos da vida financeira de uma pessoa, incluindo seus investimentos. Ao investir, busca-se colocar o dinheiro para…

Leia mais »
Risco e Retorno

Risco e Retorno: Entenda os dois conceitos fundamentais para seus investimentos

Risco e retorno são conceitos inseparáveis quando se trata de investimentos. Investir é uma atividade que pode proporcionar oportunidades de crescimento financeiro, mas que também envolve riscos. Por isso, é…

Leia mais »
Crises Econômicas

Crises Econômicas: Conceito, causas e medidas de proteção

Crises econômicas são eventos temidos pelos investidores e pela sociedade em geral. Os crashs na bolsa de valores podem causar perdas financeiras significativas, abalar a confiança dos investidores e impactar…

Leia mais »
Ações versus Títulos

Ações x Títulos: Qual a diferença entre os ativos de renda variável e renda fixa

A fim de diversificar as suas participações globais, e assim reduzir o risco, a maioria dos investidores acabar com carteiras que contenham ações e títulos. As ações e títulos são…

Leia mais »
Setores da Bolsa

11 Setores do Mercado de Ações na Bolsa de Valores

Os setores do mercado na bolsa de valores são agrupamentos de ações que compartilham semelhanças significativas, frequentemente devido à sua atuação em indústrias afins. Atualmente existem 11 diferentes setores do…

Leia mais »

O que é Aluguel de Ações?

Existem formas de obter ganhos sem precisar vender os ativos e uma delas é o aluguel de ações. Apesar de poucos investidores conhecerem essa possibilidade, isso não significa que o…

Leia mais »
Lei da Oferta e da Demanda

Lei da Oferta e da Demanda: O que é, pra que serve e como afetam os mercados e investidores

A lei da oferta e da demanda é uma teoria que explica a interação entre os vendedores e compradores de um produto/serviço. A teoria define a relação entre o preço…

Leia mais »

Preço das Ações: O que move o valor das ações na bolsa de valores?

Se você já quis investir em ações, já deve ter escutado falar que elas estão em alta ou em baixa. E isso é muito comum de acontecer porque o preço das…

Leia mais »
Produto Interno Bruto

O que é o PIB e por que é tão importante para economistas e investidores?

O Produto Interno Bruto, mais conhecido como PIB, é um importante indicador monetário que reflete o desenvolvimento das atividades econômicas de um dado local em um período de tempo estipulado….

Leia mais »

Tripé Macroeconômico: O que é e qual sua importância para os investidores

Tripé macroeconômico são ferramentas que os governos utilizam para gerenciar o futuro da economia de um país. Vários fatores influentes no dia a dia de muitos brasileiros possuem suas origens…

Leia mais »

LCA/LCI x Tesouro Direto: Características e Diferenças

Pensando em investir em renda fixa e está em dúvida entre Tesouro Direto e LCI/LCA? As duas opções proporcionam valorização interessante, risco baixo e tipos diferentes de rendimento, prefixados e pós-fixados.

Leia mais »
Receita versus Lucro

Receita x Lucro: Qual a diferença?

Uma das perguntas mais básicas que as pessoas fazem quando estão olhando para um demonstrativo financeiro é: Qual é a diferença entre receita e lucro? Em poucas palavras, receita é…

Leia mais »
Microeconomia e Macroeconomia

Macroeconomia e Microeconomia: Entenda as forças econômicas que movem os mercados

Macroeconomia e microeconomia, e sua ampla gama de conceitos subjacentes, têm sido objeto de uma grande quantidade de trabalhos e estudos. Certamente você já deve ter visto em jornais, TV…

Leia mais »
Empresa de Capital Aberto na Bolsa

Vantagens e Desvantagens de uma Empresa ser de Capital Aberto

Para uma empresa ter suas ações negociadas publicamente, ela precisa necessariamente ser de capital aberto. Mas, o que significa ser de “capital aberto”? Uma empresa de capital aberto é uma…

Leia mais »