7 Habilidades para se Tornar um Investidor Melhor (a #4 é a mais difícil)

4.7/5 - (3 votes)
Para se tornar um bom investidor não é preciso nenhum superpoder.

Se tornar um investidor melhor não exige nenhum conhecimento científico, superpoderes ou QI acima da média.

Contudo, nem todos têm o mesmo sucesso. Alguns investidores claramente se destacam por sua capacidade de obter lucros significativos ao longo do tempo. Então, o que separa esses investidores altamente bem sucedidos dos outros?

Para tentar explicar isso, separei 7 habilidades que eu acredito serem essenciais para se investir melhor. Em cada uma delas trago algumas frases de grandes investidores, mostrando que eles aplicam o que dizem.

Nesse artigo você vai aprender:

  • Como o investidor deve lidar com seus erros
  • Porque a paciência é a melhor arma no longo prazo
  • Porque ter a mente aberta e mudar de opinião é mais difícil do que parece

Como se tornar um investidor melhor

Investir pode ser assustador e confuso às vezes.

Há muitas maneiras de ser um bom investidor, mas há um punhado de coisas que muitos desses grandes investidores têm em comum.

Os princípios básicos do investimento bem-sucedido são atemporais e as citações de alguns especialistas ajudam a esclarecê-las. Pra ser sincero, investir é mais arte do que ciência. Se você desenvolver essas habilidades, acredito que você vai se sair melhor como investidor em valor.

Então, vamos as 7 habilidades:

1 – Entenda no que você esta investindo

Parece básico, mas muita gente não entende em que esta investindo.

Você precisa entender, ter consciência o que significa investir em determinado ativo. Você precisa estudar a empresa, fundos imobiliários e qualquer outro ativo que deseje investir.

Não delegue a responsabilidade para terceiros. Quando você entende de fato, busca conhecimento, o risco diminui consideravelmente. Afinal de contas, seu sucesso no longo prazo depende o quão você entende daquele mercado que está investindo – caso contrário vai vender tudo ao menor sinal de queda.

Antes de comprar uma ação, descubra tudo o que você pode sobre a empresa, sua administração, seus concorrentes, lucros e possibilidades de crescimento.”

Bernard Baruch

2 – Esteja preparado para ir contra o senso comum

Se você busca realmente investir melhor, você precisa ser independente em suas decisões.

O investidor diligente, que faz suas próprias análises e entende no que está investindo, precisa ter seu pensamento independente e muitas vezes fora do senso comum. Ao avaliar o valor intrínseco de um negócio, esteja preparado para ir contra a avaliação do mercado (que muitas vezes é movido a medo e ganância).

Crises, quedas abruptas no mercado, no momento em que a grande maioria esta correndo, o investidor consegue encontrar excelentes oportunidades para investir em ativos que esteja subavaliados.

Sempre achei mais fácil avaliar ativos ditados por fundamentos do que ditados pela psicologia.”

Warren Buffett

Leia também:

3 – Esteja preparado para cometer muitos erros

Esteja aberto a ideias e principalmente a cometer erros.

Esteja aberto a reavaliar sua posição e sua tese de investimento. Você pode estar errado em diversas posições e não tem problema algum em reconhecer o erro.

Os erros do passado nos deixam mais fortes. Entenda isso e sua chance de sobreviver no longo prazo vai ser muito maior!

Todo o segredo para vencer na bolsa de valores não é estar certo o tempo todo, mas perder o menos possível quando você está errado.”

William J. O’Neil

4 – Tenha a mente aberta

As vezes o investidor tem uma ideia, faz analises e tudo mais, porém ele começa a perceber que não era bem isso que queria. Tudo parece que desandou desde então…

Ou mesmo uma outra ideia que se mostrou mais atrativa, mas pelo fato dele já estar com um pensamento pré-formado, não tem a mente aberta que permita ele investir nesse ativo. E isso pode custar muito caro!

Essa habilidade é maior do que apenas reconhecer os seus erros. Por isso que eu a considero uma das mais difíceis de conseguir desenvolver. Ter a mente aberta é ter a capacidade de ir contra seus vieses cognitivos que o aprisionam seus julgamentos iniciais.

Não se deixe acorrentar!

O investidor que consegue ter uma visão ampla, consegue perceber excelentes ativos (que antes ele havia deixado de lado). Mas, para isso, precisa estar preparado para abandonar pensamentos e ideias pré-concebidas anteriormente.

Foi assim que tivemos sucesso. Porque temos mentes abertas e bom senso. Analise, pese cuidadosamente as probabilidades, tome uma decisão firme, monitore, implemente, modifique quando der errado, abandone se não for bom.”

Lee Kuan Yew

5 – Seja convicto com suas decisões

Investir envolve tomada de decisões.

A todo momento você toma alguma decisão. Mesmo que não faça nada, isso por si só é uma decisão. E na maioria das vezes a mais correta. Contudo, de nada adianta você não estar convicto quando chegar o momento certo.

Você precisa ter confiança em suas análises e estratégias. Se você avaliou os riscos, está investindo em valor, tem uma carteira diversificada, então siga em frente com suas decisões!

Se você chegar a uma conclusão a partir dos fatos e se souber que sua avaliação está correta, aja sobre ela – mesmo que os outros possam hesitar ou discordar. Você não está certo nem errado porque a multidão discorda de sua opinião. Você está certo porque seus dados e sua análise estão certos.”

Benjamim Graham

Tá gostando? Recomendo o artigo:

6 – Seja paciente, muito paciente

Se você adota a estratégia de Buy and Hold e segue a filosofia do investimento em valor, seu horizonte de investimento são décadas. Aliás, seu horizonte é para sempre.

Não existe prazo para ativos e investimentos em valor.

Nesse sentido, a paciência é uma das maiores virtudes que você deve desenvolver para investir melhor, dormir tranquilo e ser bem sucedido no longo prazo.

Desenvolver a paciência é de suma importância para se tornar resiliente e resistir e momentos difíceis, onde o mercado pode sofrer baixas severas e passar por longo período de desvalorização.

Paciência, paciência e mais paciência. Ben Graham disse isso, mas é verdade de todas as disciplinas de investimento, não só investir em valor, embora seja indispensável.”

Peter Cundill

Veja aqui porque a paciência recompensa o investidor no longo prazo:

7 – Estude sempre

Não é porque você leu algumas coisas de investimentos, já investe a alguns anos e domina muitos dos termos técnicos do mercado que vai parar de estudar.

Na verdade, devemos ser eternos alunos. De tempos em tempos releia livros antigos, reaprenda os conceitos básicos, reavalie suas posições e pensamentos. A experiência em sua jornada como investidor permitirá você a enxergar coisas não antes vistas ou compreendidas.

Portanto, se você busca se aprimorar para investir melhor seu capital, você precisa sempre estar estudando e se aprimorando.

Desenvolva o auto-aprendizado de longa duração através de leitura voraz. Cultive a curiosidade e se esforce para se tornar um pouco mais sábio todos os dias.”

Charlie Munger

CONCLUSÕES

Para se tornar um investidor melhor e ser bem sucedido no longo prazo é essencial desenvolver sua mentalidade e filosofia. Longe de tentar resumir neste artigo tudo que é necessário para ter sucesso, agrupei 7 habilidades as quais considero essenciais:

  1. Entenda no que você esta investindo
  2. Esteja preparado para ir contra o senso comum
  3. Esteja preparado para cometer muitos erros
  4. Tenha a mente aberta
  5. Seja convicto com suas decisões
  6. Seja paciente, muito paciente
  7. Estude sempre

E você o acha dessas habilidades? Consegue reconhecer alguma em que se considera bom ou ruim?

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de