Fórmula de Graham para o Cálculo do Valor Intrínseco

5/5 - (1 vote)
Fórmula de Graham
Aprenda a calcular o valor intrínseco pela Fórmula de Graham.

A fórmula de Graham é uma maneira simplificada de calcular o valor intrínseco de uma ação, com base em análise fundamentalista.

Ela foi desenvolvida por Benjamin Graham, o pioneiro do investimento em valor, e é uma ferramenta que ajuda os investidores a determinar se uma ação está subvalorizada ou sobrevalorizada em relação ao seu valor intrínseco.

A Fórmula de Graham fornece um método estruturado para avaliar o valor intrínseco de uma ação, permitindo que os investidores tomem decisões calculadas em vez de dependerem das oscilações do mercado.

O que você vai aprender:

  • Como encontrar a fórmula de Graham
  • Qual a diferença entre a fórmula constante e a de crescimento
  • Quais as vantagens e desvantagens desse método

Benjamin Graham foi um economista e investidor pioneiro que viveu entre 1894 e 1976. Ele é considerado o pai do investimento em valor e foi uma influência importante pra Warren Buffett, um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos.

Você sabe que Graham escreveu dois livros clássicos sobre investimentos, O Investidor Inteligente e Security Analysis?

Esses livros continuam sendo leituras obrigatórias pra quem deseja entender melhor o mercado de ações e desenvolver estratégias de investimento sólidas.

Graham acreditava na ideia de que, ao analisar as informações financeiras de uma empresa, os investidores poderiam identificar oportunidades de investimento que ofereciam um bom retorno a longo prazo com risco reduzido.

Ele desenvolveu várias fórmulas e técnicas pra ajudar os investidores a tomar decisões mais informadas, sendo a Fórmula de Graham uma das mais conhecidas.

A fórmula de Graham, também conhecida como “fórmula de avaliação de ações de Benjamin Graham,” é uma abordagem simples para estimar o valor intrínseco de uma ação com base em seus fundamentos financeiros. Foi introduzida por Benjamin Graham em seu livro “O Investidor Inteligente“, publicado inicialmente em 1949.

A fórmula de Graham é usada para identificar ações potencialmente subvalorizadas no mercado e visa fornecer uma margem de segurança para os investidores. A margem de segurança é a diferença entre o valor intrínseco calculado e o preço de mercado atual da ação. Quanto maior a margem de segurança, menor o risco para o investidor.

Fórmula de Graham foi desenvolvida por Benjamin Graham como um método simplificado pra determinar o preço justo de uma ação.

A fórmula é baseada no conceito de valor intrínseco, que Graham acreditava ser o verdadeiro valor de uma ação, independentemente das flutuações de mercado.

O objetivo era encontrar empresas que estivessem sendo negociadas a um preço abaixo do seu valor intrínseco, indicando que poderiam ser um bom investimento.

Graham focou em dois aspectos principais ao criar sua fórmula: o lucro por ação e a taxa de retorno esperada.

Ele combinou esses dois elementos pra criar uma fórmula simples que leva em consideração tanto o potencial de crescimento da empresa quanto o retorno que os investidores poderiam esperar ao investir nela.

A Fórmula de Graham foi apresentada por Benjamin Graham no Capítulo 11 de “O Investidor Inteligente“, intitulado “Análise de Valores Mobiliários para o Investidor Leigo: Uma Abordagem Geral”.

Neste capítulo, Graham busca simplificar métodos de análise matemática que se tornaram complexos ao longo dos anos. Após abordar a análise de títulos e ações preferenciais, ele direciona seu foco para a valoração das ações, iniciando com a frase:

A forma ideal de análise de ações ordinárias leva a uma avaliação da emissão que pode ser comparada com o preço atual para determinar se o título é ou não uma compra atraente”.

Graham detalha como muitos métodos de avaliação dependem de estimativas futuras de diversos números, como vendas e margem operacional, para projetar um valor com base nos lucros futuros da empresa.

No entanto, ele destaca que muitas previsões individuais são amplas e o valor presente dos ganhos futuros depende de fatores como:

  1. Perspectivas de longo prazo.
  2. Gestão.
  3. Solidez financeira e estrutura de capital.
  4. Registro de dividendos.
  5. Taxa de dividendos atual.

Embora a discussão detalhada desses fatores vá além do escopo deste artigo, juntos, eles constituem elementos que um analista deve considerar ao determinar o valor intrínseco.

Com isso em mente, Graham apresenta a Fórmula de Graham como uma maneira de simplificar parte do processo para o investidor leigo.

Enquanto os analistas podem dedicar tempo considerando minuciosamente os detalhes e gerando fórmulas complexas, a Fórmula de Graham visa auxiliar o Investidor Inteligente médio a estimar um valor, fazendo o mínimo possível de suposições sobre a empresa.

A fórmula de Graham para o Valor Intrínseco por Ação é originalmente escrita da seguinte maneira:

V=LPA \times (8,5+2g)

Vamos explicar cada um dos componentes:

  • LPA: Lucro Líquido por Ação dos últimos 12 meses. Representa quanto lucro a empresa gera para cada ação em circulação.
  • g: Crescimento esperado dos lucros da empresa de 7 a 10 anos.

O valor constante de 8,5 tem haver com o P/L (índice Preço/Lucro por Ação) referente à empresas com crescimento moderado. Ben Graham escolheu esse número como uma taxa de retorno considerada razoável para investidores.

Portanto, você multiplicaria o LPA pelo P/L de 8,5 e, em seguida, adicionaria duas vezes o crescimento esperado dos lucros.

Agora, confira a seguir uma outra versão da Fórmula de Graham.

Em 1974 Graham revisou sua fórmula com base na crença de que o maior fator que contribuiu para os valores das ações (e preços) na última década foram as taxas de juros.

A fórmula de Graham propõe calcular o valor intrínseco de uma empresa como:

V= \frac{LPA \times (8,5+2g) \times 4.4}{Y}

  • 4.4: rendimento médio das obrigações de empresas AAA em 1962 (Graham não especificou a duração das obrigações, embora tenha sido afirmado que utilizou obrigações AAA a 20 anos como referência para esta variável)
  • Y: Rendimento atual dos títulos corporativos AAA.

A ideia central da fórmula de de Graham é que o valor intrínseco de uma ação é baseado nos seus lucros e no seu potencial de crescimento.

Se o valor calculado usando a fórmula for significativamente maior do que o preço atual da ação no mercado, isso poderia sugerir que a ação está subvalorizada e pode ser uma boa oportunidade de compra.

No entanto, é importante lembrar que a fórmula de crescimento de Graham é uma simplificação e não leva em consideração todos os fatores que podem afetar o valor de uma ação.

Os investidores geralmente usam a fórmula de crescimento Graham como uma ferramenta inicial para identificar ações potencialmente subvalorizadas, mas é importante realizar uma análise mais detalhada e considerar outros fatores antes de tomar decisões de investimento.

Além disso, diferentes investidores podem usar variações da fórmula de Graham, adaptando-a às suas próprias preferências e circunstâncias.

Recomendo a leitura:

Muita gente confunde “Fórmula de Graham” e “Número de Graham”.

O Número de Graham é um valor usado por alguns investidores como um limite superior para quanto um investidor deve pagar por uma ação. Ele é calculado usando a fórmula:

V = \sqrt{(22,5 \times LPA \times VPA)}

A fórmula é baseada em dois componentes principais:

  • LPA: Lucro Líquido por Ação dos últimos 12 meses. Esse valor é obtido dividindo-se o lucro líquido da empresa pelo seu número total de ações.
  • VPA: Valor Patrimonial por Ação. É a parte do patrimônio da empresa correspondente a uma única ação. Esse valor é obtido dividindo-se o patrimônio líquido da empresa pelo seu número total de ações.
  • 22,5: valor obtido a partir da crença de Graham de que o preço de uma ação nunca deve ser 15 vezes maior do que o seu LPA e nem 1,5 vezes maior do que o seu VPA.

A fórmula do Número de Graham nunca foi realmente fornecida por Benjamin Graham.

Em vez disso, parece ter sido projetado a partir de um dos requisitos recomendados por Graham para o Investidor Defensivo. No Capítulo 14 de O Investidor Inteligente“, intitulado “A Escolha de Ações para o Investidor Empreendedor”, Graham forneceu uma lista de critérios sugeridos para ajudar o Investidor Defensivo a encontrar títulos de qualidade para consideração.

Graham elabora que:

Os preços atuais não devem ser mais de 1,5 vezes o valor contábil relatado pela última vez. No entanto, um multiplicador de ganhos abaixo de 15 poderia justificar um múltiplo de ativos correspondentemente maior. Como regra geral, sugerimos que o produto do multiplicador vezes a relação preço/valor contábil não deve exceder 22,5.”

O número 22,5 vem do produto de sua relação preço máximo sugerido/lucro de 15 e o valor contábil máximo sugerido de 1,5.

Em algum lugar ao longo da linha, os analistas pegaram essa sugestão de Graham e a extrapolaram para o Número de Graham.

Portanto, o Número de Graham é apenas uma versão abreviada dos requisitos Graham para investidores defensivos.

É apenas uma maneira fácil e rápida de selecionar empresas para serem usadas por investidores individuais não interessados em aplicar todas as técnicas de investimento sugeridas por Graham.

A fórmula de Benjamin Graham é especialmente indicada para ações de empresas estáveis, com histórico consistente de lucros, cujas atividades estão maduras e bem estabelecidas.

Essas empresas tendem a ter um crescimento de lucros moderado e previsível ao longo do tempo.

Portanto, a fórmula é mais apropriada para empresas de setores tradicionais, que não dependem excessivamente de inovações tecnológicas ou de crescimento acelerado.

Aqui estão alguns setores nos quais a fórmula de Graham pode ser aplicada com mais eficácia:

  • Setor de Utilidade Pública: Empresas de fornecimento de água, gás e eletricidade muitas vezes operam em mercados regulamentados, proporcionando estabilidade nos ganhos.
  • Setor de Bens de Consumo Não Duráveis: Indústrias que produzem bens de consumo básicos, como alimentos, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, tendem a ser menos suscetíveis a grandes variações nos lucros.
  • Setor Farmacêutico: Empresas farmacêuticas, especialmente aquelas com uma sólida linha de produtos estabelecidos, podem oferecer previsibilidade nos lucros devido à demanda constante por medicamentos.
  • Setor de Serviços Financeiros Tradicionais: Bancos e instituições financeiras tradicionais, que operam com práticas mais conservadoras, podem se adequar à abordagem de Graham.
  • Setor de Telecomunicações: Empresas de telecomunicações que prestam serviços essenciais, como telefonia fixa, internet e televisão por assinatura, podem apresentar estabilidade nos resultados financeiros.
  • Setor de Alimentos e Bebidas: Empresas que produzem alimentos e bebidas de consumo diário podem se beneficiar da demanda constante por produtos essenciais.
  • Setor de Energia Convencional: Empresas envolvidas na produção de energia convencional, como petróleo e gás, podem oferecer resultados mais previsíveis em comparação com setores mais voláteis.
  • Setor de Varejo Estabelecido: Varejistas consolidados com uma presença sólida no mercado e uma base de clientes fiéis podem se alinhar à abordagem de Graham.

A principais vantagens de utilizar a fórmula de Graham são:

  • Simplicidade: A fórmula é fácil de entender e calcular, tornando-a acessível para investidores individuais e profissionais iniciantes.
  • Enfoque no Valor Intrínseco: A fórmula concentra-se no valor intrínseco da ação com base em seus fundamentos, incentivando os investidores a olharem para além do preço de mercado.
  • Menor Risco: Ao comprar ações cujo valor intrínseco é significativamente maior do que o preço de mercado, os investidores podem obter uma margem de segurança, reduzindo o risco de investir em ações sobrevalorizadas.
  • Foco no Longo Prazo: A abordagem de Graham é orientada para o longo prazo, o que pode ser atraente para investidores que desejam evitar a volatilidade de curto prazo do mercado.

Por outro lado, também existem desvantagens no uso da fórmula de Graham. Confira a lista de desvantagens:

  • Simplificação: A fórmula simplifica a avaliação de ações ao se basear em apenas dois fatores: lucro por ação e taxa de crescimento anual esperada. Ela não leva em consideração outros fatores importantes, como dívida, fluxo de caixa e vantagem competitiva da empresa.
  • Adequação pra todas as empresas: A Fórmula de Graham foi desenvolvida em uma época em que a maioria das empresas tinha um modelo de negócios mais tradicional. A fórmula pode não ser adequada pra avaliar empresas de tecnologia ou outras com modelos de negócios inovadores e não convencionais.
  • Foco em Dados Históricos: A fórmula depende de dados históricos pra calcular o lucro por ação e a taxa de crescimento anual esperada. Esses dados podem não ser um indicativo preciso do desempenho futuro da empresa.
  • Exige Julgamento Subjetivo: A determinação da taxa de crescimento dos lucros e da taxa de juros de longo prazo requer julgamento subjetivo, o que pode levar a diferentes avaliações por diferentes investidores.
  • Expectativa de retorno: A constante 22,5 na fórmula foi baseada nas expectativas de retorno dos investidores durante a época de Graham. Essa constante pode não refletir as expectativas de retorno dos investidores atuais e pode precisar ser ajustada.
  • Ignora Qualidades Intangíveis: A Fórmula de Graham oferece um ponto de partida pra avaliar o preço justo de uma ação, mas a avaliação final ainda depende da análise subjetiva do investidor. É importante considerar outros fatores, como a qualidade da gestão da empresa, a posição no mercado e as perspectivas futuras do setor.

Em resumo, a Fórmula de Graham é uma ferramenta útil pra estimar o preço justo de uma ação, mas não deve ser usada isoladamente.

Os investidores devem levar em consideração as limitações da fórmula e complementar sua análise com outras técnicas e informações pra tomar decisões de investimento mais informadas.

Confira também:

A fórmula de Benjamin Graham é uma abordagem clássica para avaliar ações, com foco no valor intrínseco e na margem de segurança.

Embora seja uma ferramenta valiosa para investidores interessados em empresas estáveis com crescimento moderado, é importante lembrar que nenhuma fórmula única pode fornecer uma visão completa e precisa de uma empresa.

Os investidores devem usar a fórmula de Graham como uma ferramenta adicional em sua caixa de ferramentas de análise e complementá-la com uma análise mais ampla dos fundamentos da empresa e do contexto de mercado.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://www.oldschoolvalue.com/stock-valuation/benjamin-graham-formula/
  • https://www.ivalor.com.br/aprenda/o-metodo-de-benjamin-graham-para-acoes-de-valor/
  • https://varos.com.br/blog/artigo/formula-de-graham
  • https://sagazinvest.com/calculadoras/numero-de-graham
  • https://www.nasdaq.com/articles/how-tell-difference-between-graham-formula-and-graham-number-2015-09-10
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.