A Psicologia dos Erros de Julgamento Humano por Charlie Munger (Completo)

Erros de Julgamento
3.7/5 - (3 votes)
Erros de Julgamento
Os erros de julgamento acompanham o investidor desde o início de sua jornada.

O grande investidor Charlie Munger, braço direito de Warren Buffett no comando da Berkshire Hathaway, fez um grandioso discurso na Universidade de Havard em 1995 intitulado The Psychology of Human Misjudgment.

A ideia central do discurso é que os humanos geralmente operam de maneira contraproducente, movidos por comportamentos automáticos e vieses cognitivos. Nesse discurso, Munger mostra porque entender esses erros pode ser útil na vida cotidiana e nos investimentos.

Nesse artigo, você vai aprender:

  • Porque não gostamos de dúvidas e preferimos as certezas?
  • Porque evitamos a dor como forma de proteção
  • Como lidar com os erros de julgamento humano

Transcrição dos Erros de Julgamento Humano

Estou muito interessado sobre erros de julgamento humano, e Deus sabe que eu criei um bom conhecimento sobre esse tema. Acho que não criei minha parte estatística completa, e acho que uma das razões sobre essa terrível ignorância que explica o motivo que deixei a Faculdade de Direito de Harvard. Quando vi essa irracionalidade padronizada, que era tão extrema, e eu não tinha nenhuma teoria ou qualquer coisa para lidar com isso, mas eu podia ver que era extremo, e eu podia ver que era padronizada, eu comecei a criar meu próprio sistema de psicologia, em parte pela leitura casual, mas em grande parte por experiência pessoal, e eu usei esse padrão para me ajudar a passar a vida.

Bem tarde na vida, eu me deparei com este livro, Influence, de um psicólogo chamado Robert Cialdini, que se tornou um super-titular em uma faculdade de 2.000 pessoas em uma idade muito jovem. E ele escreveu este livro, que já vendeu 300 mil cópias, o que é notável para alguém. Bem, é um livro acadêmico voltado para um público popular que preencheu um monte de buracos no meu sistema bruto. Quando esses buracos se encheram, pensei que tinha um sistema que era uma boa ferramenta de trabalho, e gostaria de compartilhar isso com você.

E eu vim aqui por causa da economia comportamental. Como a economia pode não ser comportamental? Se não é comportamental, o que diabos é? E eu acho que é bastante claro que toda a realidade tem que respeitar todas as outras realidades. Se você chegar a inconsistências, elas têm que ser resolvidas, e por isso, se há algo válido na psicologia, a economia tem que reconhecê-la, e vice-versa. Então eu acho que as pessoas que estão trabalhando neste limite entre economia e psicologia estão absolutamente certas em estar lá, e eu acho que houve muito errado ao longo dos anos.

Bem, como eu tenho tempo para passar, deixe-me apresentar a maior parte desta lista.

Charlie Munger em seu discurso “The Psychology of Human Misjudgement” 

25 Erros de Julgamento: Preconceitos que cegam nossas decisões

Charlie Munger é especialista em identificar e evitar erros.

Eu gosto de pessoas que admitem que foram burros, verdadeiros cavalos, estúpidos. Eu sei que eu vou fazer melhor se eu esfregar o nariz em meus erros. Este é um truque maravilhoso para aprender.”

Charlie Munger

Charlie Munger criou uma lista de 25 preconceitos em que a maioria das pessoas instintivamente se enquadra, onde nosso instinto é quase inteiramente oposto à óbvia “coisa melhor” que deveríamos estar fazendo. Eu achei esta lista dos preconceitos de Munger maravilhosos e queria compartilhá-los com você, juntamente com alguns pensamentos sobre cada um deles.

Basta estar ciente desses preconceitos e tentar evitá-lo. Consciência não é uma solução perfeita, no entanto; é preciso esforço para realmente superar a maioria desses erros.

1 – Tendência de Superresposta à Recompensa e Punição

Reward and Punishmet Superresponse Tendency

Tendência de favorecer qualquer opção diante de nós que ofereça recompensas e evite punições no curto prazo.

Buscaremos tudo o que nos faça ganhar dinheiro, amizade, sexo, prestígio e diversão a curto prazo e evitaremos fortemente punições e danos a curto prazo. Ainda mais, quando vemos que determinado comportamento resulta em uma recompensa de curto prazo, tendemos a repeti-lo.

O problema é que muitas coisas que oferecem esse tipo de recompensa de curto prazo tendem a ter efeitos prejudiciais a longo prazo, e as coisas que são dolorosas a curto prazo costumam ter grandes benefícios a longo prazo.

Por exemplo, gastar todo o seu dinheiro em algo divertido hoje é uma tentação óbvia e uma recompensa de curto prazo, mas o custo de longo prazo é imenso. A maioria das pessoas descobre que algum equilíbrio é necessário, mas muitas vezes confia na tendência para o prazer de curto prazo tanto quanto possível, razão pela qual a maioria dos americanos acaba vivendo de salário em salário e muitos americanos acumulam dívidas de cartão de crédito.

Por outro lado, o exercício costuma ser um trabalho muito árduo e não é particularmente prazeroso a curto prazo, embora tenha enormes benefícios a longo prazo. Eu tendo a não gostar das partes mais difíceis do exercício, mas eu realmente gosto de como me sinto depois e começa a ser uma sensação duradoura e permanente se eu me exercitar regularmente (eu tendo a entrar em sequências com isso, onde me exercito regularmente por um tempo em seguida, interrompa sua vida e relaxe por um tempo.)

A chave para superar isso é pensar frequentemente sobre o impacto de longo prazo de tudo o que você está fazendo e enfatizar isso fortemente em sua mente. Quando você tiver um pouco de tempo ocioso – você está se deslocando ou esperando por um compromisso – não jogue um jogo no smartphone ou leia as redes sociais. Em vez disso, pondere sobre algumas de suas decisões recentes e futuras e pense sobre elas com um peso enorme no longo prazo. Você pode descobrir que a decisão parece muito diferente.

2 – Tendência de Gostar/Amar

Liking/Loving Tendency

Tendência de ignorar as falhas nas pessoas e coisas de que gostamos e nas pessoas e coisas que gostam de nós.

Embora essa seja uma característica poderosa para se formar grupos sociais, pois leva a um vínculo recíproco de amizade, é constantemente usada contra nós em marketing, onde somos atraídos a gostar de produtos pelo uso de outras coisas que gostamos – apelo sexual, maternidade , e assim por diante.

Também nos leva a ignorar as falhas nas pessoas e coisas de que gostamos, o que pode levar a situações em que essas falhas nos prejudicam, como quando continuamos a amar e cuidar de alguém que nos rouba.

Como podemos superar isso? Em primeiro lugar, cerque-se de pessoas boas e faça um esforço para gostar delas e se relacionar com elas. Pense nas pessoas em sua vida que você considera boas ou ótimas e preencha seu tempo e seu círculo social com elas. Em segundo lugar, tente evitar fontes de mídia que dependem muito de propaganda e colocação de produtos. Em geral, é melhor evitar a maioria das mídias fora de livros e filmes e fontes de mídia nas quais você confia muito. Fazer coisas como navegar pelos canais ou olhar para a mídia social quase sempre leva a uma distorção em nossas perspectivas por causa da tendência de gostar / amar.

Talvez você goste de ler também:

3 – Tendência de Não Gostar/Odiar

Disliking/Hating Tendency

Tendência de encontrar falhas desnecessárias e amplificar as falhas, enquanto ignoramos as virtudes das pessoas e coisas de que não gostamos e pessoas e coisas que percebemos como não gostamos de nós.

Isso é basicamente o inverso do item acima. Isso quase nunca é útil e é facilmente explorado em comportamentos horríveis.

Caímos nessa armadilha quando estereotipamos pessoas ou coisas com base em um ou dois pequenos detalhes ou por causa da palavra tênue de alguém ou algo em que pensamos confiar. Grandes exemplos disso incluem racismo e intolerância reais, propaganda negativa, extremismo político, fofoca no local de trabalho e uma quantidade terrível de mídia social.

A melhor maneira que encontrei para superar esse preconceito é pegar algo de que não gosto e começar a nomear coisas boas intencionalmente. Às vezes, eu tenho que fazer pesquisas para descobrir, então eu vou no Google “por que as pessoas gostam de X” e descobrir quais são as boas características dessa pessoa ou coisa. Se isso não funcionar, posso perguntar às pessoas que parecem gostar do que estou tentando aprender mais.

4 – Tendência para Evitar Dúvidas

Doubt-Avoidance Tendency

Tendência de evitar situações em que temos dúvidas e, em vez disso, escolhemos situações em que temos certeza.

Embora isso faça sentido em situações em que há uma ameaça física iminente, muitas vezes é desastroso no mundo moderno.

Evitar dúvidas significa que geralmente tomamos decisões com nuances muito rapidamente, sem realmente pensar sobre elas. Encontraremos uma decisão difícil e tentaremos evitá-la totalmente ou tomaremos uma decisão precipitada sem considerá-la com muito cuidado, principalmente quando não estiver obviamente claro para nós qual é a melhor decisão de fato.

A melhor solução aqui é repensar consistentemente nossas decisões comuns, sem presumir que estamos tomando a decisão certa. Novamente, o melhor processo aqui é que, quando você tem algum tempo de inatividade, você pega algumas escolhas recentes que fez, mesmo que pareçam completamente normais, e pensa se é ou não a melhor escolha. Remova sua tendência padrão de supor que é uma boa escolha, porque pode não ser – se você sente essa tendência de ficar com ela sem uma razão, você está vendo esse preconceito em ação.

5 – Tendência em Evitar Inconsistência

Inconsistency-Avoidance Tendency

Tendência em sermos consistentes com nossas tomadas de decisão, e evitar tudo que seja contra elas.

Isso ocorre diretamente com a tendência de evitar dúvidas vinda de cima. Depois de tomar uma decisão específica uma vez, muitas vezes somos obrigados a repeti-la em vez de duvidar de que tomamos a decisão certa em primeiro lugar.

Isso tende a surgir sempre que nos encontramos em uma rotina na vida. Continuamos fazendo as mesmas coisas e seguindo os mesmos hábitos, mas raramente nos sentamos e realmente questionamos a maioria deles. Normalmente questionamos apenas os hábitos e rotinas mais flagrantemente negativos que seguimos. Compramos as mesmas coisas na loja sem repensar se estamos comprando a versão certa ou mesmo se realmente precisamos fazer a compra. Mantemos as mesmas crenças políticas, embora o mundo ao nosso redor possa estar mudando.

O melhor contra isso é parar quando estiver fazendo algo muito comum e se perguntar por que exatamente estou fazendo isso ou por que acredito nessa coisa em particular.

Por que estou comprando este item específico no supermercado? Por que estou lavando a louça assim?

Não apenas presuma que é a coisa certa a fazer porque você sempre fez assim. Em vez disso, tente descobrir se está realmente resolvendo um problema e, se estiver, se é realmente uma boa solução para esse problema.

Eu faço isso com bastante regularidade e, na verdade, tenho um lembrete no meu telefone que dispara uma vez por dia no meio da tarde e me pergunta por que estou fazendo o que estou fazendo agora.

Confira também esse artigo:

6 – Tendência de Curiosidade

Curiosity Tendency

Tendência a sermos curiosos.

Os humanos são criaturas naturalmente curiosas. Embora isso possa ser uma força incrivelmente poderosa para o bem, pois nos incentiva a aprender coisas novas, pode ser facilmente explorado para desperdiçar tempo. Pense em como nossa curiosidade funciona contra nós quando recarregamos as mídias sociais mais uma vez para obter as atualizações mais recentes, mesmo que não haja nada realmente novo nisso.

O truque aqui é canalizar a curiosidade quando for útil e desligá-lo quando não for útil. Não é uma coisa fácil de fazer, no entanto.

Uma boa contra-estratégia contra a tendência da curiosidade é fazer a si mesmo uma pergunta simples sempre que você estiver prestes a ler algo ou “verificar” algo: o que eu espero tirar disso que realmente valha a pena?

Se você não consegue nomear algo imediatamente, então o que está lendo ou verificando provavelmente não está ocupando um lugar valioso em sua vida e você deve considerar seriamente cortá-lo ou reduzir drasticamente o tempo que passa com ele.

7 – Tendência de Justiça Kantiana

Kantian Fairness Tendency

Tendência de buscar senso de justiça em tudo na vida.

Este é apenas um nome sofisticado para a regra de ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. Tendemos a passar a maior parte da vida tratando os outros como gostaríamos de ser tratados e, com o tempo, isso se transforma em muitas normas culturais, como regras básicas de trânsito e ser educado com os outros.

Quando as pessoas parecem violar essas normas – como pode acontecer quando encontramos uma pessoa rude ou alguém de outra cultura – frequentemente ficamos muito ofendidos, muito mais do que o ato realmente vale. Pense no que acontece quando alguém passa por você no trânsito ou “corta você” no trânsito (da sua perspectiva). A maioria de nós ficaria brava; é a raiva da estrada. No entanto, a outra pessoa provavelmente não tem ideia de que fez algo chocante e se sentiria mal se percebesse. Alguém pode “interromper você” quando pensa que todos estão se revezando e é a vez deles. Nós simplesmente explodimos fora de proporção em nossas próprias cabeças.

A melhor solução é não se preocupar com as pequenas coisas da vida e deixar em paz se alguém cometer uma pequena ofensa, te ultrapassar ou aparentemente te fechar no trânsito. Existem coisas maiores com que se preocupar na vida. Em vez disso, canalize sua energia para alcançar seus próprios objetivos com eficiência. Em vez de ficar irado com o cara que apenas te fechou, buzinando e gritando no carro, concentre-se em chegar ao seu destino com segurança e eficiência. O cara que te cortou custa talvez um segundo, mas essa raiva pode perturbá-lo por horas.

8 – Tendência de Inveja / Ciúme

Envy/Jealousy Tendency

Tendência de desejarmos algo que outra pessoa tem.

Pense no ciúme que você sente quando alguém tem algo que você deseja ou quando um amigo é capaz de fazer algo que você não pode fazer. Muitas vezes, isso pode levar a sentimentos negativos em relação à outra pessoa, bem como a sentimentos negativos em relação a nós mesmos, nenhum dos quais realmente faz muito sentido.

O que as pessoas esquecem é que a fortuna de outra pessoa tem muito pouco a ver com ela. Outra pessoa que adquire algo tem muito pouco impacto em sua capacidade de adquiri-lo. A única maneira de melhorar sua capacidade de ter algo é melhorando sua própria situação. Sentir negatividade em relação aos outros por causa de suas aquisições ou realizações não traz nada para você. O que importa é melhorar você.

Sempre que sentir ciúme ou inveja de outra pessoa, pergunte-se se você realmente deseja o que ela tem. Isso é algo que você realmente deseja? Então, se o fizer, pergunte-se o que você precisa fazer para alcançar uma situação de vida em que possa ter essa coisa. O que você precisa melhorar para chegar lá? Culpa e sentimentos negativos não ajudam.

9 – Tendência de Reciprocidade

Reciprocation Tendency

Tendência em retribuir o comportamento das pessoas ao seu redor.

Se as pessoas são legais com você, você tende a ser legal de volta; se as pessoas não são legais com você, você geralmente tende a não ser gentil em troca. Se alguém lhe faz um favor, você tende a fazer algo em troca.

Essa é uma maneira sólida de se comportar em uma sociedade educada, mas também é um comportamento facilmente explorado pela técnica do “pé na porta”. Em outras palavras, alguém começará pedindo um grande favor de você e, em seguida, parecerá lhe oferecer um favor em troca, cortando o favor pedido inicialmente. Como tendemos a retribuir favores, muitas vezes queremos estender um favor em troca e dizer sim ao pedido menor. Profissionais de marketing espertos tiram vantagem disso; é por isso que, quando você fala com instituições de caridade, muitas vezes elas fornecem um número alto primeiro, mas o número que elas realmente esperam obter é muito menor. Eles farão um “favor” de reduzir o pedido se você fizer um “favor” dizendo sim.

Uma boa maneira de superar esse preconceito é decidir qual preço você está disposto a pagar antes de interagir e simplesmente dizer “não” se alguém tentar interagir antes de você tomar essa decisão. Não tenho escrúpulos em dizer “não” a quem me pede um presente de caridade, porque quero decidir por mim mesma sobre como quero dar e onde. Apenas tenha a política de dizer “não” a qualquer pessoa que esteja pedindo muito dinheiro ou um grande favor sem um relacionamento já estabelecido. Você sempre pode repensar as coisas e decidir dar amanhã ou comprar amanhã, afinal.

Leia também:

10 – Tendência de Mera Associação

Influence from Mere Association Tendency

Tendência de julgar ao ruim ou bom apenas por estar próximo a algo de natureza semelhante.

Se você vê algo agrupado com outras coisas que você considera “bom”, você tende a pensar nessa coisa nova como “bom” também. Da mesma forma, se você vir algo agrupado com outras coisas que você considera “ruim”, você tende a pensar nisso como “ruim”.

Como isso é ruim? Existem muitos caminhos. Por exemplo, um jogador pode olhar para os casos recentes de colocar uma moeda em uma máquina caça-níqueis e ganhar como se estivessem em uma “seqüência de sorte” e pensar em colocar moedas em uma máquina caça-níqueis como uma “boa jogada” Isso leva a alguns comportamentos de estereotipagem muito ruins, também, já que você pode começar a associar uma pessoa que tem duas ou três boas características como tendo outras boas características, mesmo quando isso não é necessariamente verdade. É por isso que, por exemplo, os âncoras de notícias costumam ser atraentes.

Em situações em que não há muito risco, essa é uma tendência normal, mas sempre que você estiver prestes a investir dinheiro ou tempo, pergunte-se o que há de diferente nesta vez em relação à última vez. É realmente uma repetição da mesma coisa? Com uma máquina caça-níqueis, por exemplo, é muito improvável que os resultados se repitams, embora nosso cérebro esteja vendo um padrão.

Quando você estiver prestes a gastar recursos, pare por um segundo e pergunte-se: o padrão que estou vendo é real ou não?

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

11 – Negação Psicológica Simples para Evitar a Dor

Simples, Pain-avoiding Psychlogical Denial

Tendência de evitar situações dolorosas por meio da negação.

Nós fingimos que não está acontecendo. Usamos vícios para nos ajudar a ignorá-los. Criamos todos os tipos de coisas para nos ajudar a evitar enfrentar a dura realidade.

É claro que não há quase nenhuma situação em que negar a verdade torne as coisas melhores no futuro. É puramente uma tática de curto prazo, que provavelmente deixará as coisas ainda piores quando você finalmente for forçado a enfrentar os fatos.

A melhor abordagem é enfrentar abertamente a verdade e não desviar o olhar. Olhe bem na cara e reconheça que as coisas são simplesmente assim. Evitá-lo atrasando-o ou caindo na dependência química não o fará melhor. Em vez disso, essa é a verdade e a questão passa a ser como você pode tornar as coisas o melhor possível a partir daqui.

12 – Tendência Excessiva de Auto-consideração

Excessive Self-Regard Tendecy

Tendência em superestimar suas habilidades, seus bens, suas decisões e opiniões e tender a gostar naturalmente de pessoas que são semelhantes a você (porque se são como eu, devem ser boas).

Todos nós fazemos isso até certo ponto; outros são quase insuportáveis ​​por isso.

Quando isso se alinha com outros preconceitos, como evitar a dor, pode nos levar direto a tomar decisões precipitadas que muitas vezes voltam a nos incomodar porque simplesmente não pensamos bem nelas. Também é muito provável que você caia no “pensamento de grupo”, onde reúne e supervaloriza as opiniões daqueles que concordam com você.

Existem várias coisas que todos podemos fazer para superar esse preconceito.

O maior deles é não ignorar o desempenho ruim. Se alcançamos resultados ruins, devemos olhar para nós mesmos em primeiro lugar. Quando somos vítimas de excesso de auto-estima, procuramos culpar os outros quando nosso desempenho fica aquém. “Não pode ser culpa MINHA … Estou ótimo!” O fato é que, na maioria das vezes, o desempenho ruim é, pelo menos em parte, causado por você e por sua consideração inflada por suas habilidades. Se você falhar em alguma coisa, dê um passo para trás e olhe para si mesmo. Onde você ficou aquém? Evite culpar os outros.

Quando você estiver tomando decisões importantes ou seguindo procedimentos importantes, use uma lista de verificação. Prepare a lista de verificação quando não estiver no calor do momento e conte com ela quando estiver realmente fazendo algo importante ou tomando uma decisão. Dessa forma, se você falhar, a próxima etapa é fácil – você precisa revisar e melhorar essa lista de verificação!

Outra ótima tática é confiar no feedback de pessoas honestas em sua vida. A maioria das pessoas em sua vida não lhe dará feedback individual falho. Se seu chefe lhe dá uma avaliação de desempenho medíocre, virtualmente nunca é porque seu chefe tem uma vingança. Quase sempre é porque seu desempenho é deficiente e é mais fácil para seu chefe transformá-lo em um funcionário melhor do que seguir em frente. O mesmo se aplica a qualquer coisa contada a você em uma situação particular em sigilo. Confie nos conselhos e feedback das pessoas em sua vida.

13 – Tendência ao Excesso de Otimismo

Overoptimism Tendency

Tendência de acreditar que nosso futuro será um mar de rosas e que é uma linha reta para o sucesso e metas que desejamos.

Quando pensamos em nossa vida no futuro, é o que queremos que seja e nem mesmo pensamos em coisas que vão dar errado na maioria das vezes. Nós acreditamos que tudo vai dar certo.

Não há nada de errado com um devaneio otimista, mas quando você começa a agir com base nessa visão excessivamente otimista do futuro, você começa a cometer erros.

Existem duas boas técnicas que descobri para contornar isso.

Um, não tome uma decisão importante sem fazer o dever de casa, confie nos números e presuma que as coisas irão um pouco mal. Sempre que começo a pensar que tudo vai dar certo, geralmente caio de cara no chão. Em vez disso, descobri que é muito melhor se eu assumir que as coisas vão realmente muito mal. Normalmente tento definir prazos que pressupõem que muitas coisas darão errado. Tento estabelecer metas que pressupõem alguns contratempos ao longo do caminho. Eu uso avaliações bem modestas de retornos de investimento e geralmente calculo coisas em que estou investindo notavelmente menos do que acho que posso realmente fazer.

Dois, peço conselhos externos. Acho que outras pessoas tendem a oferecer uma dose saudável de realidade quando pergunto às pessoas em quem confio em uma situação individual o que acham de meus planos. Pode doer, com certeza, mas muitas vezes é o que eu quero ouvir. Normalmente, peço às pessoas para escolherem meu plano e me dizerem onde é provável que dê errado, e eu confio nelas.

14 – Tendência de privação-super-reação

Deprival Superreaction Tendency

Tendência de reagir de forma exagerada a perdas ou pequenas privações.

A alegria que sentimos ao receber, digamos, R$ 50 é muito menor do que os sentimentos negativos que sentimos por perder R$ 50 ou ter R$ 50 tirados de nós.

Isso leva muitas voltas e reviravoltas diferentes, a maioria das quais vai em uma direção que é muito prejudicial para nós. Uma das piores é a falácia do custo irrecuperável, em que tendemos a superar as opções que nos impedem até mesmo das menores perdas e muitas vezes as escolhemos em vez de opções que são muito melhores no geral. Por exemplo, em uma viagem, alguém pode absolutamente insistir que você vá a um evento em que comprou antecipadamente ingressos de R$ 10, mesmo que algum outro evento seja muito mais agradável, devido ao custo que você já investiu nesses ingressos.

Outro exemplo é que muitas vezes somos atraídos por quase-acidentes, o que nos faz continuar tentando e, muitas vezes, perdendo dinheiro. Por exemplo, se virmos dois setes vermelhos em uma máquina caça-níqueis, provavelmente vamos jogar fora em outro trimestre. Se derrubarmos quatro das cinco garrafas de leite no carnaval, é provável que desembolsemos mais um dólar para jogar.

A melhor maneira de evitar esse tipo de preconceito é olhar as situações com discrição, sem usar eventos recentes para influenciá-lo. Por exemplo, com os ingressos, o custo deles já é gasto independentemente do que você faça, então você deve escolher a opção mais agradável no momento. Tudo o que os ingressos realmente oferecem é outra opção de coisas para fazer, mas essa pode não ser necessariamente a melhor opção. (Eu tendo a pensar que os assentos vazios em um evento esportivo são um exemplo de pessoas superando a falácia do custo irrecuperável.) Se você estiver jogando um jogo de carnaval, considere cada jogada independentemente do que veio antes e gaste o dinheiro de acordo.

15 – Tendência à Prova Social

Social – Proof Tendecy

Tendência a fazer tudo o que a maioria das pessoas ao nosso redor está fazendo sempre que estamos em uma situação em que não temos certeza do que fazer a seguir.

A maioria das coisas que fazemos em nossas vidas, coisas como tomar banho e comer refeições regulares, são feitas por causa da prova social – isso é o que outras pessoas fazem, certo?

Às vezes, isso é bom. Pode ser muito útil para encontrar um grande evento, já que a multidão geralmente está se movendo em direção a ele. Muitos comportamentos saudáveis ​​(como boa higiene) são reforçados pela prova social também.

Existem também muitos exemplos negativos de prova social, como bolhas de investimento – muitas outras pessoas estão investindo, então eu deveria investir nisso também! – e por que os vendedores tentam isolar as pessoas que estão perto de comprar de outros clientes casuais (porque outros clientes casuais costumam sair) e colocação de produtos e reality shows (não é assim que outras pessoas vivem, então você não deve usar isso como prova social )

Existem várias boas maneiras de evitar esse efeito de prova social se você começar a sentir que isso o está levando ao erro. Para começar, simplesmente isole-se um pouco e pergunte se esse comportamento de grupo realmente faz algum sentido. Pense em muitos dos processos de sua vida quando estiver sozinho e até mesmo desenvolva listas de verificação. Se você não tiver certeza, converse com alguém em quem você confia (ou a pessoa aparentemente mais confiável disponível) e peça conselho a essa pessoa.

Recomendo a leitura:

16 – Tendência Contraste-Reação Incorreta

Constrast-Misreaction Tendency

Tendência de julgamos mal uma situação porque está fora do contexto normal.

Por exemplo, pense em um dia ligeiramente frio em agosto. Provavelmente teremos uma reação exagerada àquele dia frio e nos vestiremos excessivamente com roupas quentes por causa do contexto de dias quentes ao seu redor. Também tenderemos a ignorar pequenas mudanças ao longo do tempo, à medida que continuamos a pensar nas coisas como o “normal” que sempre foram – o “efeito sapo fervente”. (Eu tendo a pensar que parte do desafio que muitas pessoas enfrentam com as mudanças climáticas vem desse efeito, na verdade, já que as mudanças climáticas são muito pequenas no dia-a-dia e, portanto, parece normal.)

Embora isso possa ser útil em muitas situações porque nos permite filtrar muitas informações sobre nosso ambiente e, em vez disso, focar nas coisas que são significativamente diferentes (que geralmente são as coisas mais importantes), pode nos fazer cair em uma série de situações ruins.

Um dos piores é a ancoragem de preço, onde nos são mostrados itens que estão muito caros antes de ver um item que está pelo menos mais perto de um preço razoável e esse último item parece uma pechincha. Outro exemplo são os adicionais caros, onde quando estamos comprando algo caro, um adicional parece pequeno, mas fora dessa compra cara, provavelmente recusaríamos tal despesa (tais como são as “garantias estendidas” oferecidas quando comprar um dispositivo eletrônico caro).

A melhor defesa aqui é desacelerar. Nunca faça compras no calor do momento. Pergunte se você pode adiar essa compra por um ou dois dias e, em seguida, considere a compra fora dessa situação. Se a resposta for “não”, basta pular a compra.

17 – Tendência de Influência do Estresse

Stress-Influence Tendency

Tendencia de tomar decisões ruins devido ao estresse.

Embora o estresse leve muitas vezes possa melhorar o desempenho, adicionar muito estresse muitas vezes força as pessoas a uma reação de luta ou fuga, em que tomam decisões extremamente impulsivas e seu desempenho se torna desastroso. Eu mesmo percebo isso quando estou “com pressa demais” para concluir uma tarefa e acabo estragando tudo.

Freqüentemente, o estresse é muito auto-induzido. Freqüentemente, temos muito mais tempo para refletir sobre uma situação do que imaginamos e o estresse é muitas vezes criado quando se atribui muito poder a forças externas e seus cronogramas condensados. Ao mesmo tempo, se aplicarmos estresse aos outros (digamos, se estivermos em uma situação de gerenciamento), se aplicarmos muito, os resultados serão terríveis.

O que você pode fazer para se livrar de erros de julgamento influenciados pelo estresse? É fácil. Quando você se encontrar em uma situação de alto estresse que está fazendo com que você tome decisões ruins e tenha um desempenho ruim, concentre-se em remover alguns dos problemas que estão causando o estresse. Se for estresse no local de trabalho, converse com seu supervisor e discuta exatamente o que está estressando você e o que pode ser feito para reduzir esse estressor. Se for em outros aspectos da sua vida, afaste-se dessas situações o máximo possível. O estresse pode tornar todas as suas decisões ruins.

18 – Tendência da Disponibilidade com Peso Incorreto

Availabitlity-Misweighing Tendency

Tendência de tomar decisões com base principalmente no que está disponível para nós recentemente.

Não consideramos, por exemplo, coisas que estão guardadas em nosso armário ou memórias antigas ou relacionamentos antigos quando estamos tentando resolver um problema.

Embora essa seja uma boa maneira de chegar rapidamente a uma solução “boa o suficiente” para um problema, muitas vezes leva a rotinas em nosso pensamento. Acabamos assistindo os mesmos tipos de programas de televisão, indo aos mesmos restaurantes, comendo as mesmas refeições. Acabamos saindo com as mesmas pessoas e usamos as mesmas táticas no trabalho. Isso frequentemente amplifica os outros preconceitos nesta lista, porque muitas vezes fazemos julgamentos errados com base em um pequeno conjunto de informações (aquelas que estão facilmente disponíveis ou em nossas memórias recentes).

Como podemos contornar isso? As listas de verificação são uma boa estratégia. Faça listas de verificação para muitas de suas decisões e tarefas comuns, de modo que você tenha um plano padrão e bem considerado para seguir adiante.

Outra estratégia é às vezes fazer pesquisas até mesmo sobre decisões comuns. Em vez de apenas comer no lugar habitual, descubra quais restaurantes estão disponíveis em sua área, especialmente aqueles que parecem ter uma melhor avaliação do que seus lugares habituais. Faça isso verificando diferentes sites de avaliação, procurando restaurantes diferentes e conversando com pessoas diferentes para obter sugestões de restaurantes – em resumo, obtenha informações de novas fontes.

19 – Tendência Use-ou-Perca

Use-It-or-Lose-It Tendency

Tendência de pensar que nossas habilidades permanecem praticamente as mesmas, mesmo que não as usemos regularmente há muito tempo.

Nossas habilidades degradam lentamente com o desuso, mesmo que não percebamos. Por exemplo, minhas habilidades de programação de computador diminuíram um pouco desde que eu escrevia código literalmente todos os dias como parte do meu trabalho. Ainda trabalho em projetos independentes, mas não sou tão afiado como antes.

No entanto, acho que as habilidades em que eu era muito forte voltam rapidamente, sem muita prática, enquanto aprender novas habilidades pode levar muito tempo. Posso voltar a trabalhar rapidamente para um projeto de programação (pelo menos bom o suficiente para obter os resultados que eu queria), mas levaria muito mais tempo para aprender o banjo.

O que você pode fazer em relação à isso? Se você possui habilidades nas quais confia, pratique-as continuamente de uma forma significativa. Não deixe uma habilidade que você realmente confia atrofiar – abra espaço em sua vida para praticar essa habilidade todos os dias, se necessário. É uma boa ideia fazer uma lista de habilidades para manter e praticar e abrir espaço em sua vida para praticá-las.

Além disso, tente aprender habilidades para ter fluência, como por exemplo programação de computadores. Fluência significa que você pode simplesmente praticar essa habilidade em praticamente qualquer ambiente com o mínimo de ajuda; você não precisa de ajuda para interpretar partituras ou mesmo precisa dela para tocar uma bela música no piano, por exemplo.

Confira também:

20 – Tendência à Má Influência de Drogas

Drug-Misinfluence Tendency

Tendência ao vício nocivo do uso de drogas e entorpecentes.

Existem muitas substâncias por aí – álcool, tabaco, maconha, cocaína, oxicodona e assim por diante – que alteram a maneira de pensar e levam a pessoa a tomar decisões irracionais. Não apenas os usos individuais prejudicam sua capacidade de pensar bem, o uso consistente causa danos ainda mais duradouros, e o elemento viciante pode fazer com que uma pessoa caia direto em uma rotina da qual é muito difícil sair.

Resumindo, as drogas podem realmente atrapalhar seu pensamento e seus planos de longo prazo. Qualquer benefício que você possa obter com o consumo não vale o custo alto.

A solução para este é simples: não use nenhuma substância viciante que altere seu pensamento. As drogas pesadas devem ser totalmente evitadas, em particular.

21 – Tendência Senescência-Desinfluência

Senescence-Misinfluence Tendency

Tendência natural em que a medida que envelhecemos, fica mais difícil aprender novas habilidades e habilidades mais antigas podem começar a se deteriorar em um ritmo mais rápido.

Isso acontece com pessoas diferentes em idades diferentes, mas inevitavelmente acontece se vivermos o suficiente.

Há uma maneira de atrasar esse início, no entanto, é aprendendo constantemente novas habilidades e ideias e praticando as antigas. Preencha sua vida aprendendo e praticando novas habilidades de que goste, começando bem cedo e levando essa prática com você para o resto da vida.

Você não pode parar a marcha inevitável do tempo, mas certamente pode atrasar muitos dos efeitos.

22 – Tendência Autoridade-Desinfluência

Authority-Misinfluence Tendency

Tendência de seguir aqueles que têm autoridade ou que a reivindicaram para si mesmas.

Isso tende a se apoiar em muitas outras tendências listadas aqui – ao confiar em algum tipo de autoridade, as pessoas se livram de grande parte da confusão e do estresse do pensamento independente e da tomada de decisões. A autoridade faz isso – o seguidor apenas faz o que é dito e não precisa se preocupar com isso.

Isso é ótimo no caso de um líder benevolente e sábio, mas muitos líderes não são benevolentes e sábios, e mesmo grandes líderes às vezes são mal compreendidos. Permitir que outra pessoa faça a maior parte do pensamento por você pode muitas vezes levar ao desastre.

Então, qual é a solução?

Seja muito seletivo quanto a quem você segue.

As pessoas cujas ordens você segue ou ideias que você aceita sem muitas dúvidas devem ser do mais alto caráter e alguém em quem você pode confiar em quase todos os sentidos.

Além disso, se você se sentir desconfortável com uma ideia ou um pedido, não deixe de aceitá-lo apenas por causa da autoridade. O policial pode estar errado. O gerente pode estar errado. Eles são humanos, assim como você.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

23 – Tendência do Absurdo

Twaddle Tendency

Tendência das pessoas acreditarem em histórias absurdas sem sentido e sem checarem a veracidade.

Em qualquer área, algumas pessoas tendem a produzir trabalho de qualidade, enquanto outras produzem lixo. Em algumas situações, como a ciência revisada por pares, existem sistemas em vigor para pegar esse lixo (mas mesmo esses sistemas não são perfeitos). Em outros, como a internet, não há muito filtro, o que significa que o indivíduo tem que determinar o que é lixo e o que é valioso.

Isso não é feito com maldade na maioria das vezes. Muitas vezes é o resultado de alguém exagerando grosseiramente em seu próprio senso de competência. Eles realmente acreditam que têm conhecimentos ou habilidades muito maiores do que realmente têm e agem de acordo com suas próprias visões infladas de seus conhecimentos e talentos.

Então, como você filtra os “absurdos”? A melhor maneira é ter fontes de informação em que você confie, porque elas provaram essa confiança muitas vezes. Confie nessas fontes antes de mais nada e depois solicite outras fontes para ganhar essa confiança por um longo período de tempo.

É importante notar que nenhuma fonte é perfeita, mas boas fontes se provarão com o tempo.

24 – Tendência Razão Respectiva

Reason-Respecting Tendency

Tendência das pessoas serem atraídas por coisas que fazem sentido e evitarem coisas que não fazem sentido. É por isso que, a longo prazo, argumentos e fatos sensatos tendem a vencer.

Observe que eu disse “a longo prazo”.

No curto prazo, coisas sem sentido e declarações falsas podem ser apresentadas para fazer parecer que são sensatas ou verdadeiras. Isso normalmente será descoberto com o tempo, mas pode enganar as pessoas no curto prazo.

Assim, geralmente é uma boa ideia procurar evidências e raciocínios de apoio antes de seguir uma ordem de alto impacto ou adotar uma opinião forte. Por que essa ordem está sendo dada? Qual é o pensamento por trás dessa opinião? Continue perguntando o porquê até que faça todo o sentido, e se deixar de fazer sentido, não siga a ordem ou adote a opinião.

25 – Tendência Lollapalooza

Lollapalooza Tendency

Essa tendência final é simplesmente a combinação de tendências múltiplas. Sempre que várias tendências se combinam em uma situação, elas podem ser muito poderosas em termos de levar as pessoas a pensar mal.

Por exemplo, um culto religioso pode combinar uma tendência para a desinfluência das drogas, uma tendência para a tagarelice, uma tendência para a desinfluência da autoridade e outras em um pacote perigoso.

A melhor maneira de lidar com uma confluência de tendências ruins é confiar em seu intestino que algo não está certo e, em seguida, recuar e puxar os fios para ver se você pode ver alguma tendência ruim em ação, uma de cada vez. Descasque-o com cuidado. Você pode apenas encontrar uma confusão de más tendências amontoadas.

Leia também:

5 Dicas para lidar com os Erros de Julgamento

1 – Reflita sobre os erros recentes

Descubra o que deu errado e visualize essa situação avançando com melhores práticas (e melhores resultados). Simplesmente analise as coisas recentes que você fez em sua mente – particularmente aquelas em que você acha que o resultado poderia ter sido melhor ou aquelas que você apenas deu por garantidas por um tempo – e pergunte a si mesmo se você está cometendo algum erro. Se você descobrir algo, pense em como poderia ter feito melhor e visualize-se fazendo melhor daqui para frente. Costumo fazer isso enquanto dirijo para algum lugar, mas para mim, a tática mais poderosa para esse processo é o registro no diário. Costumo fazer “três páginas matinais”, onde simplesmente preencho três páginas de um diário com o que quer que esteja em minha mente, e este tipo de “relatório pós-ação” preenche muitas dessas entradas.

2 – Use listas

Isso mesmo, use listas de verificação para tarefas importantes. Planeje as etapas de suas ações com cuidado, fora do calor do momento, e siga a lista de verificação que você criou quando realmente estiver fazendo isso. Eu me descobri fazendo isso com mais e mais coisas na minha vida. Eu tenho uma lista de verificação de “rotina matinal”, uma lista de verificação de “rotina noturna” e uma lista de verificação “as crianças voltam da escola”. Eu também tenho uma lista de verificação de “preparação de artigos” para meu trabalho profissional, que repito para cada artigo que você lê no The Simple Dollar. Simplesmente sigo essas listas de verificação automaticamente todos os dias e, uma vez a cada mês ou dois, me sento e penso se essas listas de verificação continuam a fazer sentido.

3 – Tenha algumas pessoas de confiança

Confie nos conselhos de pessoas em quem você confia e respeita, especialmente quando é dado individualmente. Se você tem supervisores que respeita, confie em suas avaliações de desempenho. Se você tem amigos em quem confia, valorize muito os conselhos deles. Isso é especialmente verdadeiro quando os comentários são feitos individualmente, onde não há público e nenhuma outra motivação além de ajudá-lo a seguir um bom caminho.

4 – Aceite que você não está sempre certo

A maioria das pessoas pensa: “Bem, eu não faço isso!” A questão é que a maioria de nós realmente faz isso o tempo todo. Presumimos que estamos certos, independentemente do que outras pessoas estão dizendo. Confiamos muito em nossas opiniões, habilidades e desempenho, e quando as pessoas apontam falhas em nossas opiniões, habilidades e desempenho, muitas vezes não reagimos de uma forma que leve a uma melhoria em nós mesmos.

Nosso objetivo deve ser sempre opiniões mais bem informadas, habilidades mais nítidas e desempenhos com melhores resultados. Quando defendemos falhas de opinião, habilidades incompletas ou desempenho ruim desculpando-se ou culpando outros ou sendo excessivamente defensivos, nós realmente só nos machucamos e geralmente acabamos parecendo muito piores do que se simplesmente admitíssemos a falha e nos esforçássemos pelo melhor.

5 – Enfrente os problemas agora

Finalmente, se você está infeliz com algo em sua vida, enfrente agora ao invés de mais tarde. Não deixe isso apodrecer. Não adie. Não deixe isso piorar. Lide com isso agora, quando resolver o problema for mais fácil do que provavelmente será mais tarde.

Essas cinco táticas derrubam muitos dos 25 preconceitos de Munger, e se você usar essas táticas de forma consistente, você se encontrará consistentemente em um lugar melhor com seu dinheiro e com todos os aspectos de sua vida.

Conclusões

Em 1995, Charlie Munger fez um discurso sobre como a mente humana se engana para tomar decisões erradas.

Cada um dos erros de julgamento poderia ser muito bem um artigo em separado, mostrando como eles afetam nosso dia a dia e como podemos trabalhar para superá-los. Todos nós somos vítimas de muitos desses preconceitos, muitas vezes com forte impacto negativo.

  1. Tendência de Superresposta à Recompensa e Punição
  2. Tendência de Gostar/Amar
  3. Tendência de Não Gostar/Odiar
  4. Tendência para Evitar Dúvidas
  5. Tendência em Evitar Inconsistência
  6. Tendência de Curiosidade
  7. Tendência de Justiça Kantiana
  8. Tendência de Inveja / Ciúme
  9. Tendência de Reciprocidade
  10. Tendência de Mera Associação
  11. Negação Psicológica Simples para Evitar a Dor
  12. Tendência Excessiva de Auto-consideração
  13. Tendência ao Excesso de Otimismo
  14. Tendência de privação-super-reação
  15. Tendência à Prova Social
  16. Tendência Contraste-Reação Incorreta
  17. Tendência de Influência do Estresse
  18. Tendência da Disponibilidade com Peso Incorreto
  19. Tendência Use-ou-Perca
  20. Tendência à Má Influência de Drogas
  21. Tendência Senescência-Desinfluência
  22. Tendência Autoridade-Desinfluência
  23. Tendência do Absurdo
  24. Tendência Razão Respectiva
  25. Tendência Lollapalooza

Nesse artigo também vimos 5 dicas simples, porém muito úteis para combater erros de julgamento.

  1. Reflita sobre os erros recentes
  2. Use listas
  3. Tenha algumas pessoas de confiança
  4. Aceite que você não está sempre certo
  5. Enfrente os problemas agora

No geral, acho que algumas estratégias são realmente úteis para combater muitos desses preconceitos ao mesmo tempo.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://www.thesimpledollar.com/the-psychology-of-human-misjudgment/
  • https://fs.blog/great-talks/psychology-human-misjudgment/
  • https://jamesclear.com/great-speeches/psychology-of-human-misjudgment-by-charlie-munger
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

1 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.