O Senhor Mercado: Parábola central do investimento em valor

Senhor Mercado
4.9/5 - (13 votes)
Senhor Mercado
Entenda o Senhor Mercado e utilize-o a seu favor em seus investimentos.

O Senhor Mercado é um investidor imaginário inventado por Benjamin Graham e introduzido em seu livro de 1949 “The Intelligent Investor“.

No livro, o Senhor Mercado é um investidor hipotético que é impulsionado pelo pânico, a euforia e a apatia (em qualquer dia) e se aproxima do seu investimento como reação ao seu humor, e não através de análise fundamentalista (ou técnica).

O investidor e autor Benjamin Graham inventou o Senhor Mercado como um meio inteligente de ilustrar a necessidade de os investidores tomarem decisões racionais em relação às suas atividades de investimento em vez de seguirem as emoções.

O Senhor Mercado ensina que, embora os preços flutuem, é importante olhar o quadro geral (fundamentos) em vez de reagir às respostas emocionais temporárias.

O que você vai aprender nesse artigo:

  • Quem é o Senhor Mercado, suas características, personalidade e manias
  • Como o investidor inteligente deve se comportar em relação ao preço x valor
  • Porque você deve aproveitar a euforia do Sr. Mercado

O Senhor Mercado e O Investidor Inteligente

Existem dois capítulos do livro “O Investidor Inteligente” que o megainvestidor Warren Buffett considera essenciais para todos os investidores, os capítulos 8 e 20.

O capítulo 8 explica sobre o Senhor Mercado e como o investidor deve se comportar em relação e ele. O capítulo 20 fala sobre “Margem de Segurança”, que é a síntese do investimento inteligente.

O conselho nesses capítulos fornecem o quadro adequado para a tomada de decisões e desenvolvimento da disciplina emocional.

Buffett continua dizendo que se você seguir os princípios comportamentais e empresariais que Graham defende, você não obterá um mau resultado de seus investimentos.

Se você alcançar resultados excelentes dependerá do esforço e do intelecto que você aplica aos seus investimentos, bem como as amplitudes da loucura do mercado de ações que prevalecem durante sua carreira de investimento. Graham e Buffett passaram anos estudando a história e a psicologia dos mercados.

Graham escreve o livro dando atenção principalmente aos princípios de investimento e atitudes dos investidores.

Os princípios subjacentes ao investimento sólido não devem alterar de uma década a outra, mas a aplicação desses princípios deve ser adaptada a mudanças significativas nos mecanismos financeiros.

Estudar história financeira e dos mercados é fundamental para se tornar um investidor inteligente.

Como Graham diz: “Para investir inteligentemente em valores mobiliários, deve-se ter um conhecimento adequado de como os vários tipos de títulos e ações se comportaram de fato em condições variáveis ​​- algumas das quais, pelo menos, é provável que se encontre de novo em sua própria experiência.”

Nenhuma afirmação é mais verdadeira e melhor aplicável a Wall Street do que a famosa advertência de Santayana: “Aqueles que não se lembram do passado estão condenados a repeti-lo.”

Preço x Valor

O mercado de ações é propenso a flutuações selvagens.

O investidor nem sempre se concentra no valor de uma ação como um empresário, mas sim permite que suas emoções afetem as decisões de compra e venda.

Muitos investidores se concentram no timing do mercado.

Em outras palavras, eles tentam prever o mercado através de direção, impulso ou vários outros indicadores que eles acreditam prever o futuro.  Graham argumenta que “é absurdo pensar que o público em geral pode ganhar dinheiro com as previsões do mercado”.

Através do Investidor Inteligente, Graham demonstra que o investidor deve usar o preço para tomar decisões de compra e venda.

Queremos comprar ações quando tiverem um preço abaixo do seu valor justo e vender ações quando avançarem acima do valor justo.

Se todo investidor fizesse suas pesquisas e comprasse apenas ações com uma margem de segurança abaixo do valor intrínseco da empresa, o mercado seria eficiente e bastante estável. Mas sabemos que isso não é verdade. O mercado muda de um dia para o outro e faz grandes balanços na avaliação em períodos de euforia e pessimismo.

Graham usou uma parábola com um investidor imaginário chamado Senhor Mercado para ilustrar como um investidor inteligente deveria aproveitar as flutuações do mercado.

Esta é uma parábola sobre ganância e medo, preço e valor, e como o investidor inteligente irá reagir.

Senhor Mercado
Um comerciante na Bolsa de Valores de Nova York enviando ordens em 19 de outubro de 1987, quando as ações foram devastadas durante um dos dias mais frenéticos da história da bolsa. O índice Dow Jones despencou mais de 200 pontos na negociação recorde.

A Parábola do Senhor Mercado

Imagine que possuímos uma parcela de uma empresa.

Temos um parceiro imaginário na empresa chamada Senhor Mercado, que nos oferece um preço a cada dia em que podemos comprar ou vender a ele nossa participação na empresa.

O Sr. Mercado é um homem emocional que deixa seu entusiasmo e seu desespero afetar o preço que ele está disposto a comprar/vender ações em qualquer dia.

O aspecto afortunado desta parábola é que o Sr. Mercado não se importa se você se aproveitar dele. Ele aparece todos os dias com um preço que ele está disposto a comprar ou vender ações.

Às vezes, ele é exuberante e define o preço acima do valor fundamental do negócio.

Alguns dias ele é pessimista e temeroso, então ele define o preço abaixo do preço fundamental do negócio.

Na ocasião, em extremos emocionais, a diferença entre o preço e o valor pode ser extrema.

O Sr. Mercado é muitas vezes identificado como tendo características maníaco-depressivas comportamentais humanas:

  1. É emocional, eufórico, temperamental
  2. Muitas vezes é irracional
  3. Oferece transações estritamente à sua escolha
  4. Existe para servi-lo, para não guiá-lo
  5. É, no curto prazo, uma máquina de votação, a longo prazo, uma máquina de pesagem
  6. Oferecer-lhe-á a oportunidade de comprar na baixa e vender na alta
  7. Frequentemente é eficiente … mas nem sempre.

Esse comportamento permite que o investidor aguarde até que o Sr. Mercado tenha um “humor pessimista” e ofereça um baixo preço de venda.

O investidor tem a opção de comprar a esse preço baixo.

Portanto, a paciência é uma virtude tão importante quando se lida com o Senhor Mercado.

A alegoria do Sr. Mercado de Ben pode parecer ultrapassada no mundo moderno do investimento, em que a maioria dos profissionais e acadêmicos fala sobre mercado eficiente, proteção dinâmica e betas. O interesse deles por esses assuntos é compreensível, já que as técnicas envoltas em mistério obviamente têm valor para os provedores de conselhos de investimento; afinal de conta, existe algum médico que tenha ficado rico e famoso apenas por aconselhar a tomar duas aspirinas?”

Warren Buffett

Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Utilize o Senhor Mercado a seu Favor

Senhor-Mercado-Emocoes-Investidor-em-Valor
O Mercado é movido por emoções negativas, como o Medo e a Ganância. Se afaste da manada e utilize o Mercado a seu favor. Fonte: Kal, Buy and Sell Cartoon, The Economist.

O trabalho do Sr. Mercado é fornecer preços; Seu trabalho como investidor inteligente é decidir se é vantajoso agir sobre eles.

O investidor inteligente deve fazer seu dever de casa.

Ele conhece o valor fundamental de seu interesse.

Quando o Sr. Mercado quer vender a preços muito abaixo do valor intrínseco, o investidor inteligente pode optar por comprar com ele.

Quando o Sr. Mercado está disposto a comprar por mais do que seu valor fundamental, o investidor inteligente pode optar por vender para ele.

Adoro esta história porque é simples e ainda profunda em sua aplicação da vida real.

É uma mentalidade de busca de oportunidades com base em valor e preço, NÃO em emoção ou tempo.

É a disciplina de evitar possuir ativos com preços acima do valor real.

O investidor inteligente tentará aproveitar o Sr. Mercado comprando baixo e vendendo alto. Não há necessidade de se sentir culpado por arrancar o Sr. Mercado; Afinal, ele está ajustando o preço.

Como um investidor inteligente, você está fazendo negócios com ele somente quando é sua vantagem. Isso é tudo.

É importante estar preparado para as inevitáveis ​​flutuações do mercado com suas finanças e seu intelecto.

Em outras palavras, você deve estar preparado financeiramente e emocionalmente para se beneficiar de preços que estão desconectados de seus valores reais.

Como investidor, você deve parar de comparar-se com os outros.

Não se trata vencer o mercado ou não.

Trata-se de aderir à sua disciplina e encontrar seus próprios objetivos de investimento.

Controle o Controlável e Ignore o Resto

Investidor em Valor Paciencia
Paciência, disciplina e autocontrole: desenvolva essas habilidades e você vencerá no longo prazo.

Ironicamente, os investidores parecem se tornar mais atraídos pelas ações quanto mais alto os preços. Isto é o oposto de sua reação no supermercado quando o preço de sua fruta favorita aumenta no preço.

Uma das ideias mais poderosas de Graham é esta:

O investidor que se autoriza a ser carimbado ou preocupado indevidamente com declínios de mercado injustificados em suas participações está transformando perversamente sua vantagem básica em uma desvantagem básica.

Benjamim Graham

O que Graham quer dizer com essas palavras “vantagem básica”?

Ele quer dizer que o investidor individual tem toda a liberdade para escolher seguir ou não o Sr. Mercado.

Você tem o luxo de poder pensar por si mesmo.

Quando perguntado sobre o que a maioria dos investidores individuais conseguiram, Graham teve uma resposta concisa:

“A principal causa do fracasso é que eles prestam muita atenção ao que o mercado de ações está fazendo atualmente”.

Investimento inteligente é sobre controlar o controlável.

Você não pode controlar se as ações ou ativos que você compra superarão o mercado hoje ou os próximos meses, mas você pode controlar:

  1. Seus custos na corretora, negociando raramente, com paciência e disciplina
  2. Seus impostos, não comprando e vendendo (girando) os ativos da sua carteira
  3. Suas expectativas, usando o realismo, não a fantasia, para prever seus retornos
  4. Seu risco, ao decidir quanto de seu patrimônio investirá no mercado de ações, diversificando e reequilibrando.
  5. E, acima de tudo, seu próprio comportamento.

Os preços das ações flutuam dia a dia.

Mas ao longo de muitos anos, os preços das ações refletirão o verdadeiro valor intrínseco do negócio subjacente.

No ambiente de mercado de hoje, é especialmente importante lembrar esse fato – e sempre pensar no Sr. Mercado.

Lembre-se, o Senhor Mercado tem graves problemas emocionais incuráveis ​.

Às vezes ele está feliz, às vezes ele está deprimido.

Mas ele não se importa de ser ignorado, e ele sempre voltará amanhã para lhe citar um novo preço. Então, deixe o Sr. Mercado servi-lo e não o guie. Aproveite quando ele citar um preço atrativo e ignore o resto do tempo.

Tenha isso em mente, e você vai sobreviver o que os mercados lançarem para você.

Conclusões

A parábola do Senhor Mercado é o conceito central de investimento em valor.

O “Senhor Mercado” é uma metáfora frequentemente usada no mundo dos investimentos, cunhada pelo renomado economista e investidor Benjamin Graham. Essa metáfora é usada para descrever o comportamento emocional e volátil do mercado de ações.

O Senhor Mercado é personificado como alguém que oferece diariamente a você a oportunidade de comprar ou vender ações. Ele é instável, muitas vezes oscilando entre euforia e pânico, o que faz com que os preços das ações subam e caiam de forma aparentemente irracional.

Em alguns dias, ele está extremamente otimista, disposto a comprar ações a preços altos, enquanto em outros dias, está pessimista e disposto a vender ações a preços baixos.

Evite permitir que o Senhor Mercado influencie seu comportamento, mas sim aproveite seu comportamento irracional ao comprar quando ele está desanimado e vendendo quando ele é eufórico.

Se você se concentrar em possuir empresas boas, em ativos de valor, negociadas a preços razoáveis, os resultados cuidarão de si mesmos.

Pense em maneiras de isolar-se das emoções do mercado – não ignore o medo e a loucura dos outros nem os seus próprios -, mas pense em maneiras de se tornar mais racional.

Eu tento fazer minha lição de casa: estudar a empresa, conhecer a indústria, ter uma margem de segurança, etc.

Se você rastrear seus erros, você pode pensar em soluções para se proteger da irracionalidade.

Bons hábitos, como comer bem, dormir o suficiente, exercitar e tirar pausas funciona para mim, mantendo um quadro mental tranquilo.

O que importa é o que você pode fazer dentro do seu processo de investimento para usar o preço como um aliado e não como um inimigo.

Pegue os princípios que funcionam e adapte-os ao seu estilo

Lembre-se: Investir não é sobre vencer outros em seu jogo. Trata-se de se controlar em seu próprio jogo.

Não seja seu pior inimigo!

Bons investimentos!

Leitura recomendada

Fontes de consulta

  • https://www.investopedia.com/terms/m/mr-market.asp
  • http://www.arborinvestmentplanner.com/mr-market-fluctuations/
  • https://www.theintelligentinvestor.net/mr-market-parable-value-investing
  • http://www.valuewalk.com/2014/06/buffett-klarman-graham-parable-mr-market
Cadastre-se em nossa lista!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Nunca enviamos SPAM!

Aviso: Alguns links acima podem ser de afiliados, o que significa que posso receber uma comissão se você comprar os livros por meio deles. Não há custo extra para você. Só recomendo livros que considero valiosos. Se usar os links, estará apoiando este site e seu conteúdo, o que agradeço sinceramente.

Siga-me nas redes sociais:

Você também pode gostar de

2 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.