20 Atitudes Comportamentais para Diminuir a Ansiedade nos Investimentos

Ansiedade nos Investimentos
5/5 - (3 votes)
Ansiedade é o mal do século! E quando se trata de finanças e investimentos é ainda pior.

A ansiedade nos investimentos é um dos maiores males que podem acometer o investidor individual.

A ansiedade é um problema que afeta os níveis cognitivo, emocional e físico das pessoas e envolve sentimentos de preocupação, medo e apreensão. É bastante comum que uma pessoa, ao sentir-se ansiosa, experimente pensamentos negativos ou perturbadores.

Nesse artigo listo 20 atitudes comportamentais que você deve conhecer e praticar para diminuir a ansiedade. Se conseguir seguir ao menos algumas delas, certamente estará melhor que 95% do tempo que investir na bolsa de valores.

O que você vai aprender:

  • Porque ficamos ansiosos nos investimentos?
  • Quais os elementos que fizeram aumentar a ansiedade nos investidores?
  • Como podemos diminuir a ansiedade com atitudes comportamentais positivas?

Ansiedade nos Investimentos: Por que ela existe e como nos afeta?

A ansiedade nos investimentos é um fenômeno natural, especialmente entre aqueles que são novos no mundo dos investimentos, ou que foram pegos em uma correção acentuada do mercado pela primeira vez em sua experiência de investidor.

Também pode atingir investidores experientes quando suas circunstâncias pessoais simultâneas mudaram negativamente. Imagine isso….

Você acorda uma manhã para ouvir a notícia de que houve uma queda significativa no valor dos mercados acionários internacionais enquanto você está dormindo: você acumulou uma boa quantia em sua carteira de investimentos e não tem certeza de como sua riqueza será afetada. Como você vai reagir: em pânico, medo das consequências, ansioso com seu futuro financeiro?

Desde que entramos no século XXI, os investidores enfrentaram uma série de eventos significativos de volatilidade do mercado durante os quais, se exercessem o que alguns poderiam chamar de “instinto natural” e vendidos durante o período de correção, teriam estabelecido suas metas de acumulação de riqueza em muitos anos.

Esses eventos incluem: a bolha ‘ponto com’ que começou durante o final da década de 1990 e entrou em colapso em 2001; a Crise Financeira Global (GFC) que começou no final de 2007, aprofundou-se durante 2008 e caiu no início de março de 2009; e, finalmente, o acidente do Covid-19 que aconteceu no final de março de 2020 sobre as consequências do coronavírus que começou (por volta) dezembro de 2019, se espalhou globalmente durante fevereiro de 2020 e culminou em uma capitulação em março.

Cada um desses eventos invocou reações diferentes, afetando economias nacionais e investidores diretamente. A ansiedade de investimento prevaleceu em um alto nível na comunidade de investidores.

Tecnologia, Excesso de Informação e Ansiedade

Além da volatilidade intrínseca característica dos mercados causarem ansiedade, todo o ambiente externo favorece o seu aumento. Eventos políticos, pandemias, decisões econômicas, geopolítica, dentre diversos outros eventos afetam o mercado financeiro naturalmente.

E a coisa só piorou com o aumento da tecnologia.

Graças a internet cada vez mais rápida, as notícias correm mais rápido. Todo dia surge um aplicativo novo, um influencer diferente, canais no YouTube, spams no seu email, propagandas, falsos gurus, enfim, uma enxurrada de informações, a maioria desnecessária!

O constante excesso de informações de notícias, aplicativos, sites, jornais, fazem os investidores ficarem muito ansiosos! E não para por aí, podemos adicionar excesso de monitores, gráficos e dashboards, que ficam sobrecarregam visualmente nossos pensamentos, gerando mais ansiedade.

Vieses comportamentais e ansiedade

O viés comportamental estimula o investidor a tomar decisões erradas. O comportamento acaba tendo um estímulo sabotador, do que um auxiliador na tomada de decisões.

Muitas pessoas ainda acreditam que as tomadas de decisões são feitas de maneira puramente racional independente de qual seja, mas isso não é verdade, no mercado financeiro o emocional afeta 80% no momento da decisão. Excesso de informação, efeito dotação, enfeito enquadramento, aversão a perda, esses e outros vieses geram ansiedade ao investidor.

Esses vieses comportamentais e entre outros existentes, resultando em um quadro de ansiedade fazendo um desserviço, gerando uma sensação equivocada de total controle da situação. Observamos que o investidor começa a ser cada vez mais influenciado pelo seu emocional, potencializando, cada vez mais, as decisões equivocadas para seus investimentos.

Leia mais sobre finanças comportamentais e vieses cognitivos:

20 Atitudes para diminuir a ansiedade nos investimentos

Investidor relaxado sem ansiedade
É possível diminuir a ansiedade com atitudes simples e positivas.

Confira a seguir a lista de atitudes comportamentais que podem ajudar a você a lidar com a ansiedade nos investimentos (e talvez até eliminar).

1 – Eduque-se

O conhecimento é um ativo essencial quando você está investindo.

Entender como os mercados e ações funcionam pode ajudar a aliviar o medo dos investidores. Você também pode reduzir a ansiedade, tornando-se mais familiarizado com a economia, investidores, empresas e influências governamentais no mercado.

2 – Comece pequeno, continue contribuindo, deixe crescer

Não tenha medo de começar pequeno.

Comece com somas de dinheiro que você pode se dar ao luxo de perder e não arriscar muito enquanto aprende. À medida que você vê seu saldo crescer, você se tornará mais confortável investindo quantias mais consideráveis se você puder pagar.

A composição dos juros é o principal princípio por trás do investimento. Mais dinheiro em sua conta significa que mais juros são compostos.

Quando você continua contribuindo para sua carteira de investimentos — comprando mais ações ou outros investimentos — você tem mais dinheiro compondo juros para você.

3 – Reveja sua estratégia de investimento

Quando você tem um plano de investimento, torna-se mais fácil investir.

Existem várias estratégias de negociação publicadas online e em livros e ensinadas em seminários. Algumas podem ajudá-lo a se destacar, enquanto outras podem ser confusas e contraproducentes.

Uma vez que você se sinta confortável, você deve ajustar lentamente seu método ao longo do tempo para refiná-lo até que você esteja feliz com ela. Aprenda os diferentes métodos que outros estão usando e aplique essas habilidades e ideias.

Lembre-se que não existe uma forma única ou método de investir. Cada pessoa molda o seu!

4 – Anote seus pensamentos quando se sentir ansioso ou estressado

Anotar é uma coisa boa. No caso, ter um diário pode ser melhor ainda.

Anotar o que o deixa ansioso tira isso da cabeça e pode torná-lo menos assustador. Isso também ajuda a organizar as ideias, o que faz perceber melhor os gatilhos que levam ao quadro de ansiedade nos investimentos.

Anote o que está te deixando preocupado:

  • Tá preocupado com os lucros da empresa que caíram no último ano?
  • Tá preocupado com a troca diretoria da empresa, desinvestimentos, aquisições?
  • Mudança política do país? Guerras internacionais? Pandemia?
  • Preocupado e ansioso por quê?

Anote tudo isso e veja se faz sentido pra você sofrer.

5 – Saia para caminhar e arejar a cabeça

A caminhada é uma excelente forma de eliminar pensamento acelerados e a ansiedade.

Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa.

Quando você anda, pensa. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e você acaba pensando nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

6 – Desligue notificações de aplicativos, sites e email

Pare de ficar o dia todo na frente do computador ou celular, em mídias sociais e acompanhando as cotações.

Embora percorrer a timeline do Facebook, Instagram ou Twitter pareça algo relaxante, a verdade é que isso pode ser fonte de ainda mais ansiedade.

Ficar conectado continuamente significa estar suscetível aos gatilhos do dia, seja um bom amigo que esteja doente ou um desastre em larga escala.

Sem mencionar que comparar-se a outras pessoas nas mídias sociais pode induzir o problema por si só. Isso também incluir aplicativos que mostram cotações, sites de notícias e fóruns de discussão.

Além de trazer paz, vai impedir de fazer besteira nos investimentos!

Leia também:

7 – Entenda que você está investindo em empresas, não códigos digitais

É meio óbvio assim mesmo, porém as pessoas esquecem.

As ações são pedaços pequenos do patrimônio de empresas reais, que existem, possuem produtos e/ou serviços, funcionários, fornecedores, clientes, pagam impostos!

As ações não são códigos que brilham na tela do celular ou computador, não são apenas bits de informação. Apesar de estarem lá, a nossos olhos, são, por essência, pedaços de negócios reais!

O investidor deve pensar e agir como proprietário de empresas.

Tá gostando do conteúdo? Pois leia também:

8 – Pense se tudo desse errado, você estaria condenado?

Gosto de chamar isso de “teoria do armageddon”.

Ou seja, se tudo desse errado, o quão ruim você ficaria, financeiramente?

Se os mercados despencarem lá fora, o quão sua carteira de investimentos estaria afetada? Você tem reserva de emergência suficiente?

Por isso é de suma importância ter uma boa reserva de emergência, reserva de valor e diversificar os ativos (renda fixa e renda variável). O investidor preparado e inteligente faz isso para conseguir sobreviver no mercado ao longo dos anos.

9 – Reflita se você está com efeito dotação

O Efeito Dotação é comprovadamente um viés cognitivo que afeta nosso desempenho.

Efeito dotação ou efeito posse é um fenômeno psicológico que descreve a tendência de indivíduos dotarem com maior valor itens sob a sua posse do que itens de terceiros.

Ele explica o porquê ficamos apegados as coisas e somos difíceis nos livrar delas.

E não é só coisas, mas ideias também. Ou seja, se está preso ao investimento de forma emocional

O efeito dotação pode ser muito prejudicial nos investimentos. Isso porque, você pode atribuir um valor indevido a um ativo. Isso pode prejudicar as suas chances de fazer boas negociações. Por exemplo, com o efeito dotação você pode achar que certo ativo vale mais do que de fato ele vale.

Fique atento se você não está caindo nessa armadilha mental!

Recomendo a leitura:

10 – Se puder adiar, faça com a cabeça limpa

A “tara” por querer investir quando cai o salário na hora, comprar aquela empresa que tanto falam, ou mesmo vender as ações diante de temores do mercado são os principais combustíveis da ansiedade nos investimentos.

Antes de tomar qualquer decisão, pense de forma clara e objetiva. Faça as seguintes perguntas:

  • Eu deveria fazer isso mesmo?
  • Irei me arrepender de tomar essa decisão se não pensar direito?
  • Em que isso vai afetar minha estratégia de investimento de curto, médio e longo prazo?

Se puder adiar qualquer decisão, faça!

Em seguida, organize suas ideias e pensamentos e, quando estiverem claros e fizerem sentido, então tome a decisão.

11 – Respire fundo

Quando você está se sentindo nervoso, é comum respirar de forma mais superficial e rápida do que o normal.

A respiração afeta quase todos os órgãos do nosso corpo. Pode alterar nossa frequência cardíaca, diminuir a pressão arterial, reduzir níveis de estresse, combater a ansiedade, reduzir a sensação de dor e até mesmo alterar a química do cérebro para tornar nossa mente mais aguçada.

Porque tanto, lembre-se: Respire fundo! Isso ajudará a diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão em seu corpo!

Recomendo você ler o artigo:

12 – Experimente técnicas de relaxamento

Às vezes, a melhor maneira de interromper os pensamentos ansiosos é se afastar da situação. Tomar algum tempo para se concentrar em seu corpo e não em sua mente pode ajudar a aliviar sua ansiedade.

Existem várias técnicas de relaxamento diferentes que podem ajudar a reduzir a ansiedade, incluindo relaxamento muscular progressivo, atenção plena, meditação e ioga.

13 – Evite a cafeína e bebidas energéticas

A cafeína é um estimulante que pode piorar a ansiedade.

Em doses baixas, a cafeína produz euforia ligeira, alerta e desempenho cognitivo melhorado. No entanto, em doses elevadas, pode causar náuseas, ansiedade, nervosismo e nervosismo.

Se estiver nervoso, evite café, chá, bebidas energéticas e chocolate

14 – Faça algum exercício

Os benefícios físicos da prática esportiva regular são amplamente conhecidos: melhora no condicionamento e na composição corporal (menos gordura e mais músculos). Mas manter uma rotina de exercícios também tem um impacto significante no nosso bem-estar emocional.

Portanto, a prática de exercícios pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o seu humor. Uma quantidade moderada de exercício é o melhor caminho.

Além disso, faz todo sentido o investidor praticar atividade fisica e cuidar da saúde.

Se não, que sentido tem investir no longo prazo e não ter saúde para usufruir do patrimônio acumulado?

15 – Conecte-se com amigos ou entes queridos

Quando você está se sentindo ansioso, conversar com alguém que faz você se sentir apoiado e compreendido pode ser útil. Passar tempo com amigos e entes queridos também pode ajudar a reduzir o estresse e promover o relaxamento.

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

16 – Limite o álcool

Embora possa parecer que o álcool pode ajudar a reduzir a ansiedade, na verdade é um depressor que pode piorar os sintomas de ansiedade. Se você está lutando contra a ansiedade, é melhor evitar beber álcool ou limitar sua ingestão.

17 – Arranje tempo para hobbies e atividades que você gosta

Fazer coisas que você gosta pode ajudar a reduzir o estresse e tirar sua mente da ansiedade. Certifique-se de agendar tempo para hobbies e atividades que você ama, como ler, pintar, caminhar ou andar de bicicleta.

Leia também:

18 – Obtenha um aplicativo de relaxamento

Pessoalmente, acho que ouvir ruídos calmos e brancos pode ajudar a reduzir minha ansiedade. Existem vários aplicativos e sites para isso, com muitos sons diferentes de relaxamento, ou você pode simplesmente ligar um ventilador ou o rádio para alguma estática.

19 – Pratique a gratidão

A gratidão é uma emoção positiva em que você se sente agradecido, associada a vários benefícios para a saúde mental e física. Quando você pratica a gratidão, responde com sentimentos de bondade e generosidade a todas as coisas que acontecem com você.

Quando você está ansioso, é fácil se concentrar em todas as coisas que estão dando errado em sua vida. Praticar a gratidão pode ajudá-lo a reformular seus pensamentos e ver as coisas positivas em sua vida.

Isso vai ajudar a lidar com a ansiedade nos investimentos.

20 – Não desanime

Na maioria das vezes, as coisas não saem como planejado.

Os preços das ações sobem e caem, as economias se expandem e se contraem, e investidores com planos arriscados entram em pânico. Comece pequeno, aprenda com seus erros — e os de outros — para minimizar suas perdas.

Quando seus investimentos perderem valor, voltem a subir e começar de novo. Se você avaliou sua tolerância ao risco e escolheu uma estratégia e ativos que estejam alinhados com seus objetivos, é mais provável que você recupere as perdas.

A paciência é uma virtude, como dizem — é ainda mais quando se investe.

Paciência, paciência e mais paciência. Ben Graham disse isso, mas é verdade de todas as disciplinas de investimento, não só investir em valor, embora seja indispensável.

Peter Cundill

Recomendo a leitura:

Conclusões

A ansiedade é o mal do século e afeta nosso desempenho e saúde em diversos aspectos. Na área financeira e investimentos não seria diferente.

Graças aos avanços da tecnologia, internet e rápida conexão, as notícias correm cada vez mais rápido. Para piorar, o mundo hiper conectado permitiu o surgimento de diversos gurus de mercado, influencers, conteúdos sem fim que mais parecem confundir do que ajudar o investidor individual. Apesar de haver coisa boa para estudar e aprender, também há muito ruído e excesso de informação.

Nesse artigo vimos uma lista de 20 atitudes comportamentais que vão nos ajudar a diminuir a ansiedade nos investimentos. Foram eles:

  1. Eduque-se
  2. Comece pequeno, continue contribuindo, deixe crescer
  3. Reveja sua estratégia de investimento
  4. Anote seus pensamentos quando se sentir ansioso ou estressado
  5. Saia para caminhar e arejar a cabeça
  6. Desligue notificações de aplicativos, sites e email
  7. Entenda que você está investindo em empresas, não códigos digitais
  8. Pense se tudo desse errado, você estaria condenado?
  9. Reflita se você está com efeito dotação
  10. Se puder adiar, faça com a cabeça limpa
  11. Respire fundo
  12. Experimente técnicas de relaxamento
  13. Evite a cafeína e bebidas energéticas
  14. Faça algum exercício
  15. Conecte-se com amigos ou entes queridos
  16. Limite o álcool
  17. Arranje tempo para hobbies e atividades que você gosta
  18. Obtenha um aplicativo de relaxamento
  19. Pratique a gratidão
  20. Não desanime

    E então, gostou da lista?

    O que mais você adicionaria na batalha para diminuir a ansiedade nos investimentos?

    Conte pra gente!

    Bons investimentos!

    Leitura recomendada

    Fontes de consulta

    • https://www.fortunaeconsultoria.com.br/post/ansiedade-como-ela-prejudica-sua-vida-financeira
    • https://www.continuumfp.com.au/investment-anxiety/
    • https://www.thebalancemoney.com/8-steps-to-overcome-investment-fear-4101564
    • https://vitacheckup.com.br/2019/12/como-controlar-a-ansiedade
    Cadastre-se em nossa lista!

    Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    *Nunca enviamos SPAM!

    Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

    Siga-me nas redes sociais:

    Você também pode gostar de

    1 Comments

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.