11 Setores do Mercado de Ações na Bolsa de Valores

Setores da Bolsa
4.4/5 - (13 votes)
Setores do Mercado da Bolsa de Valores
Saiba quais são os 11 setores do mercado de ações da bolsa de valores.

Os setores do mercado na bolsa de valores são agrupamentos de ações que compartilham semelhanças significativas, frequentemente devido à sua atuação em indústrias afins.

Atualmente existem 11 diferentes setores do mercado de ações, de acordo com o sistema de classificação mais utilizado: o Global Industry Classification Standard (GICS).

A classificação de ações em setores para facilitar a comparação de empresas com modelos de negócios semelhantes. Os setores também facilitam a comparação de quais ações estão ganhando mais dinheiro.

Ao aprender sobre os vários setores do mercado de ações, os investidores podem obter uma maior compreensão sobre as opções de diversificação e como o mercado é categorizado.

Descubra quantas classificações de setores existem nos mercados dos EUA, Brasil e do Mundo e o que é importante para os investidores saberem sobre cada um deles.

Conhecendo os Setores do Mercado de Ações

Um setor do mercado de ações é uma coleção de empresas de capital aberto que trabalham dentro do mesmo campo geral de negócios – saúde, energia, imóveis, etc. As ações de cada setor, por sua vez, carregam características semelhantes.

Existem 11 setores do mercado de ações, de acordo com o Global Industry Classification Standard, ou GICS, que é uma taxonomia da indústria desenvolvida em 1999 pela MSCI e Standard & Poor’s.

Dentro de toda a estrutura do GIC, existem 11 setores, 24 grupos industriais, 69 indústrias e 158 sub-indústrias em que todas as principais empresas públicas são categorizadas.

Setores do Mercado de Ações
11 Setores do Mercado de Ações na Bolsa de Valores. Adaptado de The Motlhey Fool.

1 – Setor Energético

O setor de energia abrange empresas que fazem negócios na indústria de petróleo e gás natural. Inclui empresas de exploração e produção de petróleo e gás, bem como produtores de outros combustíveis consumíveis, como carvão e etanol.

O setor de energia também inclui os negócios relacionados que fornecem equipamentos, materiais e serviços aos produtores de petróleo e gás. Curiosamente, porém, não inclui muitas empresas de energia renovável, que em vez disso são consideradas utilidade pública.

No Brasil temos a gigante Petrobras, 3R Petróleo e Petrorio, por exemplo. As maiores ações dos EUA no setor de energia são ExxonMobil e Chevron.

Leia mais sobre esse setor no artigo:

2 – Setor de Materiais

O setor de materiais inclui empresas que fornecem vários bens para uso na fabricação e outras aplicações.

Você encontrará fabricantes de produtos químicos, materiais de construção e contêineres e embalagens dentro do setor de materiais, juntamente com empresas de mineração e empresas especializadas na fabricação de papel e produtos florestais.

Nos EUA, as ações de materiais conhecidas incluem a fabricante de tintas Sherwin-Williams e o fabricante de produtos químicos DuPont.

Leia mais acessando:

3 – Setor Industrial (ou Bens Industriais)

O setor industrial abrange uma ampla gama de diferentes negócios que geralmente envolvem o uso de equipamentos pesados.

Empresas de transporte, como companhias aéreas, ferrovias e empresas de logística, são encontrados no setor industrial, assim como empresas das indústrias aeroespacial, de defesa, construção e engenharia. Empresas que fazem produtos de construção, equipamentos elétricos e máquinas também caem nesse setor, assim como muitos conglomerados.

Na bolsa brasileira temos a WEG e Kepler Weber, por exemplo. Boeing e Union Pacific estão entre as maiores ações industriais dos EUA.

4 – Setor de Utilidades Pública

O setor de utilidades abrange quase todos os tipos diferentes de empresas de serviços públicos que você pode pensar.

Dentro do setor, você encontrará concessionárias especializadas em disponibilizar energia elétrica para clientes residenciais e comerciais, além de especialistas em transmissão e distribuição de gás natural. Outras concessionárias são responsáveis por entregar água aos clientes.

Algumas empresas de serviços públicos se envolvem em mais de uma dessas diferentes subespecialidades. Além disso, produtores independentes de energia e energia renovável também desembarcam no setor de utilidades, embora não se assemelhem exatamente à utilidade tradicional regulamentada em uma era de desregulamentação.

Os serviços públicos tendem a ser regionais. No Brasil temos a Cemig, Engie e Transmissão Paulista, por exemplo. Nos Estados Unidos, temos Duke Energy no Sudeste dos EUA, da Consolidated Edison no Nordeste e da American Electric Power em grande parte do Vale de Ohio e dos estados das Planícies do Sul.

5 – Setor de Saúde

O setor de saúde tem dois componentes principais. Um componente inclui empresas que desenvolvem produtos farmacêuticos e tratamentos baseados em biotecnologia, bem como as ferramentas analíticas e suprimentos necessários para os ensaios clínicos que testam esses tratamentos.

O outro abrange equipamentos e serviços de saúde, incluindo suprimentos cirúrgicos, ferramentas de diagnóstico médico e seguro de saúde.

No Brasil temos a Fleury e a Raia Drogasil, por exemplo. Nos Estados Unidos, temos United Health Group e Johnson & Johnson são as duas ações no topo do setor de saúde.

6 – Setor Financeiro

O setor financeiro inclui empresas que estão relacionadas principalmente ao manuseio de dinheiro.

Os bancos são um grupo-chave da indústria dentro do setor, mas você também encontrará companhias de seguros, corretoras, provedores de financiamento ao consumidor e fundos de investimento imobiliário relacionados a hipotecas entre as finanças.

No Brasil podemos incluir a seguradora Porto Seguro e o Banco do Brasil e Bradesco, por exemplo. A Berkshire Hathaway de Warren Buffett e a gigante financeira JPMorgan Chase estão entre as ações mais conhecidas do setor financeiro no mercado americano.

7 – Setor Consumo Cíclico (ou discricionário)

O setor discricionário do consumidor abrange bens e serviços para os quais a procura dos consumidores depende da situação financeira dos consumidores.

Por exemplo, se você ganha R$ 50.000 por ano, provavelmente compra um carro diferente de alguém que ganha R$ 25 milhões por ano. O setor inclui empresas que vendem itens de preços mais altos, como automóveis e bens de luxo, bem como produtos de lazer. Você encontrará empresas de varejo físicas e de comércio eletrônico nessa categoria, juntamente com ações de empresas de hotéis, restaurantes e do setor de construção civil.

No Brasil temos como exemplo a Lojas Renner, Grendene e Eztec. Já a Amazon.com e McDonald’s estão entre as maiores ações do setor na bolsa dos EUA.

8 – Setor de Consumo Não-cíclico

O setor de bens de consumo básicos inclui bens e serviços que os consumidores precisam, independentemente de sua condição financeira atual.

A categoria inclui empresas das indústrias de alimentos, bebidas e tabaco, bem como produtos domésticos e de cuidados pessoais. Você também encontrará empresas de varejo especializadas na venda de produtos básicos, como supermercados, neste grupo.

A Ambev e M Dias Branco são duas empresas conhecidas na bolsa brasileira desse setor. Já a Coca-Cola e Procter & Gamble são duas das ações de grampos de consumo mais valiosas do mercado americano.

9 – Setor de Tecnologia da Informação

O setor de tecnologia da informação abrange empresas envolvidas nas diferentes categorias de inovação tecnológica.

Algumas empresas de tecnologia da informação se concentram na criação de software ou na prestação de serviços relacionados à implementação de soluções tecnológicas, enquanto outras estão mais envolvidas na construção de equipamentos, componentes e hardware que tornam a tecnologia possível.

A tecnologia da informação também inclui fabricantes de semicondutores e os equipamentos usados para produzir chips semicondutores.

No Brasil, temos a TOTVS e Linx como duas empresas do setor de TI. Apple e Microsoft têm trocado de lugar para frente e para trás no topo da lista de grandes ações dos EUA no setor de tecnologia da informação.

10 – Setor de Serviços de Comunicação

O setor de serviços de comunicação é o mais novo dos setores gics e inclui algumas das principais áreas que costumavam fazer parte de outros setores.

Os provedores de serviços de telecomunicações, incluindo redes de telecomunicações sem fio e provedores de serviços de telefonia fixo à moda antiga, compõem uma ala do setor.

Na outra ponta estão empresas de mídia e entretenimento, incluindo tanto a mídia mais antiga como televisão e rádio e mídia interativa através da internet e formas mais novas de comunicação.

Na bolsa brasileira temos a Telefônica Vivo e a TIM, como exemplos. Nos EUA, a gigante das mídias sociais Facebook e o pioneiro dos mecanismos de busca Alphabet estão entre as maiores ações em serviços de comunicação.

11 – Setor Imobiliário

O setor imobiliário geralmente inclui dois tipos diferentes de investimentos relacionados ao setor imobiliário.

Algumas ações do setor são responsáveis pelo desenvolvimento de novos projetos imobiliários e, em seguida, gerenciá-los, obtendo inquilinos para diversos espaços dentro do imóvel do projeto.

Além disso, a maioria dos fundos de investimento imobiliário, que são entidades empresariais especiais favorecidas por impostos que atuam em diversas áreas do setor imobiliário, são contabilizados como dentro do setor imobiliário.

No Brasil temos os famosos fundos de investimento imobiliário (FIIs), cujo a comunhão de recursos deve investir em imóveis ou ativos atrelados ao mercado imobiliário. Dentre alguns FIIs temos o gigantesco CSHG Logística, que investe em ativos de logística, o XP Malls, que investe em shopping centers e o Maxi Renda, que investe em papeis de dívida em ativos imobiliários, por exemplo.

Já no setor imobiliário americano, você encontrará os famosos REITs, que são empresas focadas em exploração de imóveis, tais como a especialista em torres de comunicações celulares American Tower e o principal proprietário de shopping centers e operador Simon Property Group.

Investimento setorial

Os investidores podem ganhar exposição a setores de mercado de várias maneiras, incluindo:

  • Compra de ações individuais dentro de um determinado setor
  • Compra de fundos setoriais especializados: fundos de índice (ETFs) que detêm principalmente ações dentro de um único setor.

Se você está interessado em um determinado setor, mas não está pronto para investir em uma empresa específica dentro desse setor, você ainda pode participar do investimento setorial!

Busque investimentos de menor risco, como ETFs e fundos mútuos que estão especificamente vinculados a um setor.

O investimento setorial desempenha um papel cada vez mais importante nas estratégias que nós, como investidores, usamos hoje.

Leia também:

Conclusões

Neste artigo vimos os 11 setores do mercado de ações.

Muitas vezes você verá ações quebradas pelo tipo de negócio em que estão. As categorias básicas mais utilizadas incluem setores do mercado de ações:

  1. Energético – empresas de exploração e produção de petróleo e gás, fornecedores de gasodutos e operadores de postos de gasolina
  2. Materiais– mineração, produtos florestais, materiais de construção, embalagens e empresas químicas
  3. Industrial– companhias aéreas, aeroespacial e defesa, construção, logística, máquinas e companhias ferroviárias
  4. Utilidade Pública– empresas de energia elétrica, gás natural, água, energia renovável e empresas de serviços públicos multiprodutos
  5. Saúde – seguradoras de saúde, empresas farmacêuticas e biotecnológicas, e fabricantes de dispositivos médicos
  6. Financeiro– bancos, especialistas em finanças hipotecárias, e empresas de seguros e corretoras
  7. Consumo Cíclico – varejistas, montadoras, construturas e empresas de hotéis e restaurantes
  8. Consumo Não-cíclico – empresas de alimentos, bebidas, tabaco e empresas de produtos domésticos e pessoais
  9. Tecnologia da Informação – hardware, software, semicondutores, equipamentos de comunicação e empresas de serviços de TI
  10. Serviços de Comunicação – empresas de telefonia, internet, mídia e entretenimento
  11. Imobiliário– fundos de investimento imobiliário e empresas de gestão e desenvolvimento imobiliário

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://www.fool.com/investing/stock-market/market-sectors/
  • https://seekingalpha.com/article/4475586-stock-market-sectors
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de