Gestão de Riscos: Como podemos identificar e diminuir os riscos nos investimentos

5/5 - (1 vote)
Gestão de riscos
A gestão de riscos é um processo essencial na estratégia do investidor de longo prazo.

A arte do investimento a longo prazo é sobreviver a curto prazo. É a chamada gestão de riscos.

Este é um lembrete amigável de que todo investimento traz a possibilidade de ganho ou perda. Mas quando o mercado está subindo, e tudo está ótimo, é fácil se tornar complacente e focar menos no lado negativo.

Todo investimento tem uma desvantagem, mesmo que você não possa vê-lo. Coisas aleatórias acontecem. Estar errado é possível. Os mercados estão sempre mudando, e com isso, o risco do seu portfólio.

A gestão prudente de riscos começa com a pergunta óbvia: o que pode dar errado? Qual é a desvantagem? Agora é uma boa hora como qualquer outra para se refamiliarizar com isso.

Porque quando o mercado está subindo, e as coisas estão indo bem, é o momento perfeito para testar a sobrevivência do seu portfólio e fazer quaisquer ajustes necessários. A gestão de riscos só funciona se você se preparar com antecedência.

O que você vai aprender nesse artigo:

  • Quais são os tipos de risco que o investidor está exposto?
  • Como estimar minha tolerância ao risco?
  • De que forma a gestão de riscos pode ajudar a me proteger?

Gestão de Riscos para Investidores Individuais

As grandes empresas não estão sozinhas na necessidade de gestão de riscos. Na verdade, os indivíduos também podem se beneficiar com isso. 

Não importa se você lida com seus próprios investimentos ou delegou isso a um profissional, você ainda está suscetível a esses riscos. Portanto, é essencial que você tenha o conhecimento necessário para entender todo o risco a que está exposto.

O risco de investimento pode ser dividido em duas categorias primárias: risco sistemático e risco não sistemático. O risco sistemático é o risco associado ao mercado global e o risco não sistemático é o risco associado a uma empresa ou indústria individual.

Vamos começar com risco não sistemático.

Risco Não Sistemático

O risco não sistemático pode ser dividido em risco para os negócios e para a indústria. Esse é o risco que se aplica a uma empresa individual.

Por exemplo, se você compra ações ordinárias da ABC, você assume o risco associado a essa empresa específica, bem como o risco da indústria em que a empresa reside. O risco associado à empresa envolve coisas como decisões tomadas pela administração e a estrutura financeira da empresa.

Por exemplo, se a administração tende a tomar decisões ruins, o preço das ações da empresa provavelmente sofrerá. Além disso, se a empresa assumir muita dívida, os investidores estariam preocupados e um preço mais baixo das ações poderia resultar. O risco de negócios abrange uma infinidade de problemas, que podem significar problemas para um investidor desavisado.

O risco da indústria é outro risco assumido na compra das ações de uma empresa. Como implícito, o risco da indústria é o risco associado a uma determinada indústria. Por exemplo, se a empresa investir em petróleo e gás, provavelmente será afetada pelo setor de energia. Portanto, se os preços do petróleo caíssem, o preço das ações da empresa provavelmente diminuiria.

Outro exemplo tem a ver com o dólar em alta. O preço das ações das empresas de recursos naturais com sede nos EUA vem caindo. Por que? Porque o aumento do dólar faz com que os preços das commodities caiam, o que prejudica essas empresas. É o mesmo que as empresas de energia que são afetadas negativamente pela queda nos preços do petróleo que, em certa medida, pode ser explicada pelo aumento do dólar.

De qualquer forma, o risco não sistemático (ou seja, risco de negócios e indústria) pode ser eliminado. Como? Se você comprar empresas individuais suficientes, em diferentes setores, você pode eliminar o risco associado a uma empresa ou indústria específica.

Risco Sistemático

Embora você possa eliminar o risco não sistemático, há outro risco que não pode ser apagado. Esse tipo de risco é o risco associado a um determinado tipo de investimento. Por exemplo, se você investir no mercado de ações, você estará sujeito ao risco associado às ações. Se você investir em títulos, você estará sujeito ao risco de aumento das taxas de juros.

Em geral, o risco sistemático não pode ser eliminado, mas pode ser adequadamente gerenciado. Existem muitos tipos de risco nesta categoria.

11 Tipos de Riscos que Afetam os Investimentos

Gestão de riscos nos investimentos

O mercado de investimentos possui uma característica bem simples: ele impõe riscos que colocam em xeque o seu dinheiro.

1 – Risco geral

O risco geral refere-se a fatores que estão fora de empresas individuais, mas que afetam toda uma classe de investimentos, ou o mercado como um todo (embora empresas individuais possam ser afetadas em diferentes graus).

2 – Risco de liquidez

Liquidez significa converter o seu investimento em dinheiro. E, dependendo do investimento, isso pode não ser possível. Por isso, principalmente em objetivos de curto prazo, a dica é escolher investimentos de alta liquidez.

3 – Risco de mercado

O mercado oscila bastante, principalmente em investimentos de renda variável. A todo momento é possível ver uma variação no valor de moedas, ações e criptomoedas, por isso esses investimentos são mais indicados para investidores que já possuem conhecimento nesse tipo de aplicação.

Não importa quão moderna seja a nossa sociedade e sistema econômico, você não pode escapar às leis da oferta e da demanda. Quando as massas de pessoas querem comprar um determinado estoque, ele se torna na demanda, e seu valor aumenta. Esse valor sobe mais alto se o suprimento for limitado. Por outro lado, se ninguém está interessado em comprar uma ação, o seu valor cai.

Esta é a natureza do risco de mercado. O valor de seus ativos podem subir e cair sobre o capricho inconstante da demanda do mercado. Por essa razão, o que o mercado faz (sobe ou desce) e seu humor (otimista ou pessimista) impacto seus investimentos.

4 – Risco de inflação

A inflação é o crescimento da oferta monetária sem um aumento proporcional no fornecimento de bens e serviços. Para os consumidores, a inflação apresenta-se sob a forma de preços mais elevados para bens e serviços.

Risco de inflação frequentemente é também referido como risco de poder de compra porque o seu dinheiro não comprar tanto como costumava. É um reflexo da incerteza dos níveis de preços durante o período em que um investimento é realizado, particularmente a incapacidade de um determinado investimento para acompanhar a inflação.

5 – Risco da taxa de juros

As taxas de juros, determinadas pelos bancos e influenciadas pelo Banco Central, mudam regularmente. Quando o BACEN aumenta ou baixa as taxas de juros, os bancos aumentam ou baixam as taxas de juros em conformidade.

As mudanças na taxa de juros afetam os consumidores, as empresas e, naturalmente, os investidores. Se o aumento ou a queda das taxas de juros são boas ou ruins depende do tipo de investimento. Por exemplo, o mercado de títulos é particularmente sensível ao risco de taxa de juros em que os preços dos títulos tendem a se mover na direção oposta das taxas de juros.

Embora os títulos de renda fixa (como títulos) sejam geralmente os títulos mais afetados pelo risco de taxa de juros, outros veículos de investimento também podem ser afetados. Empresas que tomam empréstimos pesados para plantas e equipamentos (por exemplo, utilitários) podem ver seus preços de ações ordinárias afetados por mudanças no custo do empréstimo.

6 – Risco fiscal

Os impostos não afetam seus investimentos diretamente, mas afetam quanto de seu dinheiro você consegue manter. Para minimizar o risco fiscal, estar ciente das implicações fiscais e obrigações associadas aos diferentes tipos de investimentos. Como as regras fiscais são complexas, diferem para diferentes veículos e cenários de investimento e mudam regularmente, converse com seu contador, conselheiro fiscal ou advogado fiscal para orientação.

7 – Risco político

Os investimentos estão sujeitos à conjuntura social e política de cada país ou continente. Existem diversos fatores que podem influenciar a valorização e a desvalorização das aplicações.

Se os veículos de investimento fossem peixes, políticas e políticas governamentais (como impostos, leis e regulamentos) seriam a lagoa. Da mesma forma que os peixes morrem em uma lagoa tóxica ou poluída, políticas e políticas governamentais influenciam muito a estabilidade financeira das empresas e commodities, o valor das moedas – você o nome.

8 – Risco específico

Ao contrário do risco geral, o risco específico é aquela parcela de risco total que é exclusiva de uma empresa, indústria ou propriedade (no caso de um investimento imobiliário). O risco específico é tipicamente subdividido em risco de negócios e risco financeiro.

9 – Risco de negócios

O risco para o negócio é o risco associado à natureza da própria empresa (ou à indústria em que a empresa reside) e mede a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações, permanecer uma entidade lucrativa e proporcionar retornos aceitáveis aos investidores.

Acredita-se geralmente que, como tipos de empresas ou propriedades, têm risco de negócios semelhante. No entanto, entre negócios semelhantes, diferenças na gestão, custos operacionais e oportunidades de mercado podem criar diferentes níveis de risco para os negócios.

10 – Risco financeiro

O risco financeiro mede o mix de dívida e patrimônio de uma empresa usado para financiar suas operações. A dívida cria obrigações legais (ou seja, pagamentos de cargos principais e de juros) que devem ser cumpridas antes que os ganhos sejam distribuídos aos proprietários (por exemplo, dividendos aos acionistas). Quanto maior a proporção da dívida, maior o risco financeiro.

11 – Risco emocional

As emoções são importantes considerações de risco porque os principais tomadores de decisão são seres humanos. Lógica e disciplina são fatores críticos no sucesso do investimento, mas mesmo o melhor investidor pode deixar as emoções assumir as rédeas do gerenciamento de dinheiro e criar perda. Para qualquer tipo de investimento, as principais emoções que podem sidetrack você é medo e ganância.

Investir é uma atividade de risco

Como você pode ver, o mundo dos investimentos contém muitos riscos. Como regra geral, quanto maior o retorno que você busca, maior o risco que você deve assumir. E, se você busca um retorno maior, você também deve estar disposto a aceitar um horizonte de tempo mais longo.

Um investidor muitas vezes fica nervoso quando um investimento perde valor. Isso frequentemente leva a uma venda prematura. Eu digo prematuro porque nada sobe para sempre ou desce para sempre (a menos que esteja saindo do negócio). Em vez de vender, este pode ser um momento oportuno para comprar. De qualquer forma, a ligação entre um investidor e seu dinheiro é muitas vezes forte demais para permanecer objetivo diante de uma grave queda no valor de mercado. Esse tipo de ocorrência é muito bem documentado e, na maioria das vezes, leva a decisões ruins.

Os melhores investidores não visam o retorno; eles se concentram primeiro no risco, e só então decidem se o retorno projetado justifica tomar cada risco particular.”

Seth Klarman

Entendendo sua Tolerância ao Risco

Gestão de riscos

A tolerância ao risco é uma questão altamente individual na gestão de riscos da carteira de investimentos. Uma carteira que mantém um investidor acordado à noite pode deixar outro dormir profundamente.

No entanto, os investidores devem estar dispostos a aceitar um certo nível de risco para receber retornos de investimento sob a forma de juros ou ganhos de capital.

Todos os investimentos carregam uma troca entre risco e retorno— geralmente, quanto maior o risco, maior o retorno potencial — ou perda. Por outro lado, quanto menor o risco, menor o retorno potencial ou perda.

Investidores que não têm uma tolerância de risco definida tendem a mudar os níveis de risco da carteira, dependendo da volatilidade do mercado de ações.

O objetivo é encontrar o nível certo de risco que forneça os retornos que você precisa, ao mesmo tempo em que permite que você tenha uma boa noite de descanso.

Temperamento, idade, fase na vida, experiência de investimento, metas financeiras e horizontes de tempo são todos fatores que afetam a tolerância ao risco. A seguir, uma breve discussão sobre alguns desses pontos para ajudá-lo a avaliar sua própria tolerância ao risco pessoal:

Temperamento

Nem todos se sentem confortáveis em correr riscos financeiros. Só porque alguém é um alpinista extremo de fim de semana não significa necessariamente que esse comportamento de risco se estende às suas finanças.

Ao selecionar investimentos, é importante ter em mente que diferentes tipos possuem diferentes graus de risco, e também que os retornos para tipos específicos de investimento podem variar ao longo do tempo.

Por exemplo, os retornos do mercado de ações que historicamente subiram no longo prazo têm experimentado grandes flutuações de curto prazo.

Olhando para trás para a recessão histórica de 1973-1975, o mercado de ações caiu 46%. Pergunte a si mesmo: “Quão bem eu teria resistido a essa perda?”

Idade e Fase na Vida

Investidores solteiros podem ser capazes de carregar mais risco do que casais com filhos. Indivíduos apenas embarcando em suas carreiras e construindo riqueza geralmente podem assumir mais risco do que aqueles que estão se aproximando, ou já em, aposentadoria.

Experiência de Investimento

Investidores sofisticados, que entendem o mercado de capitais e têm conhecimento sobre investimentos específicos, podem normalmente assumir mais risco do que os novatos.

Metas Financeiras e Horizontes de Tempo

Outra consideração é o tempo que você tem para cumprir suas metas financeiras — ou seja, seu horizonte de tempo. Por exemplo, se você começar a economizar para a aposentadoria mais cedo, você geralmente pode se dar ao luxo de assumir um grau de risco mais alto.

Embora não seja sábio assumir mais risco do que você está confortável, lembre-se que a quantidade de risco que você está disposto a carregar pode afetar potencialmente o nível de retorno que você pode esperar.

Reavaliar periodicamente

É prudente avaliar sua tolerância ao risco antes de iniciar um programa de investimento. Então, reavalie-o periodicamente à medida que você avança através das principais etapas da vida, como quando começa uma família, muda de emprego ou se aproxima da aposentadoria.

Entender sua tolerância ao risco pode ajudar a orientar suas decisões de investimento e ajudá-lo a dormir mais profundamente à noite.

Recomendo a leitura:

No final, a gestão de riscos é sobre consequências.”

Peter Bernstein

13 Formas para lidar com a Gestão de Riscos

Gestão de riscos

Existem medidas que você pode tomar para minimizar o risco. Confira a seguir algumas formas.

1 – Pratique antes de entrar

Antes de você realmente colocar dinheiro em qualquer tipo de novo investimento ou fazer a seu primeira transação, utilize algum programa ou sistema de teste. Por exemplo, escolha algumas ações que você acha que irão aumentar em valor e, em seguida, os acompanhe por um tempo para ver como eles se saem.

Assista a algumas operações e análises on-line e veja como o processo funciona. Estude o mercado, se familiarize com os termos técnicos, e coloque pouco dinheiro quando começar de fato.

2 – Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é uma economia realizada ao longo do tempo que seja capaz de bancar suas despesas mensais fixas por um determinado período, que deve ser acionada quando a pessoa sofre uma queda repentina de renda ou tem custos elevados também de maneira inesperada.

Nem todo investimento é ideal para a construção de uma reserva de emergência. Veja quais características que você deve procurar:

  • Liquidez diária: imprevistos acontecem; você pode precisar resgatar parte de sua reserva de emergência a qualquer momento. Por isso, é muito importante que o investimento escolhido ofereça essa liquidez.
  • Segurança: você deve investir em ativo de alta segurança e disponibilidade.

Portanto, Poupança é o local ideal para reservas de emergência. CDB com liquidez diária ou ativos com resgate automático também pode ser utilizados.

Guarde entre 6 a 12 meses de gastos mensais fixos nessa reserva. Assim, você criará uma rede de segurança para momentos de necessidade sem precisar desinvestir seus ativos.

3 – Entenda o ativo que pretende investir

Pesquise e entenda todos os aspectos do investimento que você está prestes a realizar. É muito comum que os investidores não façam pesquisa alguma até depois que investem.

Um grande número de investidores seguem o hype do momento. Eles ouvem uma certa coisa mencionada na mídia, e pulam de cabeça porque todo mundo está fazendo isso. Agir por impulso é um dos hábitos mais prejudiciais que você pode desenvolver como um investidor. Antes de colocar o seu dinheiro em qualquer coisa, descobra o máximo possível sobre este potencial investimento.

Naturalmente, simplesmente saber sobre o investimento – seus prós e contras e assim por diante – não é bastante.

Você tem que manter-se atualizado sobre todas as coisas que podem afetar sua indústria em geral e seus investimentos específicos ou operações em particular.

Leia também:

4 – Faça avaliação dos ativos que vai investir

A primeira barreira que vai diminuir os riscos de seus investimentos é análise dos ativos.

Buscar entender a empresa por trás das ações, seus números e balanços financeiros. Descubra como a empresa faz dinheiro, como investe, qual seu grau de endividamento, liquidez, rentabilidade. Leia os demonstrativos financeiros anuais, busque entender as margens da empresa e do setor.

O mesmo vale para fundos imobiliários, caso decida investir nessa classe de ativos. Entenda qual a estratégia da gestão, objetivos do fundo, o segmento que está inserido, os riscos dos ativos que investem, a vacância e outras métricas dessa classe de investimento.

Confira os artigos:

5 – Construa uma carteira com base em alocação de ativos e diversificação

alocação de ativos é uma estratégia de investimentos que potencializa os retornos e dilui os riscos da carteira através da diversificação.

Assim sendo, é preciso ter em mente uma alocação de ativos prévia. No mercado de investimentos, existem aplicações de alto e baixo risco, mais precisamente alta e baixa volatilidade.

  • Baixo risco, baixa volatilidade: investimentos de baixo risco são aqueles em que dificilmente o investidor perderá o dinheiro aplicado. Isso porque essas aplicações não costumam oscilar tanto. Exemplos: Tesouro Direto, CDB, LCA, LCI
  • Alto risco, alta volatilidade: os investimentos de alto risco são aqueles que têm chances de perda de dinheiro maior devido à oscilação do mercado. Por outro lado, estas são as aplicações que possibilitam alta rentabilidade. Exemplos: Ações, FIIs, Criptomoedas.

O investidor que monta uma carteira de investimentos estará melhor protegido de riscos ao praticar essa estratégia. Essa estratégia auxilia o investidor a equilibrar sua carteira sempre que alguma classe de ativos ficou para trás em relação às demais.

Uma das melhores estratégias para gestão de riscos é utilizar a diversificação, uma estratégia que reduz o risco espalhando seu dinheiro em diferentes investimentos.

É uma maneira extravagante de dizer, “Não tenha todos os seus ovos em uma cesta”.

Mas como você vai dividir seu dinheiro e distribuí-lo entre diferentes investimentos?

A maneira mais fácil de compreender a diversificação adequada pode ser olhar para o que você não deve fazer: Não coloque todo o seu dinheiro em apenas um veículo de investimento. Um dos benefícios de usar commodities para minimizar seu risco global de carteira, por exemplo, é que as commodities tendem a se comportar de forma diferente de ações e títulos.

Não amarre todo o seu dinheiro em um tipo de classe de ativos. Para que a diversificação tenha o efeito desejado em sua carteira (para minimizar o risco), você quer espalhar a riqueza entre diferentes classes de ativos: por exemplo, grandes capitais e pequenas capitalizações.

Não coloque todo o seu dinheiro em uma indústria. Se um problema atinge uma indústria inteira, você vai se machucar.

Leia mais em:

6 – Faça compras regulares

A arte de rebalancear a carteira deve ser algo a se considerar. A estratégia de Custo Médio Unitário ajuda a diminuir o risco ao fazer compras espaçadas.

Ao realizar compras fixas espaçadas no tempo, o investidor está tentando se livrar a volatilidade do mercado. Ela tira proveito de mergulhos no preço e faz com que o investidor não precise se preocupar em comprar topo do mercado.

Entenda mais em:

7 – Tenha uma margem de segurança

Margem de segurança é uma estratégia de investimento onde o investidor só compra ativos quando seu preço de mercado está significativamente abaixo do seu valor intrínseco.

Em outras palavras, quando o preço de mercado de um ativo (ações e fundos imobiliários, por exemplo) está significativamente abaixo da sua estimativa de seu valor intrínseco, a diferença é a margem de segurança. É um conceito simples, porém poderoso.

Como forma de gestão de riscos, o investidor pode se beneficiar da margem de segurança toda vez que for fazer um investimento. Ao ter uma margem em toda compra que realizar, o risco do investimento dar errado é diluído ao longo tempo.

Leia mais em:

8 – Foque no longo prazo

Pra mim, adepto do Buy & Hold, o horizonte de tempo deve ser infinito.

Em seu livro, Investindo em Ações no Longo Prazo, Jeremy Siegel constatou diversas fatos sobre o Buy and Hold, dentre eles:

  • As ações tiveram o melhor retorno durante 200 anos (superando todos os outros investimentos).
  • As ações são mais voláteis no curto prazo, porem menos voláteis no longo prazo (medidas pelo desvio padrão)
  • O investimento em valor aliado ao longo prazo tem trazido os melhores retornos em ações
  • Investir em ações de crescimento ou na moda tem trazido menos retorno do que as ações compradas de acordo com o investimento em valor
  • Investir em IPO’s, na maioria das vezes tem trazido menos retorno

Para investir no longo prazo  tudo que você tem a fazer é fazer montar uma carteira diversificada de ativos, realizar suas próprias análises e escolher as ações certas para comprar.

9 – Saiba quando vender

O investidor de longo prazo e seguidor do Buy & Hold não deve ser negligente ao ponto de esquecer os fundamentos de seus ativos.

Particularmente tomar a decisão de vender deveria ser algo de extrema necessidade. Quem vende coloca as probabilidades contra si, pois o retorno, no mercado acionário, é assimétrico (devido à convexidade do investimento em ações). Isso, por si só, em termos de gestão de riscos, é excelente.

Respeitando a adequada diversificação, o impacto no patrimônio é muitas vezes maior quando saímos de um ativo que posteriormente terá retorno extraordinário, do que manter um ativo com retorno ruim.

Duas das características mais importantes no investimento em ações são os grandes lucros que podem advir da manutenção dos ativos, e a habilidade e a capacidade de julgamento necessárias para fazer esta manutenção. Como o caminho para se obter esses lucros quase fantásticos é bastante complexo, não é de surpreender que devam ocorrer alguns erros durante o processo de compra.

Felizmente, os lucros provenientes das verdadeiras ações superiores no longo-prazo mais do que compensam esses erros e ainda devem resultar uma enorme margem de ganhos. Isso é particularmente verdadeiro se reconhecemos o erro prontamente.

Contudo, existem alguns motivos que podem fazer o investidor vender:

  • O ativo perdeu fundamentos
  • A gestão se tornou fraudulenta e perdeu governança
  • O setor/indústria se tornou muito concorrido e complicado, perdendo margens em geral

Caso algum ativo se enquadre nesses critérios, e seja realmente necessário vender, venda. Senão, fique com ele.

10 – Possua um caixa para oportunidades

Assim como ter uma reserva de emergência é essencial para o investidor se proteger de imprevistos da vida, ter uma reserva de oportunidades pode ser bom para momentos de forte turbulência nos mercados.

Obviamente que tentar prever o mercado é um hábito nocivo e que não deveria ser o foco do investidor de longo prazo. Contudo, é possível se beneficiar de momentos de forte queda para investir ainda mais em ativos de valor.

A estratégia de alocação de ativos busca auxiliar nas compras automaticamente, já que o investidor deve equilibrar o percentual das classes de ativos sempre que possível. De toda forma, ter uma reserva para oportunidades pode ser algo benéfico e até mesmo importante para redução de riscos.

Os melhores locais para ter uma reserva para oportunidades são:

  • Poupança
  • Tesouro SELIC
  • Renda Fixa que acompanham a SELIC: LCA/LCI e CDB em geral

11 – Parar de olhar cotações

Esse hábito é um dos mais difíceis de largar. Ficar olhando cotações a todo momento não apenas faz você perder tempo, que poderia ser utilizado em algo mais útil, como também pode influenciar suas tomadas de decisão.

A tela de home-broker seria mais saudável para a mente do indivíduo se não mostrasse a variação da cotação em relação ao dia anterior e preço de abertura.

Confira a leitura:

12 – Parar de se comparar com os outros

Uma das coisas terríveis que o investidor pode fazer é se comparar com outros.

Ficar comparando rentabilidade, carteira, tamanho do patrimônio, quanto ganhar, quanto perdeu, etc. Tudo isso não interessa par ao investidor. A única pessoa com que ele deve se preocupar é consigo mesmo.

Quando você gira a chave na sua mente e percebe que para ter sucesso no longo prazo só precisa controlar seu comportamento, já possui grande parte dos requisitos para ter alcançar seus objetivos.

Quer saber quais os erros mais comuns ao investir? Leia agora:

13 – Tenha paciência

Quando você está estressado e prestes a tomar uma decisão ruim o que geralmente seus amigos e familiares recomendam? “Paciência.”

Quando as coisas não andam bem e tudo parece não fazer sentido, o que as pessoas dizem? “Paciênciatudo vai passar“.

Nos investimentos não seria diferente, mas nos investimentos a paciência deve ser uma cultura, ou melhor, algo presente na sua mentalidade desde o primeiro aporte e levar por todo um período de altas e baixas.

A paciência nos investimentos tem efeito especial graças aos juros compostos. Os juros compostos, assim como o fermento, age de forma silenciosa e discreta, sem chamar a atenção durante um bom tempo. Mas com a paciência mais os juros compostos você irá perceber grandes resultados no longo prazo.

Selecionar os ativos com sabedoria, constância de investir regularmente e a paciência, independentemente da volatilidade do mercado, representam fatores essenciais para aumentar sua riqueza e alcançar seus objetivos de investimento.

Atente-se a definir suas metas de curto, médio e longo prazo, para então, implementar um plano financeiro com os ativos apropriados que estejam de acordo com seu perfil e objetivos.

Recomendo os artigos:

Uma lição que aprendi é tomar menos decisões. Às vezes, a melhor coisa a fazer é não fazer nada. A coisa mais difícil a fazer é sentar no dinheiro. É muito chato.”

Lou Simpson

Conclusões

Não importa se você lida com seus próprios investimentos ou delegou isso a um profissional, você ainda está suscetível a esses riscos. É essencial que você tenha o conhecimento necessário para entender todo o risco a que está exposto e como você pode fazer a gestão desse risco.

Vimos nesse artigo 11 tipos de risco que podem afetar os investidores:

  1. Risco geral
  2. Risco de liquidez
  3. Risco de mercado
  4. Risco de inflação
  5. Risco da taxa de juros
  6. Risco fiscal
  7. Risco político
  8. Risco específico
  9. Risco de negócios
  10. Risco financeiro
  11. Risco emocional

Vimos também a importância de entender o nosso nível de tolerância ao risco, de acordo com nossa idade, temperamento, experiências, objetivos e metas. Afinal de contas, cada pessoa tem um perfil de risco diferente e saber identificar o seu é obrigatório para sua sobrevivência no longo prazo.

Por fim, foi enumerado 13 formas que o investidor pode empregar em sua gestão de riscos:

  1. Pratique antes de entrar
  2. Tenha uma reserva de emergência
  3. Entenda o ativo que pretende investir
  4. Faça avaliação dos ativos que vai investir
  5. Construa uma carteira com base em alocação de ativos e diversificação
  6. Faça compras regulares
  7. Tenha uma margem de segurança
  8. Foque no longo prazo
  9. Saiba quando vender
  10. Possua um caixa para oportunidades
  11. Parar de olhar cotações
  12. Parar de se comparar com os outros
  13. Tenha paciência

E você, o que acha sobre gestão de riscos?

Como você lida com essa variável intrínseca dos investimentos?

Compartilhe conosco sua experiência!

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://novelinvestor.com/wise-words-on-risk-management
  • https://www.riverbendinvestments.com/investment-portfolio-risk-management/
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de