Círculo de Competência: Escolha investimentos que você entenda

Círculo de competência
5/5 - (5 votes)
Círculo de competência Warren Buffett
O círculo de competência enfatiza a importância de aderir ao que sabemos ao tomar decisões.

Um círculo de competência é a área que limita as habilidades ou conhecimentos de uma pessoa.

O modelo mental foi desenvolvido por Warren Buffett e Charlie Munger para descrever a limitação dos investimentos financeiros de uma pessoa em áreas onde um indivíduo pode ter conhecimento ou experiência limitada.

Dessa forma, o investidor deve se concentrar nas áreas onde se tem maior familiaridade e para enfatizar a importância de alinhar uma avaliação subjetiva da sua competência estimada com a competência real.

Charlie Munger acredita que os investidores que saem do que ele chama de “Círculo de Competência” podem facilmente se encontrar em grandes problemas. Dentro de um Círculo de Competência um determinado investidor possuirá a expertise e conhecimento que lhe darão vantagens significativas para o investimento em ações no longo prazo.

O que você vai aprender:

  • O que é círculo de competência?
  • Quais os limites do nosso círculo?
  • Como podemos expandir nosso círculo de competência?

Círculo de Competência: Atenha-se ao que você sabe

Diagrama do círculo de competência
Diagrama mostrando o círculo real de competência em comparação com o círculo percebido, para um indivíduo que superestima seu nível de competência.

O conceito de “Círculo de Competência” tem sido usado ao longo dos anos por Warren Buffett como uma forma de alertar os investidores para investir apenas em áreas que eles conheciam melhor. A origem do conceito aparecem em sua Carta de Acionistas de 1996:

O que um investidor precisa é a capacidade de avaliar corretamente as empresas selecionadas. Note essa palavra “selecionadas”.

Você não precisa ser um especialista em todas as empresas, ou mesmo em muitas. Você só tem que ser capaz de avaliar empresas dentro do seu círculo de competência. O tamanho desse círculo não é muito importante; saber seus limites, no entanto, é vital.

Warren Buffett

A ideia por trás do filtro Círculo de Competência é tão simples que é embaraçoso dizer isso em voz alta: quando você não sabe o que está fazendo, é mais arriscado do que quando você sabe o que está fazendo.

O que poderia ser mais simples?

E, no entanto, as pessoas muitas vezes não fazem isso.

Pessoas realmente inteligentes são vítimas desse problema. Que paradoxo, não?

Na época da bolha das empresas ponto.com era possível testemunhar o comportamento insano de pessoas que eram altamente inteligentes.

Em muitos casos, o chamado “dinheiro velho” ficou tão chateado com a “riqueza da Internet” falando sobre seu dinheiro e posses, que saltaram para o mercado de ações de tecnologia no pior momento possível, com resultados desastrosos.

Professores que saem da universidade também podem cometer erros semelhantes.

Tiveram até professores ganhadores do Prêmio Nobel que deixaram a academia para ajudar a fundar fundos de investimento hedge, como o LTCM (Long Term Capital Management).

Os membros do conselho de administração da LTCM incluíram Myron Scholes e Robert C. Merton, que três anos depois, em 1997, compartilharam o Prêmio Nobel de Economia por terem desenvolvido o modelo black-scholes de dinâmica financeira.

O LTCM foi inicialmente bem sucedido, com retornos anualizados (após taxas) de cerca de 21% em seu primeiro ano, 43% no segundo ano e 41% no terceiro ano.

No entanto, em 1998, perdeu US$ 4,6 bilhões em menos de quatro meses devido a uma combinação de alta alavancagem e exposição à crise financeira asiática de 1997 e à crise financeira russa de 1998. Eles quebraram e perderam tudo.

Por que você compraria mais de X (que você sabe pouco), quando você pode comprar Y (ou mais de Y) que está certo em seu Círculo de Competência?

A abordagem do Círculo de Competência é, em parte, uma forma de análise de custos de oportunidade.

Warren e eu só olhamos para indústrias e empresas nas quais temos uma competência central. Toda pessoa tem que fazer a mesma coisa. Você tem uma quantidade limitada de tempo e talento e você tem que alocá-lo com inteligência.”

Charlie Munger

O valor da especialização está, é claro, trabalhando aqui também. Munger em uma entrevista colocou desta forma:

Warren e eu temos habilidades que poderiam facilmente ser ensinadas a outras pessoas. Uma habilidade é conhecer a borda de sua própria competência. Não é uma competência se você não sabe a borda dela. E Warren e eu somos melhores em diminuir a estupidez padrão. Deixamos muitas pessoas mais talentosas e diligentes na poeira, apenas trabalhando duro para eliminar o erro padrão.”

Charlie Munger

E trabalhar duro para eliminar ou menos diluir os erros e estupidez é algo fenomenal e muito difícil. Na verdade, isso é até ignorado pelas pessoas, que ao invés disso, tentam se tornar mais inteligentes com novos conhecimentos.

Para tomar decisões sábias, fique longe de domínios onde você tomará decisões imprudentes.

Ao aplicar este filtro, Munger está se esforçando para limitar seu investimento a áreas em que ele tem uma vantagem significativa em termos de competência e não apenas um entendimento básico.

Munger falou várias vezes no passado sobre um homem que “conseguiu encurralar o mercado em botões de sapato, um mercado muito pequeno, mas ele tinha tudo”. Esse é um exemplo extremo de um círculo muito estreito de competência.

As áreas em que você pode ter um Círculo de Competência serão significativamente maiores do que apenas botões de sapato. Mas se você tentar expandir esse Círculo de Competência muito longe, pode ter resultados desastrosos.

No livro Bola de Neve, Alice Schroeder afirma que Buffett acreditou no que chamou de Círculo de Competência, traçou uma linha em torno de si mesmo e se manteve dentro dos três assuntos nos quais seria reconhecido como absolutamente especialista: dinheiro, negócios e sua própria vida.

3 Vantagens do Círculo de Competência

Existem diversas vantagens ao se investir dentro do seu círculo de competência. Vou citar apenas três delas.

1 – Você comete menos erros

Quando você fica dentro do seu círculo de competência, você faz um investimento apenas quando você entende um negócio completamente.

Isso minimiza sua chance de cometer um erro de investimento, pois você não tomará uma decisão de investimento a menos que você tenha certeza sobre a situação atual e o futuro do negócio.

A maioria dos investidores perde dinheiro não porque são pobres em escolher as ações certas, mas porque escolhem ações sem entender o negócio corretamente.

Por exemplo, se um médico investe em uma empresa que fabrica automóveis, sem entender o modelo de negócio da empresa, sua gestão e seus fluxos de receita, ele pode vender as ações apenas porque teve um trimestre ruim, ignorando o fato de que a indústria automobilística vai se sair bem no longo prazo.

Os investidores que investem dentro de seu círculo de competência, (não importa o quão pequeno ele seja), entendem o negócio minuciosamente e têm uma ideia decente de como será o futuro a longo prazo da empresa.

Se você cometer menos erros, seu desempenho de investimento será melhor.”

Charlie Munger

2 – O conhecimento lhe dá vantagem

Investir dentro do seu círculo de competência lhe dá uma vantagem injusta sobre os outros. Essa vantagem ajuda você a obter melhores insights de um negócio que nenhuma outra pessoa pode ter.

Assim, quando você investe dentro do seu círculo de competência, você joga com sua força, o que lhe dá uma chance melhor de ganhar.

Por exemplo, um agente imobiliário ou corretor tem uma ideia melhor de quais locais são atualmente melhores para investimentos e quais verão um enorme crescimento no futuro próximo.

Da mesma forma, ao investir no mercado de ações, quando você investe em ações dentro do seu círculo de competência e tem melhor conhecimento e experiência, suas chances de sucesso são muito maiores.

3 – Reduz a seleção de ações

Essa é uma das maiores vantagens de investir dentro do seu círculo de competência. Existem milhares de ações listadas no mercado, passar por cada uma delas é impossível.

Warren Buffett rejeita a maioria das ideias de ações que ele vem com apenas porque eles caem além de seu círculo de competência.

Apesar de Bill Gates ser seu melhor amigo, Warren Buffett nunca investiu na Microsoft, pois está fora de seu círculo de competência, e ele não entende o negócio, e, portanto, não pode fazer projeções racionais sobre seu futuro.

Ao escolher ações para o seu investimento, você se concentra apenas naqueles que se enquadram no seu círculo de competência, reduzindo significativamente sua área de pesquisa, tornando mais fácil para você escolher o melhor entre aqueles que você realmente acha confortável para investir.

Agora vem a maior e mais importante questão. Como você determina seu círculo de competência? Como você determinaria se uma ação na sua frente se enquadra no seu círculo de competência ou não?

Como ficar dentro do seu Círculo de Competência?

Como podemos focar em apenas o que conhecemos?
Como podemos focar em apenas o que conhecemos?

Conhecer os limites do seu Círculo de Competência é extremamente importante.

Na opinião de Munger, se você tiver que perguntar se algo está dentro do seu Círculo de Competência, você já respondeu à sua pergunta. Ele acha que a resposta deveria ser óbvia.

Saber onde pode estar o perímetro do seu Círculo de Competência é muito mais importante do que o tamanho do seu círculo. Se você for competente apenas em alguns pontos e permaneça neles.

Ficar dentro de um Círculo de Competência obviamente não exige alto intelecto nem saber construir foguetes, mas é difícil emocionalmente. Este é um caso em que a inteligência emocional, ou QE, que é muito diferente do QI, o que o extremamente importante.

Você tem que descobrir quais são suas próprias aptidões e atuar dentro de seu próprio Círculo de Competência.

Muitos investidores confundem familiaridade com competência.

Por exemplo, o fato de uma determinada pessoa viajar muito em companhias aéreas não significa que ela conheça o setor de aviação civil o suficiente para ser competente como investidor nesse setor.

Usar o Facebook não o torna qualificado para investir em uma start up de mídia social. Se você ainda não se aprofundou nos negócios de uma empresa e em sua cadeia de valor/setor e, mesmo assim, decide investir nessa empresa, está procurando encrenca.

É importante se perguntar se você tem uma personalidade que se encaixa com as qualidades necessárias para tomar suas próprias decisões de investimento que envolvem ações individuais e outros investimentos.

Faça as seguintes perguntas:

  • Você gosta de ler muito sobre as empresas em que pode investir e seus setores?
  • Você ficará feliz em passar horas todo mês fazendo isso? Ou prefere passar esse tempo jogando games ou assistindo esportes na TV?
  • Você acha que trabalhar para se tornar um investidor mais inteligente é divertido?
  • Você passa mais tempo pesquisando uma geladeira do que as ações que compra?
  • Fazer a devida diligência em um investimento é o tipo de coisa que o deixa verdadeiramente feliz. Ou é como um canal radicular?

Porque as pessoas investem fora do seu círculo de competência?

Porque saímos do círculo de competência
Excesso de confiança é o principal vilão do Círculo de Competência.

Por que as pessoas investem fora do seu Círculo de Competência?

A resposta pode ser encontrada no que Charlie chama de “modelos mentais” disfuncionais. Segue uma citação que descreve apenas a heurística de excesso de confiança disfuncional:

Uma pesquisa cuidadosa na Suécia mostrou que 90% dos motoristas de automóveis se consideravam acima da média. E as pessoas que estão vendendo algo com sucesso, como os conselheiros de investimento fazem, fazem os motoristas suecos soarem como depressivos. Praticamente a avaliação pública de todo especialista em investimentos é que ele está acima da média, não importa qual seja a evidência em contrário.”

Charlie Munger

O problema em ultrapassar nossos limites é muitas vezes resultado do nosso ego. O desejo de soar inteligente na frente dos outros nos seduz a dizer que sabemos mais sobre um tema do que realmente sabemos.

De fato, dizer que sabemos sobre um assunto em particular soa melhor do que admitir que não sabemos. No entanto, ao fazê-lo, muitos de nós tivemos a experiência ainda mais desconfortável de ser pego no ato de engano. É melhor manter o que sabemos e admitir a ignorância onde a temos.

Às vezes somos enganados a pensar que ainda estamos dentro do nosso círculo de competência quando realmente nos aventuramos lá fora. Isso pode acontecer quando o limite não está bem definido; em vez disso, ele borra de alta definição para baixo. Se a indefinição é gradual o suficiente, é difícil para nós diferenciar o que está dentro ou fora do nosso círculo.

Outras vezes ficamos confusos através da comparação.

Considere como podemos nos sentir brilhantes em uma empresa e estúpidos em outra. Nosso círculo de competência não mudou; nosso parâmetro de comparação tem. Somos criaturas de comparação, e como tal, estamos constantemente relacionando uma coisa com outra.

Quando dizemos que algo está frio, é uma comparação indireta com outra coisa. No caso do tempo, é frio em comparação com temperaturas médias ou recentes, mas isso flutua. Assim como nosso sentimento de intelecto dependendo de com quem interagimos.

Independentemente das razões que nos fazem perder de vista os limites do nosso círculo de competência, devemos saber onde eles estão. É vitalmente importante que o façamos.

Até o grandes erram!

A própria Berkshire às vezes não conseguiu aplicar adequadamente o filtro do Círculo de Competência, assim como suas empresas do seu portfólio.

Buffett, sem dúvida, estava fora de seu Círculo de Competência na década de 1960, quando ele comprou as lojas de departamento e, em seguida, comprou a Associated Cotton Shops que vendiam vestidos femininos. Dexter Shoes é outro caso onde Berkshire vagou fora de seu Círculo de Competência e teve fortes prejuízos com o resultado

Um exemplo de uma carteira Berkshire desviando-se de seu princípio círculo de competência aconteceu no caso da GEICO, sua seguradora mais rentável de acordo com Munger.

A GEICO começou a pensar que, porque eles estavam ganhando muito dinheiro, eles sabiam de tudo. E sofreram enormes perdas. Tudo o que eles tinham que fazer era cortar toda a loucura e voltar para o negócio perfeitamente maravilhoso que estava lá.”

Charlie Munger

O próprio Munger pode ter sido vítima disso com seu investimento em BYD, empresa chinesa de automóveis elétricos.

Charlie realmente sabia o suficiente sobre BYD para que ele se enquadrasse em seu Círculo de Competência?

Como a BYD não é uma empresa de tecnologia?

Todas as empresas Berkshire usam tecnologia, mas a BYD está tentando resolver problemas de tecnologia que são fundamentais para seus negócios. Pode-se argumentar ao investir em BYD, Charlie estava apenas se divertindo muito em um país exótico e se empolgou.

Se não entende, não faça nada!

Ao usar um filtro do Círculo de Competência, Munger está tentando investir apenas quando tem uma vantagem muito grande. Caso contrário, ele não vai fazer nada (o que a maioria das pessoas acha muito difícil de fazer).

O jogo de investimento é sobre fazer as melhores previsões sobre o futuro do que outras pessoas. Como você vai fazer isso? Uma maneira é limitar suas tentativas a áreas de competência. Se você tentar prever o futuro de tudo, você vai falhar.”

Charlie Munger

Em suma, ao fazer um investimento, você deve procurar por apostas que estejam absurdamente a seu favor. E quando ele encontra tal situação, investir pesado. Caso contrário, não aposte. É simples assim.

O que é fundamental na sequência dessa abordagem é a paciência:

Não fazer nada é uma coisa muito difícil para a maioria das pessoas fazer.

As pessoas, por alguma razão, pensam que há ganham algum bônus quando investem com frequência. Na verdade, há penalidades por ser superativo devido a custos e despesas.

Temos essa disciplina de esperar por muito tempo. Se me oferecessem a chance de entrar no negócio onde as pessoas me comparariam com benchmarks, isso me forçaria a ficar totalmente investido, tendo que rastejar por cima do ombro, etc., eu odiaria. Seria a mesma coisa que me algemar.”

Charlie Munger

Invista quando tiver “muita vantagem” e “pouca desvantagem”

Busca vantagens ao investir em ações.
O círculo de competência busca levar investidores a investir quando tiverem extrema vantagem.

Munger não investiria em nada que não tivesse muita desvantagem e pouca vantagem. Uma das melhores maneiras que já ouvi a ideia por trás da filosofia de Charlie expressa foi pelo famoso investidor Sam Zell.

Ouça, o negócio é fácil. Se você tem muita vantagem e pouca desvantagem, você vai investir. Se você tem pouca vantagem e muita desvantagem, você cai fora. A única vez que você tem algum trabalho para fazer é quando você tem um muita vantagem e muita desvantagem.”

Sam Zell

Em termos de teoria das finanças, o que um investidor inteligente está procurando é “opcionalidade“.

Esse é um termo cunhado por Nassim Taleb em seu livro Antifrágil. A opcionalidade tem por objetivo aumentar nossas chances de acerto em cenários de grande incerteza.

Nassim Taleb advoga que o investidor inteligente está investimentos que sigam um tipo de lei de poder de distribuição estatística, com grande ou quase ilimitada vantagem, mas por causa da opcionalidade, desvantagem limitada.

Os capitalistas de risco que são “antifrágeis” se beneficiam da opcionalidade. Os banqueiros de investimento, que são “frágeis” ainda são capazes de fazer isso por serem grandes demais para falhar e, portanto, socializar o grande risco de cauda negativa (ou seja, fazer com que os contribuintes peguem as perdas do risco de cauda).

Charlie e Buffett querem que o lado positivo financeiro seja grande e claro o suficiente para que eles possam fazer as contas em suas cabeças. Munger disse em uma reunião de Berkshire uma vez:

Warren fala sobre esses fluxos de caixa com desconto. Eu nunca o vi fazer um.”

Claro, Buffett e Munger podem fazer mais matemática em suas cabeças que uma pessoa comum pode fazer em uma calculadora, mas o ponto permanece. Munger e Buffett querem que a matemática seja extremamente clara e positiva.

… ser bom com números não necessariamente se correlaciona com ser um bom investidor. Warren não supera outros investidores porque calcula melhor as probabilidades. Não é nada disso. Warren nunca faz um investimento onde a diferença entre fazê-lo e não fazê-lo depende do segundo dígito de computação. Ele não investe a menos que a oportunidade pareça incrivelmente boa.” 

Bill Gates

Círculo de Competência x Setor Tecnológico

O setor de tecnologia é uma área que Munger e Buffett evitam, pois sentem que não entendem bem o negócio o suficiente para prever onde ele estará por muitos anos.

Munger recebeu seu primeiro gosto no negócio de tecnologia quando comprou uma empresa de osciloscópio no início de sua carreira de investimento. Seu melhor cientista foi contratado por um capitalista de risco e então a fita magnética apareceu e piorou as coisas. Charlie disse que toda essa experiência quase o fez “falir”.

A relutância de Buffett e Munger em investir no setor de tecnologia não é um fenômeno novo.

A Berkshire Hathaway comprou recentemente uma participação significativa na IBM, mas nesse caso a empresa realmente passou de uma empresa de tecnologia para um provedor de serviços. Munger disse que “a IBM é mais fácil de entender do que o Google ou a Apple”.

É um pouco irônico que Berkshire investiu na IBM, dado que Charlie disse em 1994:

“Em termos de explosão e crescimento, a IBM é um exemplo. Eram pessoas brilhantes e disciplinadas. Mas houve bastante tumulto na mudança tecnológica que a IBM foi expulsa da onda depois de “surfar” com sucesso por 60 anos. E isso foi um colapso — uma lição sobre as dificuldades de investir no setor de tecnologia e uma das razões pelas quais nós não gostamos muito da tecnologia. Nós não achamos que somos bons nisso, e coisas estranhas podem acontecer.

Charlie Munger

Isso não significa que o setor de tecnologia não seja adequado para outras pessoas que têm um Círculo de Competência que inclui tecnologia. Quando perguntados recentemente sobre onde eles começariam sua carreira novamente se estivessem apenas começando hoje, Munger e Buffett responderam: tecnologia (um deles adicionou energia como alternativa).

A tecnologia apresenta desafios adicionais, já que a incerteza é alta e a velocidade da inovação é mais rápida.

Buffett disse: “Prever a economia de longo prazo das empresas que operam em indústrias em rápida mudança está simplesmente muito além do nosso perímetro.”

Na minha opinião, um investidor pode lidar com essa diferença tomando cuidado com seu Círculo de Competência dentro da tecnologia. Saber muito sobre chips gráficos não é necessariamente saber muito sobre dados sem fio, por exemplo.

Aprenda continuamente: Leia, Leia, Leia

“Você não precisa fazer xixi em uma cerca elétrica para saber que não deve fazer isso”, disse Munger em uma ocasião.

Na mais recente reunião de Berkshire, ele brincou: “Aprender com os erros dos outros é muito mais agradável. A melhor maneira de fazer isso é simples: Na dúvida, leia para que você possa aprender de forma vicária.”

Charlie adora falar sobre a importância da leitura:

Em toda a minha vida, não conheci pessoas sábias (sobre uma área de assunto amplo) que não lessem o tempo todo – nenhuma, zero. Você ficaria espantado com o quanto Warren lê – o quanto eu leio. Meus filhos riem de mim. Eles pensam que eu sou um livro com um par de pernas saindo.”

Charlie Munger

Para expandirmos nosso círculo de competência devemos ler e estudar bastante.

Há muitos benefícios em ter um grande círculo em oposição a um pequeno. Para um, quanto maior o círculo de competência, maior a probabilidade de se sobrepor ao círculo do outro. Quando isso acontece, conversa e conexão são muito mais fáceis com aqueles ao nosso redor. Outro benefício é que muito mais do mundo é acessível. Podemos nos aprofundar em tópicos com alguma variedade.

Mas só porque devemos tentar crescer nosso círculo de competência não significa que fazê-lo é um esforço fácil. Muitos argumentam que para nos tornarmos um especialista em algo, temos que passar cerca de 10.000 horas de observação intensa, aprendizado, fazer e refinar. Desenvolver um entendimento fundamental requer tempo e esforço extensos.

Desenvolva auto aprendizado ao longo da vida através da leitura voraz; cultive a curiosidade e se esforce para se tornar um pouco mais sábio a cada dia.”

Charlie Munger

Conclusões

Círculo de competência é um antigo conceito da filosofia do investimento em valor, popularizado por Warren Buffett.

O círculo de competência é a área em que cada indivíduo mais armazena conhecimento, mas não aquele conhecimento que é entendido por todos; aquele conhecimento que exige muito mais domínio.

É um conceito simples: cada um de nós, através da experiência ou estudo, construiu conhecimentos úteis sobre certas áreas do mundo. Algumas áreas são entendidas pela maioria de nós, enquanto algumas áreas exigem muito mais especialidade para avaliar.

Portanto, o investidor que utilize o conceito de círculo de competência deve investir apenas em empresas entende claramente.

Se você quer melhorar suas chances de sucesso na vida e nos negócios, então defina o perímetro do seu círculo de competência, e opere no interior. Com o tempo, trabalhe para expandir esse círculo, mas nunca se engane sobre onde ele está hoje, e nunca tenha medo de dizer “eu não sei”.

Lembre-se: segredo do investimento bem sucedido é cometer menos erros evitando ações que estão fora do seu círculo de competência.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://25iq.com/2012/12/22/charlie-munger-on-circle-of-competence-the-second-essential-filter
  • https://palladianpark.com/circle-of-competence/
  • https://finance.yahoo.com/news/warren-buffett-charlie-munger-building-211841758.html
  • http://www.valuewalk.com/charlie-munger-page/
  • http://www.ritholtz.com/blog/2012/02/a-lesson-on-elementary-worldly-wisdom-as-it-relates-to-investment-management-business/
  • https://www.businessinsider.com/the-circle-of-competence-theory-2013-12
  • https://infimoney.com/circle-of-competence/
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de