24 Desvios Comportamentais: Aprenda a combater seu pior inimigo

4.7/5 - (4 votes)
Desvios Comportamentais
Nós somos nossos piores inimigos (principalmente em investimentos).

Comportamento é o aspecto mais negligenciado nos investimentos. Pensar antes de agir, controlar o emocional e evitar desvios comportamentais e vieses cognitivos deveriam ser nosso foco.

Só que não é bem assim que acontece…

Em vez disso, nos concentramos em inteligência, velocidade, tempo, previsão e uma série de outras coisas que acreditamos ter mais peso nos retornos que recebemos. Algumas coisas são importantes, mas não tanto quanto esperamos.

Você não precisa ir muito longe no livro “O Investidor Inteligente” (considerado a bíblia do investimento em valor) para aprender o segredo de Benjamim Graham para investir. Ele explica claramente na introdução: “De fato, o principal problema do investidor – e até mesmo seu pior inimigo – é provavelmente ele mesmo.”

Se você conseguir superar esse problema, vai diminuir consideravelmente o risco de sua carteira, além de obter os melhores resultados no longo prazo.

Em The Little Book of Behavioral Investing, James Montier aborda as muitas maneiras pelas quais somos o nosso pior inimigo quando se trata de investir. Não é uma lista abrangente. Pelo contrário, é uma lista condensada (e densa) de erros comportamentais populares frequentemente repetidos pelos investidores. Confira a seguir!

O que você vai aprender nesse artigo:

  • O que é Ilusão de Conhecimento e Falácia Narrativa?
  • Como o Viés do Retrospecto nos atrapalha a enxergar o futuro?
  • Porque odiamos perdas duas vezes mais do que gostamos de ganhar?

Desvios Comportamentais: Somos nossos piores inimigos

Fomos conectados ao longo dos séculos com rápidas respostas naturais que aumentaram nossa capacidade de sobrevivência.

Nos tornamos ótimos em pular para a conclusão (do inglês “jump to conclusions“, ou seja tirar conclusões precipitadas, julgando algo sem ter todos os fatos). Podemos chamar também esses atalhos mentais de heurísticas.

Isso funciona muito bem se estamos tentando sobreviver ao ataque de um animal, mas funciona muito mal se estamos tentando sobreviver no mercado de ações. Simplesmente, a natureza humana não acompanhou nosso ambiente em mudança. Seria necessário gerações e gerações para alterar nosso comportamento no DNA.

Isso não quer dizer que estamos todos ferrados.

Nossas tendências naturais ainda têm alguns usos. Mas quando se trata de investir (e algumas outras áreas), essas heurísticas e vieses reduzem o desempenho.

Confira abaixo uma lista com 24 desvios comportamentais que trazem um resumo desses vieses e como sobreviver a eles.

1 – Gap de Empatia

Empathy Gap

Gap de Empatinha: Tendência a subestimar a influência ou a força dos sentimentos, seja em si mesmo ou nos outros.

De acordo com esse desvio comportamental, temos dificuldade em prever como vamos agir durante algum evento estressante futuro.

Nós superestimamos nossas habilidades intelectuais e subestimamos nosso impulso emocional. Planejar com antecedência ajuda a evitar decisões emocionais no calor do momento.

2 – Ilusão de Controle

Illusion of Control

Ilusão de Controle: Tendência de superestimar o grau de influência sobre outros eventos externos.

Achamos que podemos influenciar o resultado e muitas vezes confundimos aleatoriedade de controle. Além disso, a ilusão de controle aumenta nossas tendências otimistas (nos cegando aos verdadeiros fatos e probabilidades racionais sobre determinado evento).

3 – Viés de Autoatendimento

Self-Serving Bias

Viés de Autoatendimento: Tendência a reivindicar mais responsabilidade por sucessos do que por falhas.

Também pode se manifestar como uma tendência para as pessoas avaliarem informações ambíguas de um modo benéfico para seus interesses.

Tendemos a agir de acordo com nossos melhores interesses. Se for cômodo para nós, tenderemos a agir conforme aquele curso de ação.

Leia também:

4 – Viés de Excesso de Otimismo

Over-Optimism Bias

Viés de Excesso de Otimismo: Tendência a ser excessivamente otimista, superestimando resultados favoráveis e agradáveis.

Tendemos a ser otimistas por natureza. Temos um viés positivo, acreditando que bons resultados não só acontecerão com mais frequência do que resultados ruins, mas serão melhores do que o esperado. Muito cuidado, investidor.

5 – Viés do Excesso de Confiança

Overconfidence Bias

Viés do Excesso de Confiança: Tendência em sermos mais confiantes em nossas próprias habilidades.

Acreditamos que estamos acima da média – motoristas, amantes, trabalhadores, investidores, preditores do futuro – mesmo que não possamos estar todos acima da média. E muitas vezes confundimos confiança em nós mesmos e nos outros pela habilidade.

Pior ainda, tendemos a acreditar em pessoas que parecem seguras mesmo quando estão erradas.

A solução para o excesso de otimismo e excesso de confiança é ser cético, disciplinado e sempre perguntar: “Por que eu deveria ter esse investimento?”

6 – Ilusão do Conhecimento

Illusion of Knowledge

Ilusão do Conhecimento: Crença falsa de que se tem certo grau de conhecimento sobre algo.

Confundir compreensão superficial de algo com um profundo conhecimento dela.

No entanto, devido à falta de humildade em conhecer e aprender mais, ele se torna uma cabeça vazia nesse campo de conhecimento devido ao orgulho e à arrogância. De fato, a humildade é a base para o oásis da verdadeira aquisição de conhecimento.

Eu considero esse um dos piores desvios comportamentais, porque é difícil demais reconhecer que não sabemos de p*rra nenhuma ou quase nada sobre um determinado assunto. As pessoas ACHAM que sabem. E a internet é uma coisa maravilhosa que perpetua isso (só ver por aí o tanto de gurus de investimentos que existem).

Recomendo a leitura:

7 – Viés da Confirmação

Confirmation Bias

Viés da Confirmação: Tendência de procurar, interpretar, focar e lembrar informações de uma maneira que confirmem nossos preconceitos.

É mais provável que procuremos informações que concordem com nossas conclusões, crenças e decisões do que discordamos.

Às vezes, a confiança é um truque interessante. Descartamos as evidências inconformadoras como “erradas”, às vezes, somos cegas a ela, e às vezes a distorcemos para sustentar nossas conclusões. Intencionalmente tentar provar que estamos errados resolve este problema.

Faça a pergunta: “Quais são as maneiras pelas quais isso pode dar errado?”

8 – Viés do Conservadorismo

Conservatism Bias

Viés do Conservadorismo: Tendência de rever de forma insuficiente uma crença quando apresentada com novas evidências.

O viés do conservadorismo é a tendência de revisar a crença de alguém de forma insuficiente, quando apresentada com novas evidências. Ou seja, somos resistentes a novas crenças e ideias que vão de contra as nossas.

O problema é que somos lentos para mudar de ideia quando novas informações chegam.

9 – Falácia do Custo Irrecuperável

Sunk Cost Fallacy

Falácia dos Custos Irrecuperáveis: Tendência das pessoas seguirem irracionalmente um pensamento ou atividade que não cumpre com suas expectativas por causa do tempo e /ou dinheiro que foi gastou com ele.

Tendemos a permitir que os custos passados ​​- como tempo, dinheiro, emoção ou esforço – afetem as decisões atuais.

10 – Falácia Narrativa

Narrative Fallacy

Falácia Narrativa: Tendência limitada de olhar para sequências de fatos sem tecer uma explicação neles ou, equivalentemente, forçar um elo lógico.

Tentamos dar sentido a uma série aleatória de eventos ou fatos, tecendo uma história em torno dela que força um elo de causa e efeito, em vez de julgar cada evento individual por seus próprios méritos.

Histórias estão em constante oferta no mercado de ações. Cada ação coberta na mídia é dada uma história.

Os IPOs literalmente fazem um roadshow para divulgar sua história. Depois, há estoques de histórias, que não se baseiam em fundamentos, mas em esperança e promessa de potencial futuro.

Todas essas histórias podem afetar nossos pontos de vista, porque quase todos têm uma atração emocional.

Até as movimentações diárias do mercado obtêm histórias. O dia a dia flutuações do mercado são na sua maioria aleatórias. Isso não impede que todos tentem dar sentido aos movimentos. As histórias fictícias podem oferecer alguma certeza para a aleatoriedade dos mercados, mas é tudo absurdo.

É melhor apenas ignorar o ruído e se ater aos fatos.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

11 – Miopia Psicológica

Myopia

Miopia psicológica: Tendência dos tomadores de decisão de se concentrar em informações imediatamente relacionadas ao seu julgamento e ignorar outras informações menos proeminentes.

Como nós, seres humanos, muitas vezes ignoramos as informações nos processos de tomada de decisão, isso nos faz pensar de maneira desinteressada.

Por exemplo, em tempos de inflação econômica, as pessoas muitas vezes ignoram o impacto econômico da inflação e, em vez disso, julgam com base em valores nominais. Isso significa que as pessoas tendem a pensar em R$ 200,00 como R$ 200,00 em vez de seu valor real (ou seja, ajustado) em tempos de inflação.

Outro exemplo de miopia é o foco extremo no curto prazo nos investimentos.

12 – Cegueira Inatencional

Inattentional Blindness

Cegueira Inatencional: Tendência de não perceber coisas inesperadas entrando em seu campo visual.

Isso significa que somos cegos para o óbvio porque estamos focados em outra coisa.

Dentre os desvios comportamentais, esse é um que é praticamente impossível evitar. O ser humano naturalmente só consegue focar em uma coisa, e devido a isso outras (as vezes mais importantes) ficam fora de seu campo de atenção.

Para tentar lutar contra isso, tenha uma mente mais aberta e flexível. Nem sempre nossas ideais são as corretas naquele momento.

13 – Viés de Autoconveniência

Self-Attribution Bias

Viés de Autoconveniência: Tendência dos indivíduos de atribuir seus sucessos a fatores internos, como inteligência, esforço etc. enquanto atribuem seus fracassos a fatores externos, como azar ou incompetência alheia.

Vemos o sucesso devido à habilidade e ao fracasso devido à má sorte, algo fora de nosso controle, ou até mesmo podemos culpar alguém (alguma coisa).

Os mercados estão cheios de bodes expiatórios, facilmente culpados por erros dos investidores. Esse é, dentre todos os desvios comportamentais, que nos faz refletir sobre como somos convenientes com nossos acertos e ignoramos nossos erros.

Esse viés é parecido com o Efeito de Atribuição Fundamental (ver adiante). Porém, mais focados em nós mesmos.

Confira esse artigo:

14 – Viés do Retrospecto

Hindsight Bias

Viés do Retrospecto: Tendência em ver um evento que já ocorreu como sendo previsível, apesar de haver pouca ou nenhuma base objetiva para predizê-lo

Depois de conhecermos os resultados, acreditamos que tudo era facilmente previsível na época. Ou seja, tendemos a achar que o passado era facilmente previsível depois que o evento ocorreu.

A única maneira de contornar isso é manter um registro das razões por trás das decisões de investimento e acompanhar os resultados com periodicidade.

Então você saberá se foi devido a habilidade (certo pelas razões certas), boa sorte (certo pelas razões erradas), má sorte (errada pelas razões certas) ou um erro (errado pelas razões erradas).

15 – Viés da Ação

Action Bias

Viés da Ação: Tendência em fazer alguma coisa em vez de nada.

Nós amamos resultados rápidos.

É por isso que os esquemas de enriquecimento rápido nunca saem de moda. Além disso, temos uma tendência para a ação e o desejo de agir é maior depois de uma perda.

Então seja paciente!

A disciplina também ajuda. Além disso, confie no processo.

16 – Dor Social

Social Pain

Dor Social: Tendência de sentir dor psicológica causada por eventos como se sentir excluído das conexões ou atividades sociais, rejeição, intimidação, doença ou morte de um ente querido ou um rompimento romântico.

A dor social simplesmente é a dor de estarmos sozinhos em nossas tomadas de decisão. É justamente aquela dor de seguirmos nossos proprios pensamentos, sem estar com a multidão.

Estudos mostram que é desconfortável ir contra a multidão, mesmo que a visão esteja errada.

Quando o fazemos, pode desencadear medo emocional, ou medo de estarmos em desacordo com nossos pares.

17 – Pensamento de Grupo

Groupthink

Pensamento de Grupo: Tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as idéias

Quando o desejo de se conformar é tão alto que o processo decisório de um grupo sofre imensamente. Isso pode espiralar ao ponto em que aqueles com visões opostas são evitados, deixando apenas aqueles que compartilham as mesmas visões.

Isso pode ser altamente perigoso, principalmente em investimentos.

Por isso, você deve ter seus próprios pensamentos e atitudes.

18 – Viés da Introspecção

Introspection Bias

Viés da Introspecção: Tendência em pensar erroneamente que têm uma percepção direta das origens de seus estados mentais, enquanto tratam as introspecções dos outros como não confiáveis.

Acreditamos que nos conhecemos melhor do que realmente somos.

Na verdade, nos conhecemos muito pouco.

19 – Erro de Atribuição Fundamental

Fundamental Attribution Error

Erro de Atribuição Fundamental: Conceito que, em contraste com interpretações de seu próprio comportamento, tendem a enfatizar (indevidamente) as características internas do agente (caráter ou intenção), em vez de fatores externos, na explicação do comportamento de outras pessoas

Essa percepção equivocada nos leva a pensar que nosso sucesso pessoal se deve às nossas próprias habilidades, enquanto o sucesso dos outros é causado pela sorte e fatores externos. E nossas próprias falhas se resumem a circunstâncias externas, enquanto falhas de outros são baseadas em suas habilidades e caráter.

Ou seja, quando acertamos, costumamos atribuir o sucesso a nós, invés de fatores externos. E, para as outras pessoas, é o contrário, quando elas tem sucesso, atribuímos a elas fatores externos.

Quando falhamos não assumimos nossos erros e culpamos os outros. E, para as outras pessoas, quando elas falham, a culpamos pelos erros, invés de atribuir os erros dela a fatores externos.

20 – Aversão à Perda

Loss Aversion

Aversão à Perda: Tendência das pessoas de preferir evitar perdas para adquirir ganhos equivalentes

Odiamos perdas duas vezes mais do que gostamos de ganhar.

Ou seja, as perdas são maiores que os ganhos.

Um enfoque de curto prazo piora a aversão à perda, uma vez que a aleatoriedade dos mercados no curto prazo pode gerar breves perdas de papel a qualquer momento.

Além disso, verificar constantemente seu portfólio significa que você provavelmente perceberá essas perdas de papel.

Então pare de verificar constantemente seu portfólio!

21 – Efeito de Disposição

Disposition Effect

Efeito Disposição: Tendência de vender ativos vencedores e manter ativos perdedores.

Um estudo sobre contas de corretoras de investidores descobriu que os investidores perdiam mais ações do que as ações vencedoras, são quase duas vezes mais propensos a vender os vencedores do que os perdedores, e que os vencedores vendidos superaram os perdedores.

Qualquer número de vieses – excesso de otimismo, excesso de confiança, custo irrecuperável, auto-atribuição – pode estar por trás disso. Simplesmente, nos apegamos aos perdedores na esperança de uma recuperação e estamos em pior situação. Além disso, os investidores profissionais não são muito melhores.

22 – Efeito Dotação

Endowment Effect

Efeito Dotação: Tendência das pessoas atribuírem mais valor às coisas simplesmente porque são donas delas

Nós colocamos um valor mais alto nas coisas depois que a possuímos do que antes.

23 – Viés do Status Quo

Status Quo Bias

Viés do Status Quo: Tendência de um indivíduo por manter seu estado atual, mesmo se uma alteração de sua situação proporcionasse um aumento de bem-estar. Este viés estimula o indivíduo a permanecer no nível de referência atual.

Nós preferimos que as coisas permaneçam as mesmas e mostrem isso sem fazer nada.

Acreditar que algo vale mais do que o atual preço pedido e uma tendência às inações resultam em uma relutância natural em vender. É claro que saber quando vender é uma das partes mais difíceis e importantes do investimento.

24 – Viés de Resultados

Outcome Bias

Viés de Resultados: Tendência de julgar decisões passadas com base no resultado e não na qualidade da decisão.

Isso é o investimento ruim em poucas palavras. É também como a maioria das pessoas vê os resultados como apostas.

Cada decisão tem quatro resultados possíveis:

  • boa decisão / bom resultado (merecido sucesso)
  • boa decisão / mau resultado (má decisão)
  • má decisão / bom resultado (má sorte)
  • má decisão / mau resultado (justiça poética).

Um foco excessivo nos resultados leva à estupidez geral, como maior aversão à perda, necessidade de abraçar a certeza, abraçar o ruído e seguir o rebanho. Portanto, você deve focar no processo e nas decisões. Isso é o que importa.

Veja os resultados no que eles realmente são: o resultado de uma decisão boa ou ruim, que você não saberá a menos que julgue uma decisão independente do resultado. Além disso, ter um bom processo ajuda.

Leia mais sobre comportamento:

CONCLUSÕES

Se tudo isso parece esmagador, não se preocupe. A maioria das pessoas acredita que esses vieses e desvios comportamentais não se aplicam a elas. Como se não fosse difícil o suficiente, somos cegos para nossos próprios preconceitos.

Então, primeiro, a humildade ajuda a contornar a cegueira do preconceito. Depois disso, a única solução é criar um comportamento melhor em sua abordagem de investimento.

Conhecimento, por si só, não é suficiente para melhorar o comportamento. Simplesmente, conhecer todos os preconceitos comportamentais não fará com que você se comporte melhor. Há esforço envolvido.

O comportamento alterado requer mudanças de hábitos. Definir regras simples ajuda também. A mudança de hábitos funciona muito como a composição. Pequenas melhorias graduais ao longo do tempo compensam de grandes formas. Um foco no processo é o que produz melhorias graduais.

Essa é a chave.

Os melhores investidores propositadamente fazem isso para evitar cair em maus hábitos.

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fonte de consulta

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

1 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.