14 Critérios para Investir em Grandes Empresas por Terry Smith

Terry Smith
4.4/5 - (5 votes)
Terry Smith: lendário investidor britânico que segue a filosofia do investimento em valor.

Terry Smith é o fundador e gestor da Fundsmith, um fundo de investimento que administra mais de US$ 20 bilhões. Frequentemente envia boletins informativos sinceros e faz apresentações anuais para investidores, do fundo ou não, portanto é uma grande inspiração para muitas pessoas.

O “Manual dos Proprietários” do Fundsmith, que é muito semelhante ao Manual dos Proprietários de Berkshire Hathaway, onde o gestor do fundo explica a filosofia e estratégia de investimento do fundo, bem como seus valores e guia orientadores. Uma das seções do manual abrange os quatorze critérios de Smith para comprar um grande investimento.

É esses 14 critérios que vamos trazer nesse artigo. Confira a seguir!

O que você vai aprender:

  • Como evitar a teoria do mais tolo
  • Porque investir em negócios resilientes e de alto retorno sobre o capital
  • O que podemos aprender com grandes gestores de fundos de investimento em valor

Sobre Terry Smith e o Fundsmith

Terence Smith (comumente chamado de Terry Smith) é o fundador e presidente-executivo da Fundsmith e um notável administrador de fundos britânico. Ele foi anteriormente o presidente-executivo da Tullett Prebon e Collins Stewart. Ele é um autor de best-sellers e um comentarista regular da mídia sobre questões de investimento.

Fundsmith é uma empresa de gestão de investimentos com sede em Londres, fundada em 2010 por Terry Smith para oferecer um método de investimento diferente da grande maioria dos fundos. Em dezembro de 2019, a Fundsmith administra £ 26 bilhões em ativos. Smith foi referido como “o Warren Buffett inglês” depois de obter retornos de investimento superiores com estratégias semelhantes às do investidor dos EUA.

Fundsmith emprega uma filosofia de investimento de longo prazo, através da estratégia de Buy and Hold (Comprar e Manter). Seus fundos buscam possuir carteiras concentradas de negócios cotados que aumentarão em valor ao longo dos anos, escolhidos com base nos fundamentos da empresa, vantagens competitivas defensáveis e avaliação atraente. As ações individuais são selecionadas por meio de uma análise interna rigorosa, de baixo para cima.

A Fundsmith procura empresas que geram altos retornos sobre o capital e operam em setores impulsionados por um grande número de eventos e transações diárias e repetidas, como bens de consumo básicos e consumíveis médicos. Evita empresas de tecnologia emergentes, devido à sua imprevisibilidade inerente; também evita empresas em setores fortemente cíclicos, como companhias aéreas e imobiliárias.

A Fundsmith também procura empresas com uma vantagem competitiva estabelecida. Portanto, empresas com grandes fossos econômicos, difíceis de serem ultrapassadas por seus concorrentes ao longo das décadas.

Fundsmith investe em nome de indivíduos, gestores de patrimônio, instituições, bancos privados, famílias proeminentes, instituições de caridade e doações. Investidores na Fundsmith são cobrados 1% em taxas de administração a cada ano; o fundo não cobra comissões de desempenho, comissões iniciais ou comissões de resgate. O fundo também evita os custos operacionais mais altos associados às transações frequentes.

Leia também:

14 Critérios para Investir em Ações por Terry Smith

Confira a seguir os critérios usados na Fundsmith para investir em ações para o longo prazo. São critérios que norteiam sua estratégia, seus valores e permitem que seus investidores fiquem tranquilos em momentos de pânico no mercado.

1 – Nosso objetivo é comprar e manter

Nosso objetivo é ser investidores de longo prazo, buy-and-hold. Buscamos possuir apenas ações que aumentarão seu valor ao longo dos anos.

2 – Nosso objetivo é investir em negócios de alta qualidade

Isso pode parecer óbvio, mas você pode se surpreender com quantos investidores ou não faça isso ou não tenha uma boa definição de um negócio de alta qualidade.

3 – Buscamos investir em negócios cujos ativos são intangíveis e difíceis de replicar

Pode parecer contra-intuitivo buscar negócios que não dependam de ativos tangíveis, mas tenham paciência conosco. Os negócios nos quais procuramos investir fazem algo muito incomum: eles quebram a regra da reversão média que afirma que os retornos devem reverter para a média à medida que o novo capital é atraído para atividades comerciais que geram retornos supernormais.

4 – Nós nunca nos envolvemos na “Teoria do Mais Tolo”

Nós realmente queremos possuir todas as empresas do Fundsmith Equity Fund. Não os possuímos sabendo que não são bons negócios ou estão supervalorizados na esperança de que alguém mais crédulo apareça e pague um preço ainda mais alto por eles. Nós assumimos sabiamente que não há tolo maior do que nós.

5 – Evitamos empresas que precisam de alavancagem

Investimos apenas em empresas que obtêm um alto retorno sobre seu capital sem alavancagem. As empresas podem ter alavancagem, mas não precisam de dinheiro emprestado para funcionar.

6 – Os negócios que buscamos devem ter potencial de crescimento

Não basta que as empresas obtenham uma alta taxa de retorno desalavancada. Nossa definição de crescimento é que eles também devem ser capazes de reinvestir pelo menos uma parte de seu fluxo de caixa excedente de volta ao negócio para crescer enquanto geram um alto retorno sobre o caixa assim reinvestido.

7 – Buscamos investir em negócios resilientes

Um importante contribuinte para a resiliência é a resistência à obsolescência do produto. Isso significa que não investimos em indústrias sujeitas a rápidas inovações tecnológicas. A inovação é muitas vezes procurada pelos investidores, mas nem sempre produz valor duradouro para eles. Desenvolvimentos como canais, ferrovias, aviação, microchips e internet transformaram indústrias e a vida das pessoas. Eles criaram valor para alguns investidores, mas muito capital é destruído para outros, assim como a internet destruiu o valor de muitas indústrias tradicionais de mídia.

8 – Nós só investimos quando acreditamos que a avaliação é atraente

Novamente, esta pode parecer óbvia, mas temos visto muitos investidores que investem em empresas de qualidade, mas ainda apresentam desempenho inferior porque pagam a mais por esses investimentos.

9 – Não tentamos o timing do mercado

Não tentamos administrar o percentual investido em ações em nosso portfólio para refletir qualquer visão dos níveis de mercado, tempo ou evolução. Acertar o timing do mercado é uma habilidade que não afirmamos possuir. Olhando para seus resultados, muitos outros gestores de fundos também não, mas isso não parece impedi-los de tentar.

10 – Somos investidores globais

Estamos um pouco desconfiados do termo “Global”. Quando alguém apresenta um cartão que diz que é o “Chefe de Vendas Globais”, é tentador perguntar quantos globos eles venderam. Geralmente significa apenas chefe de vendas, mas algumas organizações proliferam chefes e diretores administrativos mais rapidamente do que os coelhos, então provavelmente é apenas uma maneira grandiosa de tentar fazer uma distinção.

11 – Não diversificamos demais

Buscamos a diversificação do portfólio, mas o rigor de nossos critérios de investimento nos deixará inevitavelmente com um portfólio concentrado de 20 a 30 empresas. Não tememos o risco de concentração.

12 – Hedge cambial, ou a falta de exposição

Nossa política não é proteger nossa moeda.

13 – Gestão versus números

Estamos muito mais à vontade analisando números do que tentando obter insights sobre as empresas conhecendo a administração. Pretendemos encontrar empresas que sejam potenciais investimentos por meio de um processo de triagem de seus resultados financeiros para identificar negócios de alto retorno, geradores de caixa e com desempenho consistente.

14 – Nossos investimentos são líquidos e o Fundo de Patrimônio Fundsmith está aberto

As empresas em que investimos têm grandes capitalizações de mercado sem grandes blocos sendo mantidos pelos acionistas controladores. Portanto, suas ações são facilmente negociáveis. Além disso, o Fundsmith Equity Fund é um OEIC, ou seja, um fundo aberto.

Conclusões

Terry Smith, gestor do famoso fundo britânico Fundsmith, possui larga experiência em investimentos em ações e segue a filosofia do investimento em valor.

Muito da sua filosofia e estratégia foram inspiradas em Benjamim Graham, Warren Buffett, Charlie Munger e diversos outros grandes investidores de longo prazo que focam em valor e fundamentos.

No manual do proprietário do Fundsmith, Terry enumerou14 critérios para investir em grandes empresas. São eles:

  1. Nosso objetivo é comprar e manter
  2. Nosso objetivo é investir em negócios de alta qualidade
  3. Buscamos investir em negócios cujos ativos são intangíveis e difíceis de replicar
  4. Nós nunca nos envolvemos na “Teoria do Tolo Maior”
  5. Evitamos empresas que precisam de alavancagem
  6. Os negócios que buscamos devem ter potencial de crescimento
  7. Buscamos investir em negócios resilientes
  8. Nós só investimos quando acreditamos que a avaliação é atraente
  9. Não tentamos o timing do mercado
  10. Somos investidores globais
  11. Não diversificamos demais
  12. Hedge cambial, ou a falta de exposição
  13. Gestão versus números
  14. Nossos investimentos são líquidos e o Fundo de Patrimônio Fundsmith está aberto

Como podem ver muitos desses critérios estão alinhados com a filosofia do investimento em valor, Buy & Hold e Análise Fundamentalista. Portanto, ler as cartas e informativos periódicos de Terry Smith pode nos ajudar no desenvolvimento como investidores mais inteligentes.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta:

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.