Múltiplos de Mercado: Como encontrar o valor relativo da empresa

Múltiplos de Mercado
4.6/5 - (5 votes)
Múltiplos de Mercado
Saiba como analisar empresas através dos múltiplos de mercado.

Se você se interessa por investimentos, bolsa de valores e ações, certamente já deve ter ouvido falar dos múltiplos de mercado.

Basicamente, múltiplos de mercado são indicadores fundamentalistas que medem o valor comparativo da empresa no mercado, entre seus pares e no segmento em que atua.

Os indicadores de múltiplos de mercado são usadas para avaliar o preço atual das ações de uma empresa e definir se ela está cara ou barata em relação a seus pares da indústria. Essa avaliação é chamada de relativa porque não utiliza o cálculo do valor intrínseco absoluto.

Os múltiplos de mercado são empregados por investidores atuais e potenciais e, ao lado de outros indicadores fundamentalistas, servem para auxiliar o investidor em sua tomada de decisão.

O que você vai aprender:

  • O que são múltiplos de mercado?
  • Quais são os tipos de múltiplos de mercado?
  • Como o investidor pode utilizar esses índices na análise fundamentalista de ações?

Múltiplos de mercado são um conjunto de índices que servem como métodos de avaliação que apura o valor da empresa por análise comparativa (ou avaliação relativa) com o desempenho econômico-financeiro de outras empresas similares do mercado.

Assim como em outros indicadores, a análise das médias históricas dos múltiplos de mercado também ajudam a compreender a evolução da empresa ao longo do tempo.

Também chamado de avaliação relativa por múltiplos, esse método de avaliação defende que o valor da empresa analisada dependerá do valor de outras empresas, do mesmo setor, com as quais será comparada.

Os múltiplos de mercado são importantes para investidores, gestores, etc, pois esses índices são usados para decidir se as ações estão supervalorizadas, desvalorizadas ou em par com o mercado.

Em suma, os múltiplos de mercado são usados para tomar decisões de investimento em ações na bolsa de valores.

Porque usar os múltiplos de mercado?

  • Dá uma visão ao investidor sobre o preço das ações, eficiência financeira e gerencial da empresa.
  • Ajuda na análise da perspectiva futura da empresa.
  • Ajuda a analisar as diferentes tendências do mercado de ações.
  • Pode ser usado para descobrir as ações desvalorizadas.

Os múltiplos de mercado tendem a ser alguma razão que envolve itens dos demonstrativos financeiros em relação ao preço de mercado ou algum outro indicador de mercado, como número de ações em circulação.

Portanto, sempre envolve algo como Receita Líquida, Lucro EBITDA, Lucro líquido, Patrimônio Líquido, ou seja, itens encontrados nos demonstrativos financeiros e o Preço da Ação ou Número de Ações, por exemplo.

Confira abaixo os indicadores de múltiplos de mercado mais utilizados.

Lucro por Ação (LPA)

cálculo do LPA é bastante simples, exigindo apenas a divisão entre o lucro líquido da companhia em certo momento pelo seu número total de ações emitidas.

Para isso, basta utilizar a fórmula do LPA, que é:

LPA = Lucro Líquido / Quantidade de ações

Essa relação mostra o lucro da empresa auferido no período de análise em relação ao número em circulação das ações da companhia nesse período. Essa proporção é usada para entender se investir nele vale a pena ou não.

Valor Patrimonial por Ação (VPA)

Para calcular o VPA, basta dividir o valor do patrimônio líquido pelo total de ações emitidas pela empresa.

VPA = Patrimônio Líquido / Quantidade de ações

O VPA, ou Valor Patrimonial por Ação, é um índice bastante utilizado na comparação entre o valor de mercado e o valor patrimonial de uma determinado ativo.

VPA representa a divisão entre o valor do patrimônio líquido de uma companhia e seu total de ações emitidas no período.

É comum que os valores de mercado e patrimonial sejam distintos. Por isso, o VPA não deve ser analisado isoladamente. Assim, o investidor consegue interpretar esse indicador de forma eficiente e realista. Vale lembrar que esse índice também pode ser utilizado para a análise de Fundos Imobiliários. Nesse caso, é necessário considerar o Valor Patrimonial por Cota.

Através da comparação entre o preço de mercado e o valor real dentro da contabilidade da empresa, é possível que o valor oferecido dentro da bolsa seja maior que o VPA. Nesses casos, pode ser um indicativo de que o mercado está disposto a pagar mais pelas ações da empresa, que estão valorizadas.

Apesar de ser bastante eficiente para a análise do preço de ações, o VPA sozinho não é suficiente para uma boa análise fundamentalista de ações. Isso porque a relação entre preço de mercado e valor patrimonial por ação pode acabar causando resultados distorcidos, se avaliada isoladamente.

Leia também:

Índice Preço/Vendas (PSR)

O índice Preço/Vendas, também conhecido como PSR (do inglês Price-Sales-Ratio) é uma métrica utilizada na análise fundamentalista para indicar o desempenho da receita líquida de uma companhia.

PSR = Preço da Ação / Receita Líquida por Ação

É possível utilizar esse cálculo para procurar empresas com valor abaixo de 1.

Além disso, o PSR pode ser utilizado para fins de comparação entre as chances de retorno de lucro de empresas do mesmo setor.

Esse indicador é semelhante ao Preço/Lucro, mas compara o valor de mercado da empresa com sua Receita Operacional Líquida, e não com o Lucro Líquido.

Para os investidores, o PSR apresenta informações relevantes sobre a valorização de uma companhia dentro do mercado de capitais.

É importante destacar que o valor desse índice varia de acordo com o setor de atividade, já que está diretamente relacionado com a receita. Portanto, para fins de comparação, é importante utilizá-lo com empresas semelhantes.

Índice Preço/Lucro (P/L)

Esta é a razão mais utilizada e importante nesta categoria.

cálculo do P/L é bastante simples. Devemos utilizar o preço da ação em determinado momento e dividi-lo pelo Lucro por Ação da empresa.

P/L = Preço da Ação / Lucro por Ação

É usado para verificar se as ações estão mais ou abaixo do preço em comparação com seu potencial de ganhos. É medido como o preço da ação no tempo atual em relação aos ganhos que a empresa reportou para o período financeiro por ação.

É muito utilizado por investidores para entender se o preço da ação de uma companhia está atrativo e serve para medir a relação entre o preço de uma ação no momento atual e o lucro líquido por ação dos últimos 12 meses ou dos 12 meses à frente.

Índice Preço/Valor Patrimonial (P/VP)

Assim como no P/L, para encontrar o P/VP, basta utilizar o Valor Patrimonial por Ação da empresa, conforme a relação:

P/VP = Preço da Ação / Valor Patrimonial por Ação

Essa relação é novamente uma das mais importantes relações de valor de mercado para analisar e decidir se o preço de mercado por ação da empresa é o quão próximo ou distante em relação ao seu valor contábil por ação.

Essa relação mostra a relação entre o valor contábil da companhia (patrimônio líquido total excluindo as ações preferenciais dos acionistas)e as ações em circulação no mercado. Em geral, quanto menor, melhor, pois indica que a ação está sendo transacionada a um preço abaixo de seu valor patrimonial.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Relação Preço-Lucro-Crescimento (PEG)

A relação preço/lucro/crescimento (relação PEG) é a relação preço-lucro (P/L) de uma ação dividida pela taxa de crescimento de seus ganhos por um período de tempo especificado.

PEG = PL/g

Onde:

g = Crescimento do LPA

A relação PEG é usada para determinar o valor de uma ação, ao mesmo tempo em que leva em conta o crescimento esperado dos lucros da empresa, e acredita-se que forneça uma imagem mais completa do que a relação P/E mais padrão.

Como em qualquer razão, a precisão da razão PEG depende das entradas utilizadas. Ao considerar a relação PEG de uma empresa a partir de uma fonte publicada, é importante descobrir qual taxa de crescimento foi usada no cálculo. Por exemplo, a razão PEG é calculada usando uma relação P/E com base nos dados do ano corrente e uma taxa de crescimento esperada de cinco anos.

Porém, como qualquer indicador, deve-se tomar cuidado.

O uso de taxas históricas de crescimento, por exemplo, pode fornecer uma relação PEG imprecisa se as taxas de crescimento futuras se desviarem do crescimento histórico de uma empresa. A razão pode ser calculada usando taxas de crescimento esperadas de um ano, três anos ou cinco anos, por exemplo.

Para distinguir entre métodos de cálculo usando crescimento futuro e crescimento histórico, às vezes são usados os termos “PEG para a frente” e “PEG para trás”.

De acordo com o conhecido investidor Peter Lynch, o P/E de uma empresa e o crescimento esperado devem ser iguais, o que denota uma empresa bastante valorizada e suporta uma relação PEG de 1,0. Quando o PEG de uma empresa excede 1,0, é considerado supervalorizado, enquanto uma ação com um PEG inferior a 1,0 é considerada desvalorizada.

Recomendo a leitura:

Dividend-Yield (Dy)

O Dividend Yield, que traduzido para o português refere-se a Rendimento de Dividendos, é o indicador que verifica o quanto de rendimento foi distribuído pela empresa aos acionistas nos últimos 12 meses em relação ao seu preço de mercado.

Por meio do indicador Dividend Yield é possível entender a relação entre os dividendos que a empresa distribuiu e o preço atual da ação da companhia. Ou seja, o indicador torna possível avaliar o retorno da ação de acordo com os seus proventos pagos.

Dy = DPA/P x 100

Onde DPA é o valor dos dividendos para cada ação da empresa, e P é o preço da ação.

O Dividend Yield é importante para interpretar se o quanto de proventos o acionista está recebendo detrimento das cotações e opções que são oferecidas pelo mercado financeiro.

Para interpretar o Dividend Yield e a situação de uma empresa de maneira mais ampla, é válido realizar comparativos entre os resultados de mais empresas.

Isso porque organizações que possuam baixas cotações, geralmente, podem oferecer maiores taxas de proventos mesmo com pouca lucratividade. Assim, analisar apenas um indicador ou uma empresa pode formar uma noção distante da realidade, de maneira geral.

Índice EV/EBIT

O EV/EBIT é um indicador financeiro que compara o Valor da Firma (EV ou Enterprise Value) com o Lucro Antes de Impostos e Taxas, o EBIT.

O numerador é calculado como:

EV = Valor de Mercado + Dívida Líquida

E o denominador, é preciso fazer:

EBIT = Lucro Líquido + Resultado Financeiro + Impostos

A principal função do EV/EBIT é ajudar a identificar quanto uma empresa custa em relação ao que ela produz a partir de sua atividade fim.

É importante destacar que na fórmula EV/EBIT, o EV representa o valor de mercado da empresa somado à sua dívida líquida. Enquanto isso, o EBIT representa o nível de lucro operacional que a empresa produz em seu tamanho atual.

Nesse sentido, o EV/EBIT permite saber qual o potencial de geração de lucros de uma companhia. Vale lembrar que, para fins comparativos, ele deve ser utilizado apenas entre empresas do mesmo setor e, de preferência, que sejam concorrentes diretas. Isso porque empresas maiores possuem um múltiplo maior por conta do pagamento de investimentos.

Para o investidor, em uma situação onde uma empresa “A” e uma empresa “B” possuem, respectivamente, um EV/EBIT de 9,2 vezes e 8,9 vezes, seria possível afirmar que:

  • A empresa “A” está mais valorizada e melhor avaliada no mercado, podendo ser a melhor opção para a venda;
  • A empresa “B” está mais desvalorizada e pior avaliada no mercado, podendo ser a melhor opção para a compra.

Veja também:

Índice EV/EBITDA

Semelhante ao múltiplo anterior, só que dessa vez utiliza o lucro EBITDA ao invés do lucro EBIT, que é encontrado através da relação:

EBITDA = EBIT + Depreciação + Amortização

A análise é igual a anterior, só que dessa vez entra no cálculo a depreciação e amortização, que é um valor contábil de quanto a empresa gastaria sem considerar gastos com Depreciação e Amotização de seus ativos.

Outros Múltiplos de Mercado

Os múltiplos de mercado podem ser extremamente extensos, por exemplo:

  • P/Ativo
  • P/Cap. Giro
  • P/Ativo Cirv. Liq.

Além disso, existem múltiplos de mercado focado em um determinado setor, indústria ou segmento.

Por exemplo, para empresas de internet, é normal associar Preço, Receita, ou Valor da Firma com Número de Usuários da Rede; em empresas do setor de varejo, é normal associar Lucro com o Número de Produtos Vendidos; em empresa de petróleo, é comum associar receita, lucro ou dívida com a reserva de hidrocarbonetos ou volume de barril produzido, etc.

Recomendo a leitura:

A principal vantagem da avaliação por múltiplos é ser simples, rápida, e aplicável a empresas que possuem poucas informações econômico-financeiras disponíveis.

Tem também o benefício de refletir a situação do mercado. E é menos suscetível a erros de estimativa de crescimento, como, por exemplo, pode haver no Fluxo de Caixa Descontado, por efetuar projeções em seu cálculo.

Mas, naturalmente, o método dos múltiplos enfrenta também alguns questionamentos.

Por exemplo, embora reflita o momento atual da empresa no mercado, não indica as potencialidades do negócio para o futuro. Afinal, não estima seu potencial de fluxo de caixa; tampouco, outras variáveis como risco, taxa de crescimento, custo de capital, etc.

Então, o valor encontrado não garante permanência de resultados no futuro. Além disso, o valuation por múltiplos desconsidera aspectos estratégicos como estilo de gestão, diferenciais competitivos ou potencial de escala da empresa.

Além disso, o pressuposto desta análise é que o mercado valora os ativos de forma correta. Assim, a empresa avaliada utiliza os números dos principais pares de seu setor para comparação. Mas isso pode levar a erros de interpretação. Só para ilustrar, o mercado em análise pode estar supervalorizado; ou então os ganhos não recorrentes podem apresentar variações dos indicadores que passam despercebidas.

Outro ponto essencial é que os drivers, às vezes, mentem. Não raro, é necessário realizar ajustes. Ver, por exemplo, EBITDA ajustado e Margem de EBITDA.

Mas tudo isso é superável para um avaliador experiente na aplicação do método.

E, além disso, é muito comum que o método de múltiplos de mercado seja associado a outros para uma avaliação mais assertiva da empresa.

Leia também:

Nesse artigo você aprendeu sobre múltiplos de mercado, indicadores fundamentalistas essenciais na avaliação de empresas.

Tratam-se de indicadores relativos que servem como métodos de avaliação que apura o valor da empresa por análise comparativa (ou avaliação relativa) com o desempenho econômico-financeiro de outras empresas similares do mercado.

Vimos diversos múltiplos de mercado, dentre eles:

  • Lucro por Ação (LPA)
  • Valor Patrimonial por Ação (VPA)
  • Índice Preço/Vendas (PSR)
  • Índice Preço/Lucro (P/L)
  • Índice Preço/Valor Patrimonial (P/VP)
  • Relação Preço-Lucro-Crescimento (PEG)
  • Dividend-Yield (Dy)
  • Índice EV/EBIT
  • Índice EV/EBITDA

Também vimos que existem múltiplos para determinadas empresas e setores, em específico, que o investidor pode utilizar.

A principal vantagem da avaliação por múltiplos é ser simples, rápida, e aplicável a empresas que possuem poucas informações econômico-financeiras disponíveis.

Contudo, existem diversas armadilhas em análises assim, e o investidor deve focar na qualidade da empresa. Aprender a analisar o setor ao qual pertence a empresa; se é um setor promissor ou uma seção decadente da economia.

A análise da empresa passa por conhecer como essa empresa está em termos de vantagem competitiva, como trata seus clientes, sua posição no segmento e as perspectivas futuras de longo prazo.

Portanto, utilize esses indicadores com cautela!

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://strategiccfo.com/financial-ratios-3/
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Financial_ratio
  • https://efinancemanagement.com/financial-analysis/market-value-ratios
  • https://www.investopedia.com/terms/p/pegratio.asp

O que são múltiplos de mercado?

Os múltiplos de mercado tendem a ser alguma razão que envolve itens dos demonstrativos financeiros em relação ao preço de mercado ou algum outro indicador de mercado, como número de ações em circulação.

Porque os múltiplos de mercado são úteis?

Porque são usadas para avaliar o preço atual das ações de uma empresa e definir se ela está cara ou barata em relação a seus pares da indústria.

Quais são os principais múltiplos de mercado?

  • Lucro por Ação (LPA)
  • Valor Patrimonial por Ação (VPA)
  • Índice Preço/Vendas (PSR)
  • Índice Preço/Lucro (P/L)
  • Índice Preço/Valor Patrimonial (P/VP)
  • Relação Preço-Lucro-Crescimento (PEG)
  • Dividend-Yield (Dy)
  • Índice EV/EBIT
  • Índice EV/EBITDA

O que é PL?

O índice PL é Preço/Lucro, é um índice utilizado para avaliação se uma empresa está ou não barata.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de