12 Erros Clássicos Cometidos Por Todos os Investidores (e como corrigi-los)

5/5 - (4 votes)
erros clássicos
Todos os investidores cometem erros – os mais sábios aprendem e evoluem com eles.

Os princípios básicos do investimento sólido não mudaram em alguns séculos. Dentre esses princípios, estão os erros clássicos cometidos pelos investidores.

Um exemplo perfeito de como o mau comportamento dos investidores mudou pode ser encontrado em um livro de Thomas Gibson. Nele, Gibson relata um estudo que fez sobre o histórico de negociação de cerca de 4.000 contas de corretagem durante um período de 10 anos.

Seu livro, The Facts about Speculation, resume os erros mais comuns que encontrou e as melhores formas de corrigi-los. Você encontrará alguns destaques abaixo.

Nesse artigo você vai aprender:

  • Porque o investidor não deve projetar o presente no futuro
  • Não entender que o mercado é cíclico pode ser desastroso
  • Porque o medo e ganância são os piores inimigos

1 – Ficar rico rápido

É necessário esquecer qualquer esperança de adquirir uma grande fortuna com um pequeno capital em um curto espaço de tempo. Não há uma chance em um milhão de que tais resultados possam ser alcançados através da especulação.

Em determinados momentos, grandes lucros são obtidos rapidamente por causa de condições anormais, juntamente com a mera sorte. Os poucos que tiveram fortunas desta forma nunca vai conseguir mantê-la. O ego é forte em todos nós, e cada indivíduo se lisonjeia que se ele tivesse um grande lucro em um curto período ele seria sábio o suficiente para mantê-lo.

Mas os registros não mostram que isso já aconteceu. Um homem que é ousado o suficiente para mergulhar de tal forma a transformar uma pequena quantidade em uma grande quantidade em pouco tempo não se torna de repente conservador.

Se às vezes os lucros se acumulam de uma maneira inesperadamente rápida, é bom olhar para isso como um acidente de sorte, e se recusar a ser estragado por ele.

2 – Comprar na alta e não comprar na baixa

A causa aparente mais gritante de perdas é o hábito quase universal de fazer compras a preços altos logo após um aumento já ter ocorrido. O erro é de caráter totalmente psicológico.

Qualquer homem de inteligência média perceberá e admitirá que o tempo para comprar ativos é quando os preços estão deprimidos, não quando eles são inflados.

Ele também perceberá e admitirá que há um topo para o mercado e que cada ponto que o avanço dos preços os aproxima muito mais do topo e, consequentemente, reduz a extensão dos possíveis lucros.

Finalmente, ele perceberá e admitirá que a medida em que os preços possam cair aumenta a cada ponto de avanço. Toda a proposição como delineada acima é tão simples quanto uma lei na física.

O teto, assim como o piso dos mercados é invisível para a classificação e arquivo, e esta é a principal causa de sua ruína. A razão dessa cegueira é facilmente rastreada. Deve-se ao fato de que nove em cada dez especuladores são influenciados por aparências superficiais em vez do conhecimento de valores e uma clara compreensão dos fenômenos econômicos.

É certo que as aparências superficiais serão sempre inspiradoras quando os preços estão altos e igualmente deprimentes quando os preços estão baixos. Não poderia ser de outra forma.

Está gostando? Leia também:

3 – Não entender que o mercado pode preceder os negócios

As ações negociadas mo mercado representam as opiniões compostas das mentes mais brilhantes do mundo registradas no instrumento mais delicado existente quanto a prováveis desenvolvimentos futuros. 

Movimentos de preços dos ativos podem, por vezes, ser devido à manipulação e podem, portanto, ser enganosos, mas um aumento ou queda sustentado em qualquer grupo de ações ou no mercado como um todo anunciará a vinda de melhoria ou retrocesso em uma determinada linha de negócios ou nos negócios em geral.

Um registro estatístico mapeado de movimentos de preços e condições gerais de transações examinadas durante um longo período de tempo mostrará que os dois se moveram invariavelmente em relação um ao outro, exceto que o mercado precede o desenvolvimento real dos negócios.

4 – Projetar o presente no futuro

Os psicólogos nos dizem que um dos erros humanos mais comuns é a propensão a assumir que as condições atuais serão indefinidamente projetadas no futuro.

Este é, naturalmente, um erro clássico bastante perigoso quando aplicado ao mercado acionário. É simplesmente outra maneira de argumentar que quanto mais altos os preços vão, mais longe eles irão.

Mas, enquanto a natureza humana suportar esse erro, ele vai persistir e, até que seja superado, há pouca esperança de ter sucesso em empreendimentos especulativos. Poderíamos muito bem esperar um revendedor em imóveis que comprou imóveis durante um boom ou um comerciante que abastecido pesadamente com mercadorias a preços altos para ter sucesso.

5 – Não entender as flutuações do mercado

Reversões inesperadas certamente aparecem às vezes e ficar vigiando ou estudando os mercados podem ajudar contra isso.

A única coisa que pode garantir um grau razoável de segurança é uma margem suficiente ou reservas suficientes em todos os momentos. As quedas nos preços não implicam necessariamente qualquer mudança no valor ou perspectivas futuras de uma empresa ou seus títulos.

Leia também:

6 – Ser atraído por novas ações

A ganância os investidores a comprarem ações perigosas e duvidosas.

Há mais chance de um grande movimento de preços em um ação “misteriosa” do que em uma ação conhecida.

Portanto, encontramos o público altamente especulativo que têm uma ampla faixa de preço, deixando de observar que o intervalo pode ser tão amplo em uma direção quanto na outra.

7 – Não pensar em segundo nível

Homens experientes e míopes compram ações porque têm razões para acreditar que os lucros aumentarão no futuro.

O inexperiente especulador não vê razão para comprar em tais momentos, já que as aparências superficiais são desanimadoras. Mas quando as expectativas de aumento de lucros se cristalizarem em fatos, as aparências superficiais serão excelentes.

Em seguida a suposição de que as condições atuais serão projetadas para o futuro começa fazer seu trabalho. O fato dos preços terem subido a um certo nível desconta em grande parte a melhoria que ocorreu, assim como o fato de que tanto as condições de negócios quanto os mercados se movem em ciclos; uma grande recuperação seguida por uma grande recessão.

O resultado de tudo isso é que a compra especulativa atinge suas maiores proporções no ápice de uma subida ascendente.

8 – Não entender Preço x Valor

Um investidor comum estaria melhor se ele nunca visse uma tabela de negociação ou um ticker de uma ação.

Segundo Thomas Gibson, a especulação/investimento bem sucedido baseia-se em um conceito correto da diferença entre os preços atuais e os valores futuros prováveis, e as análises baseadas em qualquer outra base falharão.

Confira o artigo:

9 – Tentar cronometrar o mercado

É possível determinar por motivos sólidos e razoáveis quando os títulos são baratos à luz de probabilidades futuras. Também é possível determinar quando eles estão caros, mas não é possível determinar quando terão quedas, interrupções e reações abruptas.

Esses retrocessos são devido às necessidades ou caprichos de milhares de especuladores amplamente dispersos, ou a crashs, ou a algum desenvolvimento que afeta o sentimento, ou às condições técnicas, ou talvez manipulação de mercado.

De toda forma, tentar cronometrar, ou “fazer timming” do mercado, é uma atividade fadada ao fracasso.

O investidor que tenta prever os movimentos de mercado, ou tenta se posicionar antes que de fato aconteça, tem grande chance obter resultados piores do que não fazer nada.

10 – Medo e a mudança constante de posição

Os psicólogos nos dizem que o medo é mais contagioso do que qualquer outra emoção, e provavelmente não há lugar onde o medo cause mais danos do que nos mercados de valores mobiliários.

Mesmo aqueles que têm um conhecimento, muitas vezes começarão a ter dúvidas quando virem os preços se movendo contra eles.

Aqueles que não têm ideia clara sobre os valores e perspectivas econômicas ficam tensos e suam frio para cada reação e pelos rumores ou invenções mais absurdos. Eles correm para vender e, uma hora ou um dia depois correm para comprar de volta, geralmente com uma perda de dinheiro e sempre com uma perda de paz de espírito.

11 – Ganância e medo de perder a próxima oportunidade

Uma das peculiaridades em relação à ganância é que um especulador frequentemente colocará todo o seu capital em perigo para acelerar o processo de acumulação de lucros quando não há razão para pressa.

Ele parece ter a impressão de que a oportunidade atual é incomum e que se ele não adquirir uma grande quantia rapidamente ele nunca terá outra chance (efeito FOMO, ou o medo de perder a próxima oportunidade).

Aqueles que estão aflitos com esse erro clássico devem refletir que o mercado de ações vem se movendo por muitos anos e estará assim no próximo ano e durante todos os anos de sua vida.

Recomendo a leitura:

12 – Manter ações perdedoras

Outro erro clássico é a incapacidade de aceitar uma perda.

É bastante difícil entender por que tantos investidores inteligentes ou especuladores insistem em aderir teimosamente às suas compras originais sem nenhuma razão, exceto que eles mostram uma perda.

Acho que o ego deve entrar na proposta em uma medida considerável. Um homem não gosta de confessar seus erros.

Todo homem, seja ele um investidor ou um especulador, deve se colocar contra esse hábito de manter um ativo ruim na mera esperança de que algo aconteça para fazê-lo se recuperar. O hábito é ilógico e bastante prevalente.

Leia também:

Conclusões

Em seu livro, The Facts about Speculation, Thomas Gibson reuniu os erros clássicos cometidos pelos investidores e as melhores formas de corrigi-los.

O seu livro são uma série de alertas sobre os perigos da especulação pelo investidor despreparado. Seu estudo cobre um histórico de transações de cerca de 4.000 contas de corretagem durante um período de 10 anos.

Considerado por muito tempo um clássico do investimento, Thomas Gibson demonstra habilidade superior em analisar, examinar e oferecer as influências mais importantes nos preços das ações.

Concentrando-se nos erros humanos na especulação, ele afirma que os excessos de emoção são os principais responsáveis pela maioria das decisões especulativas de investimento

Confira abaixo 12 erros clássicos abordados por Gibson:

  1. Ficar rico rápido
  2. Comprar na alta e não comprar na baixa
  3. Não entender que o mercado pode preceder os negócios
  4. Projetar o presente no futuro
  5. Não entender as flutuações do mercado
  6. Ser atraído por novas ações
  7. Não pensar em segundo nível
  8. Não entender Preço x Valor
  9. Tentar cronometrar o mercado
  10. Medo e a mudança constante de posição
  11. Ganância e medo de perder a próxima oportunidade
  12. Manter ações perdedoras

E você, já cometeu algum desses erros? Qual achou o mais difícil de superar? Conte-nos!

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fonte de consulta

  • https://novelinvestor.com/common-investing-mistakes-of-the-early-1900s-and-how-to-fix-them/
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

2 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.