Checklist de Warren Buffett para Interpretação de Demonstrativos Financeiros

Checklist de Warren Buffett
5/5 - (5 votes)
Checklist de Warren Buffett
Descubra como Buffett faz a análise financeira de empresas.

O checklist de Warren Buffett, integrado à análise financeira, torna-se um elemento-chave para compreender a saúde financeira de uma empresa.

Ao longo dos anos, o renomado investidor desenvolveu essa lista de verificação para auxiliá-lo na tomada de decisões de investimento bem-sucedidas ao longo de décadas. Ao analisar cuidadosamente esses elementos, Buffett busca identificar empresas com vantagens competitivas duradouras e uma gestão financeira sólida.

Neste artigo, exploraremos o checklist de Warren Buffett para a interpretação de demonstrativos financeiros, fornecendo uma estrutura valiosa para investidores e analistas financeiros. Vamos mergulhar na lista de verificação e entender como aplicá-la para tomar decisões informadas sobre investimentos.

O que você vai aprender:

  • Quais elementos de análise financeira Warren Buffett usa para tomar decisões de investimento
  • Quais indicadores-chave como ROE, estrutura de dívida e fluxo de caixa para avaliar a saúde financeira de empresas
  • Como identificar empresas com vantagens competitivas durável e potencial de crescimento a partir do balanço patrimonial

Warren Buffett e a Busca por Empresas com Vantagem Competitiva Durável

Warren Buffett e a Análise de Balanços é um livro que consegue explicar como Buffett interpreta demonstrações financeiras pelas quais passaremos.

Buffett procura empresas com vantagem competitiva durável, que terão condições de resistir e se valorizar no longo prazo.

Empresas com vantagem competitiva têm três modelos básicos:

  • Vendem um produto exclusivo;
  • Prestam um serviço exclusivo e
  • Compram e vendem um produto a baixo custo que o público sempre precisa.

Buffett gosta de pensar que essas empresas conquistaram um lugar na mente dos consumidores, fazendo com que seus produtos não precisem ser modificados (Coca-Cola, Budweiser, Skol, Brahma, etc.)

Empresas que prestam serviços exclusivos e que conquistam uma posição na mente do consumidor podem gerar margens melhores do que as empresas que vendem produtos.

A consistência da vantagem competitiva gera toda a riqueza, segundo Buffett (a Coca-Cola vende seus produtos há mais de 100 anos). Essa é a consistência buscada e que cria lucros constantes para as empresas.

Empresas que não precisam mudar seus produtos constantemente evitam fazer dívidas, pagar juros, trocar maquinário e sistemas para desenvolver novos produtos, o que proporciona maior lucro para a empresa.

Continue a leitura para entender como Buffett analisa o demonstrativo do resultado do exercício, balanço patrimonial e fluxo de caixa de empresas.

Warren Buffett e Análise de Balanços
Livro de cabeceira para Análise de Balanços.

1 – Interpretação dos Demonstrativos de Resultado do Exercício

Quando se trata de analisar a demonstração de resultados, é importante investigar mais e aprofundar para detectar qual a qualidade dos ganhos e o que os números interpretam. O lendário investidor atribui grande importância ao estudo minucioso das demonstrações financeiras das empresas em que pretende investir.

1.1 – Margem de Lucro Bruto

Empresas com vantagem competitiva costumam ter margens brutas (Lucro bruto/Receita Total) constantemente maiores que as outras. Como regra geral (e existem exceções), empresas com margens brutas acima de 40% tendem a ter algum tipo de vantagem competitiva durável.

Uma margem de lucro bruto abaixo de 40% indica empresas que se encontram em um setor extremamente competitivo, no qual nenhuma empresa pode criar uma vantagem competitiva sustentável em relação às concorrentes.

A consistência falada por Buffet remete a um período de 10 anos de margens brutas altas.

  • Vantagem competitiva durável cria uma margem alta por causa da liberdade de preço superior ao custo
  • Maior que 40% = Vantagem competitiva durável
  • Menos de 40% = concorrência erosão das margens
  • Menos de 20% = nenhuma vantagem competitiva sustentável
  • Consistência é a chave

1.2 – Despesas Gerais e Administrativas

Despesas gerais, com vendas e administrativas (VGA) incluem os salários da gerência, gastos com publicidade, com viagens, custas judiciais, comissões, todos os custos da folha de pagamento e gastos desse tipo.

Quanto mais baixas forem as margens de (VGA), melhor. 

Qualquer número abaixo dos 30% é considerado fantásticoMas há diversas empresas com vantagem competitiva que esse número gira em torno de 30% a 80%, porém nunca deve ficar acima de 80%.

Consistência é a chave.

Empresas sem vantagem competitiva duradoura mostram variação selvagem na SG&A como % do lucro bruto

  • Menos de 30% é fantástico
  • Quase 100% está em uma indústria altamente competitiva

1.3 – Pesquisa & Desenvolvimento

Buffett fica longe de empresas que necessitam investir grandes quantias em Pesquisa & Desenvolvimento, uma vez que sua tecnologia pode ficar obsoleta, sendo necessário dispêndio de cada vez mais dinheiro para renovação do parque tecnológico, o que também gera mais VGA.

Assim, ele diz que empresas que precisam investir muito em P&D têm uma falha inerente em sua vantagem competitiva que vai sempre pôr suas condições econômicas de longo prazo em risco, o que significa não seguras. E, se não seguras, ele não está interessado nelas.

Se a vantagem competitiva for criada por uma patente ou vantagem tecnológica, em algum momento ela desaparecerá.

  • P&D alto geralmente tem altos VGA, o que ameaça a vantagem competitiva

1.4 – Depreciação

Buffett acredita que a depreciação é uma despesa real e sempre deve ser incluída em qualquer cálculo de lucro.

Se fizéssemos o contrário, estaríamos nos iludindo a curto prazo, acreditando que a empresa está lucrando mais do que está. E ninguém fica rico com ilusões.

Buffett acredita que usar o EBITDA como medida de fluxo de caixa é muito enganoso. Isso porque o EBITDA – que representa os lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização – não reflete de maneira precisa a realidade financeira de uma empresa.

Buffett defende que os custos de depreciação e amortização são despesas reais que, inevitavelmente, afetam o fluxo de caixa, e ignorá-los pode levar a uma análise distorcida do desempenho operacional e da verdadeira saúde financeira de uma companhia.

Empresas com vantagens competitivas duráveis tendem a ter custos de depreciação mais baixos como um % do lucro bruto.

1.5 – Despesas com Juros

As despesas com juros tratam-se de um custo financeiro, não operacional, que fica isolado, pois não está ligado a nenhum processo produtivo ou de venda.

Em vez disso, os juros refletem o endividamento total que a empresa apresenta em seu balanço. Quanto maior o endividamento, maior a quantidade de juros a ser paga.

Para Buffett, empresas com vantagem competitiva durável têm pouca ou nenhuma despesa com juros.

A Procter & Gamble gasta apenas 8% de seu lucro bruto com juros. A Wrigley Co. necessita gastar, em média, 7% em média de seu lucro bruto com juros. A Goodyear, que atua em um setor altamente competitivo, gasta, em média, 49% do seu lucro bruto com despesas com juros. 

Assim, empresas com vantagem competitiva gastam menos de 15% do seu lucro bruto com despesas de juros. Importante salientar que esse valor pode variar de setor para setor, tendo em vista que há setores em que as empresas trabalham mais alavancadas.

Empresas com altos gastos com juros relativos ao lucro operacional tendem a ser:

  1. Em uma indústria ferozmente competitiva onde grandes despesas de capital necessárias para se manter competitiva
  2. Uma empresa com excelente economia empresarial que adquiriu dívida em compra alavancada

Fique atento a:

  • Empresas com vantagens competitivas duráveis muitas vezes têm pouca ou nenhuma despesa de juros
  • Os favoritos de Warren na categoria de produtos de consumo têm menos de 15% de gastos com juros em relação a Receita Operacional
  • As despesas com juros variam muito entre as indústrias
  • Os índices de juros podem ajudar a mostrar perigo na saúde financeira da empresa

Importante: Em qualquer setor, a empresa com menor relação de juros para o Lucro Operacional é geralmente aquela com maior vantagem competitiva.

1.6 – Lucro Líquido

Os eventos não recorrentes (como o famoso lucro não recorrente), para Buffet, devem ser removidos do cálculo de lucro líquido para determinar se uma empresa tem ou não vantagem competitiva.

Os Lucros Antes dos Impostos (EBIT) é o número que Buffet usa para calcular o retorno que está obtendo ao comprar uma companhia ou uma participação parcial.

Para Buffet, ao analisar o Lucro Líquido, deve-se pensar em duas etapas:

  1. Analisar se o lucro líquido está ou não mostrando uma tendência histórica de alta.
  2. Saber se existe ou não consistência no lucro e se a tendência é de alta no longo prazo. Assim, o percurso não precisa ocorrer sem percalços, mas a tendência deve ser de alta.

Uma regra simples (e há exceções) é que, se uma empresa está apresentando um histórico de lucros líquidos superiores a 20% da receita total, há boas chances dela estar se beneficiando de uma vantagem competitiva de longo prazo.

Da mesma maneira, se uma empresa apresenta esse valor menor do que 10% da receita total, é bastante provável que seu setor de atuação seja altamente competitivo, sem que nenhuma empresa tenha uma vantagem competitiva durável.

Fique atento a:

  • Procure consistência e tendência de longo prazo
  • Devido à recompra de ações, é possível que a tendência de lucro líquido difere da tendência do LPA
  • Prefira avaliar a curva de LPA
  • As empresas de vantagem competitiva durável reportam maiores % de lucro líquido para as receitas totais.
  • Se uma empresa está mostrando um histórico de lucros líquidos superior a 20% sobre o faturamento total, provavelmente está se beneficiando de uma vantagem competitiva de longo prazo.
  • Se o lucro líquido for inferior a 10%, provavelmente a empresa está inserida em um setor altamente competitivo

Recomendo a leitura:

Métrica(VCD= Vantagem Competitiva Durável)Comentários
Margem de Lucro Bruto> 40% = VCD
< 40% = concorrência erodem as margens
< 20% = nenhuma VCD
Consistência é a chave
DG&A (% do Lucro Bruto)< 30% é fantástico
Perto de 100% está em indústria altamente competitiva
Consistência é a chave
Pesquisa & Desenvolvimento (% do Lucro Bruto)Empresa com VCD tende a ter menor %Empresas que precisam investir muito em P&D têm uma falha inerente em sua vantagem competitiva
Depreciação (% do Lucro Bruto)Empresa com VCD tende a ter menor %
Despesas com Juros (% do Lucro Operacional)VCDs têm pouca ou nenhuma despesa de juros.

Os produtos de consumo favoritos de Buffett têm <15%
Empresa com menor relação de juros para Lucro Operacional = vantagem competitiva.

Varia muito entre as indústrias.
Lucro LíquidoHistórico com margens de lucros líquidos
>20% = VCD
< 10% = Negócios altamente competitivos

Período de 10 anos mostrando consistência e tendência de alta.

Evite empresas com ganhos erráticos.
Consistência e tendência de longo prazo para cima

Consistência = sinal de que os produtos não precisam ser trocados.

Tendência de alta = forte VCD

2 – Interpretação do Balanço Patrimonial

Em seu livro, Buffett deixa clara que a interpretação do Balanço Patrimonial é uma habilidade crucial na análise de empresas, especialmente quando se busca identificar companhias com vantagem competitiva duradoura.

Buffett busca identificar empresas que possuam vantagem competitiva sólida, capazes de manter retornos atrativos sobre o patrimônio e de resistir a desafios do mercado ao longo do tempo.

2.1 – Caixa e Equivalentes de Caixa

Um número alto em caixa e equivalentes de caixa significa:

  • A empresa tem vantagem competitiva gerando muito dinheiro
  • Apenas vende um negócio ou títulos (não necessariamente bom)

Um baixo estoque de dinheiro geralmente significa economia pobre e medíocre.

Há 3 maneiras de criar uma grande reserva de dinheiro.

  1. Vender novos títulos ou ações para o público
  2. Vender negócios ou ativos
  3. Tem um negócio em andamento gerando mais dinheiro do que queima (geralmente significa vantagem competitiva durável)

Quando uma empresa está sofrendo um problema de curto prazo, Buffett olha para o dinheiro ou títulos comercializáveis para ver se ela tem a força financeira para montá-lo para fora.

Importante: Muito dinheiro e títulos comercializáveis + pouca dívida = boa chance de que o negócio navegue em tempos difíceis.

  • Teste para ver o que está criando dinheiro olhando para os últimos 7 anos de balanços. Isso revelará como o dinheiro foi criado.

2.2 – Estoques

Fabricantes com vantagens competitivas duráveis têm a vantagem de que os produtos que vendem não mudam e, portanto, nunca se tornarão obsoletos. Buffett gosta dessa vantagem.

Ao identificar fabricantes com vantagem competitiva durável, procure estoque e lucro líquido que subam correspondentemente. Isso indica que a empresa está encontrando maneiras lucrativas de aumentar as vendas, o que exigiu um aumento no estoque.

Fabricantes com estoques que sobem e descem são indicativos de setores competitivos sujeitos a altos e baixos.

2.3 – Contas a Receber

As contas a receber líquidas nos dizem muito sobre os diferentes concorrentes no mesmo setor. Em setores competitivos, alguns tentam ganhar vantagem oferecendo melhores condições de crédito, causando aumento nas vendas e nas contas a receber.

Se a empresa consistentemente mostra menores % de recebíveis líquidos para vendas brutas do que os concorrentes, então geralmente tem algum tipo de vantagem competitiva que requer mais escavação.

2.4 – Propriedade, Planta & Equipamentos

Uma empresa com vantagem competitiva durável não precisa atualizar constantemente seus equipamentos para se manter competitiva. A empresa substitui quando se desgasta. Por outro lado, uma empresa sem vantagens deve substituir para manter o ritmo.

Produzir um produto consistente que não muda equivale a lucros consistentes. Não há necessidade de atualizar plantas que liberam dinheiro para outros empreendimentos. Pense Coca-Cola, Johnson & Johnson etc.

2.5 – Goodwill

A diferença entre uma empresa com fosso e sem é que a empresa com vantagem competitiva financia novos equipamentos através de fluxos de caixa internos, enquanto a empresa sem vantagem requer dívida para financiar.

Sempre que você vê um aumento no ágio ao longo de vários anos, você pode assumir que é porque a empresa está comprando outros negócios acima do valor do livro. BOM se comprar empresas com vantagem competitiva durável.

Se o ágio permanecer o mesmo, a empresa ao adquirir outras empresas está pagando menos que o valor contábil ou não adquirindo. Empresas com fossas nunca vendem por menos do que o valor do livro.

2.6 – Ativos Intangíveis

Na análise financeira, é importante considerar os ativos intangíveis de uma empresa. Os ativos intangíveis adquiridos são registrados no balanço por seu valor justo, refletindo seu valor de mercado.

No entanto, é importante observar que algumas marcas desenvolvidas internamente, como Coca-Cola, Wrigleys e Band-Aid, não são refletidas no balanço. Essas marcas são exemplos de ativos intangíveis valiosos, mas seu valor não é explicitamente registrado nas demonstrações financeiras.

Essa ausência de reconhecimento contábil das marcas desenvolvidas internamente é uma das razões pelas quais o poder da vantagem competitiva pode permanecer oculto por um longo período. Embora não sejam refletidos diretamente nos ativos tangíveis da empresa, esses ativos intangíveis podem ser uma fonte valiosa de vantagem competitiva e contribuir para o sucesso contínuo da empresa.

Ao realizar uma análise financeira, é importante considerar tanto os ativos intangíveis registrados no balanço quanto aqueles que podem não estar explicitamente refletidos nas demonstrações financeiras, mas que têm um valor significativo para a empresa. Essa avaliação completa dos ativos intangíveis permite uma compreensão mais abrangente da vantagem competitiva e do potencial de crescimento de uma empresa.

2.7 – Ativos Totais e Retorno sobre Ativos Totais (ROA)

Buffett valoriza empresas que conseguem gerar altos retornos sobre seus ativos, indicando uma gestão eficiente e capaz de utilizar os recursos disponíveis de forma produtiva.

Ele também presta atenção especial à consistência dessa métrica ao longo do tempo, pois a estabilidade do ROA sugere um negócio bem administrado e competitivo em seu setor.

Outra coisa importante é o capital é barreira à entrada. Uma das coisas que tornam uma vantagem competitiva durável é o custo dos ativos necessários para entrar no negócio.

Muitos analistas argumentam que quanto maior o retorno melhor. Buffett afirma que ROA realmente alto pode indicar vulnerabilidade na durabilidade da vantagem competitiva.

Por exemplo, levantar US$ 43 bilhões para enfrentar o KO é impossível, mas US$ 1,7 bilhão para enfrentar a Moody’s (empresa de avaliação de ratings) é. Embora o ROA da Moody e a economia subjacente sejam muito superiores à Coca-Cola, a durabilidade é muito mais fraca por causa do menor custo de entrada.

2.8 – Passivo Circulante

Inclui contas a pagar, despesas acumuladas, outros passivos correntes e dívidas de curto prazo.

O Passivo Circulante é uma categoria importante nas demonstrações financeiras de uma empresa e engloba diversos compromissos de curto prazo que ela deve honrar.

Entre as principais contas incluídas estão as contas a pagar, as despesas acumuladas, outros passivos correntes e dívidas de curto prazo.

  • Fique longe de empresas que ‘revertam a dívida’ por exemplo
  • Ao investir em instituições financeiras, Buffett se esquiva daqueles que possuem dívidas de curto prazo maiores que de longo prazo.
  • A durabilidade equivale à estabilidade de ser conservador.

Especialmente ao investir em instituições financeiras, como bancos, Buffett preza pela durabilidade e estabilidade. Ele prefere evitar aquelas que têm uma abordagem mais arriscada ao financiarem suas operações majoritariamente com dívidas de curto prazo, já que isso pode torná-las mais vulneráveis a mudanças nas condições do mercado e a crises econômicas.

2.9 – Dívida de Curto Prazo

Algumas empresas parcelam sua dívida anual de longo prazo devido com dívida de curto prazo no balanço. Isso faz parecer que há mais dívida de curto prazo do que o valor real.

Importante: Empresas com vantagens comparáveis duráveis precisam de pouca ou nenhuma dívida de longo prazo para manter as operações.

A dívida demais que vem em um único ano assusta os investidores e pode oferecer pontos de entrada atraentes.

No entanto, uma empresa medíocre com problemas com dívidas demais devido leva a problemas de fluxo de caixa e certa falência.

2.10 – Dívida de Longo Prazo

Buffett diz que as vantagens competitivas duráveis carregam pouca ou nenhuma dívida de longo prazo porque a empresa é tão lucrativa que até mesmo expansões ou aquisições se autofinanciam.

Estamos interessados em uma carga de dívida de longo prazo nos últimos dez anos. Se os dez anos de operação mostram pouca ou nenhuma dívida de longo prazo, então a empresa tem algum tipo de forte vantagem competitiva.

As compras históricas de Buffett indicam que, em qualquer ano, a empresa deve ter lucro líquido anual suficiente para pagar todo o longo prazo dentro de 3 ou 4 anos de lucro. (por exemplo, Coca-Cola + Moody’s = 1yr)

Empresas com poder de ganho suficiente para pagar dívidas de longo prazo em menos de 3 ou 4 anos é um bom candidato em nossa busca por vantagem competitiva de longo prazo.

  • MAS, essas empresas são alvos de compras alavancadas, o que sela o negócio com dívida de longo prazo
  • Se tudo indica que a empresa tem um fosso, mas tem uma tonelada de dívidas, uma compra alavancada pode ter criado a dívida. Nesses casos, os títulos da empresa oferecem a melhor aposta, na forma de que o poder de lucro da empresa está focado em pagar a dívida e não crescer.

Importante: pouca ou nenhuma dívida de longo prazo muitas vezes significa uma boa aposta de longo prazo

2.11 – Relação Passivo Total e Patrimônio Líquido

A relação Passivo Total com o Patrimônio Líquido ajuda a identificar se a empresa usa dívida ou patrimônio líquido (inclui ganhos retidos) para financiar operações.

Empresas com vantagem competitiva, também conhecidas como empresas com “fosso econômico”, costumam utilizar seu poder de ganho de forma eficiente, resultando em níveis mais elevados de patrimônio líquido e menor quantidade de passivo.

O problema de usar como identificador é que a economia de empresas com vantagens competitivas duráveis são tão grandes que não precisam de grande quantidade de patrimônio ou ganhos retidos no balanço para fazer o trabalho.

Importante: se o Índice de Participação do Tesouro ajustado à Relação de Participação dos Acionistas for inferior a 0,8, a empresa tem uma vantagem competitiva duradoura.

2.12 – Lucros Retidos

Um dos indicadores mais importantes de vantagem competitiva durável. O lucro líquido pode ser pago como dividendos, usado para recomprar ações ou retido para o crescimento.

Se a empresa perde mais do que acumulou, o lucro retido é negativo.

  • Se uma empresa não está adicionando seus lucros retidos, ela não está aumentando seu patrimônio líquido.
  • A taxa de crescimento dos ganhos retidos é um bom indicador se está se beneficiando de uma vantagem competitiva.
  • Microsoft é negativa porque optou por recomprar ações e pagar dividendos
  • Quanto mais ganhos mantidos, mais rápido ele cresce e aumenta a taxa de crescimento para ganhos futuros.

2.13 – Ações em Tesouraria

Um aspecto importante na análise financeira de uma empresa é o tratamento das ações em tesouraria. Essas ações devem ser registradas no balanço como valor negativo, pois representam uma redução no patrimônio líquido.

Empresas com fossos econômicos, ou seja, com vantagens competitivas duráveis, geralmente possuem recursos financeiros disponíveis. Nesse contexto, as ações em tesouraria podem ser consideradas como indicadores dessas vantagens competitivas.

Quando uma empresa recompra suas próprias ações e as mantém como ações em tesouraria, isso efetivamente reduz o patrimônio líquido da empresa. Essa estratégia pode aumentar o retorno sobre o patrimônio líquido, o que é um sinal positivo. No entanto, é importante compreender se esse alto retorno é resultado de engenharia financeira ou de uma economia de negócios excepcional, ou até mesmo uma combinação de ambos.

Para distinguir entre essas possibilidades, é recomendado converter o valor negativo das ações em tesouraria em positivo e adicioná-lo ao patrimônio líquido. Em seguida, o lucro líquido deve ser dividido pelos novos acionistas. Esse cálculo fornecerá uma medida do retorno sobre o patrimônio líquido, excluindo quaisquer efeitos temporários.

É essencial analisar cuidadosamente as ações em tesouraria juntamente com outros indicadores financeiros e fatores relevantes para obter uma visão completa da situação financeira e da vantagem competitiva de uma empresa.

Importante: presença de ações em tesouraria e histórico de recompra são bons indicadores de que empresa tem vantagem competitiva

2.14 – Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)

Warren Buffett dá grande importância à métrica do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) ao analisar empresas e identificar aquelas com vantagem competitiva sustentável.

O ROE é um indicador que mede a capacidade de uma empresa em gerar lucros em relação ao valor de seus acionistas.

Buffett busca por empresas que possuam um ROE consistente e acima da média do setor em que atuam, pois isso sugere que a gestão é eficiente e capaz de utilizar o capital dos acionistas de forma produtiva.

Ao identificar empresas com forte vantagem competitiva e ROE atrativo, Buffett enxerga potencial para investimentos de longo prazo, fundamentados em negócios sólidos e com perspectivas de crescimento sustentável.

Leia também:

MétricaVantagem Competitiva DurávelComentários
Caixa e Equivalentes de CaixaMuito dinheiro em caixa e títulos comercializáveis + pouca dívidaTeste para ver o que está criando dinheiro olhando para os últimos 7 anos de balanços
EstoquesProcure um inventário e lucro líquido que estejam em um aumento correspondenteestoques que aumentam para cima/para baixo são indicativos de indústrias competitivas propensas a (boom/busto)
Contas a ReceberConsistentemente mostra menores % de recebíveis líquidos para vendas brutas do que os concorrentesVCD não há necessidade de oferecer crédito generoso
Propriedades, Plantas & EquipamentosPode ter ativos valiosos no balanço a < preço de mercado (reservado pelo menor preço)Avalie a mentalidade de investimento da gestão (Procurando VCD?)
GoodwillAumento no ágio ao longo dos anos assume que tem VCDVCD nunca vender por menos do Patrimônio Líquido
Ativos IntangíveisMarcas desenvolvidas internamente não refletidas no Balanço Patrimonial
Ativos Totais
e ROA
Maior retorno melhor (ROA realmente alto pode indicar vulnerabilidade na durabilidade da vantagem competitiva)Capital = barreira à entrada
Dívida de Curto PrazoInstituições financeiras. Buffett se esquiva daqueles que são maiores mutuários de dívidas de curto prazo do que dívidas de longo prazo.
Relação total CL + CorrenteMaior a proporção, mais líquido, maior a sua capacidade de pagar CLVCD não precisa de ‘almofada de liquidez’ então pode ter <1
Dívida Longo PrazoVCD precisam de pouca ou nenhuma dívida de longo prazo para manter as operações

Dez anos c/ pequena dívida de longo prazo = VCD
ganhar poder para pagar sua dívida de longo prazo em <3/4 anos = bons candidatos
Relação Passivo e Patrimônio LíquidoSe <0 .80, a companhia Boa Chance tem VCD
Lucros RetidosTaxa de crescimento de lucros retidos é bom indicador
Ações em TesourariaPresença de ações em tesouraria e histórico de recompra são bons indicadores que a empresa tem VCD
ROEVCD mostram retornos acima da média sobre o patrimônio líquidoSe a empresa mostra histórico de fortes ganhos líquidos, mas mostra – patrimônio líquido, provavelmente VCD porque empresas fortes não precisam reter

3 – Interpretação dos Demonstrativos do Fluxo de Caixa

Para Buffett, o Fluxo de Caixa é um dos indicadores mais valiosos para avaliar a saúde financeira de uma empresa e sua capacidade de gerar caixa líquido a partir das operações. Ao entender como interpretar esse demonstrativo, os investidores podem identificar empresas com uma gestão eficiente e prudente, capazes de manter suas operações sustentáveis e com potencial para um crescimento consistente ao longo do tempo.

3.1 – Despesas de Capital (Capex)

Um aspecto fundamental na análise financeira é a avaliação das despesas de capital de uma empresa. Warren Buffett destaca a importância de considerar cuidadosamente essas despesas ao tomar decisões de investimento. Um ponto relevante é evitar investir em empresas de telefonia devido aos altos gastos de capital associados a esse setor.

Uma empresa com vantagem competitiva durável geralmente utiliza uma parcela menor dos lucros para despesas de capital relacionadas às operações contínuas do que aquelas que não possuem essa vantagem. É essencial comparar o Capex (gastos de capital) com o lucro líquido ao longo de um período de tempo significativo, como dez anos. Ao somar o total do Capex e compará-lo com o lucro líquido total no mesmo período, podemos obter uma perspectiva valiosa.

Se a empresa historicamente utiliza menos de 50% dos lucros para despesas de capital, isso pode ser um indício de uma vantagem competitiva durável. Por outro lado, se o percentual for inferior a 25%, é provável que a empresa possua uma vantagem competitiva significativa. Essas análises ajudam a identificar empresas que são capazes de gerar lucros substanciais com um investimento relativamente menor em despesas de capital.

Importante: se historicamente usar menos de 50%, então bom lugar para buscar vantagem competitiva durável. Se menos de 25%, provavelmente tem uma vantagem competitiva.

Importante: empresa com vantagem competitiva durável utiliza uma parcela menor dos lucros para despesas de capital para operações contínuas do que aquelas sem.

Para comparar Capex com lucro líquido, adicione Capex total por dez anos e compare com o lucro líquido total no mesmo período

3.2 – Recompra de Ações

Ao recomprar ações, a empresa reduz o número total de ações em circulação, o que, por sua vez, aumenta a participação de cada acionista nos lucros futuros. Essa concentração de participação pode ser especialmente benéfica para investidores de longo prazo, pois seu retorno é ampliado à medida que a empresa continua a prosperar.

Além disso, a recompra de ações pode ser vista como um sinal de confiança da administração na própria empresa. Quando uma empresa recompra suas próprias ações, ela está essencialmente indicando que acredita que suas ações estão subvalorizadas. Isso demonstra que a administração está comprometida em aumentar o valor para os acionistas e aproveitar as oportunidades de investimento internas em vez de buscar alternativas externas menos atraentes.

Buffett também destaca que a recompra de ações é uma forma eficiente de utilizar o excesso de capital da empresa. Em vez de pagar dividendos ou buscar aquisições questionáveis, a recompra de ações permite que a empresa invista em si mesma. Isso pode ser particularmente vantajoso quando a empresa não encontra investimentos lucrativos no mercado ou quando as ações da empresa estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu valor intrínseco.

MétricaVantagem Competitiva DurávelComentários
Despesas de Capital (Capex)Historicamente usando
< 50% então um bom lugar para procurar VCD
< 25% provavelmente tem VCD
Somar o total de limite do CAPEX por dez anos e comparar o lucro líquido total durante o período.
Recompra de AçõesIndicador de VCD é um histórico de recompra/aposentadoria de suas açõesOlhe para o dinheiro das atividades de investimento. “Emissão (Aposentadoria) de Ações, Líquidas”

Bônus: 16 Lições de Buffett para Investir em Empresas com Forte Vantagem Competitiva

Livro “Warren Buffet e a Análise de Balanços”, Mary Buffet e David Clark

  1. Buffet analisa, no caso do ativo da empresa, o quanto a empresa tem de caixa e investimentos de curto prazo. Uma cifra alta de caixa e investimentos de curto prazo podem informar que a empresa tem uma vantagem competitiva e consegue gerar bastante dinheiro ou que essa empresa acabou de vender um negócio ou títulos, o que não é uma boa coisa.
  2. Uma companhia com uma vantagem competitiva durável não precisa modernizar constantemente sua fábrica e seus equipamentos para se manter competitiva. 
  3. A empresa que possui uma vantagem competitiva durável, portanto, substitui seu ativo imobilizado à medida que ele vai se desgastando, ao passo que a que não tem vantagem competitiva durável tem de substituir seu ativo imobilizado para se manter par a par com a concorrência.
  4. Quando o assunto é investir em instituições financeiras, Buffet sempre se manteve à distância de empresas que contraem mais empréstimos a curto prazo do que a longo prazo.  A lição é: nunca se enriquece quando se está no lado em desvantagem de um desastre financeiro.
  5. Normalmente, empresas com uma vantagem competitiva durável precisam de pouca ou nenhuma dívida de longo prazo para manter suas operações e, portanto, têm pouca ou nenhuma dívida de longo prazo a vencer. Assim, se estamos lidando com uma companhia que tem muitas dívidas de longo prazo a vencer, esta provavelmente não possui uma vantagem competitiva de longo prazo.
  6. Empresas com vantagem competitiva durável muitas vezes têm coeficientes de liquidez inferiores a 1. O que causa essa anomalia é o imenso poder de geração de lucro que a vantagem competitiva durável cria. Em suma, você tem um quadro econômico corrente que não exige o colchão de liquidez necessário a uma companhia com condições econômicas menos favoráveis.
  7. As empresas que têm um poder de geração de lucro suficiente para quitar sua dívida de longo prazo em menos de três ou quatro anos são boas candidatas em nossa busca por uma companhia excelente com uma vantagem competitiva de longo prazo.
  8. Sobre o coeficiente de endividamento (Passivo/Patrimônio Líquido): a regra é simples. A menos que estejamos analisando uma instituição financeira, toda vez que vemos um coeficiente corrigido de endividamento em relação ao patrimônio líquido abaixo de 0,80 (quanto mais baixo melhor), há uma boa chance de a empresa em questão ter a cobiçada vantagem competitiva durável.
  9. Em geral, empresas que têm vantagem competitiva durável não possuem ações preferenciais.
  10. A taxa de crescimento do lucro acumulado de uma empresa é um bom indicador para sabermos se ela está se beneficiando ou não de uma vantagem competitiva durável.
  11. As empresas com uma vantagem competitiva durável, graças às suas ótimas condições econômicas, tendem a ter muito dinheiro livre que pode ser gasto com a recompra das próprias ações.
  12. A presença de ações em tesouraria no balanço patrimonial e um histórico de recompra de ações são bons indicadores de que a empresa em questão tem uma vantagem competitiva durável a seu favor.
  13. Ao avaliar a qualidade e a durabilidade da vantagem competitiva de uma empresa, Buffet aprendeu a evitar companhias que usam muita alavancagem para gerar lucro.
  14. Em geral, para dar continuidade às suas operações, uma empresa que possui vantagem competitiva durável gasta uma fatia menor do seu lucro com despesas com ativos fixos (Fluxo de Caixa – Investimentos) do que uma que não possui vantagem competitiva durável.
  15. Buffet descobriu que, se uma empresa está historicamente gastando 50% ou menos do seu lucro líquido anual em despesas com ativos fixos, aquele é um bom lugar para procurarmos uma vantagem competitiva durável. Menos de 25% é muito provável tratar-se de uma vantagem competitiva.
  16. Se uma empresa recompra suas ações periodicamente é porque provavelmente tem uma vantagem competitiva durável que está gerando todo o caixa extra para que isso pudesse ser feito.

Recomendo a leitura:

Conclusões

Warren Buffett é conhecido por sua filosofia de investimento de longo prazo, focada em encontrar empresas com vantagens competitivas duradouras e uma gestão financeira sólida.

Seu checklist inclui uma série de indicadores financeiros-chave, como o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), a estrutura de dívida, o fluxo de caixa e a relação entre o Passivo Total e o Patrimônio Líquido. Ao examinar cuidadosamente esses elementos, Buffett busca identificar empresas que possuam uma gestão eficiente, com potencial para gerar retornos consistentes no futuro.

Neste artigo é mostrado cada ponto do checklist de Warren Buffett em detalhes, destacando a relevância de cada indicador na avaliação do potencial de investimento de uma empresa.

Com base nesse conjunto de diretrizes, os investidores poderão tomar decisões mais fundamentadas e alinhadas com a abordagem de sucesso adotada por um dos maiores investidores de todos os tempos.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta:

  • http://www.oldschoolvalue.com/blog/tutorial/this-is-how-buffett-interprets-financial-statements/

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é um famoso investidor e empresário americano, considerado um dos mais bem-sucedidos investidores de todos os tempos.

Por que a análise financeira é importante?

A análise financeira ajuda a compreender a saúde financeira de uma empresa, identificar tendências, riscos e oportunidades de investimento.

O que é valor intrínseco?

O valor intrínseco representa a estimativa de valor real de uma empresa, levando em consideração seus ativos, fluxo de caixa e perspectivas futuras.

Como identificar vantagens competitivas duradouras?

Vantagens competitivas duradouras podem ser identificadas analisando fatores como patentes, marcas registradas, economia de escala e relacionamento com clientes.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

3 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.