Valor x Crescimento: Entenda porque não existem diferenças entre ambas as filosofias de investimento

Valor ou crescimento
4.9/5 - (7 votes)
Valor
Nos investimentos, o crescimento faz parte do valor.

O mercado adora divergências e dualidade. Valor e crescimento é uma delas.

Porém, não existem diferenças, e você vai entender porquê.

Os investidores em valor acreditam que o verdadeiro valor de uma ação e o preço, que é refletido todos os dias pelo mercado de ações, nem sempre são os mesmos e, muitas vezes, podem diferir drasticamente. Esses investidores buscam comprar quando o preço está abaixo do valor fundamental – ou intrínseco.

Já os investidores em crescimento por sua vez, estão dispostos a comprar ações de empresas com múltiplos elevados porque avaliaram forte crescimento das receitas e lucros futuros. Para eles, mesmo estando com múltiplos elevados, a ação tem potencial de crescer muito mais, justificando o investimento hoje.

Existe muita discussão das filosofias e estratégias de investimento “em crescimento” versus investimento “em valor”. Para a maioria dos analistas financeiros e fundos de investimento essas duas estratégias são separadas e incompatíveis.

No entanto, para Charlie Munger e Warren Buffett fazer essa distinção é loucura.

E eu concordo com eles.

O que você vai aprender:

  • O que é investimento em crescimento
  • Porque valor e crescimento é a mesma coisa
  • Qual a melhor filosofia de investimento para seguir?

Valor e Crescimento: As duas faces da mesma moeda

Antes de mais nada, vamos definir valor e crescimento nos investimentos.

Investidores em valor (value investor)

As ações de valor são ações de empresas que estão sendo negociadas abaixo do seu valor intrínseco. Essas ações são negociadas a múltiplos de mercado depreciados.

Os investidores em valor vão à caça de ações que acreditam estarem subvalorizadas pelo mercado, todavia ainda possuem um forte potencial de crescimento. Isso é feito analisando o valor intrínseco de uma empresa e comparando-o com seu valor de mercado atual.

O valor intrínseco é avaliado pela análise dos fundamentos da empresa – seu modelo de negócios, situação competitiva, qualidade da administração e o estado de suas demonstrações financeiras.

Se o valor intrínseco da empresa for maior que o valor de mercado atual, a ação é considerada “ação de valor”. Investidores em valor preferem “pagar 50 centavos para comprar $ 1.”

Geralmente, eles se concentram em empresas com taxas de crescimento de vendas e lucros abaixo da média e ações com menores taxas de P/L e relação P/VP.

Investidores em valor buscam segurança em troca de retornos mais baixos.

A empresa de “valor” avaliada opera em uma indústria madura. Assim sendo, associando com uma luta de boxe, os investidores em valor escolheriam um boxeador veterano em vez do boxeador de cara nova.

Investidores em crescimento (growth investor)

As ações de crescimento são ações de empresas que estão investindo todos os seus recursos em expansão, com o objetivo de dominar seu mercado específico. Normalmente estão sendo negociadas a múltiplos de mercado altíssimos.

As atuais ações de crescimento de alta visibilidade incluem as grandes de tecnologia (Uber, Netflix e Amazon, por exemplo). Os investidores compram essas ações com a expectativa de que aumentarão de preço e obterão lucro líquido quando vendidas.

A definição clássica de “growth investing” é a estratégia de escolher ações de empresas que devem experimentar crescimento mais rápido do que a média medida por receitas, lucros ou fluxo de caixa. No entanto, muitas dessas empresas nem sequer dão lucro no cenário atual!

Os investidores em crescimento estão procurando o próximo “crack goleador” ou o próximo “ten-bagger” (ações que multiplicam o seu preço de mercado por 10x).

Os investidores em crescimento toleram mais risco, mas são compensados com o potencial de maiores retornos.

As ações da maioria das empresas de alta tecnologia são consideradas ações de “crescimento”. Digamos que os investidores em crescimento escolheriam o garoto em vez do veterano em uma luta de boxe.

Valor x Crescimento

No final do dia, na batalha de “valor” e “crescimento” não tem um vencedor claro.

Na verdade, não há vencedor, porque não há luta nenhuma.

A pergunta “Qual é melhor: investimento em valor ou em crescimento?”

Não tem uma resposta! Porque a pergunta é fundamentalmente falha!

Pois bem, a confusão começa quando tentam separar ambos:

  • O investidor em valor olha para os ativos que geram resultados hoje, com base no que já existe
  • O investidor em crescimento olha para o potencial crescimento dos ativos e dos resultados no futuro

Isso está errado.

Em vez de rotular “simplisticamente” uma ação de “crescimento” ou “valor”, os investidores devem ter uma visão holística dos investimentos, considerando todos os aspectos da oportunidade.

Buffett acredita que o investimento em valor – aquisição de ativos subvalorizados – é a única forma verdadeira de investimento. A compra de ações negociadas acima de seu valor intrínseco, diz ele, é pouco mais que especulação.

No entanto, Buffett rejeita a separação entre abordagens de crescimento e valor para investir, chamando-o de “pensamento difuso”.

O crescimento é apenas um componente a ser examinado na avaliação do valor intrínseco de uma empresa. Crescimento está dentro do valor intrínseco!

E tem mais uma questão. Embora o crescimento seja geralmente positivo, pode ser negativo se esse crescimento for comprado às custas de um investimento pesado em uma nova linha de produtos ou expansão geográfica que, no final, fracassa.

Quantos investimentos caros foram feitos por uma empresa, se acreditando em forte crescimento no futuro que na verdade deram errado? Muitos!

Recomendo a leitura:

Warren Buffett e sua visão sobre Valor e Crescimento

Valor e crescimento
Afinal, valor e crescimento podem ser divididos?

Para Warren Buffett e Charlie Munger, crescimento e valor andam juntos!

O pensamento de Buffett é ilustrado por seu recente investimento de US $ 1 bilhão na Apple.

As ações da maior empresa do mundo caíram em 2017 base nos temores do mercado de que a Apple não superaria o impressionante crescimento de 2015 em 2016, e que poderia estar perdendo sua vantagem competitiva.

Buffett não compartilhou dessa visão e, em vez disso, enxergou a crise da Apple como uma situação temporária. Ele comprou as ações e o resultado foi espetacular nos anos que se seguiram (o valor de mercado passou fácil 1 trilhão de dólares).

Investimento em valor e crescimento não são inimigos.

Eles não devem ser considerados como estratégias contrastantes, em ambos os lados de algum espectro de estilo imaginário.

Veja esta passagem da carta de acionistas da Berkshire Hathaway de 1992 de Warren Buffett:

Como você pergunta a alguém para decidir o que é “atraente”?

Ao responder a essa pergunta, a maioria dos analistas acham que devem escolher entre duas abordagens normalmente consideradas em oposição: “valor” e “crescimento”.

De fato, muitos profissionais de investimento veem qualquer mistura dos dois termos como uma forma de alteração intelectual.

Nós [Buffet e Munger] vemos isso como um pensamento confuso (no qual, devo confessar, eu mesmo me engajei há alguns anos). Em nossa opinião, as duas abordagens se unem: o crescimento é sempre um componente no cálculo do valor, constituindo uma variável cuja importância pode variar de insignificante a enorme e cujo impacto pode ser negativo, bem como positivo.

Além disso, achamos que o próprio termo “investimento em valor” é redundante.

O que é “investir” se não é o ato de buscar um valor pelo menos suficiente para justificar o valor pago?

Conscientemente pagando mais por uma ação do que seu valor calculado – na esperança de que em breve possa ser vendido por um preço ainda mais alto – deve ser rotulado como especulação (o que não é ilegal, imoral nem – em nossa opinião – engorda financeiramente).

Seja apropriado ou não, o termo “investimento em valor” é amplamente utilizado.

Normalmente, ele conota a compra de ações com certos atributos, como uma baixa relação P/VP, uma baixa relação P/L ou um alto rendimento de dividendos.

Infelizmente, tais características, mesmo que apareçam em combinação, estão longe de determinar se um investidor está de fato comprando algo pelo que vale e, portanto, está realmente operando com o princípio de obter valor em seus investimentos.

Correspondentemente, características opostas – uma alta relação P/VP, uma alta relação P/L e um baixo rendimento de dividendos – não são de forma alguma inconsistentes com uma compra de “valor”.

Da mesma forma, o crescimento dos negócios, por si só, nos diz pouco sobre valor.

É verdade que o crescimento muitas vezes tem um impacto positivo no valor, às vezes em proporções espetaculares. Mas, tal efeito está longe de ser universal.

Por exemplo, os investidores têm regularmente investido dinheiro no em companhias aéreas nacionais para financiar um crescimento sem lucro (ou pior).

Para esses investidores, teria sido muito melhor se Orville não tivesse conseguido sair do chão em Kitty Hawk: Quanto mais a indústria cresceu, pior é o desastre para os proprietários.

O crescimento beneficia os investidores apenas quando o negócio em questão pode investir em retornos incrementais que são atraentes – ou seja, apenas quando cada dólar usado para financiar o crescimento cria mais de um dólar de valor de mercado de longo prazo.

No caso de um negócio de baixo retorno que exija fundos incrementais, o crescimento prejudica o investidor.”

Warren Buffett, carta aos acionistas da Berkshire Hathaway, 1992
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

É tudo Investimento em Valor!

Se o investimento em valor é comprar ativos por menos do que seu verdadeiro valor, então o que é “investimento em crescimento”?

Seria o oposto. Comprar ativos a um preço maior do que seu valor.

Mas, com Buffett disse, pagar a mais por uma ação do que ela vale “na esperança de que ela possa ser vendida em breve por um preço ainda mais alto” não é investimento– é especulação.

Mesmo que um “investidor em crescimento” comprasse uma “ação de crescimento” que deveria aumentar os ganhos a uma taxa acima da média, ele ou ela teria que pagar um múltiplo maior para esses ganhos em primeiro lugar.

Em outras palavras, a taxa de crescimento desses ganhos já foi incorporada no preço de compra. Imagine o que acontece se você aumentar a taxa de crescimento em uma simples análise de fluxo de caixa descontado – o seu valor presente aumenta!

Se não fosse esse o caso, as ações valeriam mais do que o preço de compra, que é a definição de investimento em valor. Consequentemente, o investimento em crescimento não pode existir: ou você é investidor em valor ou está especulando.

Mas agora vamos olhar para o “investimento em valor” como definido anteriormente.

Se o investimento em crescimento está comprando ações de empresas cujas receitas ou lucros são previstos para crescer a uma taxa acima da média, então o investimento em valor é a compra de ações de empresas cujas receitas ou ganhos são previstos para permanecer plano ou declínio.

Isso não está tecnicamente errado. 

Os investidores em valor certamente podem investir em empresas cujos ganhos são fixos ou estão em declínio. Mas é apenas um subconjunto de todas as estratégias disponíveis para valorizar.

O caso da GEICO

Dê uma olhada no investimento do “pai do investimento em valor” Benjamin Graham na The Government Employee Insurance Company (mais conhecida como GEICO).

A GEICO foi fundada em 1936. Em 1940, a Companhia registrou seu primeiro lucro de subscrição de US$ 5.000. Graham começou a investir na empresa em 1948 e, no ano seguinte, os lucros da empresa ultrapassaram US$ 1 milhão. Essa é uma taxa de crescimento anual de mais de 90%.

Ben Graham inventou o investimento em valor, mas a GEICO parece um investimento de “crescimento”, não é mesmo?

Agora vamos olhar para o maior aluno de Graham, Warren Buffett, e seu investimento na GEICO.

Os ganhos da GEICO atingiram o pico em 1972, seguidos por 10 anos de declínio. As ações da Companhia atingiram uma alta de US$ 61 por ação em 1972 – alguns anos depois, estava sendo negociada a pouco mais de US$ 2 por ação. A GEICO começou a reportar grandes perdas em 1975 e estava à beira da falência.

Buffett, que havia comprado ações da Companhia pela primeira vez em 1951, começou a ganhar mais ações e em 1980 havia investido US$ 45 milhões na GEICO. Ok, investimento típico de “valor”. Mas hoje, a GEICO registra lucros de mais de US$ 1 bilhão por ano!

Mais uma vez, isso é crescimento acima da média!

Senso comum

Em primeiro lugar, como Warren disse em sua carta de acionistas de 1992, o crescimento é apenas um componente no cálculo do valor de uma ação, e pode estar presente ou ausente, e sua influência pode ser positiva ou negativa.

Assim, a definição comum de “investimento em valor” já está errada, pois o valor também pode incorporar crescimento.

Em segundo lugar, o termo “investimento em valor” em si é redundante. “O que é ‘investir’ se não é o ato de buscar valor pelo menos suficiente para justificar o valor pago?”

Lembre-se, “preço é o que você paga, valor é o que você leva.”

A única maneira de obter um retorno acima da média em qualquer transação, é comprar algo por menos do que ele realmente vale.

Isso é puro senso comum.

Não há nenhuma maneira que eu trocaria três centavos por um centavo – eu trocaria no máximo um centavo por um centavo.

Isso é investir. Todo o resto é especulação.

Todo esse conceito de separar o ‘valor’ do ‘crescimento’ me parece uma tolice. Para um punhado de consultores de fundos de aposentadoria, é conveniente ganhar comissões tagarelando sobre isso e é uma forma de um consultor se diferenciar do outro. Mas, para mim, todo investimento inteligente é um investimento em valor.”

Charlie Munger

Falando em Munger, recomendo o artigo:

Valor ou Crescimento? Depende do risco que deseja assumir

Valor e crescimento diferenças
Afinal, valor e crescimento podem ser divididos? Sim e não.

Responda rápido: qual é sua filosofia de investimento?

Se você souber responder, ótimo! Mas, caso tenha ficado procurando uma resposta, não se desespere, pois a maioria dos investidores está na mesma situação.

Alguns até acreditam que seguem uma filosofia, mas basta uma notícia pessimista ou o surgimento de algum fato inesperado para que essa filosofia seja esquecida.

Contudo, seguir uma estratégia é fundamental para alcançar os objetivos estipulados.

Um investidor sem uma estratégia clara vira presa fácil do mercado, fica sujeito a seguir conselhos de terceiros nem sempre confiáveis. Esse investidor deixa de realizar ganhos por não ser fiel a uma estratégia, gasta com corretagens um dinheiro que poderia estar rendendo em uma boa aplicação e perde o sono com medo do que poderá acontecer no dia seguinte

Aqui, nossa intenção não é apresentar fórmulas mágicas com resultados 100% garantidos, mas sim fornecer uma visão sobre estratégias sérias que fizeram a fortuna de grandes investidores.

Há décadas que o investimento em valor e em crescimento (que na verdade, como vimos, é tudo investimento em valor) provam que dão resultado.

Tanto que, enquanto um foi e é a base que norteia os investimentos de Warren Buffett, o outro contribuiu para tornar um pequeno fundo de investimentos o maior do mundo nas mãos do gestor de recursos Peter Lynch.

A escolha da filosofia que irá seguir dependerá de seu perfil e objetivos como investidor.

Em seu livro “Filosofias de investimento – Estratégias bem-sucedidas e os investidores“, o professor de finanças e especialista em valuation, Aswath Damodaran, explica:

Para fazer uma escolha você precisa olhar para dentro de si, antes de olhar para fora. A melhor estratégia é aquela que se adapta a sua personalidade no que diz respeito às suas necessidades. Os investidores que optarem pelas filosofias de investimento que não se coadunam com suas características pessoais, mais cedo ou mais tarde, vão acabar abandonando-as, não apenas pelo fato de que elas não funcionam para eles, mas também devido a sua insatisfação com a inconsistência de suas carteiras.”

Aswath Damodaran

Entenda o Investimento em Valor

Sabe aquelas promoções imperdíveis anunciadas pelos supermercados e redes de varejo?

Às vezes, você está precisando do tal produto anunciado e ele está sendo vendido a condições imperdíveis. Você não perderia a oportunidade de comprá-lo, certo?

Essa mesma lógica sintetiza o que o investimento em valor busca – comprar ações quando estão em promoção, ou seja, subavaliadas pelo mercado.

Essa estratégia foi a que Warren Buffett aprendeu com seu professor, o guru Benjamin Graham, na Universidade de Columbia. Buffett aperfeiçoou a teoria do mestre e o efeito disso você já conhece. Alguma dúvida de que ela pode dar certo?

O megainvestidor sempre defendeu a ideia de que as melhores empresas para se investir são aquelas que comercializam produtos/serviços simples e fáceis de entender.

É muito mais prático você encontrar barganhas procurando em lugares que já conhece do que tentar entender negócios complicados que aparentam esconder boas oportunidades.

No livro “Investimento em valor – Como lucrar com ações “em promoção e fugir das falsas barganhas“, Christopher H. Browne explicita essa questão:

Gosto de procurar negócios que eu possa entender e para os quais exista necessidade, um bom exemplo são os negócios com bancos. Desde que o homem deixou de ser um nômade, ele precisou de um banco. Talvez, os bancos sejam o setor mais antigo da economia e, até agora, ninguém inventou nada melhor.”

Christopher Browne

O autor ainda continua:

Eu também gosto de alimentos, bebidas e produtos de necessidades básicas que consumimos diariamente. Se você tem uma cerveja favorita, provavelmente, compra a mesma marca em 90% das vezes da mesma forma que faz com todos os outros produtos. Somos criaturas que adquirimos hábitos e costumamos repetir nossas preferências quando saímos para fazer compras”.

Christopher Browne

Ainda na obra, Browne sugere que você compre ações da mesma maneira com que compra carne – em promoção.

A lógica do investimento em valor é tão simples quanto os exemplos de Browne e a leitura desse livro é um excelente ponto de partida para aprofundar os conhecimentos na área.

3 Lições de Aswath Damodaran para o Investidor em Valor

Em seu livro, Damodaran cita os exemplos a seguir como os fatores determinantes de sucesso do investidor em valor, confira:

  1. Horizonte de longo prazo – Para sermos bem-sucedidos na compra de ações, precisamos ser capazes de retê-las por vários anos. Isso não apenas porque essas ações exigem períodos de tempo longos para se recuperarem, mas também para permitir que diluamos os altos custos de transações a essas estratégias ao longo de um período maior.
  2. Diversificação – Como é frequente que o mau desempenho de uma empresa seja seguido de problemas operacionais e financeiros, é muito provável que várias das companhias que compõem uma carteira perdedora deixem de existir. Nesse caso, se não estivermos diversificados, o retorno da carteira tenderá a ser extremamente volátil, em consequência de umas poucas ações que tenham perdido todo seu valor. Para contornar esse problema, devemos diluir nossas apostas por um grande número de ações de empresas que atuem em um grande número de segmentos econômicos.
  3. Características pessoais – O investimento em valor não é recomendado para investidores que sejam influenciados facilmente pelas más notícias sobre seus investimentos ou pelas opiniões dos outros, sejam eles analistas, observadores do mercado ou seus amigos. Quase que por definição, poucas serão as notícias e opiniões favoráveis que leremos a respeito das empresas, cujas ações compõem nossa carteira. Para termos sucesso com essa estratégia, precisamos ter autoconfiança a fim de nos mantermos firmes em nossas posições enquanto outros pulam fora e estômago para enfrentarmos com tranquilidade a volatilidade no curto prazo

Para ser um investidor em valor, precisamos de:

  • Tempo – As evidências empíricas apontam para a direção de que o investimento em valor pode ter sucesso, mas seu segredo é trabalhar com um horizonte de tempo de longo prazo. Se nosso horizonte de tempo for menor que dois ou três anos, poderemos nos frustrar.
  • Disposição para assumir riscos – Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as estratégias de investimento em valor podem envolver grandes riscos. Empresas que parecem baratas quando analisadas com base no índice preço/lucro ou preço/valor contábil podem estar expostas tanto à volatilidade nos lucros quanto a riscos de inadimplência.
  • Ter tolerância a más notícias – Como investidores que compram ações em baixa, devemos estar preparados para mais más notícias sobre essas ações. Em outras palavras, as coisas podem piorar antes de começarem a melhorar.

Leia também:

Entenda o Investimento em Crescimento

Podemos definir as ações de crescimento como pedras preciosas a serem descobertas.

O investidor em crescimento está sempre buscando ações que ainda não foram percebidas pelo mercado, mas que têm alto potencial de crescimento. Geralmente, são os papéis de segunda linha, aqueles que não fazem parte do índice nem estão presentes nos noticiários com frequência.

Apesar dessa distorção entre uma filosofia e outra, tanto o valor como o crescimento buscam um mesmo objetivo: encontrar boas empresas a preços baixos.

A diferença está justamente onde cada uma procura essas companhias. Enquanto os value investors buscam a segurança e solidez das blue chips, os investidores em crescimento (growth investors) focam suas forças no futuro e crescimento em especial das small caps.

3 Lições de Aswath Damodaran para o Investidor em Crescimento

Para ser um investidor em crescimento, precisamos:

  1. Ser capazes de fazer boas projeções de crescimento e precificá-las bem: O sucesso no investimento em crescimento reside, em última análise, na capacidade de projetar o crescimento e de precificá-lo corretamente. Se formos melhores nisso do que o restante do mercado, melhoraremos nossas chances de sucesso.
  2. Aproveitar os ciclos de crescimento quando ocorrem: Historicamente, os investimentos em crescimento têm sido melhores quando o aumento dos lucros no mercado, em geral, é baixo e os investidores estão pessimistas quanto ao futuro.
  3. Saber quando sair: Ter uma boa estratégia de saída é tão importante quanto uma de entrada. Saber como e quando sair de um investimento é crítico para a proteção de seus lucros.

11 Dicas de Peter Lynch para o Investidor em Crescimento

O maior investidor em crescimento da história é, provavelmente, Peter Lynch. Muitos consideram-no o Warren Buffett do investimento em crescimento.

Autor do famoso livro “O Jeito Peter Lynch de Investir“, Peter Lynch foi responsável por administrar, a partir de 1977, o então pequeno fundo de investimentos Fidelity Magellan Fund. Nos 14 anos que esteve à frente do fundo, Lynch transformou um patrimônio de US$18 milhões em US$15 bilhões e fez do Fidelity o maior fundo monetário do mundo.

Segundo Damodaran, a brilhante administração de Lynch “ajudou a derrubar a ideia preconceituosa de que os investidores em crescimento eram otimistas incuráveis que compravam ações com base em promessas”.

Em um artigo publicado na revista Worth, em 1996, Lynch apresentou seu sistema para detectar boas empresas. São 11 dicas que merecem ser consideradas.

  1. Preste atenção a fatos, e não a projeções.
  2. Antes de investir em uma empresa, analise seu balanço anual para ver se ela é financeiramente saudável.
  3. Não compre opções nem invista na margem. Com opções, o tempo trabalha contra você e se estiver na margem, uma queda no mercado pode acabar com você.
  4. Quando vários detentores de informações privilegiadas estão comprando ações de uma empresa ao mesmo tempo, isso é um bom sinal.
  5. Um investidor médio pode monitorar de cinco a dez companhias por vez, mas isso não quer dizer que irá comprar qualquer uma delas.
  6. Seja paciente. Após termos comprado, algumas ações demoram de três a quatro anos para apresentar bons resultados, outras podem levar até dez anos.
  7. Entre cedo, mas não muito. Pense no investimento em empresas de crescimento como se fosse uma partida de futebol. Tente entrar no jogo logo após o intervalo, porque o time já terá se provado a essa altura. Se você comprar antes de saber a escalação, estará assumindo um risco desnecessário, caso compre no fim do jogo, poderá ser tarde demais.
  8. Não compre ações “baratas” porque apenas são baratas. Compre-as porque seus fundamentos estão melhorando.
  9. Adquira pequenas empresas após mostrarem que podem ser rentáveis.
  10. Os tiros no escuro frequentemente saem pela culatra ou “não saem”.
  11. Investigue dez companhias e é provável que encontre uma com perspectivas brilhantes não refletidas em seu preço.

Quer aprender mais? Recomendo:

Conclusões

Você é um investidor “em valor” ou “em crescimento”?

A definição clássica de “investimento em valor” é a estratégia de selecionar ações que negociem por menos do que seu valor fundamental – ou intrínseco.

Os investidores em valor acreditam que o verdadeiro valor de uma ação e o preço que é refletido todos os dias pelo mercado de ações, nem sempre são os mesmos e muitas vezes podem diferir drasticamente.

Já o “investimento em crescimento” é a estratégia de selecionar ações de empresas que devem experimentar crescimento mais rápido do que a média medida por receitas, lucros ou fluxo de caixa.

É uma estratégia mais arriscada, pois os índices fundamentalistas estão negociados a valores elevados.

Para Warren Buffett e Charlie Munger tudo é investimento em valor. Comprar ativos abaixo do que ele vale. Afinal, se o futuro é crescimento, então o ativo está depreciado hoje, mesmo com seus múltiplos elevados.

Obviamente que o investidor em crescimento assume mais risco. Vamos chama-lo de “investidor em valor focado em crescimento“. Esse investidor procura empresas com potencial incrível de crescimento futuro.

Dentro dessa visão geral sobre o investimento em valor e crescimento, é provável que você tenha se interessado mais por um que por outro ou, até mesmo, pelos dois – não importa.

O que não pode se esquecer é que precisa ser fiel à estratégia que seguir.

Investimento em valor e crescimento não são inimigos!

Eles não devem ser considerados como estratégias contrastantes, em ambos os lados de algum espectro de estilo imaginário. Na verdade, eles são dois lados da mesma moeda.

Saber escolher boas empresas não é, necessariamente, exclusividade dos analistas de mercado. E sobre isso, Peter Lynch tem um ótimo recado:

Estou convencido de que qualquer pessoa, usando o bom senso e 3% de sua capacidade cerebral, pode escolher ações com a mesma competência de um mediano analista da Wall Street”.

Peter Lynch

Vai duvidar?

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://www.fool.com/investing/general/2015/02/04/warren-buffett-forget-about-value-vs-growth-invest.aspx
  • https://blog.getwela.com/pastblogposts/2016/08/10/warren-buffetts-take-value-vs-growth-investing
  • https://www.vintagevalueinvesting.com/whats-better-value-investing-or-growth-investing/
  • https://www.investopedia.com/investing/warren-buffetts-investing-style-reviewed/
  • https://www.paolomagaan.com/growth-vs-value-two-sides-same-coin/
  • https://www.quora.com/search?q=value+growth+investing

O que é investimento em valor?

O investimento em valor (do inglês “value investing”) é uma filosofia e estratégia de investimento onde o investidor seleciona ações para investir quando o preço de mercado está abaixo do seu valor intrínseco naquele momento. É uma estratégia mais conservadora, pois os índices fundamentalistas estão sendo negociados a valores depreciados.

O que é investimento em crescimento?

O investimento em crescimento (do inglês “growth investing”) é uma filosofia e estratégia de investimento de escolher ações de empresas que devem experimentar crescimento mais rápido do que a média medida por receitas, lucros ou fluxo de caixa. É uma estratégia mais arriscada, pois os índices fundamentalistas estão negociados a valores elevados.

O que é uma ação de valor?

Uma ação de valor refere-se às ações de uma empresa que estão negociadas a um preço mais baixo em relação aos seus fundamentos, múltiplos e ao valor intrínseco, tornando-a atraente para investidores em valor.

O que é uma ação de crescimento?

As ações de crescimento são ações de empresas que estão investindo todos os seus recursos em expansão, com o objetivo de dominar seu mercado específico. Normalmente estão sendo negociadas a múltiplos de mercado altíssimos.

O que é investimento inteligente?

Não existe isso de separar valor de crescimento. Crescimento é apenas uma componente do valor. Lembre-se: preço é o que você paga, valor é o que você leva. Portanto, todo investimento inteligente é investimento em valor.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

3 Comments

  1. Os adeptos dessa filosofia acreditam que o preco das acoes oscilam em funcao da divulgacao de informacoes sobre a empresa, de modo que buscam se antecipar aos demais participantes do mercado para negociarem os ativos tao logo tenham conhecimento de um novo evento. Por ultimo, como o objetivo das financas corporativas e criar valor para os acionistas, o valuation e determinante para compreender as relacoes entre as decisoes financeiras, decorrentes da estrategia adotada, e o valor da empresa no mercado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.