Macroeconomia e Microeconomia: Entenda as forças econômicas que movem os mercados

Microeconomia e Macroeconomia
5/5 - (5 votes)
Microeconomia
A macroeconomia e a microeconomia são estudos e análises econômicas, seja de um indivíduo, de uma empresa ou de um país.

Macroeconomia e microeconomia, e sua ampla gama de conceitos subjacentes, têm sido objeto de uma grande quantidade de trabalhos e estudos.

Certamente você já deve ter visto em jornais, TV ou na internet notícias sobre taxa de juros, inflação, PIB de um país, taxa de desemprego. Todos esses são elementos de pesquisa da macroeconomia.

Por outro lado, também temos contato com notícias que envolvem empresas locais, negócios em expansão ou setores da que faliram na sua cidade ou estado devido a variados fatores. Tudo isso é objeto de estudo da microeconomia.

O campo de aplicação em ambas as áreas são vastos e certamente não caberia em apenas um artigo. Mas, vou trazer um breve resumo do que cada um deles significa.

Neste artigo você vai aprender:

  • O que é Macroeconomia e como ela pode afetar nossas vidas
  • Porque a lei da oferta e da demanda governam a Microeconomia
  • Como o investidor deve lidar com a macro e microeconomia em seus estudos

Macroeconomia

A macroeconomia refere-se ao estudo da “grande imagem” da economia, de modo a analisar conceitos como fatores econômicos da indústria, país ou globais atuam em sua região e entre si.

A macroeconomia inclui a análise de conceitos como o Produto Interno Bruto (PIB) de uma nação, taxas de desemprego, taxa de crescimento, taxas de juros e como todos esses conceitos interagem uns com os outros.

Estudar e aplicar a macroeconomia é incrivelmente importante a nível do governo, já que as decisões políticas e econômicas e os regulamentos promulgados pelo governo podem ter um grande impacto em muitos aspectos da economia em geral.

Taxa de Juros da Economia

Para demonstrar a teoria macroeconômica na prática, analisaremos brevemente como as taxas de juros se enquadram na política macroeconômica.

O estudo extensivo nessa área se destina a estabelecer as taxas de juros adequadas em uma economia, onde o governo estabelece uma taxa básica e os bancos trabalham a partir daí.

Para se ter uma ideia da importância da taxa de juros, se elas aumentarem:

  • As pessoas podem economizar mais dinheiro, pois obtêm um melhor retorno sobre seus depósitos.
  • Os negócios irão investir em menor expansão, já que o dinheiro emprestado custará relativamente mais.
  • A moeda local aumentará em valor porque agora os depósitos dessa moeda podem ganhar mais em comparação com outras moedas.
  • A inflação vai diminuir, porque em geral, a economia está em alta e as despesas estão baixas e as pessoas estão comprando menos.

No entanto, o contrário seria esperado para cada ponto se as taxas de juros caírem.

Isso fica muito complexo porque “relativamente subir” ou “relativamente cair” são relacionamentos muito soltos e muitos fatores influenciam a tomada de decisões (ou seja, impostos e taxas de emprego). Então, o impacto das decisões políticas de países estrangeiros deve ser considerado também, pois eles afetam o que acontece também com uma economia interna do país.

Em teoria, a macroeconomia poderia ser fácil porque, para cada mudança em uma figura relevante, pode-se assumir que, se todos os outros fatores forem constantes, isso é o que aconteceria.

Na entanto, na realidade, todos os fatores mudam constantemente e a implementação de políticas macroeconômicas é muito difícil de gerenciar.

Para entender melhor sobre taxa de juros, recomendo o artigo:

Aplicação da Macroeconomia

A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, aumentar a eficiência da produção, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.

A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados. As variáveis ou agregados macroeconômicos são determinados pelo encontro da oferta e da demanda em cada um desses mercados.

  1. Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
  2. Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
  3. Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
  4. Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
  5. Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e uma distribuição justa de renda.

As aplicações da macroeconomia podem determinar quais diretivas de governo ajudam o mercado livre e quais não. Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são:

  • Política Fiscal: Refere-se a todos os instrumentos que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (política tributária) e o controle de suas despesas (política de gastos). Além da questão do nível de tributação, a política tributária, por meio da manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, é utilizada para estimular (ou inibir) os gastos de consumo do setor privado.
  • Política Monetária: Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos.
  • Políticas Cambial e Comercial: São políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. A política cambial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio. O governo, através do Banco Central, pode fixar a taxa de câmbio (regime de taxas fixas de câmbio), ou permitir que ela seja flexível e determinada pelo mercado de divisas (regime de taxas flutuantes de câmbio).
  • Política de Rendas: A política de rendas refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), através de controle e congelamentos de preços.

Estudos sobre as economias internacionais também podem ajudar os economistas domésticos descobrir quais partes de um mercado livre podem ou não precisar de regulamento.

A maioria das economias do mundo são misturadas, com alguma interação do governo em mercados livres, o que eleva a importância de estudos macroeconômicos.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Microeconomia

A microeconomia refere-se a estudos de como as entidades individuais que compõem a economia – consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, grandes proprietários de terras, produtores de bens ou serviços particulares etc. –  atuam reciprocamente.

É a ciência social que estuda as implicações da ação humana individual, especificamente sobre como essas decisões afetam a utilização e distribuição de recursos escassos.

A microeconomia preocupa- se em estudar o comportamento do consumidor e da unidade produtora, tomados isoladamente. Em outras palavras, esse ramo da Economia tem o objetivo estudar o comportamento de dois agentes econômicos: o consumidor e o empresário.

O consumidor é o agente econômico que necessita de bens e serviços para satisfazer suas necessidades e o empresário é aquele que produz esses bens e serviços.

A microeconomia mostra também como e por que diferentes produtos têm valores diferentes, como os indivíduos tomam decisões mais eficientes ou mais produtivas e como os indivíduos melhor se coordenam e cooperam uns com os outros.

De um modo geral, a microeconomia é considerada uma ciência mais completa, avançada e estabelecida do que a macroeconomia.

Lei da Oferta e da Demanda

Como as empresas estabelecem preços, como os impostos afetarão a tomada de decisão individual, o conceito de oferta e demanda. Assim, a Microeconomia analisa todas as pequenas decisões econômicas e interações que se somam aos conceitos da “grande imagem” que Macroeconomia analisa.

O estudo e a aplicação da macroeconomia são mais comumente empregados pelas empresas, ao estabelecer como elas classificam seus produtos através da compreensão das necessidades dos consumidores.

O conceito de oferta e demanda é central para determinar como ambos os fatores influenciam a configuração de preços.

Oferta

Se houver uma superabundância de fornecimento para um produto específico, o preço será naturalmente reduzido (assumindo que a demanda por esse produto permanece constante).

As pessoas não querem o produto mais do que antes, mas, como há muito desse produto, as pessoas só estão dispostas a pagar uma quantia limitada.

Alternativamente, se a oferta cair, mas a demanda permanece a mesma, as pessoas estão dispostas a pagar mais pelo mesmo produto.

Demanda

Se as pessoas querem um produto mais do que anteriormente, se diz que o item se tornou “mais quente” do ano, o preço desse produto aumentará se o fornecimento desse produto permanecer o mesmo.

As pessoas vão pagar mais para obter o produto para se certificar de que eles conseguem. Se a demanda cair, diga que algo está fora de moda, ainda pode haver a mesma quantidade do mercado para venda, mas as pessoas não querem mais, então o preço diminui.

Esses relacionamentos são o foco principal da microeconomia e como vários fatores (ou seja, impostos) afetam o modelo de oferta e demanda para produtos em geral.

As empresas também precisam estar cientes desses conceitos, a fim de estabelecer um preço efetivo para seus produtos, para garantir que eles possam maximizar seus lucros.

Aplicação da Microeconomia

Como uma ciência puramente normativa, a microeconomia não tenta explicar o que deve acontecer em um mercado. Em vez disso, a microeconomia apenas explica o que esperar se determinadas condições mudarem.

Se um fabricante aumentar os preços dos carros, a microeconomia diz que os consumidores tenderão a comprar menos do que antes. Se uma grande mina de cobre colapsa na América do Sul, o preço do cobre tenderá a aumentar, porque a oferta é restrita.

A microeconomia poderia ajudar um investidor a ver por que os preços das ações da M Dias Branco podem cair se os consumidores comprarem menos biscoitos fabricados pela empresa.

Também pode explicar por que um salário mínimo mais elevado pode forçar, por exemplo, a Lojas Renner a contratar menos funcionários em determinada época do ano.

No entanto, as questões sobre números econômicos agregados continuam a ser a competência da macroeconomia, como o que pode acontecer com o Produto Interno Bruto (PIB) da China em 2020.

Macro x Microeconomia: Quais diferenças e como afetam os mercados

Macroeconomia e Microeconomia
Macroeconomia e microeconomia afetam todos os mercados.

Embora esses dois estudos de economia pareçam ser diferentes, eles são realmente interdependentes e complementam-se, uma vez que existem muitas questões sobrepostas entre os dois campos.

Por exemplo, o aumento da inflação (efeito macro) faria com que o preço das matérias-primas aumentasse para as empresas e, por sua vez, afetasse o preço do produto final cobrado ao público.

Em outras palavras, a microeconomia tenta entender escolhas humanas e alocação de recursos, enquanto a macroeconomia tenta responder a questões como “Qual deve ser a taxa de inflação?” ou “O que estimula o crescimento econômico?”

De qualquer forma, tanto a micro e macroeconomia fornecem ferramentas fundamentais para qualquer profissional de finanças e devem ser estudadas em conjunto, a fim de entender completamente como as empresas operam e ganham receitas e, assim, como toda uma economia é gerenciada e sustentada.

A microeconomia se preocupa com famílias isoladas, empresas ou indústrias.

Ele mede a interseção da oferta e da demanda nessas faixas estreitas, e essencialmente ignora outros fatores para melhor compreender os relacionamentos reais. Muitas vezes apresentado graficamente, a análise microeconômica baseia-se principalmente na lógica e mostra como os preços ajudam a coordenar a atividade humana em direção a um ponto de equilíbrio.

A macroeconomia trabalha de forma muito diferente.

Ele tenta medir os fenômenos de toda a economia, principalmente através de estatísticas agregadas e correlações econométricas.

Na microeconomia, por exemplo, as variáveis são muitas vezes constantes para isolar como os atores respondem a mudanças específicas. Isso muda na macroeconomia, onde os dados históricos são coletados pela primeira vez e depois examinados para temas de resultados inesperados.

A microeconomia leva o que é referido como uma abordagem de baixo para cima (bottom-up) para analisar a economia, enquanto a macroeconomia adota uma abordagem de cima para baixo (top-down). E isso tem implicações nas análises dos investidores no mercado, principalmente os que empregam análise fundamentalista.

Leia também:

Conclusões

Os conceitos de macroeconomia e microeconomia estão intimamente relacionados, uma mudança na política macroeconômica afetará muitas transações subjacentes microeconômicas.

A macroeconomia centra-se em questões que afetam a economia como um todo. Alguns dos focos mais comuns de macroeconomia incluem as taxas de desemprego, o produto interno bruto de uma economia e os efeitos das exportações e importações.

A microeconomia se concentra em questões que afetam indivíduos e empresas. Isso poderia significar estudar a oferta e a demanda por um produto específico, a produção de que um indivíduo ou empresa é capaz ou os efeitos das regulamentações em uma empresa.

Comparativamente, uma mudança na tomada de decisão microeconômica aumentará em conjunto para impactar os conceitos macroeconômicos estudados.

A diferença entre micro e economia macro é simples.

A microeconomia é o estudo da economia a nível individual, de grupo ou de empresa. A macroeconomia, por outro lado, é o estudo de uma economia nacional como um todo.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • http://www.businessdictionary.com/article/1052/macroeconomics-vs-microeconomics-d1412/
  • https://www.investopedia.com/ask/answers/difference-between-microeconomics-and-macroeconomics/
  • https://www.investopedia.com/articles/investing/052616/microeconomics-vs-macroeconomics-which-more-useful-investment.asp
  • https://blog.udemy.com/difference-between-micro-and-macro-economics/
  • http://www.geocities.ws/prof_dirceu/economia_macroeconomia.htm

O que é macroeconomia?

A Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo individual. A macroeconomia é um dos dois pilares dos estudos da economia, sendo o outro a microeconomia.

O que é microeconomia?

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores e firmas, bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles.

Quais fatores afetam a macroeconomia?

  • Taxas de Juros
  • Inflação
  • Política Fiscal
  • Produto Interno Bruto (PIB)
  • Rendimento Nacional
  • Emprego
  • Taxa de Crescimento Econômico
  • Produção Industrial
  • Comércio Internacional
  • Balança Comercial
  • Vendas no Varejo
  • Ciclo Econômico

Quais fatores afetam a microeconomia?

  • Impacto dos Clientes
  • Disponibilidade de Funcionários
  • Logística e Canais de Distribuição
  • Fornecedores
  • Nível de Competição
  • Disponibilidade de Investidores
  • Mídia e o Público Em Geral
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

3 Comments

  1. Artigo excelente! Só informação de qualidade, meus parabéns ao autor (a), é esse tipo de informação que me leva a ler todos os dias temas como este.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.