

Em sua conta oficial do twitter, James O’Shaughnessy trouxe 26 ensinamentos para investidores sobre sua experiência como profissional de investimentos ao longo dos anos.
James (ou também conhecido como Jim) é Presidente e Diretor de Investimentos (CIO) da OSAM LLC: Learn, Build, Share, Repeat. Ele também é escritor e autor do famoso livro “What Works on Wall Street“ (link afiliado) e 3 outros livros sobre investimentos.
O mais engraçado é ter encontrado uma pérola dessas no Twitter, e não em um livro. A repercussão do seu tweet foi grande, e diversos nomes de peso compartilharam na rede.
Em minha conta do twitter, eu sigo diversos investidores, empresários, escritores e outras pessoas influentes do mercado financeiro, tais como Mohnish Pabrai, Jason Zweig e Robert Hagstrom, todos defensores da filosofia do investimento em valor.
Muitos deles compartilham conteúdo de alto valor, alguns em forma de artigos em blogs, imagens ou mesmo simples tweets.
Nesse tweet do James, eu fiz uma tradução livre do seu texto e separei em 26 tópicos os quais considero valiosos ensinamentos para investidores.
Nessas frases, ele aborda temas sobre:
- História, bolsa de valores e longo prazo
- Negócios, empresas e indústrias
- Estratégia, reações humanas e desvios comportamentais
Índice de Conteúdo [exibir]
26 Ensinamentos para Investidores
O que eu mais gostei das frases do Jim O’Shaughnessy é que ele normalmente começa com “I think I know…”, demonstrando uma grande virtude: a Humildade.
Ao reconhecer que suas limitações, o investidor reconhecerá melhor seus erros, terá a mente aberta para mudar suas ideias e ter sucesso no longo prazo.
As frases do Jim estão interligadas. A maioria não são frases soltas, mas uma continuação do seu tweet anterior.
Para efeitos didáticos, enumerei em 26 tópicos, dessa forma chamando atenção para o que ele quer ensinar naquela frase.
Portanto, para tirar melhor proveito, conecte as frases em sequência.
Vamos lá!
1 – A importância da humildade
Eu tenho sido um investidor profissional por mais de 30 anos. O que se segue são algumas coisas que eu acho que sei e algumas coisas que eu sei que eu não sei. Vamos começar com algumas coisas que eu sei que eu não sei.
2 – Sobre previsões de mercado
Eu não sei como vai ser o desempenho do mercado este ano. Eu não sei como o mercado vai se apresentar no próximo ano. Não sei se as ações serão maiores ou menores em cinco anos. Na verdade, mesmo que as probabilidades favorecem um resultado positivo, eu não sei se as ações estarão valorizadas em 10 anos.”
3 – O foco deve ser de longo prazo
Eu sei que, de acordo com Forbes, “desde 1945… houve 77 quedas de mercado entre 5 e 10%… e 27 correções entre 10% e 20%” Eu sei que as correções do mercado são uma característica, não um erro, necessário para obter um bom desempenho a longo prazo.”
4 – Sobre o alarde da mídia
Eu sei que durante essas correções, haverá uma série de “especialistas” na TV de negócios, Blogs, revistas, podcasts e investidores de aviso de rádio alardeando tudo. Que as ações estão caindo dramaticamente mais baixo, e que eles devem sair agora, enquanto eles ainda podem.”
Leia também:
5 – Cuidado com o efeito manada
Eu sei que, dada a maneira como somos construídos, muitos investidores reagirão emocionalmente e atenderão a essas advertências e venderão suas participações, dizendo que vão “esperar até que a incêndio se apague” antes de retornarem ao mercado.”
6 – O pânico domina o mercado de baixa
Eu sei que com o tempo, a maioria desses investidores não retornará ao mercado até bem depois do fundo, geralmente quando as ações já tiverem aumentado dramaticamente em valor.”
7 – A história é poderosa
Eu acho que sei que, pelo menos para os investidores americanos, não importa o quanto as ações caíam, elas sempre voltarão e farão novos máximos. Essa tem sido a história nos Estados Unidos desde o final dos anos 1700.”
Recomendo a leitura:
8 – Aceite que o mercado trabalha em ciclos
Eu acho que sei que esse ciclo se repetirá, com variações, para o resto da minha vida e, provavelmente, para a vida de meus filhos e netos também.”
9 – As reações humanas são previsíveis
Grandes quantidades de dados documentaram que, embora o mundo seja muito caótico, a forma como os humanos reagem às coisas é bastante previsível.”
10 – A natureza humana não vai mudar
Eu não sei se algum salto incrível na evolução ou intervenção baseado em novas descobertas mudará a natureza humana, mas ficaria feliz em fazer uma aposta de longo prazo que tal coisa não acontecerá.”
11 – Novas indústrias surgirão no futuro
Não sei que novas indústrias e empresas interessantes atrairão a atenção do investidor nos próximos 20 anos, mas acho que sei que os investidores ficarão muito empolgados com elas e as precificarão com perfeição.”
12 – A inovação não é para todos
Eu sei que a perfeição é um obstáculo muito alto que a maioria dessas empresas inovadoras não conseguirá alcançar.”
13 – A maioria dos negócios fracassarão
Eu acho que sei que elas sofrerão o mesmo destino que as empresas mais empolgantes e inovadoras do passado e que a maioria vai quebrar e desaparecer.”
14 – Poucas empresas terão sucesso
Eu deduzo isso porque “cerca de 3.000 empresas automobilísticas existiram nos Estados Unidos” (fonte: Wikipedia) e que, das 3 restantes, uma foi resgatada, uma foi comprada e apenas um ainda está se arrastando por conta própria.”
15 – É difícil superar o mercado
Sei que, como investidor profissional, se meu objetivo é obter melhores retornos que o mercado, minha carteira de investimentos deve ser muito diferente do mercado. Eu sei que, a curto prazo, as probabilidades estão contra mim, mas acho que sei que, a longo prazo, elas estarão a meu favor.”
16 – Tenha noção de risco e retorno
Eu sei que, investindo em carteiras que são muito diferentes do mercado, eu tenho, e continuarei a ter, um risco de carreira muito maior do que outros profissionais, especialmente aqueles com baixa meta de erro de rastreamento.”
A elaboração de uma carteira começa com a definição do seu perfil:
17 – Seja realista
Sei que não posso dizer quais ações individuais que estou comprando hoje serão responsáveis pelo desempenho geral do meu portfólio. Eu também sei que tentar adivinhar quais serão os melhores desempenhos quase sempre resulta em adivinhar o caminho errado.”
18 – Estratégia acima de emoções
Eu sei que, como um investidor quantitativo sistemático e baseado em regras, posso negar todo o meu histórico apenas uma vez emocionalmente sobrepondo-me aos meus modelos de investimento, como muitos infelizmente fizeram durante a crise financeira.”
Recomendo a leitura:
19 – O perigo dos desvios comportamentais
Eu acho que sei que não importa quantas vezes você “prove” que estamos sobrecarregados com uma série de preconceitos comportamentais que tornam o investimento de longo prazo bem-sucedido uma aposta de probabilidade, as pessoas dirão que entendem, mas continuam exibindo os preconceitos.”
20 – A genética explica os vieses cognitivos
Eu acho que sei que a razão para a persistência dessas “miragens cognitivas” é que até 45% de nossas escolhas de investimento são determinadas pela genética e não podem ser educadas. (fonte: Research Gate)”
21 – A estratégia deve proteger contra emoções
Acho que sei que se eu não aderisse a uma filosofia de investimento totalmente quantitativa, seria mais provável, talvez muito mais provável, ceder a todos esses vieses comportamentais.”
Recomendo a leitura do artigo:
22 – O papel da sorte
Eu sei que não sei exatamente quanto do meu sucesso é devido à sorte e quanto é devido à habilidade. Eu sei que a sorte definitivamente existiu, e continuará a desempenhar, um papel bastante substancial.”
23 – Cuidado com o pânico
Não sei como a maioria dos investidores que indexam suas carteiras reagirá a um mercado em baixa. Eu acho que sei que eles reagirão mal e venderão seu portfólio indexado perto do fundo do mercado.”
24 – A falsa ilusão de superioridade
Acho que sei que a maioria dos investidores ativos do mercado de ações – profissionais e aficionados – acreditará secretamente que, embora esses pontos fracos que dificultam o investimento se apliquem a outros, eles não se aplicam a eles.”
25 – Ninguém está imune aos desvios comportamentais
Eu sei que eles se aplicam a mim e a todos que trabalham para mim.”
26 – Não aceitamos a verdade
Finalmente, embora eu saiba que tudo o que acabei de dizer está correto, o fato é que não posso saber com certeza e que, se a história nos ensinou alguma coisa, é que a maioria das coisas que atualmente acreditamos está errada.”
Leia também:
CONCLUSÕES
Em sua conta oficial do Twitter, o investidor e escritor norte-americano James O’Shaughnessy elaborou 26 frases sobre sua experiência na área de investimentos.
Fiz uma tradução livre dessas frases e as separei em 26 tópicos os quais considero importantes para a formação adequada dos investidores. Foram eles:
- A importância da humildade
- Sobre previsões de mercado
- O foco deve ser de longo prazo
- Sobre o alarde da mídia
- Cuidado com o efeito manada
- O pânico domina o mercado de baixa
- A história é poderosa
- Aceite que o mercado trabalha em ciclos
- As reações humanas são previsíveis
- A natureza humana não vai mudar
- Novas indústrias surgirão no futuro
- A inovação não é para todos
- A maioria dos negócios fracassarão
- Poucas empresas terão sucesso
- É difícil superar o mercado
- Tenha noção de risco e retorno
- Seja realista
- Estratégia acima de emoções
- O perigo dos desvios comportamentais
- A genética explica os vieses cognitivos
- A estratégia deve proteger contra emoções
- O papel da sorte
- Cuidado com o pânico
- A falsa ilusão de superioridade
- Ninguém está imune aos desvios comportamentais
- Não aceitamos a verdade
Espero que tenha gostado dos ensinamentos do Jim.
Aproveito para convidá-lo a seguir-me no Twitter: https://twitter.com/InvestEmValor
Com o tempo pretendo trazer diversos outros ensinamentos compartilhados por empresários, investidores, escritores e outras pessoas influentes.
Assim, poderemos evoluir juntos como investidores.
Forte abraço.
Bons investimentos!
Leitura recomendada (link afiliado)
- What Works on Wall Street, 4ª ed, 2011 – por James P. O’Shaughnessy
Fontes de consulta
- https://twitter.com/jposhaughnessy/status/994634382630703104
Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.
Siga-me nas redes sociais:
2 Comments